collapse

Autor Tópico: Carreto corrico/buldo  (Lida 857 vezes)

Offline IlhaFarol

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 05:13 Sexta, 01 de Agosto de 2014
Carreto corrico/buldo
« em: 15:08 Sexta, 14 de Junho de 2024 »
Boas,

Estou a recuperar a minha antiga pesca do corrico, pesca que já não praticava há mais de uma década.
Para já estou a reaproveitar a minha procaster game bulle, de 3,90 m, que antecedeu a outra afamada da Daiwa. Como tenho 1,70 de altura e apesar de pescar muitas vezes em molhes (mas sem grande rocha) acho que vou ficar-me pela mesma cana.
No entanto quanto ao carreto usava um Barros Stout SPW 5000 que era o mesmo que usava para a cana de bóia. Para não estar sempre a alterar o carreto e a bobine, porque acho que tem uma velocidade de recuperação muito lenta (ratio) e como as canas estão em.casas diferentes decidi comprar um carreto específico para o corrico que equilibre com aquela cana e não me dê cabo dos braços com uma longa jornada de pesca.
Ando a ver o Shimano Ultegra ci 5500 mas as dúvidas são muitas. Arranjar-se-á do mesmo nível por menor valor (da Daiwa por exemplo)?
E o da Shimano, aquilo tem tantas referências (e os preços vão variando com as referências), o que significa aquilo tudo: o 5500 xsd, +5500, 5500 xtd...?
Agradecia alguma ajuda.
Já agora, em multifilamentos o que recomendam para o corrico?
Cumprimentos e boas capturas

Offline Zagaia

• Corvina
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: Carreto corrico/buldo
« Responder #1 em: 16:46 Sexta, 14 de Junho de 2024 »
Boa tarde,

Na realidade o Barros Stout 5000 não é um carreto indicado para corricar por causa do tipo de bobine.
Para o corrico, penso que os carretos mais indicados são os carretos de bobina larga tipo surfcasting, mas nas medidas 5000 e equivalentes.
O carreto que indicas pelos vistos é indicado para este tipo de pesca, mas como não o conheço não te posso auxiliar.
Para o corrico e para a pesca ao sentir tipo rockfishing (pesca ao fundo com chumbadas ligeiras de 40g a 80g), eu uso o Caperlan Adonis 5000 casado com uma cana Barros Cabo Raso II de 3,90m ou com a Team Daiwa Seabass de 4,20m e 4,50m e gosto do conjunto.
Em termos de linha uso a Daiwa Tournament 8 Braid EVO+ medida 0,20mm com baixada de 1m/1,50m de fluorcarbono 0,40mm/0,50mm

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: IlhaFarol

Offline IlhaFarol

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 18:53 Sexta, 14 de Junho de 2024 »
Pois, quanto às siglas do shimano ultegra já descobri, aqui no FORUM, a resposta:
"Boas, xta foi o primeiro modelo seguiram-se o xtb, xtc, xtd e agora o xte o mais recente. Isto para pesca em água doce para água salgada é por esta ordem: xsa, xsb, xsc, xsd e xte."

Agora resta saber se o Xsd ou o Xse serão ou não os mais indicados para o buldo/corrico, considerando o seu valor.

E o Ci porque será mais leve, resta perceber se essa leveza (muito mais importante no corrico do que no surfcasting por exemplo) será compensador para a diferença de preço

Offline Antonio.Silva

• Marlin
  • O Mar faz o Pescador
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
« Responder #3 em: 11:26 Sábado, 15 de Junho de 2024 »
Não sendo uma pesca que eu faça regularmente, mas vejo muito pessoal a usar carretos idênticos ao Daiwa bg e não tanto idênticos aos de surfcasting...
Como é uma pesca que se está sempre a puxar, penso que um carreto mais robusto será melhor, apesar de perderes meia dúzia de metros no lançamento.
Tens de olhar também para o peso, o ultegra deve rondar as 600g...se arranjares um na casa das 450/500g, ao fim de 1h de pesca faz toda a diferença
O Mar faz o Pescador

Offline IlhaFarol

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #4 em: 20:12 Sábado, 15 de Junho de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não sendo uma pesca que eu faça regularmente, mas vejo muito pessoal a usar carretos idênticos ao Daiwa bg e não tanto idênticos aos de surfcasting...
Como é uma pesca que se está sempre a puxar, penso que um carreto mais robusto será melhor, apesar de perderes meia dúzia de metros no lançamento.
Tens de olhar também para o peso, o ultegra deve rondar as 600g...se arranjares um na casa das 450/500g, ao fim de 1h de pesca faz toda a diferença

O BG 4000 pesa 400 gramas (0 5000 não sei quanto pesa)... bem leve comparado com o ultegra xsd. Ja comparado com o Ci xsc perde claro mas tambem são preços totalmente diferentes.

Mas a bobine do BG parece-me ainda mais funda e estreita do que os do ultegra. Logo, isso não prejudica muito o lançamento?

Offline Antonio.Silva

• Marlin
  • O Mar faz o Pescador
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 23:00 Sábado, 15 de Junho de 2024 »

O BG 4000 pesa 400 gramas (0 5000 não sei quanto pesa)... bem leve comparado com o ultegra xsd. Ja comparado com o Ci xsc perde claro mas tambem são preços totalmente diferentes.

Mas a bobine do BG parece-me ainda mais funda e estreita do que os do ultegra. Logo, isso não prejudica muito o lançamento?

Eu uso um bg 4000 numa cana de 3.9m, como disse, não é pesca que faço regularmente, mas cumpre perfeitamente e com uma chumbada de 70/80g, faço lançamentos na casa dos 80/90m, chega perfeitamente neste tipo de pesca.
Há outro tipo de corrico que se faz aqui na minha zona que consiste usar material de surfcasting e usar poppers e chumbadas de 160/180g, e aí sim, usamos material unicamente de surfcasting, mas é uma pesca muito específica.

Relativamente ao lançamento, não será por aí que não apanhas peixe...

Se quiseres um carreto idêntico aos de surfcasting e leve, tens o Bulls eye 5500 com 440g... Se trocares a bobine de origem fica nas 400g.
O Mar faz o Pescador

Offline IlhaFarol

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #6 em: 23:38 Sábado, 15 de Junho de 2024 »
Se quiseres um carreto idêntico aos de surfcasting e leve, tens o Bulls eye 5500 com 440g... Se trocares a bobine de origem fica nas 400g.
Pois mas o bulleye já vai para valores muito acima do meu orcamento. Estava nos 250 euros, a bater no máximo, para carreto e linha (numa boa promoção trazer mais linha ou uma.bobine suplente)

Offline Antonio.Silva

• Marlin
  • O Mar faz o Pescador
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 09:50 Domingo, 16 de Junho de 2024 »
Dentro desse valor, o melhor será o ultegra ci4+ xsc 5500
Penso que já o arranjas por 215/220 e tem cerca 450g
O Mar faz o Pescador

Offline IlhaFarol

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 11:15 Domingo, 16 de Junho de 2024 »
Pois já tinha pensado no ultegra ci4 xsd 5500 mas será que compensa a diferença para o daiwa bg 5000?  É que sinda são quase 100 euros de diferença...
« Última modificação: 11:21 Domingo, 16 de Junho de 2024 por IlhaFarol »

Offline Antonio.Silva

• Marlin
  • O Mar faz o Pescador
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 12:57 Domingo, 16 de Junho de 2024 »
Isso não te consigo esclarecer...eu uso o bg e para mim chega perfeitamente, mas sim, eu optaria pelo 5000, torna-se mais adequado ao corrico.
O Mar faz o Pescador

Offline IlhaFarol

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 16:35 Domingo, 16 de Junho de 2024 »
Isso não te consigo esclarecer...eu uso o bg e para mim chega perfeitamente, mas sim, eu optaria pelo 5000, torna-se mais adequado ao corrico.
E com o 3500 xsd competion? Ainda não percebi bem as reais diferenças para o xsd normal (o competion é ligeiramente mais leve) e sempre está a um preço aceitável (mais idêntico ao BG 5000)

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por Boundler [Hoje às 00:10]

Passador fuji lowrider por PedroS [22:40 Quinta, 16 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]