collapse

Autor Tópico: CANA Elementos na PESCA da Tainha  (Lida 722 vezes)

Offline TiagoFigueiredo

• Robalo
  • A mulher e o peixe no mar são difíceis de agarrar.
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:13 Quarta, 10 de Fevereiro de 2016
CANA Elementos na PESCA da Tainha
« em: 17:24 Domingo, 09 de Junho de 2024 »
Boa tarde a todos, sei do que tenho lido que há poucas opinioes sobre a pesca á tainha, mas vou ver se alguem tem alguma boa opiniao.

Pesco muito de barco com canas de elementos, embora de vez vou ao surfcasting e outras vezes vou também á boia com engodo.

Como gosto muito de pescar tainhas á boia, mas as canas de boia sao telescopicas, pensei o que acham de usar uma cana de elementos, como as de embarcada por exemplo para a pesca das tainhas ?

Sinto-me mais seguro no geral com canas de elementos, e estava tentado a experimentar uma cana por exemplo de 3.5 metros para pescar ao nivel da agua...... há alguns modelos como a vega mytica entre outras.... acham que funcionará, e no caso se sim, que modelo com ponteira sensivel sugeririam ?

Opinipoes sao benvindas.....

boa semana a todos
« Última modificação: 17:27 Domingo, 09 de Junho de 2024 por TiagoFigueiredo »

Offline Zagaia

• Corvina
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: CANA Elementos na PESCA da Tainha
« Responder #1 em: 18:55 Domingo, 09 de Junho de 2024 »
Boa tarde Tiago,

Estás a falar de pesca de barco ou pesca apeada?

Offline TiagoFigueiredo

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 21:04 Domingo, 09 de Junho de 2024 »
Boa noite, estou a falar de pesca apeada ao nivel da agua....

Tenho visto alguns videos no estrangeiro de alguns a fazerem parecido com canas "integrais" ou rigidas de spinning, mas com boias...

Achei uma cana de 3.90 que me pareceu interessante, acho ser um modelo de buldo...

Offline TiagoFigueiredo

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #3 em: 09:45 Segunda, 10 de Junho de 2024 »
Alguem da boia / buldo que possar dar alguma boa opiniao ?

Obg e bom feriado / boa semana

Offline joaop

• Corvina
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
« Responder #4 em: 10:56 Segunda, 10 de Junho de 2024 »
As canas de pesca à inglesa costumam ser boas para o efeito, pescar com linhas finas e bóias leves...

Mas olha que atualmente tens no mercado excelentes canas de pesca de 4 m , com 4 elementoa, telescópicas, que sao um mimo para essa pesca....

Só se puderes experimentar é que consegues ver as diferenças...
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!

Offline Zagaia

• Corvina
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 12:05 Segunda, 10 de Junho de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa noite, estou a falar de pesca apeada ao nivel da agua....

Tenho visto alguns videos no estrangeiro de alguns a fazerem parecido com canas "integrais" ou rigidas de spinning, mas com boias...

Achei uma cana de 3.90 que me pareceu interessante, acho ser um modelo de buldo...

Bom dia Tiago,

Ser possível decerto que será.
Para pescar basta linha e anzol.
Quando comecei a pescar utilizava uns metros de linha que “roubei” ao meu tio que era pescador assim como uns anzóis da Mustad caixa branca de cartão com letras a dourado. Os anzois estavam protegidos dentro de um envelope de papel de cera. A chumbada era uma pedra de xisto furada com um prego. O “berbequim” para fazer o furo era uma cana arqueada e feitio de meia-lua (acho que o nome correto é Arco de Pua), atada nas extremidades por um cordel que enrolava numa cavilha para fazer o furo. Também fiz muitas chumbadas com arame de fardo de palha, enrolado numa vareta. A boia era feita de uma seção de cana que flutuasse. Mais tarde fiz várias de cortiça arrancada dos chaparros. Inicialmente a ação de pesca era feita à mão. Mais tarde fiz uma cana de varetas de chapéu-de-chuva. Mais tarde fui roubar cana-da-índia para fazer uma cana de pesca com passadores de arame de fardo de palha. Mais tarde fui ao Jumbo comprar a minha primeira cana de fibra de vidro. Mais tarde comprei a minha primeira cana de “carbon composit” da Silstar (As coisas sem importância alguma que nós guardamos da infância e adolescência).
Chama-se a isto “evolução”.
Mas tanto apanhei peixe a pescar à mão como a pescar com cana e com as últimas tecnologias de linhas, chumbos, boias, anzois, etc
Por exemplo, para surcasting (pesca apeada efetuada a partir da praia), utilizasse canas de três seções porque estão desenhadas para suportarem forças extremas no lançamento, porque é necessário colocar a chumbada longe da costa. Mas também se pode usar canas telescópicas fortes chamadas de telesurfcasting.
Mas há quem utilize drones para transportar a chumbada. Aí não faz grande diferença qual a cana que estejas a usar. Antes dos drones usava-se papagaios de papel ou “casas” com vela (pescar ao corrimão) de forma a colocar a pesca longe da costa. Se não estou em erro estas práticas são proibidas.
Para a pesca à boia são utilizadas canas leves, com ou sem passadores, mais longas (13 metros) ou mais curtas (2,2 metros), Dado que é uma pesca que se faz sempre com a cana na mão, as canas têm de se leves e confortáveis e habitualmente divididas em seções pra serem mais fáceis de transportar.
Existe material que foi desenhado para certos tipos de pesca específicos mas que são adaptados a vários tipos de pesca. É o caso das canas de buldo que eu uso não só para corricar com buldo, com chumbadinha ou com boia de água, mas também uso na pesca à chumbadinha e na pesca à chumbica ou ao sentir, principalmente quando estou num pesqueiro mais elevado que a linha de água. Não uso para pescar à boia ou ao tento porque são canas pesadas, mas já usei para pescar às salemas com alga com boia pesada 60/80 gramas.
Portanto, para simplificar, para pescar qualquer material serve. Desde que te divirtas tudo é permitido.

Offline Zagaia

• Corvina
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #6 em: 12:16 Segunda, 10 de Junho de 2024 »
Boa tarde a todos, sei do que tenho lido que há poucas opinioes sobre a pesca á tainha, mas vou ver se alguem tem alguma boa opiniao.
boa semana a todos

Bom dia Tiago,

Para pescar à tainha, pesca apeada ao nível da água, eu uso canas de 6 metros e 7 metros, o mais leves possível e com montagens também o mais leve possível.
Presentemente estou a usar a Barros Titanus de 6 metros e também a Barros Titanus de 7 metros, boia no máximo de 6 grama e anzol nº 6. A linha no carreto é o Trabucco Diamond 0,20 mm e no estralho 0,8 a 0,12 mm.
Para este tipo de pesca é essencial o uso de xalavar.

Offline TiagoFigueiredo

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 21:11 Segunda, 10 de Junho de 2024 »
obrigada Joao e Zagaia, isso é uma grande historia, mas a conclusao moral é optima.

Eu pesco á boia com 6 metros telescopica, mas comecei com 5metros, e ainda estou a aprender.

Acho que correria bem com uma cana de 4metros tambem, pois a minha de 6m pesa 445gr e a cana que falei no topico de 3.90m e que é integral (de elementos, nao telescopica) pesa 345gr..

Offline TiagoFigueiredo

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 21:42 Segunda, 10 de Junho de 2024 »
obrigada Joao e Zagaia, isso é uma grande historia, mas a conclusao moral é optima.

Eu pesco á boia com 6 metros telescopica, mas comecei com 5metros, e ainda estou a aprender.

Acho que correria bem com uma cana de 4metros tambem, pois a minha de 6m pesa 445gr e a cana que falei no topico de 3.90m e que é integral (de elementos, nao telescopica) pesa 345gr..

Tambem me lembrei que existem canas integrais de pesca em rio (agua doce) para o feeder de aprox 4metros.....

Offline AndréCosta

« Responder #9 em: 23:28 Segunda, 10 de Junho de 2024 »
Se o problema é o peso tens canas de bolonhesa estilo competição onde as gramagens rondam entre as 200 e 300gr para 6m que são as canas que uso na competicao . E o peixe que mais se procura e a tainha...
No mercado tens inúmeras marcas e modelos mas quase tudo a encomendar. Por vezes algumas lojas já tem stock desse tipo de material.

Offline TiagoFigueiredo

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 07:38 Terça, 11 de Junho de 2024 »
Bom dia Andre, sim o peso é importante e é uma boa dica as canas de bolonhesa sao porreiras, até existem especificas mais leves para a pesca do carapau, cavala, que sao telescopicas.

Como descrito eu procuro uma sugestao de uma cana integral, ou maciça, um pouco mais parecido com o que fazem no feeder de rio...

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por MgoShipher [23:21 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]