collapse

Autor Tópico: Cana Vega Powerforce One 4.5m + Carreto Zipper 80  (Lida 313 vezes)

Offline sudoeste

• Boga
  • *
    • Monte Clérigo, Aljezur
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:11 Sexta, 07 de Junho de 2024
Cana Vega Powerforce One 4.5m + Carreto Zipper 80
« em: 12:15 Sábado, 15 de Junho de 2024 »
Boas pessoal,

Estou-me a iniciar na pesca e uso uma cana e carreto que me ofereceram.
Gostava de ouvir as vossas opiniões / conselhos, como em tudo o que conta mais é a experiência e o saber fazer mas o material ajuda... e para um principiante estar com o material a jogar contra é um factor importante.
Pesco em rocha na Costa Vicentina às vezes chumbadinha, às vezes bóia/pião, às vezes de falésia (em altura) e às vezes de rochas practicamente ao nível da água.
Só quero é apanhar sargos, eventualmente douradas e robalos quando perceber mais disto, não me interessa muito o bling bling de ter a última cana de super carbono ou a linha xpto com inteligência artifical :)

Anexei 3 imagens, links abaixo, para poderem ver de que se trata (não sei se funcionará portanto também descrevo as caracteristicas da cana / carreto abaixo).

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

A cana é uma Cana Vega Powerforce One 4.5m, cana de Telesurf gama de entrada.
Indica que pesa 590g, acção 60g-220g e 4 segundos.
Que significa isto da cana indicar 4 segundos? entendo  que será o período, e significa que é uma cana rígida?
Pelo que percebi até agora, esta cana é mais para surfcasting, arremessos longos com bastante peso dado que indica 60g - 220g.

Já apanhei uns sarguinhos e um polvo mas sinto que tenho muito pouca sensibilidade, sentir mordidas / ferrar é um bocado à sorte.
É de ser maçarico? ou é porque a cana não ajuda?
Tem algum sentido pescar com à chumbadinha com 5g, ou bóias de 20g - 40g com esta cana/conjunto?

A linha madre não sei o que estou a usar, é porque também já veio posta, imagino que seja 0.30 ou 0.40, é transparente como o fluorcarbono.
Os estralhos tenho usado um fluorocarbono relativamente barato de 0.25 da Daiwa.
O carreto é um Vega Zipper 80, ratio 5:1, capacidade linha 0.40mm/200m.

Obrigado desde já por qualquer ajuda e boas pescarias!

Offline Psiconauta

• Robalo
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:03 Quinta, 18 de Novembro de 2021
Re: Cana Vega Powerforce One 4.5m + Carreto Zipper 80
« Responder #1 em: 15:32 Sábado, 15 de Junho de 2024 »
4S são 4 secções, a cana é telescópica com 4 elementos.

Não te posso ajudar pois não conheço o material mas parece material para pesca mais pesada do que aquela que pretendes fazer.

Daqui a pouco já ai passa alguem que te poderá ajudar melhor que eu.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sudoeste

Offline sudoeste

• Boga
  • *
    • Monte Clérigo, Aljezur
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 21:44 Domingo, 16 de Junho de 2024 »
Obrigado @psiconauta.

Se calhar devia mover este tópico à secção Totós...?

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 08:47 Segunda, 17 de Junho de 2024 »
Também acho que a cana é demasiado forte para pescar à chumbica e afins.

E esse conjunto parece ser muito pesado para estar com ele na mão muito tempo.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline pedrobatista.03

• Carapau
  • **
  • Quem nunca pescou nunca foi realmente feliz.
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:19 Terça, 13 de Fevereiro de 2024
« Responder #4 em: 12:03 Sexta, 21 de Junho de 2024 »
Boas pessoal,

Estou-me a iniciar na pesca e uso uma cana e carreto que me ofereceram.
Gostava de ouvir as vossas opiniões / conselhos, como em tudo o que conta mais é a experiência e o saber fazer mas o material ajuda... e para um principiante estar com o material a jogar contra é um factor importante.
Pesco em rocha na Costa Vicentina às vezes chumbadinha, às vezes bóia/pião, às vezes de falésia (em altura) e às vezes de rochas practicamente ao nível da água.
Só quero é apanhar sargos, eventualmente douradas e robalos quando perceber mais disto, não me interessa muito o bling bling de ter a última cana de super carbono ou a linha xpto com inteligência artifical :)

Anexei 3 imagens, links abaixo, para poderem ver de que se trata (não sei se funcionará portanto também descrevo as caracteristicas da cana / carreto abaixo).

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

A cana é uma Cana Vega Powerforce One 4.5m, cana de Telesurf gama de entrada.
Indica que pesa 590g, acção 60g-220g e 4 segundos.
Que significa isto da cana indicar 4 segundos? entendo  que será o período, e significa que é uma cana rígida?
Pelo que percebi até agora, esta cana é mais para surfcasting, arremessos longos com bastante peso dado que indica 60g - 220g.

Já apanhei uns sarguinhos e um polvo mas sinto que tenho muito pouca sensibilidade, sentir mordidas / ferrar é um bocado à sorte.
É de ser maçarico? ou é porque a cana não ajuda?
Tem algum sentido pescar com à chumbadinha com 5g, ou bóias de 20g - 40g com esta cana/conjunto?

A linha madre não sei o que estou a usar, é porque também já veio posta, imagino que seja 0.30 ou 0.40, é transparente como o fluorcarbono.
Os estralhos tenho usado um fluorocarbono relativamente barato de 0.25 da Daiwa.
O carreto é um Vega Zipper 80, ratio 5:1, capacidade linha 0.40mm/200m.

Obrigado desde já por qualquer ajuda e boas pescarias!
Bom dia companheiro, o material não é de todo o mais indicado para a pesca de chumbadinha /pião. A cana apesar de versátil para quem se está a iniciar é uma cana de telesurf, indicada para pescar ao fundo/surfcasting com gramagens maiores, 100-150 grs, daí a falta de sensibilidade.
Para o que pretendes eu apostava numa cana de boa que fosse mais forte e que te permita pescar tanto em altura como em pesqueiros mais baixos. Em termos de ação procurava também uma cana que não fosse nem muito rija nem muito macia e que te permita usar tanto os piões como agora de verão algumas boias de caneta.
Dentro disto tens várias canas sem que seja preciso gastar muito, da minha parte posso recomendar a Vega Bull Power, talvez na opção de 6 metros para que seja mais fácil pescar em altura.

Em termos de carreto, apesar de não ser o mais indicado acaba por fazer a sua função, no entanto, se tiveres possibilidade investe em algo que vá equilibrar melhor com a cana. Tens carretos que para iniciar são muito bons para o preço como os Shimanos Sienna por exemplo, carretos um pouco mais leves e pequenos.
Espero ter ajudado.

Offline sudoeste

• Boga
  • *
    • Monte Clérigo, Aljezur
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 14:45 Sexta, 21 de Junho de 2024 »
Obrigado @pedrobatista.03, @duas, @psiconauta.

Acabo de voltar de 3 horas com este conjunto na mão e estou todo roto, é muito peso e com vento cansa mesmo muito.
Vou ver que consigo arranjar em segunda mão para montar um conjunto mais ligeiro, obrigado pelas dicas Pedro.

Boas pescarias a todos!

Offline pedrobatista.03

• Carapau
  • **
  • Quem nunca pescou nunca foi realmente feliz.
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:19 Terça, 13 de Fevereiro de 2024
« Responder #6 em: 23:35 Sexta, 21 de Junho de 2024 »
Obrigado @pedrobatista.03, @duas, @psiconauta.

Acabo de voltar de 3 horas com este conjunto na mão e estou todo roto, é muito peso e com vento cansa mesmo muito.
Vou ver que consigo arranjar em segunda mão para montar um conjunto mais ligeiro, obrigado pelas dicas Pedro.

Boas pescarias a todos!
Força nisso amigo e que o novo material dê muitas alegrias!

* Tópicos Recentes

Fábio Coentrão apanhado com uma tonelada de santolas em viveiro ilegal por Nelson Peres [Hoje às 20:58]

Catálogo Barros para 2025 por Zagaia [Hoje às 17:54]

Apanhar isco - Sintra Surcasting por João Pinto [Hoje às 15:41]

Como começar (em agua doce)? por Arroz [Hoje às 14:14]

Cana spinning ligeiro por João Pinto [Hoje às 08:43]

Jornada de Pesca em Agua Doce por Xenas [Hoje às 00:57]

Pesca em LRF em São Jacinto aos Robalos por João Pinto [10:22 Quarta, 15 de Janeiro de 2025]

LRF - dicas para um nabo por João Pinto [09:06 Terça, 14 de Janeiro de 2025]

Corrico - O material que usamos. por rafsantos [22:52 Segunda, 13 de Janeiro de 2025]

Carreto Embarcada - Orçamento Reduzido por Miguel Graça [23:29 Domingo, 12 de Janeiro de 2025]