Partindo do principio que vais fazer surfcasting na Praia do Torrao do Lameiro:
Aconselho-te a ver esta série de vídeos que ensinam o básico sobre o material de linha para o surfcasting.
Não está autorizado a ver ligações.
Registe-se ou
EntreQuando ele falar de shock leader é o mesmo que chicote.
Acho que depois ver veres os vídeos já vais poder estruturar melhor as tuas perguntas.
Em relação à tua cana eu acho que não é a mais apropriada para surfcasting na praia com ondulação. O mais adequado são canas de 4.20/4.25m com uma ação entre 100-200g e 100-250g. No caso da praia que referiste (Torrão do Lameiro) penso que o melhor será uma ação 100-225g ou 100-250g.
De um modo geral o material de linha deve ser:
- Linha do carreto (Madre) - Nylon 0,20 a 0,25mm
- Chicote cónico (Shock leader) - A começar na espessura da linha do carreto e a terminar em 0,50-0,57mm
- Anzol - Entre nº 2 e 5/0 (o tamanho varia muito nas diferentes marcas e modelos) conforme o isco que quiseres usar
- Estralho - Linha sem memória (de preferência em fluorcarbono) entre 0,30 e 0,45mm e de comprimento entre 1 e 2m conforme o tamanho do anzol e as condições do mar
- Chumbadas - de 120 a 160g
O carreto também é importante, deve ser um carreto de surfcasting com uma bobine larga e alta com uma boa saída da linha para alcançar mais longe.