collapse

Autor Tópico: Há siluros na barragem do Maranhão?  (Lida 858 vezes)

Offline IanCurtis

• Boga
  • *
    • Glória do Ribatejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:16 Quinta, 15 de Fevereiro de 2024
Há siluros na barragem do Maranhão?
« em: 11:51 Sábado, 15 de Junho de 2024 »
Bom dia, camaradas.

Ontem, pela primeira vez, fui a fazer umas horas de pesca ao Maranhão. Apanhei somente 4 peixes, todos eles de bom calibre e com mais de 1 kg. O maior era o pimpão com 1,9kg (nunca tinha apanhado um tão grande), e um peixe-gato com 1 kg!! As duas carpas tinham 1 quilo e pouco, Mas o que vos quero contar mesmo é que estive a lutar com um monstro mais de 10 minutos. O carreto da minha cana nunca cantou tanto. Já estava com dores no braço. Estava tão, tão perto da margem, quase à superfície, mas devo ter forçado demais, pois já estava a perder a paciência e basicamente partiu-me a cana ao meio e foi embora. Suspeito que tenha sido um siluro, ou um lúcio-perca. Estava nervoso e ofegante com este peixe. Muita excitação! Acabou mal, mas valeu pelo momento!!

A minha questão é: algum de vós sabe se há siluros na Barragem do Maranhão?
Obrigado.
« Última modificação: 11:55 Sábado, 15 de Junho de 2024 por IanCurtis »

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Há siluros na barragem do Maranhão?
« Responder #1 em: 11:59 Segunda, 17 de Junho de 2024 »
Eu acho que tu já respondeste à tua pergunta ao dizeres que pescaste um peixe-gato com 1kg.

Siluro é o mesmo que um peixe-gato.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline joaop

• Corvina
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
« Responder #2 em: 13:36 Segunda, 17 de Junho de 2024 »
Boas amigo

Siluros não sei se tem, mas tem toneladas de peixe gato negro, e posso-te garantir que são espécies diferentes, sendo que este último não atinge grandes dimensões.

Também te posso garantir que essa barragem tem carpas com mais de 10 quilos e barbos de 6,7 e 8 quilos, pelo menos, e poderá ter sido um desses amigos que se ferrou no teu anzol, lucioperca nao tenho conhecimento que haja nessa barragem, mas é verdade que já os há em quase qualquer parte de portugal, ainda que esses por norma não dêem um luta tão grande quando comparados com outros peixes.

Estavas a pescar com que isco e anzol? Isso pode ajudar colocar hipoteses...

Ps- ja apanhei um pimpão cinzento com 2,5kg , eles quando estão ovados engordam imenso, apercebeste-te se seria essa a situação?
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 17:39 Segunda, 17 de Junho de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Siluros não sei se tem, mas tem toneladas de peixe gato negro, e posso-te garantir que são espécies diferentes, sendo que este último não atinge grandes dimensões.

Obrigado pelo esclarecimento.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaop

Offline IanCurtis

• Boga
  • *
    • Glória do Ribatejo
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #4 em: 16:03 Terça, 18 de Junho de 2024 »
Boas amigo

Também te posso garantir que essa barragem tem carpas com mais de 10 quilos e barbos de 6,7 e 8 quilos, pelo menos, e poderá ter sido um desses amigos que se ferrou no teu anzol, lucioperca nao tenho conhecimento que haja nessa barragem, mas é verdade que já os há em quase qualquer parte de portugal, ainda que esses por norma não dêem um luta tão grande quando comparados com outros peixes.

Estavas a pescar com que isco e anzol? Isso pode ajudar colocar hipoteses...

Ps- ja apanhei um pimpão cinzento com 2,5kg , eles quando estão ovados engordam imenso, apercebeste-te se seria essa a situação?

Boa tarde, camaradas.
Antes de mais, creio que siluro não é o mesmo que peixe-gato, embora frequentemente sejam confundidos: é comum chamar-se peixe-gato europeu ao Siluro.

Respondendo ao joaop, nesta cana estava a pescar com sistema feeder, tinha minhoca da terra como isco e anzol nº10.
Já pesquei muitas carpas, e não me parece, sinceramente, que fosse carpa, pois o ataque foi diferente, e o peixe desde que ferrou não parou um segundo durante vários minutos. Desconhecia que havia barbos na barragem de maranhão, mas tendo em conta o comportamento do peixe, acho mais provável que tivesse sido um barbo do que uma carpa.
Relativamente ao pimpão que apanhei, ele de facto tinha uma barriga grande, mas estranharia se estivesse com ovas nesta altura do ano. Eles costumam desovar em Fevereiro/Março.
Uma coisa é certa, voltarei ao Maranhão e embora a minha experiência neste tipo de pesca seja quase nula, irei experimentar também pescar com uma cana ao spinning com amostra de vinil.

Offline IanCurtis

• Boga
  • *
    • Glória do Ribatejo
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 16:09 Terça, 18 de Junho de 2024 »
Agora, ao saber que a barragem de Maranhão tem barbos, ainda fico com mais vontade de voltar lá. Adoro pescar ao barbo, é um peixe valente!
 joaop quando foi a última vez que apanhaste ou soubeste de alguém que tenha apanhados barbos no Maranhão?

Obrigado.

Offline telmomadeira

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:43 Segunda, 25 de Agosto de 2014
« Responder #6 em: 19:11 Terça, 18 de Junho de 2024 »
O Maranhão sempre teve barbos e dos grandes.
Os maiores que vi foram apanhados lá, à rede, à mais de 30 anos. Nao cabiam na caixa de uma carinha 4l.

Offline Zagaia

• Corvina
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
« Responder #7 em: 19:38 Terça, 18 de Junho de 2024 »
Agora, ao saber que a barragem de Maranhão tem barbos, ainda fico com mais vontade de voltar lá. Adoro pescar ao barbo, é um peixe valente!

Boa  tarde,

Nasci em Avis e foi nessa barragem que começei nestas andanças da pesca. Tinha cerca de 5/6 anos.
Sim, confirmo que lá existem exemplares bem grandes, tanto achigãs, como carpas, como barbos e como enguias. Também havia bogas de água doce mas não tenho conhecimento que recentemente alguém as tenha apanhado. Há uns bons anos vazaram a barragem para limpeza e manutenção e junto à comporta existiam verdadeiros monstros como nunca tinha visto-
Mais recentemente inundaram a barragem de perca-sol, peixe gato e lucio-perca.
Já na altura o achigã e o barbo eram os troféus mais apetecidos.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaop, IanCurtis

Offline Zagaia

• Corvina
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
« Responder #8 em: 20:07 Terça, 18 de Junho de 2024 »
Obrigado pelo esclarecimento.

Para esclarecimento de dúvidas em relação a peixes de água doce podem ir ao site da EDIA para descarregarem o catálogo dos peixes página  Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre e Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Podem ainda consultar a mesma informação no site Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre e/ou Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: IanCurtis

Offline joaop

• Corvina
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 21:52 Terça, 18 de Junho de 2024 »
Pessoal estamos a falar de uma barragem que já sofreu imensas catástrofes nas ultimas décadas, em termos de mortandade de peixe, quer pela seca ou originadas por poluição...

IanCurtis foi desde que me recordo uma barragem com grandes quantidades de peixe, e mesmo após as ditas mortandades, parece que recupera depressa, em poucos anos volta a ter peixe em diversidade e quantidade, e tamanho!

Agora a presença do peixe gato é simplesmente desoladora..... são uns chatos na pesca, aparecem em cardumes grandes, comem os iscos e engodos num ápice nem dando muitas vezes tempo a que outras espécies se aproximem, e permaneçam... pior, embucham muitas vezes, têm uns espigões que picam que se farta... lamentável a sua expansão por toda a parte...!

Os barbos acredito que cheguem a ganhar pesos proximos dos 10quilos! E carpas quiçá com 15 ou mais... têm tudo o que precisam, calor , alimento, habitat, zonas profundas ou rasas, muita rocha no fundo e muito lodo, isto em grande extensão...

Da maneira como pescavas eu  estou em crer que poderá ter sido um barbo, já os apanhei enormes, e digo-te mais, nessa barragem existem pelo menos duas espécies de barbos, em particular falo-te do cumba, espécie menos conhecida, pesquisa pela net, é um peixe possante e que cresce bastante... um cumba de um ou dois quilos já dá uma luta frenética... e há-os gigantes, mas esses é preciso descobrir-lhes as manhas... de vez em quando lá se ferra algum... iscadas grandes com minhoca, em zonas profundas , pela manhã, nesta altura do ano... mete um anzol um bocado maior se procuras os grandes, e se dizes que a tua cana partiu, é porque tinhas linha forte e o carreto complet ou demasiadamente apertado, deves afiná-lo para que solte linha com os puxões, que no caso dos barbos grandes a embraiagem deve estar bem aberta....! Os barbos grandes costumam fazer enormes arranques, e quando parece que já se renderam, tomem lá mais uns arranques... são peixes brutais!

Quanto aos pimpões, costumo vê-los ovados entre abril e julho, portanto não me espanta que o tenhas apanhado ovado e se dizes que tinha a barriga grande... tudo indica que estava ovado.

O pimpão é um peixe muito sensível às alterações climáticas na altura da desova, pode antecipá-la, ou adiá-la bastante, e até abortá-la por completo.... é comum que caso comecem os rituais de desova, nas margens em zonas baixas, se entrar uma frente fria, simplesmente já não desovam e... morrem!

Já os apanhei à mão, de dois quilos, dois quilos e pouco, moribundos, na altura tentei safá-los, mas depois de pesquisar um bocado e falar com pessoal conhecedor da espécie, percebi que foi em vão... é natural da espécie... as carpas , que parecem parentes próximos são muito mais resistentes....

Nunca é demais alertar aos pescadores que pensem ir pescar para barragens que as preservem, à semelhança de outros locais, onde anualmente são despejadas enormes quantidades de lixo pela mão humana, mãos essas que muitas vezes se dizem pertencer não só a pescadores mas também a outros amantes da natureza...! Como assim?!

Força nessas pescas, e se apanharem algum monstro de água doce, metam aqui as fotos a malta gosta de ver....!

Abraços

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Zagaia, IanCurtis

Offline IanCurtis

• Boga
  • *
    • Glória do Ribatejo
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 20:48 Quarta, 19 de Junho de 2024 »
Caro joaop, muito obrigado por todas as sugestões. Já vi que, como eu, é apaixonado pela pesca, e decerto eu, que sou principiante, terei muito a aprender consigo.
Sim, depois dos diversos comentários, já percebi que deverei utilizar um anzol maior.
Também estou convencido que terá sido um barbo. E a razão para a cana se ter partido -  creio - terá sido mesmo o peso do peixe, pois tinha a embraiagem suficientemente aberta para o fio correr (e sim, o fio era grosso), o peixe estava pertíssimo da superfície, numa zona com mais ervas, mas já via um círculo imenso na tona da água.

Subscrevo o que refere relativamente à poluição, e muita da que vejo é feita por pescadores. Ainda no outro dia no Maranhão recolhi duas latas de milho e uma caixa de plástico. E quando vou pescar com a minha mulher e o meu filho, eles também vão recolhendo lixo. Recentemente, aqui na minha zona, na barragem de Muge, a minha mulher e o meu filho encheram 4 sacos de lixo com vidro (sobretudo garrafas de vinho). Verdadeiramente lamentável.

Já agora, donde é? Quem sabe um dia possamos combinar uma pescaria no Maranhão e eu aprenda algo consigo. Que zonas da barragem aconselha para pescar? Eu estive na Albufeira, pouco depois de Pisão, passei por um olival extenso.

Muito obrigado.
Um abraço.
« Última modificação: 20:50 Quarta, 19 de Junho de 2024 por IanCurtis »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaop

Offline joaop

• Corvina
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #11 em: 23:03 Quarta, 19 de Junho de 2024 »
Caro IanCurtis

Simsou apaixonado pela pesca, apenas fui somando algum saber com experiencias, exploração do terreno, troca de ideias com outros pescadores, e sempre querer saber mais ao longo do tempo...

Vivo no centro e aqui temos não só excelentes rios como uma faixa litoral muito fixe para a pesca, de resto como cada zona geografica tem particularidades muito especiais e excecionais...

Do nosso alentejo também conheço relativamente bem, e é tambem um paraíso de pesca de água doce e salgada.

São muitas pescarias que tenho na memoria pelo alentejo, e aí nessa zona do Maranhão, tal como em toda a parte , as zonas menos exploradas são as mais propícias a captura de grandes exemplares, mas eu acho que eles acabam por passar em toda a parte...ainda que tenham zonas preferenciais...é certo!

Junto ao paredão tens enormes quantidades de peixe, aliás visíveis a olho nú ou com um binóculo da serra, toda a zona envolvente a Avis tem enormes quantidades de peixe... Benavila para carpas, Ervedal para barbos... não sei exatamente se se pode estabelecer um padrão, eu falo disto com base na comparação de alguns pesqueiros específicos....

Ainda não se falou de achigãs, também os há enormes, entre os 3 e os 5 quilos, mas esses raramente picam.... têm muita fartura de presas naturais, raramente se deixam enganar pela fome.... mas nisto falo com alguma distância no tempo, em termos de achigã não faço ideia de como estará atualmente, as populações de achigã  normalmente variam muito de ano para ano nas albufeiras... no que diz respeito a carpas e barbos é mais certo, são peixes que também vivem mais tempo.... com hábitos e rotinas mais detectáveis....

Em relaçâo ao lixo, isso de que falas são ações nobres e louváveis, também eu em família já realizei operações de limpeza ... é tão bom usufruir de um espaço natural , limpo!!

Que mais pescadores e verdadeiros amantes da natureza sigam o teu exemplo....!

Gostava de poder dar mais dicas, mas a verdade é que também eu procuro sempre completar o pouco que sei, as dúvidas ao que parece são cada vez mais que muitas, isto torna mais especial este nosso hobbie....!

Muito sucesso aí nessas pescarias é o que te desejo.... e se um dia vieres pela zona centro e quiseres conhecer, diz qualquer coisa pode ser que se combine aí qualquer coisa, isto aqui também é um mundo por explorar...!!

* Tópicos Recentes

Casulo no Montijo por HCASTELO [Hoje às 17:47]

Surfcasting na Praia do Meco por Nuno Salvado [Hoje às 16:46]

Carreto para pesca truta por José Couto [Hoje às 15:45]

Onde se pode pescar Achigãs perto de Lisboa? por carlosfishcarlos [23:31 Terça, 29 de Abril de 2025]

Cana VEGA POTENZA S710 4.25MTR por cesarferreira2000 [18:01 Domingo, 27 de Abril de 2025]

Daiwa Liberty ou Vega Squaddra por CarlosF [23:53 Sexta, 25 de Abril de 2025]

Sugestões Cana embarcada/Spinning por CarlosF [23:49 Sexta, 25 de Abril de 2025]

Montagem para Surfcasting (Simples e eficaz) por Bruno87 [22:51 Sexta, 25 de Abril de 2025]