collapse

Autor Tópico: Espessura da linha e conceitos  (Lida 463 vezes)

Offline Guilhas

• Boga
  • *
    • Ovar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:11 Segunda, 02 de Setembro de 2024
Espessura da linha e conceitos
« em: 23:00 Quarta, 04 de Setembro de 2024 »
Olá a todos!
Eu nunca percebi porque é que há diferentes espessuras de fio para diferentes ocasiões e propósitos, sempre raciocinei que fio é fio e quanto mais grosso melhor por ser mais resistente. Mas veio-me aos ouvidos hoje que o estralho precisa de mais grossura e que o carreto menos, fui ver o que era estralho e percebi o que era (ainda sou um azelha na linguagem) depois ouvi a palavra chicote e fiquei ainda mais confuso!
Eu pesco normalmente no Torrão do Lameiro, na costa (a sul do Furadouro). A minha cana é uma yokozuna ys4 (3.60m; 80g-150g).
Podem-me dizer a grossura do fio que devo usar em cada parte do fio e dizer o que é ao certo o estralho e o chicote e outras coisas do género. E já agora que chumbada devo usar para cada ocasião dependendo do mar ou do peixe que quero.
Quem peixe procura, paxaxa!

Offline AndreFreitas

• Boga
  • *
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:11 Sábado, 24 de Setembro de 2022
Re: Espessura da linha e conceitos
« Responder #1 em: 00:37 Quinta, 05 de Setembro de 2024 »
Olá. o meu conselho é que vás ter com as pessoas que já estejam a pescar.  Parece-me que queres pescar ao fundo/surfcasting. Pergunta sem medo, observa os materiais. Sem esquecer que hoje em dia as linhas mais finas de nylon tem um resistência muito superior ao passado. Quanto mais fino pesca mais sensibilidade iras ter e mais longe vais poder lançar. Acho que daqui a um tempo vais mudar completamente o teu conjunto de pesca. Se quiseres também podes ver vídeos no youtube. Aprendes muito.
Sei que não respondi diretamente à tua pergunta. Mas é o melhor conselho que te posso dar no momento.
Abraço

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Guilhas

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 09:38 Quinta, 05 de Setembro de 2024 »
Qual o tipo de pesca que fazes com essa cana?
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Guilhas

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 09:48 Quinta, 05 de Setembro de 2024 »
Partindo do principio que vais fazer surfcasting na Praia do Torrao do Lameiro:

Aconselho-te a ver esta série de vídeos que ensinam o básico sobre o material de linha para o surfcasting.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Quando ele falar de shock leader é o mesmo que chicote.

Acho que depois ver veres os vídeos já vais poder estruturar melhor as tuas perguntas.

Em relação à tua cana eu acho que não é a mais apropriada para surfcasting na praia com ondulação. O mais adequado são canas de 4.20/4.25m com uma ação entre 100-200g e 100-250g. No caso da praia que referiste (Torrão do Lameiro) penso que o melhor será uma ação 100-225g ou 100-250g.

De um modo geral o material de linha deve ser:
  • Linha do carreto (Madre) - Nylon 0,20 a 0,25mm
  • Chicote cónico (Shock leader) - A começar na espessura da linha do carreto e a terminar em 0,50-0,57mm
  • Anzol - Entre nº 2 e 5/0 (o tamanho varia muito nas diferentes marcas e modelos) conforme o isco que quiseres usar
  • Estralho - Linha sem memória (de preferência em fluorcarbono) entre 0,30 e 0,45mm e de comprimento entre 1 e 2m conforme o tamanho do anzol e as condições do mar
  • Chumbadas - de 120 a 160g

O carreto também é importante, deve ser um carreto de surfcasting com uma bobine larga e alta com uma boa saída da linha para alcançar mais longe.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: AndreFreitas, Guilhas

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #4 em: 16:01 Sexta, 06 de Setembro de 2024 »
Mais um video de iniciação no srufcasting:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

* Tópicos Recentes

Surfcasting na Praia do Meco por Rider [Hoje às 10:01]

Cana VEGA POTENZA S710 4.25MTR por cesarferreira2000 [18:01 Domingo, 27 de Abril de 2025]

Daiwa Liberty ou Vega Squaddra por CarlosF [23:53 Sexta, 25 de Abril de 2025]

Sugestões Cana embarcada/Spinning por CarlosF [23:49 Sexta, 25 de Abril de 2025]

Montagem para Surfcasting (Simples e eficaz) por Bruno87 [22:51 Sexta, 25 de Abril de 2025]