collapse

Autor Tópico: Uso de barco telecomandado na pesca apeada de mar, para transporte de boia?  (Lida 797 vezes)

Offline jonapanhatodas

• Boga
  • *
    • algarve,lagoa
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:27 Quarta, 19 de Junho de 2024
Bom dia malta, eu no outro dia tive uma ideia, de usar um barco telecomandado para me levar a boia e as montagens para longe, o contexto é o seguinte:

Quando vou á pesca em cima da rocha (Algarve, zona de carvoeiro), o local onde fico é um pouco limitado para grandes lançamentos (a cana tem 3 metros e o espaço é pouco), de maneira a que só consigo lançar no máximo uns 10-15 metros, sendo que a maior parte da minha pesca é tudo direatemnte debaixo da ponta da cana (linha prependicular) refleti sobre maneiras de fazer com que a boia vá para mais longe então lembrei de usar um barco telecomandado.

Como tenho formação avançada de eletronica e uns motores e uma pilhas em casa, lembrei em fazer um pequeno dispositvo como um barco telecomandado, mas mais assemelhado com uma boia visto que eu não o consigo "controlar remotamente" deixem me explicar.

A lógica é a seguinte, imagine-se: tenho a cana em terra, meti o isco no anzol, a linha passa pela "boia, que neste caso é o pequeno barco que vai sozinho (ver imagem em anexo)", clico num botão no "barco" e meto dentro de água, ao fim de 10 segundos o motor liga-se  e começa a  levar a montagem para longe, o motor fica ligado durante por exemplo 10 segundos para andar 10 metros, quando acabam esses 10 segundos, ele pára e fica onde eparou até eu puxar a linha. Para melhor visualizar, ver anexo.

Qual o problema, é que eu não sei se pode se usar um "barco telecomandado"; no meu caso nem tenho a certeza se se pode chamar "barco telecomandado". No site do icnf , em  Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre , apenas aparece o seguinte:

"
Outros dispositivos:

Manga
    Viveiro de embarcação
    Barcos telecomandados ou outros dispositivos para o transporte e libertação do aparelho de pesca ou engodo, no caso do carp fishing.
"
o que não é explicito, em termos do uso de "barcos telecomandados " em mar ser legal ou não.

O que acham?

imagem de anexo : [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Uso de barco telecomandado na pesca apeada de mar, para transporte de boia?
« Responder #1 em: 14:59 Quarta, 19 de Junho de 2024 »
O ICNF é para pesca em aguas interiores ( rios s albufeiras ).
Deves procurar em DGRM.

Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jonapanhatodas

Offline jonapanhatodas

• Boga
  • *
    • algarve,lagoa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 17:19 Quarta, 19 de Junho de 2024 »
OH, erro meu, não diz nada no site deles sobre barcos telecomandados por isso vou mandar um email para eles. Obrigado!

Offline Zagaia

• Corvina
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
« Responder #3 em: 17:25 Quarta, 19 de Junho de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
OH, erro meu, não diz nada no site deles sobre barcos telecomandados por isso vou mandar um email para eles. Obrigado!

Boa tarde,

Parece-me a melhor solução. Este tema já foi abordado aqui no forum sob o tema "Re: Corrico com drone" e não é fácil apurar se é permitido ou não e/ou se deve ter autorização especial para essa atividade.
Depois de ler a vária legislação sobre o assunto sou da opinião que deves mesmo contatar a Capatania do Porto da tua zona e depois nos contares o resultado.

Offline Zagaia

• Corvina
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #4 em: 17:55 Quarta, 19 de Junho de 2024 »
...usar um barco telecomandado para me levar a boia e as montagens para longe, o contexto é o seguinte:

...não é explicito, em termos do uso de "barcos telecomandados " em mar ser legal ou não.

Barcos telecomandados não sei, mas "barchino italiano" é.
De acordo com o documento "Perguntas e respostas frequentes" da página do DGRM Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre, na sua página 5 diz:

P – Pode ser usado um pequeno barquinho de madeira também designado por “barchino italiano” (figura 5) na pesca lúdica?
R – O dispositivo em causa ligado à mão do pescador por uma linha de mão, (não podendo cada praticante operar mais do que 3 linhas até um total de 9 anzóis, Decreto-Lei nº 101/2013 de 25 de junho), configura um artefacto destinado a melhorar a operacionalidade do aparelho de anzol e a sua flutuabilidade, enquadrando-se assim no previsto no nº 2 do artigo 3º da Portaria nº 14/2014, de 23 de janeiro. Assim, o mesmo pode ser usado na pesca lúdica a partir de terra, devendo ser mantida a distância mínima de operação relativamente a outros praticantes, não podendo ser utilizado com equipamento flutuante desligado da mão do pescador

Junto video desta arte de pesca Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Offline jonapanhatodas

• Boga
  • *
    • algarve,lagoa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 18:23 Quarta, 19 de Junho de 2024 »
Pois sim. Eu desconfio que não seja legal o uso de barcos telecomendados só pelo simples facto de ter um enorme potencial e ninguem usar, nem sequer se ouvir falar. Para mim acho que é overpowered se for completamente telecomandado, como podem ver neste video Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E é por isso que proponho uma solução menos overpowered que não é telecomandada mas faz aquilo que se quer que é levar para longe o anzol com o isco. Já mandei email para a capitania regional, para a DGRM e para o ICNF agora é esperar que alguem diga alguma coisa.Quando tiver respostas conclusivas comunico aqui ao forum!

Offline Boundler

• Robalo
  • Oeste Agreste
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:54 Domingo, 20 de Novembro de 2022
« Responder #6 em: 07:15 Quinta, 20 de Junho de 2024 »
Uma cana de 3 metros para pescar à bóia... é complicado, no entanto, se faz um lançamento de 10 a 15 metros com uma cana de 3 metros com uma boia... é um bom lançamento.
Oeste Agreste
The West Is Best

Offline jonapanhatodas

• Boga
  • *
    • algarve,lagoa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 11:20 Quinta, 20 de Junho de 2024 »
Bem a DGRM respondeu isto:
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

apenas diz " só poderá utilizar as artes e equipamentos previstos na legislação." e como na legislação não diz , não se pode utilizar ! é só estupido!

Offline Zagaia

• Corvina
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 16:22 Quinta, 20 de Junho de 2024 »
Bem a DGRM respondeu...apenas diz " só poderá utilizar as artes e equipamentos previstos na legislação." e como na legislação não diz , não se pode utilizar ! é só estupido!

Boa tarde,

Na verdade, na letra da lei não diz que não se pode usar, embora também não se diga que se pode usar.
Na tua engenhoca (que eu penso que não vai funcionar porque a linha se vai emaranhar na helice aquando do arrasto) o que estás a usar é:
 - Uma cana de pesca (é permitida pela lei)
 - Uma boia (é permitida pela lei)
 - Anzol dentro dos limites referidos na lei (é permitida pela lei)

Resta saber se o meio de locomoção utilizado (helice) se é permitido ou não, e nisso a lei é omissa, o que não a torna ilegal, antes pelo contrário. Ou seja, a legislação permite tudo o que compõe a tua engenhoca e não refere como proibido o uso de locomoção por helice, antes pelo contrário, em outras artes de pesca esse método é até permitido (pesca em àgua doce às carpas).
Não sendo eu advogado nem juiz nem tão pouco versado em leis, não posso afirmar que a tua engenhoca é perfeitamente legal, mas tem muita probabilidade de não ser considerada ilegal.
Talvez alguém do grupo te possa ajudar

Offline jonapanhatodas

• Boga
  • *
    • algarve,lagoa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 16:58 Quinta, 20 de Junho de 2024 »
Sim é verdade que se não diz na lei, nem é legal nem ilegal.  O problema que eu tenho com isso é eventuais surpressas que possam haver com a policia maritima, em que se eles disserem que é ilegal e eu que não tendo provas, eles continuam a ser a policia maritima e eu se me opor arrisco-me a levar uma multa ou a levarem me as canas ou assim.

Entretanto, encontrei este video Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre que parece explicar (isto é nos estados unidos, mas as leis devem ser muito parecidas) basicamente, o bacano diz que o anzol não pode ir dentro de agua enquanto o barco se está a mexer e que se for assim é legal e o barco serve só como meio de transporte, e não de pesca direta, depois quando chegar ao destino é que larga para dentro de água.

Talvez a minha engenhoca tenha de ser reestrutarada para pelo menos seguir essa ideia do anzol não poder ir dentro de agua. Vou mandar outro email a perguntar, se os mesmo barcos que se podem utilizar na pesca ás carpas (que tambem deitam o azol quando chegam ao destino) são legais no mar ou não.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Zagaia

Offline Ernesto Lima

« Responder #10 em: 12:00 Sexta, 21 de Junho de 2024 »
Bom dia a todos.

Tenho acompanhado este tópico e, de facto, parece-me poder sempre existir algum conflito com um qualquer agente da PM que decida "interpretar a lei à sua maneira", não era a 1.ª vez, nem será a última.

Também a DGRM, ou me engano muito, ou, certamente, vai insistir na questão do "não está indicado como possível na legislação".

No entanto, se tivermos em conta o texto do legal Barcchino, no final diz o seguinte: "... não podendo ser utilizado com equipamento flutuante desligado da mão do pescador". Ora..., segundo me parece, o barco, embora se desloque a motor, nunca vai desligado da mão do pescador, porque vai agarrado à linha da cana. Por tal, não sei se valerá a pena insistir com a DGRM, mas sim usar o barco e, caso venha a surgir alguma situação com a PM, usar o fundamento relacionado com o "estar ligado à mão do pescador", conforme acontece com o Barcchino.

Claro que nada do que aqui refiro é letra de lei, mas pode ser uma forma de agarrar a situação, já que, principalmente a questão de ser a motor, é omissa.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.

Offline jonapanhatodas

• Boga
  • *
    • algarve,lagoa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #11 em: 19:07 Domingo, 23 de Junho de 2024 »
Boa tarde, obrigado pela sua contribuição Ernesto, e sim, acho que apertar com a DGRM não leva a nada, visto que já mandei mais emails depois do ulitmo que eles responderam e ainda não recebi resposta nenhuma..., mas sim tal como o barcchino , o sistema de "barco/boia" , desde que esteja ligado á cana, e está, faz todo o sentido ser legal. Nunca tive nenhum encontro com a policia maritima mas imagino que eles compreendam a situação, e se fôr preciso defender a minha posição vou usar o argumento "estar ligado à mão do pescador" com certeza!

Parece que já á um produto muito parecido a este  "barco/boia" que estou a tentar desenvolver, como podem ver neste video

parece que já não é produzido comercialmente, e pelos vistos tinha muitos problemas, um dos principais é o facto de depois de ligado e posto na água nunca parava... XD. Coisa que o sistema "barco/boia" consegue fazer (pára ao fim de por exemplo 10 segundos).

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #12 em: 09:05 Segunda, 24 de Junho de 2024 »
Quero ver isso a funcionar, se possível.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline Zagaia

• Corvina
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #13 em: 10:18 Segunda, 24 de Junho de 2024 »
Quero ver isso a funcionar, se possível.

+1

* Tópicos Recentes

Fábio Coentrão apanhado com uma tonelada de santolas em viveiro ilegal por jomartes [Hoje às 20:16]

Catálogo Barros para 2025 por Zagaia [Hoje às 17:54]

Apanhar isco - Sintra Surcasting por João Pinto [Hoje às 15:41]

Como começar (em agua doce)? por Arroz [Hoje às 14:14]

Cana spinning ligeiro por João Pinto [Hoje às 08:43]

Jornada de Pesca em Agua Doce por Xenas [Hoje às 00:57]

Pesca em LRF em São Jacinto aos Robalos por João Pinto [10:22 Quarta, 15 de Janeiro de 2025]

LRF - dicas para um nabo por João Pinto [09:06 Terça, 14 de Janeiro de 2025]

Corrico - O material que usamos. por rafsantos [22:52 Segunda, 13 de Janeiro de 2025]

Carreto Embarcada - Orçamento Reduzido por Miguel Graça [23:29 Domingo, 12 de Janeiro de 2025]