collapse

Autor Tópico: Canas ultralight para uso com amostras  (Lida 291 vezes)

Offline modular

• Robalo
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
Canas ultralight para uso com amostras
« em: 19:05 Quarta, 19 de Junho de 2024 »
Boas! Ok, após alguma pesquisa, virei-me para algo completamente diferente...

... pesca em rio usando canas ultralight com amostras bem levezinhas. Isto vem da minha pesquisa de uma cana ultra portátil para ter sempre no carro  ;D

Ok, tendo isto em atenção, que canas e carretos aconselhariam para isto? E será que isto será uma boa ideia para os nossos rios/barragens? Relembro, é para uma pesca não programada.

Obrigado!

Offline pedrobatista.03

• Carapau
  • **
  • Quem nunca pescou nunca foi realmente feliz.
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:19 Terça, 13 de Fevereiro de 2024
Re: Canas ultralight para uso com amostras
« Responder #1 em: 22:57 Quarta, 19 de Junho de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas! Ok, após alguma pesquisa, virei-me para algo completamente diferente...

... pesca em rio usando canas ultralight com amostras bem levezinhas. Isto vem da minha pesquisa de uma cana ultra portátil para ter sempre no carro  ;D

Ok, tendo isto em atenção, que canas e carretos aconselhariam para isto? E será que isto será uma boa ideia para os nossos rios/barragens? Relembro, é para uma pesca não programada.

Obrigado!

Boa noite companheiro, tendo como referência o material ultralight de spinning de mar, lrf, uma pesca que já pratico à cerca de 3 anos, no entanto esporadicamente e quando apenas tenho uma hora duas no máximo, sugiro algo versátil que possa também ser utilizado em outros cenários como umas férias à beira mar ou uma pesca em riachos. Assim sendo um kit bem económico e versátil para mim seria. cana Seika Optical em 1.98 e como carreto uma aposta seria o SeaKnhight Trent III, um carreto do aliexpress que pelo preço está ao nível de muitos Daiwas e shimanos.
Espero ter ajudado.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: modular

Online Cesar Dias

« Responder #2 em: 11:17 Quinta, 20 de Junho de 2024 »
Durante uns 2/3 anos andou pela mala uma cana 2.10m / 2-10gr
Como já referi noutro topico, era uma cana que em algumas margens de rio onde havia mais arvoredo, me limitava um pouco as coisas... por outro lado, quando ia para aguas salgadas do douro ou ria de aveiro, também pecava um pouco por ser curta!
Não é possivel ter cana para cobrir tudo, mas apesar disso permitiu muitas horas bem passadas!

Durante algum tempo considerei a hipotese de adquirir algo em torno de 1,60/1.80m, de forma a tornar a coisas mais práticas nessas margens com mais arvoredo e rios pequenos (Ave, Sousa, etc).

Sendo que no teu caso se limita a aguas interiores, algo em torno de 1.8m ou 2.1m, seja talvez um bom compromisso.
O Tamanho do carreto, acaba por depender mais da cana que do resto.
É ver o que equilibra melhor o conjunto final. Tamanho 1000/2000 ou 2500.
Há canas que com carreto 1000/2000 "caem" todas para a frente e com 2500 fica equilibrado
Há outras em que se passa o contrário. Com 2500 fica o peso todo a tras da mao e com 1000/2000 fica equilibrado.

Em carretos deste tipo, gosto pessoalmente dos Daiwa Exceler LT. Leves e muito suaves no trabalhar.
Com a recente entrada no mercado dos novos exceler LT 2023, algumas lojas tiveram promoções jeitosas no modelo anterior (2020, se não estou em erro), se os encontrares saem em
conta. Comprei alguns de vários tamanhos a rondar os 60 EUR cada.

Canas em 1.8m ou 2.1m...
Só tive em 2.10 da decathlon, era barata e agradável de pescar, mas o modelo foi substituído por um novo e já custa tanto ou mais que outras marcas mais estabelecidas no mercado.
Nestes tamanhos e em duas partes, ficam nos 90Cm ou 1.05m quando desmontadas, o que é suficiente para não incomodarem atravessadas na mala do carro.

Mais recentemente "tropecei" numa cana "travel" (4 partes) que me tem provocado umas comichões :D
Trata-se da Daiwa Presso Iprimi... aquilo é mesmo para pescas "light", não sei o que lhe aconteceria com um barbo ferrado... se não seria demasiado frágil para a coisa :D
Um dia destes perco a cabeça e se partir partiu eheheeh
Se alguém por aqui já tiver pescado com alguma, diga como é em ação de pesca... estou curioso para saber como se comporta :)
Cumprimentos,
César

Offline modular

• Robalo
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
« Responder #3 em: 12:26 Quinta, 20 de Junho de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Durante uns 2/3 anos andou pela mala uma cana 2.10m / 2-10gr
Como já referi noutro topico, era uma cana que em algumas margens de rio onde havia mais arvoredo, me limitava um pouco as coisas... por outro lado, quando ia para aguas salgadas do douro ou ria de aveiro, também pecava um pouco por ser curta!
Não é possivel ter cana para cobrir tudo, mas apesar disso permitiu muitas horas bem passadas!

Durante algum tempo considerei a hipotese de adquirir algo em torno de 1,60/1.80m, de forma a tornar a coisas mais práticas nessas margens com mais arvoredo e rios pequenos (Ave, Sousa, etc).

Sendo que no teu caso se limita a aguas interiores, algo em torno de 1.8m ou 2.1m, seja talvez um bom compromisso.
O Tamanho do carreto, acaba por depender mais da cana que do resto.
É ver o que equilibra melhor o conjunto final. Tamanho 1000/2000 ou 2500.
Há canas que com carreto 1000/2000 "caem" todas para a frente e com 2500 fica equilibrado
Há outras em que se passa o contrário. Com 2500 fica o peso todo a tras da mao e com 1000/2000 fica equilibrado.

Em carretos deste tipo, gosto pessoalmente dos Daiwa Exceler LT. Leves e muito suaves no trabalhar.
Com a recente entrada no mercado dos novos exceler LT 2023, algumas lojas tiveram promoções jeitosas no modelo anterior (2020, se não estou em erro), se os encontrares saem em
conta. Comprei alguns de vários tamanhos a rondar os 60 EUR cada.

Canas em 1.8m ou 2.1m...
Só tive em 2.10 da decathlon, era barata e agradável de pescar, mas o modelo foi substituído por um novo e já custa tanto ou mais que outras marcas mais estabelecidas no mercado.
Nestes tamanhos e em duas partes, ficam nos 90Cm ou 1.05m quando desmontadas, o que é suficiente para não incomodarem atravessadas na mala do carro.

Mais recentemente "tropecei" numa cana "travel" (4 partes) que me tem provocado umas comichões :D
Trata-se da Daiwa Presso Iprimi... aquilo é mesmo para pescas "light", não sei o que lhe aconteceria com um barbo ferrado... se não seria demasiado frágil para a coisa :D
Um dia destes perco a cabeça e se partir partiu eheheeh
Se alguém por aqui já tiver pescado com alguma, diga como é em ação de pesca... estou curioso para saber como se comporta :)

Boas! Obrigado pela resposta!

Estava agora mesmo a ver essas - Daiwa Presso! Não estou é a encontrar nenhuma loja tuga que venda disso...

Acharias então que essa cana, com um carreto 2000 (talvez um Exceler ou Prorex) seria uma boa escolha?

E relativamente a fio? Talvez um multifilamento, mas que dimensões? Isto seria para usar - claro está - com vinis, montagens texas, colheres pequenas, etc...

Obrigado!

Online Cesar Dias

« Responder #4 em: 13:16 Quinta, 20 de Junho de 2024 »
Naõ conheço a cana, mas deixou-me curioso!
So se ve na net pescas em zonas onde o peixe é muito diferente dos nossos rios.
E quando digo diferente, refiro-me a nao ver um barbo a ser pescado com ela!

O catálogo indica como alvo a pesca a truta... talvez se adapte a pescas mais genéricas... talvez não...
Parece ter também uma ação muito progressiva e, penso nunca ter pescado com canas assim, não sei se seria uma adaptação facil ou nao!
Ou seja, essa cana é para mim um grande ponto de interrogação!

A grande vantagem, é poder ir para onde uma cana de 2 partes não pode. Até numa mala de viagem cabe!
Numa viagem, poderá ser a diferênça entre poder ter uma cana ou não ter nada!

Parece ser um caniço um tanto ou quanto frágil... mas o aspeto, também pode enganar!
Segundo o catalogo é uma cana muito leve (75Gr ou 88Gr, dependendo do modelo de 4 partes desejado), pelo que imagino que case melhor com carretos pequenos.
Mas como nunca tive nenhuma na mao... nao sei dizer qual!

As tantas é este verão que perco o amor a 50 paus, só para ver se dá conta do recado  >:D
Se não der... alguma utilidade lhe arranjarei depois  :o

Quanto ao fio.
Costumo andar com duas bobines, uma com multifilamento de 8 fibras em 0.08mm e outra com 0.10mm. E utilizo aquele que no momento me parece ser mais adequado
ao local e/ou espécies e porte do peixe que lá ande.
« Última modificação: 13:19 Quinta, 20 de Junho de 2024 por Cesar Dias »
Cumprimentos,
César

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: modular

* Tópicos Recentes

Linha surfcasting por J Girao [22:08 Sexta, 04 de Outubro de 2024]

Bobine suplente shimano bull eyes 9120 por ze carlos [18:45 Sexta, 04 de Outubro de 2024]

Opinião duo tide surf por Cefs [14:55 Sexta, 04 de Outubro de 2024]

A escolha do dia de Pesca por Ricardo Pepino [06:42 Sexta, 04 de Outubro de 2024]

Bobines compatíveis por Alex64 [23:30 Quinta, 03 de Outubro de 2024]

Cana de spinning vega legend por Novo70 [21:48 Quinta, 03 de Outubro de 2024]

Amostras por carlosfishcarlos [19:52 Quinta, 03 de Outubro de 2024]

Mar Sueste por Nelson Peres [21:51 Quarta, 02 de Outubro de 2024]

Cana Vega Power Force BK 200 HI 4.20m por People [14:58 Terça, 01 de Outubro de 2024]

Cana Surfcasting por Paulo Matos Silva [14:25 Terça, 01 de Outubro de 2024]