collapse

Autor Tópico: Cana e Carreto para Spinning  (Lida 410 vezes)

Offline IanCurtis

• Boga
  • *
    • Glória do Ribatejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:16 Quinta, 15 de Fevereiro de 2024
Cana e Carreto para Spinning
« em: 09:58 Sexta, 02 de Agosto de 2024 »
Bom dia, companheiros de pesca.
Praticamente pesquei sempre à inglesa e sobretudo ao feeder, mas depois de algumas incursões positivas à Fataça, no Tejo, e outras menos positivas aos predadores, decidi pescar mais frequentemente ao spinning (em água-doce), sobretudo pelo desafio. Contudo, rapidamente percebi que tinha de comprar uma cana para o efeito, pois carregar uma cana pesada durante um dia de pesca é dose, e fiquei com imensas dores na omoplata. Pretendo também comprar um carreto que ajude a fazer lançamentos mais longos. Em suma, uma cana e um carreto indicados para pesca à fataça, predadores (lúcio-perca, siluro, achigã). Agradeço as vossas sugestões e observações, por favor. Ah, o meu orçamento para o efeito é de 250/300€. Pretendo material de qualidade. Muito obrigado desde já.

Offline IanCurtis

• Boga
  • *
    • Glória do Ribatejo
  • No Pesqueiro desde:
Re: Cana e Carreto para Spinning
« Responder #1 em: 10:27 Sexta, 02 de Agosto de 2024 »
Estou inclinado para um Carreto Tica Tempest 4000 e para uma cana Katx Squam Green Cast com passadores fuji. Que vos parece? Obrigado.

Offline Cesar Dias

« Responder #2 em: 17:16 Sexta, 02 de Agosto de 2024 »
Essa cana não é de casting?
É que se for, esse carreto não dá, tem que usar com carreto de casting.
Cumprimentos,
César

Offline IanCurtis

• Boga
  • *
    • Glória do Ribatejo
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #3 em: 18:45 Sexta, 02 de Agosto de 2024 »
Sim, tem razão. aliás o nome indica isso mesmo. Colei o nome da cana errada. A que tenho em vista é esta: Katx Squam Green Spin.
Muito obrigado pelo reparo.

Offline Cesar Dias

« Responder #4 em: 17:01 Sábado, 03 de Agosto de 2024 »
Boas tardes.
Como até ao momento ainda não houve feedback de quem está mais dentro dessa pesca... Deixo a opinião de quem por vezes também pesca achigã e alguns Lúcio perca.
Lúcio nunca pesquei, talvez esses já exijam linha e material mais forte...

Mas ainda assim, esse carreto talvez seja demasiado!
É um 4000 e pesa mais de 400gr!

Tenho usado um 2500 e até ao momento ainda não senti falta de mais. Tenho uma bobine com multi 0.10mm e outra com 0.12mm.
É carreto para 200 gramas (mais coisa menos coisa). Numa cana de 2.13m 5-21gr de sensivelmente 100 gr e resulta em algo confortável de usar por umas horas!

Não consegui verificar o peso dessa cana katx, mas talvez esse carreto de 400gr, seja demasiado!

O ideal, seria numa loja experimentar alguns carretos e ver o que melhor equilibra a cana.
Cumprimentos,
César

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: IanCurtis

Offline IanCurtis

• Boga
  • *
    • Glória do Ribatejo
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 10:50 Domingo, 04 de Agosto de 2024 »
Bom dia, caro César, e obrigado pela sua ajuda e comentários.
Esta cana pesa 100 gramas. Relativamente aos carretos, o tempest 4000 pesa 430 gramas e o tempest 2500 pesa 260 gramas; ou seja, uma diferença de 170 gramas. Acha que fará muita diferença e irei notar a diferenças destes 170 gramas? Eu já comprei inclusivamente o 4000 ontem. E optei por este porque o encontrei por um preço interessante: 88€.
Por curiosidade, qual o peso do seu conjunto de spinning?

Muito obrigado e bom domingo.
Cumprimentos

Offline Cesar Dias

« Responder #6 em: 18:32 Domingo, 04 de Agosto de 2024 »
Boas tardes.
Consultando o catálogo...
O meu conjunto resulta em cerca de 310gr.
106 da cana + 205 do carreto.

No meu caso, a cana dá-se bem com o 2500 e 3000 da mesma família. Carreto 2000 ou menos, começa a pender a frente. Carreto 4000 ou mais, começa a tender a levantar a frente.

O equilíbrio, não depende unicamente do peso da cana, também depende do comprimento e da localização do suporte do carreto. Um pouco mais a frente ou um pouco mais a trás, influencia o resultado.

Daí ter dito para experimentar em loja e ver o resultado.
Conjunto equilibrado, nota-se em mais conforto do pulso ao longo de umas horas de uso.

Mas não é impedimento para tirar peixe.
No final, desde que haja cana e carreto é o que importa 😁
Cumprimentos,
César

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: IanCurtis

Offline IanCurtis

• Boga
  • *
    • Glória do Ribatejo
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 19:40 Segunda, 05 de Agosto de 2024 »
Boa tarde e muito obrigado, César.
Eu estou a iniciar-me na pesca ao spinning e, como pesquei quase sempre ao feeder e à inglesa, sou completamente leigo em muitas nuances da mesma. Todavia, sou persistente e não desisto até conseguir atingir os resultados a que me proponho. :)
Ainda tentei ver os carretos da Tica na minha zona, mas não encontrei nas lojas aonde fui. Aqui todos me querem impingir Shimano (que, quando bons, são muito caros) ou Daiwa (que me têm desiludido, não pelo desempenho, mas por se deteriorarem e enferrujarem rapidamente). Espero que o conjunto não seja pesado e que os 170 gramas não sejam notórios. Se assim for, ficarei com este carreto para o feeder e comprarei o 2500. Se o material chegar durante a presente semana, no sábado já terei uma ideia.
Muito obrigado mais uma vez.

Boa semana e boas pescarias.
Cumprimentos,

Luís Nunes Batista

* Tópicos Recentes

Fábio Coentrão apanhado com uma tonelada de santolas em viveiro ilegal por Nelson Peres [Hoje às 20:58]

Catálogo Barros para 2025 por Zagaia [Hoje às 17:54]

Apanhar isco - Sintra Surcasting por João Pinto [Hoje às 15:41]

Como começar (em agua doce)? por Arroz [Hoje às 14:14]

Cana spinning ligeiro por João Pinto [Hoje às 08:43]

Jornada de Pesca em Agua Doce por Xenas [Hoje às 00:57]

Pesca em LRF em São Jacinto aos Robalos por João Pinto [10:22 Quarta, 15 de Janeiro de 2025]

LRF - dicas para um nabo por João Pinto [09:06 Terça, 14 de Janeiro de 2025]

Corrico - O material que usamos. por rafsantos [22:52 Segunda, 13 de Janeiro de 2025]

Carreto Embarcada - Orçamento Reduzido por Miguel Graça [23:29 Domingo, 12 de Janeiro de 2025]