collapse

Autor Tópico: Iscos para rio  (Lida 2030 vezes)

Offline PedroMC

• Boga
  • *
    • Centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:14 Terça, 30 de Abril de 2024
Iscos para rio
« em: 04:40 Domingo, 12 de Maio de 2024 »
Boas.
Alguém sabe que iscos se podem usar no rio?
Tenho ouvido falar muito em milho. Pode ser aquele milho doce que se vende em latas em qualquer hipermercado? Ou é algum milho específico para peixes?

E que outros iscos eficazes posso usar? É que não tenho um terreno onde ir buscar minhocas, e a loja mais próxima que vende asticot fica a quase 20km de distância....

Obrigado

Offline Ricardo Pepino

• Marlin
    • Samora Correia / Cartaxo
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:44 Sexta, 31 de Julho de 2020
Re: Iscos para rio
« Responder #1 em: 07:05 Domingo, 12 de Maio de 2024 »
Boas companheiro,
Utilizei sempre asticot, milho ( era de uma marca que a espingardaria vendia, pois não se via milho doce à venda nos supermercados como agora ) que também existia aromatizado. E também ervilhaca.
Cumprimentos,
Ricardo Pepino

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PedroMC

Offline Zagaia

• Corvina
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
« Responder #2 em: 12:39 Domingo, 12 de Maio de 2024 »
Bom dia,

Há muitos anos, quando me dedicava à pesca de competição em barragem, era muito raro ir á loja de pesca para comprar iscos ou engodo.

Como bom alentejano, fazia os meus próprios iscos, que eu sabia que sempre funcionaram e que sempre me davam bons resultados.

Para obteres minhocas podes sempre pedir a alguém que viva no campo, que tenha animais para consumo próprio, galinhas, coelhos, porcos, vacas, cavalos, etc se estão disponíveis para dispensar algum do esterco que produzem e onde existam minhocas, guardas num bidão num local fresco e regas de vez em quando de preferência com água da chuva ou da ribeira ou do rio onde pescas, pois a água canalizada tem cloro e outros produtos químicos que matam as minhocas.
As minhocas do esterco são diferentes das minhocas de terra. São mais muito mais pequenas, tem cerca de 5 cm e cerca de 2/3 mm de grossura, são vermelhas e o anelado bem realçado.

Eu utilizava as minhocas de esterco para pescar à perca ou ao achigã.

Para teres asticot sempre disponível basta colocares um pedaço de carne ou peixe num local afastado de residências, pois o cheiro será intenso, de preferência ao sol e deixar que as moscas façam o seu trabalho. Em cerca de uma semana terás bichos gordos o suficiente para fazer uma pesca.

Eu utilizava as asticot para pescar às carpas, aos barbos ou à perca.

Em termos de milho, sim qualquer supermercado tem disponível aquelas latas de milho doce que necessitas. Prefere o que vem em latas em alternativa ao que está congelado, pois o congelado tem menos "miolo".

Eu utilizava o milho para pescar às carpas, aos pimpões ou aos barbos.

Podes também utilizar pão para pescares carpas. Compras um "pão escuro", tipo pão alentejano ou de mafra, retiras o miolo, juntas aos poucos água da barragem ou do rio onde vais pescar até obteres uma massa compacta e iscas essa massa no anzol. A côdea desfazes com água também da barragem ou do rio até obteres uma massa que afunde facilmente. Usas essa massa em bolas de cerca 1 cm como engodo no pesqueiro.

Também podes usar arroz cozido como isco e também grão de trigo cozido como isco.

Eu utilizava o pão, o arroz ou o trigo para pescar às carpas, aos pimpões ou aos barbos.

Também ia apanhar verdemã nos riachos de água corrente para a pesca ao achigã, mas tanto quanto penso saber, agora é proibida a sua utilização como isco.

Para o achigã também utilizava gafanhotos vivos e rãs vivas.

Mais importante que o isco é a forma como engodas.

O que eu fazia, primeiro que tudo, mesmo antes de preparar as canas, era preparar o isco e o pesqueiro que ia utilizar.

Se ia pescar com massa de pão engodo o pesqueiro com a côdea do pão, se vou pescar com milho engodo o pesqueiro com milho, se vou usar asticot engodo o pesqueiro com asticot, ou seja, o tipo de engodo e de isco é sempre o mesmo. Sempre me fez confusão aqueles pescadores que levam engodo de fábrica e depois pescam com outro isco diferente do tipo de engodo.

O engodar deve ser feito tipo "semear" a água (tipo meia lua) em frente ao pesqueiro, na zona de pesca, que deve ser ligeiramente superior ao comprimento da cana que vais utilizar (1 ou 2 metros antes e 1 ou 2 metros depois do comprimento da cana e cerca de 3 ou 4 metros de largura.

Na pesca à boia evita fazer lançamentos com iscos frágeis como o milho, o arroz, o trigo, etc.

Na pesca ao fundo usa iscos como a minhoca, o asticot ou mesmo a massa de pão.

A escolha do pesqueiro também é muito importante. Eu preferia os recantos (“braços” de água que derivam do caudal principal também chamadas de “entradas”).

O declive (desnível) deve ser algo acentuado para que o pesqueiro tenha profundidade suficiente. Eu preferia os pesqueiros com coluna de água de cerca 2 a 5 metros de profundidade.

Espero ter ajudado

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, Psiconauta, Paulo Matos Silva, PedroMC, Carlos_Pirá

Offline WilsonQuasepescador

• Robalo
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
« Responder #3 em: 01:25 Segunda, 13 de Maio de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom dia,

Há muitos anos, quando me dedicava à pesca de competição em barragem, era muito raro ir á loja de pesca para comprar iscos ou engodo.

Como bom alentejano, fazia os meus próprios iscos, que eu sabia que sempre funcionaram e que sempre me davam bons resultados.

Para obteres minhocas podes sempre pedir a alguém que viva no campo, que tenha animais para consumo próprio, galinhas, coelhos, porcos, vacas, cavalos, etc se estão disponíveis para dispensar algum do esterco que produzem e onde existam minhocas, guardas num bidão num local fresco e regas de vez em quando de preferência com água da chuva ou da ribeira ou do rio onde pescas, pois a água canalizada tem cloro e outros produtos químicos que matam as minhocas.
As minhocas do esterco são diferentes das minhocas de terra. São mais muito mais pequenas, tem cerca de 5 cm e cerca de 2/3 mm de grossura, são vermelhas e o anelado bem realçado.

Eu utilizava as minhocas de esterco para pescar à perca ou ao achigã.

Para teres asticot sempre disponível basta colocares um pedaço de carne ou peixe num local afastado de residências, pois o cheiro será intenso, de preferência ao sol e deixar que as moscas façam o seu trabalho. Em cerca de uma semana terás bichos gordos o suficiente para fazer uma pesca.

Eu utilizava as asticot para pescar às carpas, aos barbos ou à perca.

Em termos de milho, sim qualquer supermercado tem disponível aquelas latas de milho doce que necessitas. Prefere o que vem em latas em alternativa ao que está congelado, pois o congelado tem menos "miolo".

Eu utilizava o milho para pescar às carpas, aos pimpões ou aos barbos.

Podes também utilizar pão para pescares carpas. Compras um "pão escuro", tipo pão alentejano ou de mafra, retiras o miolo, juntas aos poucos água da barragem ou do rio onde vais pescar até obteres uma massa compacta e iscas essa massa no anzol. A côdea desfazes com água também da barragem ou do rio até obteres uma massa que afunde facilmente. Usas essa massa em bolas de cerca 1 cm como engodo no pesqueiro.

Também podes usar arroz cozido como isco e também grão de trigo cozido como isco.

Eu utilizava o pão, o arroz ou o trigo para pescar às carpas, aos pimpões ou aos barbos.

Também ia apanhar verdemã nos riachos de água corrente para a pesca ao achigã, mas tanto quanto penso saber, agora é proibida a sua utilização como isco.

Para o achigã também utilizava gafanhotos vivos e rãs vivas.

Mais importante que o isco é a forma como engodas.

O que eu fazia, primeiro que tudo, mesmo antes de preparar as canas, era preparar o isco e o pesqueiro que ia utilizar.

Se ia pescar com massa de pão engodo o pesqueiro com a côdea do pão, se vou pescar com milho engodo o pesqueiro com milho, se vou usar asticot engodo o pesqueiro com asticot, ou seja, o tipo de engodo e de isco é sempre o mesmo. Sempre me fez confusão aqueles pescadores que levam engodo de fábrica e depois pescam com outro isco diferente do tipo de engodo.

O engodar deve ser feito tipo "semear" a água (tipo meia lua) em frente ao pesqueiro, na zona de pesca, que deve ser ligeiramente superior ao comprimento da cana que vais utilizar (1 ou 2 metros antes e 1 ou 2 metros depois do comprimento da cana e cerca de 3 ou 4 metros de largura.

Na pesca à boia evita fazer lançamentos com iscos frágeis como o milho, o arroz, o trigo, etc.

Na pesca ao fundo usa iscos como a minhoca, o asticot ou mesmo a massa de pão.

A escolha do pesqueiro também é muito importante. Eu preferia os recantos (“braços” de água que derivam do caudal principal também chamadas de “entradas”).

O declive (desnível) deve ser algo acentuado para que o pesqueiro tenha profundidade suficiente. Eu preferia os pesqueiros com coluna de água de cerca 2 a 5 metros de profundidade.

Espero ter ajudado

ja alguma vez tentaste com as ameijoas do rio?
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Zagaia

Offline Zagaia

• Corvina
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #4 em: 17:14 Segunda, 13 de Maio de 2024 »

Como isco nunca usei.

Já apanhei na zona da Chamusca mas não para servir de isco, mas sim para o petisco. Embora sejam enormes na minha opinião para alimentação humana é uma grande banhada, duras de roer e mais parecem sola de borracha. Talvez tivessem sido mal cozinhadas, mas fiz como faço com a ameijoa boa à bolhão pato.

Do que me lembro parece que eram Mexilhão cisne (Anodonta cygnea)
Estive a pesquisar na internet e parece que os pescadores a usam como isco para as carpas (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre)

• Robalo
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 00:31 Terça, 14 de Maio de 2024 »

Como isco nunca usei.

Já apanhei na zona da Chamusca mas não para servir de isco, mas sim para o petisco. Embora sejam enormes na minha opinião para alimentação humana é uma grande banhada, duras de roer e mais parecem sola de borracha. Talvez tivessem sido mal cozinhadas, mas fiz como faço com a ameijoa boa à bolhão pato.

Do que me lembro parece que eram Mexilhão cisne (Anodonta cygnea)
Estive a pesquisar na internet e parece que os pescadores a usam como isco para as carpas (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre)

Então experimenta, não te vais arrepender, e importante, isca pela lingua (parte mais dura) para os barbos

Offline Zagaia

• Corvina
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #6 em: 10:56 Terça, 14 de Maio de 2024 »

Já apanhei na zona da Chamusca mas não para servir de isco, mas sim para o petisco.

Só para avisar que aquilo que nós fizemos NUNCA SE DEVE FAZER. O consumo de bivalves só deve ser efetuado após depuração correta por parte de entidades certificadas para tal.
O resultado extremo pode resultar na morte. Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
No nosso caso foi apenas uma grande diarreia durante 2 dias e uma ida ao hospital.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo Matos Silva, PedroMC, Carlos_Pirá

Offline Pedro Gonçalves

• Robalo
    • Costa alentejana
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:23 Quinta, 03 de Janeiro de 2019
« Responder #7 em: 22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024 »
Pesquisa na NET e produz as tuas minhocas não me parece um investimento muito caro e acho que é simples

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PedroMC

Offline PedroMC

• Boga
  • *
    • Centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:14 Terça, 30 de Abril de 2024
« Responder #8 em: 14:58 Quarta, 22 de Maio de 2024 »
Boa tarde
Quero agradecer a todos os que responderam porque ajudaram bastante.
Um agradecimento especial ao amigo Zagaia, que praticamente me deu um manual passo a passo de como fazer as coisas.
Em breve posto alguma foto de algum peixito que consiga enganar, assim que o trabalho me permita dedicar-me à pesca😅

Offline Zagaia

• Corvina
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 17:22 Quarta, 22 de Maio de 2024 »
Boa tarde
Quero agradecer a todos os que responderam porque ajudaram bastante.
Um agradecimento especial ao amigo Zagaia, que praticamente me deu um manual passo a passo de como fazer as coisas.
Em breve posto alguma foto de algum peixito que consiga enganar, assim que o trabalho me permita dedicar-me à pesca😅

Obrigado pela atenção mas a intenção de todos neste grupo é ajudar quando podemos com o que sabemos e nada mais.
Um abraço

• Robalo
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 00:31 Sexta, 24 de Maio de 2024 »

Já apanhei na zona da Chamusca mas não para servir de isco, mas sim para o petisco.

Só para avisar que aquilo que nós fizemos NUNCA SE DEVE FAZER. O consumo de bivalves só deve ser efetuado após depuração correta por parte de entidades certificadas para tal.
O resultado extremo pode resultar na morte. Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
No nosso caso foi apenas uma grande diarreia durante 2 dias e uma ida ao hospital.

Não como, têm todo o ar de dar precisamente no que te aconteceu

* Tópicos Recentes

Surfcasting na Praia do Meco por Rider [Hoje às 10:01]

Cana VEGA POTENZA S710 4.25MTR por cesarferreira2000 [18:01 Domingo, 27 de Abril de 2025]

Daiwa Liberty ou Vega Squaddra por CarlosF [23:53 Sexta, 25 de Abril de 2025]

Sugestões Cana embarcada/Spinning por CarlosF [23:49 Sexta, 25 de Abril de 2025]

Montagem para Surfcasting (Simples e eficaz) por Bruno87 [22:51 Sexta, 25 de Abril de 2025]