collapse

Autor Tópico: Dúvida sobre estralho.  (Lida 280 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline EricSerra

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
    • Armação de pera
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:28 Segunda, 11 de Março de 2024
Dúvida sobre estralho.
« em: 23:40 Domingo, 28 de Abril de 2024 »
Olá companheiros, espero que estejam bem!
Quero tirar uma dúvida sobre algo que me aconteceu neste sábado dia 27.
Estava a pesca e tive a sorte de ferrar uma dourada de 1.5~2kg +- neste mesmo dia fui até uma loja de pesca e comprei um fio daiwa de 0.32 que diz suportar até 7kg se não me falha a memória mas pronto, trabalhei o peixe e o trouxe até próximo a falésia onde estava a pescar, eu estava a vendo já proximo a superfície e quando pensei em pegar a  rabeca ela saiu a nadar e partiu me o fio, minha dúvida é se o fio era fraco ou se deveria deixar a embreagem mais aberta ou se é os dois, sou inexperiente mas tenho sido abençoado de estar engatando uns brutais nestes dias, me disseram que a dourada não se pode dar espaço nenhum a ela senão ela foge, me disseram que não se pode dar nem uma folga no fio, se deixar a embreagem mais aberta corro o risco de perde-la ?
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Agradecido: 482 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Dúvida sobre estralho.
« Responder #1 em: 08:05 Segunda, 29 de Abril de 2024 »
Dar uma resposta certa é difícil... Pode ter ser o fio que é fraco, pode ter sido a tal folga que referes, pode ser o fio roçado e lá cedeu ou pode ter sido simplesmente os dentes da dourada a cortar o fio, acontece.
A zona onde pescas tem pedra? Se calhar não era pior aumentar o diâmetro do estralho...
Relativamente a dar linha á dourada, tu não podes dar linha... O que acontece é a embraiagem estar regulada de forma a que quando a dourada tem algum arranque, ela própria puxe a linha, mas mantendo sempre a linha esticada.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: inc.pt, joaofigueira, EricSerra

Online Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20319
  • Agradecido: 1411 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Dúvida sobre estralho.
« Responder #2 em: 11:32 Segunda, 29 de Abril de 2024 »
O António já disse tudo.
É mesmo assim como ele comentou.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: EricSerra

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19705
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Dúvida sobre estralho.
« Responder #3 em: 15:15 Segunda, 29 de Abril de 2024 »

 Nesta altura do ano (eu) pescaria com estralho mais grosso, tipo, 0.38 ou 0.40 saem peixes de maior calibre e penso que é o mais fiável, mas, é como dizem os companheiros anteriores, pode ter sido por vários factores essa quebra de linha ou mero azar no momento para o pescador, e outro pormenor, pescar em zona de rochas tem sempre alguns imprevistos na hora de trazer o peixe à borda.

 Força  :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: EricSerra

Offline EricSerra

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
    • Armação de pera
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:28 Segunda, 11 de Março de 2024
Re: Dúvida sobre estralho.
« Responder #4 em: 19:49 Segunda, 29 de Abril de 2024 »
Obrigado ate agora companheiros, diga me la uma coisa, não a dei lhe folga, é me aconselhável deixar a embreagem mais aberta e deixa-la a correr um pouco mais porém sem parar de enrolar no carreto?
 

Offline Psiconauta

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 147
  • Agradecido: 60 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:03 Quinta, 18 de Novembro de 2021
Re: Dúvida sobre estralho.
« Responder #5 em: 10:17 Terça, 30 de Abril de 2024 »
Bom dia,

Eu penso que por "folga" se refere a deixar de ter tensão no fio, a embraiagem deve ser regulada de forma a que permita a saida de linha antes do ponto de rutura das varias variantes como, linha do carreto, linha do estralho, cana, anzol, boca do peixe... mas o fio deve estar sempre tenso para evitar o desferrar e a embraiagem regulada para permitir a saida de linha e evitar as ruturas referidas.
Devemos enrolar sempre que a pressão do peixe pemita de forma a manter a linha tensa, se a pressão for muita mas não o suficiente para quebrar ou fazer trabalhar a embraiagem é a elasticidade da cana que faz o amortecimento e enrolar torna-se desnecessário, no entanto uma embraiagem bem regulada fará que se nós estivermos contiunuamente a enrolar (dar à manivela) o drag (embraiagem/travão) ceda ao mesmo ritmo que enrolamos nos momentos de maior tensão mas estamos sempre  a adicionar pressão a todos os componentes não recuperando fio e como tal é desnecessário.
Importante é manter sempre o fio tenso, às vezes o peixe ganha e as douradas de porte são famosas por cortar estralhos e até partir anzois com os dentes potentes que tem feitos para esmagar cascas de bivalves e outras coisas duras.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: EricSerra

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Agradecido: 482 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Dúvida sobre estralho.
« Responder #6 em: 10:28 Terça, 30 de Abril de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Obrigado ate agora companheiros, diga me la uma coisa, não a dei lhe folga, é me aconselhável deixar a embreagem mais aberta e deixa-la a correr um pouco mais porém sem parar de enrolar no carreto?

É difícil explicar por escrito...
Tu não podes pura e simplesmente abrir a embraiagem e esperar que o peixe "corra" até se cansar...

Quando ferras um peixe, dourada neste caso, a tendência será ter um grande arranque inicialmente e durante o caminho até aos últimos 15/20metros poderá haver 1 ou outro arranque... No últimos 15m, é quando ela sente falta de água e parece que ganha vida e dá uns arranques fabulosos, é aquilo que eu mais admiro na pesca... Um momento fascinante entre peixe e pescador, por vezes ganhamos, outras perdemos, faz parte.

Nestes momentos em que a dourada faz o arranque, a embraiagem tem de estar regulada de forma a que a dourada puxe linha se for necessário, mas não pode estar demasiado aberta ao ponto de não conseguires enrolar linha nos momentos em ela não dá arranques.

Nos últimos metros, o que trabalha é praticamente apenas a cana e o carreto apenas enrola linha e larga linha se ela puxar.

Isto tudo é válido,  mas depende do pesqueiro... Se tiver pedra, é lógico que não podes deixar o peixe assim tão á vontade quanto isso... A tendência delas é ir contra as pedras para se soltarem.

Existe N fatores que devem ser analisados ainda antes de se começar a pesca. Por exemplo, quando eu vou para sítios com pedra, eu vejo logo 2ou 3 sítios por onde devo tirar o peixe, basicamente prevejo os meus movimentos e o do peixe consoante as condições que encontro.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Xenas

Offline EricSerra

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
    • Armação de pera
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:28 Segunda, 11 de Março de 2024
Re: Dúvida sobre estralho.
« Responder #7 em: 14:41 Segunda, 06 de Maio de 2024 »
Agradeço imenso essas informações dadas pelos companheiros, tal conhecimento ajudará me muito das próximas vezes, clareou me demais a visão sobre como trabalhar das próximas vezes a recolha do peixe, obrigado amigos
 

 

* Tópicos Recentes

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por FilipePC [Hoje às 14:23]

Iscos para rio por Zagaia [Hoje às 10:56]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [19:54 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [14:07 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Cinnetic Record booster XBR vs Black Star St 2 ponteiras por FilipePC [16:13 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Dúvida sobre linhas por PedroMC [04:37 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Vendo Carreto Daiwa Ballistic LT 4000D-CXH por rpf [13:19 Sábado, 11 de Maio de 2024]

KALI KUNNAN.SAMSARA N61 423 por soparameenterter [12:05 Sábado, 11 de Maio de 2024]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Usersd [14:15 Sexta, 10 de Maio de 2024]