collapse

Autor Tópico: Cana (e tudo o demais) para pesca em rio  (Lida 922 vezes)

Offline modular

• Robalo
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
Cana (e tudo o demais) para pesca em rio
« em: 15:03 Segunda, 10 de Junho de 2024 »
Boas!

Estou a pensar em começar a pescar em rio. No entanto, estou à procura de algo um pouco "diferente" do habitual.

Tenho passeado bastante com a família para praias fluvais e derivados, e quase sempre penso "e se tivesse trazido uma cana?". Deste modo, procuro uma cana - tipo aquelas mini/micro canas, à la Ugly Stik - para andar sempre no carro.

O que me aconselhariam nisto? Cana+carreto+fio, etc? E tendo em conta os rios nacionais, e porque quero ter sempre algo disponível na mala do carro, que tipo de montagens e/ou amostras deverei ter?

Não tenho qualquer orçamento, portanto aconselhem qualquer coisa. A cana tem é que ser BEM pequena (inferior a 70cm!?).

Obrigado!

Offline Cesar Dias

Re: Cana (e tudo o demais) para pesca em rio
« Responder #1 em: 16:46 Segunda, 10 de Junho de 2024 »
Tudo depende do tipo de pesca que pretendes fazer.

No verão, com miúdos, até uma cana de pesca direta com bóias levezinhas, um bocado de engodo barato e um punhado de asticots, se consegue entreter miúdos e graúdos aos alburnos. 🙂

Mas há sempre muito mais formas de pescar!
Spinning, boia, fundo...

« Última modificação: 16:49 Segunda, 10 de Junho de 2024 por Cesar Dias »
Cumprimentos,
César

Offline modular

• Robalo
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 17:08 Segunda, 10 de Junho de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tudo depende do tipo de pesca que pretendes fazer.

No verão, com miúdos, até uma cana de pesca direta com bóias levezinhas, um bocado de engodo barato e um punhado de asticots, se consegue entreter miúdos e graúdos aos alburnos. 🙂

Mas há sempre muito mais formas de pescar!
Spinning, boia, fundo...

Boas! Qualquer cena que esteja pronta a pescar! Ou seja, evitar riscos vivos, etc…

Idealmente uma micro cana com amostras. Isto dará para os nossos rios?

Offline José Couto

« Responder #3 em: 21:26 Segunda, 10 de Junho de 2024 »
Boas se queres uma cana pequena que anda para todo o lado vê esta não sei se a qualidade é boa mas tem bons comentários e está dentro das medidas que pretende.
Podes fazer spinning com ela e podes tentar uma pesca ao toque, tens em várias medidas e várias gramagens.

Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada!
19,05€  59%de desconto | BIUTIFU-Carbon Baitcasting Viagem Spinning Vara De Pesca, Fuji Lure, Mini Rock Vara De Pesca, PHISHGER Rápido 5-42g, 1,8 m, 2,1 m, 2,4 m, 2,7 m, 3,0 m
Cumpts
José Couto

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: modular

Offline Cesar Dias

« Responder #4 em: 09:26 Terça, 11 de Junho de 2024 »
bom dia.

Para pesca com artificiais e, aproveitar qualquer oportunidade de pesca não planeada, andou durante algum tempo uma cana de 2.10m e 2-10gr de ação na mala do carro!
Em alguns locais era grande (ex. margens do rio Ave), noutros era um tanto ou quanto curta (ria de aveiro).
Era uma cana de dois elementos, o que resultava em algo em torno de 1.05m desmontada. Mas cabia atravessada na mala do carro.

Foi a caninha barata e todo o terreno que me serviu durante um par de anos.
A ação baixa tinha como objetivo poder lançar amostras muito leves (em torno de 1gr, cabeçote + myfly), para pescar uns barbitos.
Ali nas 5/10Gr, já permitiam coisas maiorzitas para os achigãs, chubs do ave, savelhas, robalitos e ruivos na ria de aveiro.

Era uma cana da decathlon, que na altura era barata!
Entretanto substituiram por um novo modelo, que a colocou em valores idênticos a marcas já bem mais conhecidas!

Fazia conjunto com um carreto de tamanho 2500
« Última modificação: 09:31 Terça, 11 de Junho de 2024 por Cesar Dias »
Cumprimentos,
César

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: modular, José Couto

Offline modular

• Robalo
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 14:40 Terça, 11 de Junho de 2024 »
Estava a pensar nisto ou algo do género: DAIWA Travel Combo. Ronda os 150 euros...

Algum feedback?

Offline Cesar Dias

« Responder #6 em: 09:23 Quinta, 13 de Junho de 2024 »
Bom dia.

Resumindo o que escrevi mais a cima.
Numa cana para cobrir várias opções de pesca imprevistas, haverá sempre compromissos a considerar.
E nesse ponto, penso que depende de cada pescador o que pode ceder para obter um leque de opções mais variado na utilização pretendida.

Aquele conjunto que referi a cima, tinha as suas limitações, mas nao foi por isso que deixou de me dar muitas horas bem passadas durante aqueles 2/3 anos que "viveu" na mala do carro :)
Durante esse tempo, cheguei a conclusão que pescar em zonas de mato ou arvores baixas nas margens do rio, eram pouco frequentes em pescas nao programadas, ao passo que os desvios para a zona da ria eram mais frequentes que o esperado inicialmente... resultado... a cana "cresceu" um pouco e também ficou um pouco mais sensível.
Mesmo ao longo do tempo, as necessidades e/ou compromissos de um pescador podem mudar!

Não conheço esse conjunto em concreto, mas terá sempre as suas limitações, que podem não ser muito importantes para um pescador ou muito limitadoras para outro.
Sendo uma cana de 5 elementos, o seu fator comprimento estará aparentemente cumprido, mas não encontrei por exemplo o CW da cana, que na minha utilização é um fator muito importante.

Espero não ter complicado ainda mais a sua escolha de conjunto compacto, mas do meu ponto de vista são opções muito pessoais e, será sempre difícil a terceiros sugerir algo!
O ideal seria poder ser feito um "test drive" com vários conjuntos durante algum tempo e poder optar no final, mas infelizmente isso não é opção :)
Cumprimentos,
César

Offline modular

• Robalo
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 14:54 Quinta, 13 de Junho de 2024 »
Começo a pensar mas é comprar um "kit charuto" do Decathlon. Custa uns 30-40 euros e já traz "tudo"  ;D

Offline sporting2

• Boga
  • *
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:54 Segunda, 17 de Outubro de 2016
« Responder #8 em: 12:47 Segunda, 14 de Outubro de 2024 »
Bom dia,

Também ando com o mesmo objetivo, comprar algo para ficar sempre no carro para as "eventualidades".
Aproveitei o link acima e gostei da cana, no entanto gostaria que me dessem alguma orientação quanto ás gramagens de amostras que elas têm.

Offline sporting2

• Boga
  • *
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:54 Segunda, 17 de Outubro de 2016
« Responder #9 em: 17:40 Segunda, 14 de Outubro de 2024 »
Bom dia,

Também ando com o mesmo objetivo, comprar algo para ficar sempre no carro para as "eventualidades".
Aproveitei o link acima e gostei da cana, no entanto gostaria que me dessem alguma orientação quanto ás gramagens de amostras que elas têm.
Eu estou inclinado para os tamanhos 2,4m, 2,58m ou 2,7m, no entanto a de 2,4 tem um CW para amostras de 7-30g e as outras duas é de 10-42g, acham que as de 10-42g poderão em situações excecionais lançar amostras mais leves do género de 5 ou 6g ?
Obrigado desde já

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por MgoShipher [23:21 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]