collapse

Autor Tópico: Uso de chicote porquê?  (Lida 11594 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Uso de chicote porquê?
« em: 15:05 Domingo, 29 de Dezembro de 2013 »
Boas.

O porquê do uso do chicote, mas antes se fazer umas considerações.

Uns há que na bobine do carreto só têm monofilamento, mas outros existem que pescam com o multifilamento.

Aos que usam o monofilamento, só dou uma dica, em alternativa, usem um fluorcoating, menos memória que o mono normal, não sendo com este fio o uso de chicote e no meu entender não devem ser usados em profundidades superior aos 20 metros, porque apesar do fio poder fazer arco, dado o seu diâmetro, a sensibilidade para a ferragem ainda se mantêm e a elasticidade do fio, dado o comprimento não a afectará.

Os que pescam só com multifilamento, (fio sem memória), não tenho dúvida que sente o peixe com maior rapidez, mas é a única vantagem que vejo, contudo para mim as desvantagens são várias tais como: a sensibilidade do toque pode dar origem a se tirar a comida da boca do peixe, pois notam-se toques mínimos; a prisão do multi e prejuízo resultante da perda do fio, muito mais caro que os outros; a desferragem do peixe faz-se com muita maior facilidade, bastando uma simples paragem, para isso acontecer; pancadas secas na ponteira cana, podendo chegar à asa de cesto do carreto, resultando um esforço acrescido no material e; como pescamos com fios finos em determinadas pescas, pode causar a ruptura dos mesmos, nos nós dos estralhos, ou até das madres.

Passemos então ao uso do chicotes e os que conheço, são de silicone e nylon.

Os chicotes de silicone existem de várias marcas e tamanhos, mas pelo que pude ver durante o seu uso, faz o efeito de yó-yó, acontecendo dentro de água, com mais do que um peixe e quando se retira da água, esse efeito far-se-á sentir e peixe que venha mal ferrado, lá se vai, (lembrem-se como vem os carapaus nos anzóis, isto como exemplo).

Os chicotes que chamo de nylon, o vulgar monofilamento, para mim é  a melhor opção, que deve elasticidade e suficientemente rijo para não encaracolar.

O intuito do uso do chicote deve-se ao facto de estarmos a pescar com fio sem memória e pretendemos portanto, dar alguma elasticidade, aquando da ferragem do peixe, durante a recuperação do mesmo, o amortecimento durante a subida, dada a elasticidade e compensação da ponteira, a ruptura dos nós vai diminuir, para além de não ir causar os prejuízos anteriormente referidos, ou pelo menos vai atenuá-los mais.

Sobre o cumprimento do chicote, na minha óptica não existe um tamanho “standard”, mas eu uso e falando em metros, entre 6 a 8 metros, em qualquer profundidade, podendo ser ajustado caso não se esteja a sentir bem o peixe e neste caso podemos sempre diminuir o tamanho e assim já não é uma pancada seca, quando o peixe estiver a fazer força contrária à nossa.

Os fios que utilizo em multifilamentos são da “Berkley Whiplash Pro”, tendo como diâmetro máximo o 0,15 mm,  o "Power Pro", de 0,19 mm, (não havia diâmetro mais baixo quando fui comprar o fio) e o "Sufix 832", de 0,20 mm, (numa promoção em bobines de 600 m).

Por sua vez no chicote estou a utilizar neste momento o "Asari Prestige Fluorcoating", de 0,30 mm de diâmetro.

Estas são as minhas ideias e que ponho em prática quando vou fazer umas pescas, mas posso ter esquecido algo, pois o texto já está longo, caso não tenha sido esclarecedor sobre este assunto, perguntem, caso saiba explicarei.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3851
  • Agradecido: 407 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Uso de chicote porquê?
« Responder #1 em: 19:02 Domingo, 29 de Dezembro de 2013 »
Sou adepto e defensor do chicote pelas razões enumeradas pelo Braga,falando por mim tenho como referência o comprimento entre os 8 e os 10 m existem situações em que (numa pesca muitoooooo dificil de douradas )encurto para a casa dos -+ 6m a profundidade o peixe alvo tudo vai condicionar o tamanho e diametro do chicote.



abraço


Manuel Matos
 

Offline sabinonet

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 1 vezes
    • Almada - Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Uso de chicote porquê?
« Responder #2 em: 10:42 Segunda, 30 de Dezembro de 2013 »
Eu também sou fã do multifilar e consequentemente dos chicotes, é que normalmente pesco a cerca dos 70m e nesta profundidade com monofilamento os toques são complicados de se ver, já para não se falar dos diametros das linhas, sendo o mono muito mais grosso vai dar origem a criar uma barriga maior

os fios que estou a usar de momento são Super Slick 8 0,20; Sufix 832 0,18 e para o chicote uso o Yuki Invisible 0,30 ou o Tubertini Gorila Uc4 0,35
 

Offline chicofarias

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 150
  • Agradecido: 10 vezes
  • Don't worry...be happy
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Uso de chicote porquê?
« Responder #3 em: 19:01 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Estou á espera que o mar acalme para me estrear na arte do barco, mas quando fiz o chicote foi com 15m e vou aos vários....abusei um pouco não? :titanic:
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3851
  • Agradecido: 407 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Uso de chicote porquê?
« Responder #4 em: 22:29 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
Na minha opinião sim acho o chicote comprido,acabas  por perder a mais valia do muiti que é a sensibilidade,deverás optar por uma situação que te permita rentabilizar o multi e tirar proveito da elasticidade do mono


cumpts



Manuel Matos
 

Offline chicofarias

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 150
  • Agradecido: 10 vezes
  • Don't worry...be happy
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Uso de chicote porquê?
« Responder #5 em: 22:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na minha opinião sim acho o chicote comprido,acabas  por perder a mais valia do muiti que é a sensibilidade,deverás optar por uma situação que te permita rentabilizar o multi e tirar proveito da elasticidade do mono


cumpts



Manuel Matos

Mas então...se "cortar" ao meio....melhora?
 

Offline Remador70

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 724
    • Esposende
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:16 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Uso de chicote porquê?
« Responder #6 em: 23:30 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
Eu uso multi e não uso chicote. Ligo a multi à montagem de fluo... é verdade que já me fugiram alguns bons peixes na luta, principalmente daqueles que dão "cabeçadas" mais fortes. Será que evitaria esta situação com o uso de chicote?
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: Uso de chicote porquê?
« Responder #7 em: 00:16 Sexta, 03 de Janeiro de 2014 »
Chicote sempre entre 7 a 10 metros no maximo.... Pescar sem chicote.... ai cruzes canhoto.... é trax e mais trax... as costas ressentem-se, os braços ressentem-se e a cabeça tambem por perder os melhores peixes....  8)
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Uso de chicote porquê?
« Responder #8 em: 12:34 Sexta, 03 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Acho mesmo indispensável para quem pesque a mais de 30 ou 40 metros o uso do multi, consequentemente, tem de se usar chicote.
Neste momento, uso super slick 8 0,19 e um chicoete de 5 braças yuki invisible 0,40, que é um fio muito elástico mas de pouca memória, perfeito para chicotes, na minha opinião claro...

Cumprimentos,
Roberto
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline sabinonet

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 1 vezes
    • Almada - Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Uso de chicote porquê?
« Responder #9 em: 21:20 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu uso multi e não uso chicote. Ligo a multi à montagem de fluo... é verdade que já me fugiram alguns bons peixes na luta, principalmente daqueles que dão "cabeçadas" mais fortes. Será que evitaria esta situação com o uso de chicote?


É mesmo por causa dessas "cabeçadas" que se usa o chicote, para compensar a falta de elastecidade do multifilar :join:
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Uso de chicote porquê?
« Responder #10 em: 15:12 Sexta, 10 de Janeiro de 2014 »
Boas
Para mim um excelente fio para chicotes, Tubertini Gorilla UC-4

E claro que uso multi 0,23 (sim...eu sei que 0,17 ou 0,19 era suficiente, mas já está, já está) com chicote de 9 mts em 0,35.

Até agora tenho me dado bem!
João Rodrigues
 

Offline luis guerreiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 210
  • Agradecido: 3 vezes
    • Atalaia - Montijo
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:11 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Uso de chicote porquê?
« Responder #11 em: 18:02 Sexta, 10 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas
Para mim um excelente fio para chicotes, Tubertini Gorilla UC-4

E claro que uso multi 0,23 (sim...eu sei que 0,17 ou 0,19 era suficiente, mas já está, já está) com chicote de 9 mts em 0,35.

Até agora tenho me dado bem!

João, para a pesca que penso que tu fazes, qualquer Falcon Prestige 0,30, chega e sobra, quanto ao diâmetro do multi, tb devias pensar em baixar  :fixe:
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Uso de chicote porquê?
« Responder #12 em: 19:17 Sexta, 10 de Janeiro de 2014 »
Boas

Pelas várias intervenções, pode-se verificar que a grande maioria do pessoal uso chicote e bem, no meu entendimento.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu uso multi e não uso chicote. Ligo a multi à montagem de fluo... é verdade que já me fugiram alguns bons peixes na luta, principalmente daqueles que dão "cabeçadas" mais fortes. Será que evitaria esta situação com o uso de chicote?


Sobre esta citação acima e muito embora a resposta já tenha sido dado por outro companheiro, eu já tinha também dito na minha mensagem inicial e vejamos:

Inserir Citação (seleção)
Os que pescam só com multifilamento, (fio sem memória), não tenho dúvida que sente o peixe com maior rapidez, mas é a única vantagem que vejo, contudo para mim as desvantagens são várias tais como: a sensibilidade do toque pode dar origem a se tirar a comida da boca do peixe, pois notam-se toques mínimos; a prisão do multi e prejuízo resultante da perda do fio, muito mais caro que os outros; a desferragem do peixe faz-se com muita maior facilidade, bastando uma simples paragem, para isso acontecer; pancadas secas na ponteira cana, podendo chegar à asa de cesto do carreto, resultando um esforço acrescido no material e; como pescamos com fios finos em determinadas pescas, pode causar a ruptura dos mesmos, nos nós dos estralhos, ou até das madres.

Sobre a questão colocada, sobre o uso de chicote, não tenho dúvidas que o seu uso iria fazer a compensação que falta e a perda de bons exemplares iria diminuir, contudo pode sempre acontecer, perdas de bons exemplares, mesmo com o chicote, basta por exemplo uma recuperação muito rápida para isso acontecer.

Fiquem bem.

Braga 
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline José Manuel

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Charneca de Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:25 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Uso de chicote porquê?
« Responder #13 em: 22:40 Sexta, 10 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu uso multi e não uso chicote. Ligo a multi à montagem de fluo... é verdade que já me fugiram alguns bons peixes na luta, principalmente daqueles que dão "cabeçadas" mais fortes. Será que evitaria esta situação com o uso de chicote?

Viva,

Uma forma de evitar esta situação, para além do uso do chicote, é compensar as investidas do peixe com o ajuste da embraiagem do carreto.

Até breve


José Manuel
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Uso de chicote porquê?
« Responder #14 em: 23:39 Sábado, 11 de Janeiro de 2014 »
Boas

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu uso multi e não uso chicote. Ligo a multi à montagem de fluo... é verdade que já me fugiram alguns bons peixes na luta, principalmente daqueles que dão "cabeçadas" mais fortes. Será que evitaria esta situação com o uso de chicote?

Viva,

Uma forma de evitar esta situação, para além do uso do chicote, é compensar as investidas do peixe com o ajuste da embraiagem do carreto.

Até breve


José Manuel

Mesmo com chicote, a embraigem do carreto tem de estar sempre aberta e ajustada como é óbvio.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

 

* Tópicos Recentes

Iscos para rio por Zagaia [Hoje às 17:22]

onde se pode consultar a legislação em vigor dos locais de pesca Tejo Lisboa? por duas [Hoje às 15:51]

cana surfcasting 300/ 350 euros por pedrobatista.03 [Hoje às 12:07]

cana surfcasting por averomarense [15:28 Terça, 21 de Maio de 2024]

Conjunto de spinning para o meu Paizão.... por carlosfishcarlos [14:01 Terça, 21 de Maio de 2024]

Procuro cana Vega legend sensor 425 aquela de 2019 por soparameenterter [22:57 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por ffgsoares [14:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [09:50 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Tubertini Strong Hammer 2 por José Couto [07:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Ajuda Daiwa por FilipePC [21:51 Domingo, 19 de Maio de 2024]