collapse

Autor Tópico: Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade  (Lida 1471 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade
« Responder #15 em: 20:36 Quarta, 14 de Fevereiro de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Com esse orçamento iria para uma daiwa tournament caster evo33, Não acho uma cana muito rija e com o tempo e prática começas a lançar mais e já ficas bem servido
Continuo sem entender no geral como é que o Toni diz que não consegue tirar partido da Prime Caster slim e depois se pensa em comprar uma Tournament caster!!! Não faz qq sentido. Nada contra a cana, pois é de grande qualidade, mas se não lança a prime, não vai certamente lançar a Caster.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Toni

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:13 Domingo, 11 de Fevereiro de 2024
Re: Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade
« Responder #16 em: 22:31 Quarta, 14 de Fevereiro de 2024 »
Boa noite a todos! Hoje fui treinar lançamentos depois de ter visto inúmeros vídeos sobre essa matéria. Só com a chumbada e comecei a ser mais preciso pelo menos para mim. Chegou um senhor para pescar ao meu lado e fui ter com ele e expliquei-lhe, lançou com a minha cana, sem ser um lançamento longo saiu-se muito bem. Continuei a fazer lançamentos e disse me que me estava a observar e que eu e fez-me corrigir a posição do dedo sobre o fio, e mudou tudo. Já me consigo sair muito melhor e claro estou contente e vou melhorar mais, baixei para 100 gramas e notei a diferença, não posso querer ir muito longe sem dominar a técnica, grato a todos vós, muito obrigado, amanhã vou novamente.
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade
« Responder #17 em: 10:51 Quinta, 15 de Fevereiro de 2024 »
O que falta é o saber lançar, uma cana de 800€ ou uma cana de 50€ no teu caso, e para já, valem o mesmo. Quando já souberes e estiveres habituado podes tirar rendimento de uma cana mais firme.
Pessoalmente não investia tanto, comprava uma outra cana igual para ter um conjunto ao qual estás habituado. Nunca lancei a slim mas acredito que seja uma cana muito dócil e fácil de lançar por aquilo que tenho visto. Lançar menos peso é mais fácil, e consegues faze-lo bem com a slim, na caster com 100gr e a lançar por cima da cabeça pouco ou nenhum rendimento tiras dela.

Equaciona bem essa parte, não vás estar a desperdiçar dinheiro. Eu quando vejo alguém dizer que uma cana é do melhor que há procuro primeiro saber se é cana para as minhas aptidões ou não, há canas muito caras que eu me daria bem e canas muito caras que não são para mim, mas até chegares ao ponto de saberes o que gosta numa cana e até que tipo cana consegues tirar rendimento requer algum tempo e experiencia.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade
« Responder #18 em: 12:00 Quinta, 15 de Fevereiro de 2024 »
Já tinha dito e volto a dizer, se fosse eu comprava outro conjunto igual.

Esse conjunto já tem uma qualidade bastante aceitável e, para mim, é excelente para a curva de aprendizagem.

Eu comprei uma cana dessas que adorei mas infelizmente que tive de trocar devido a um defeito de fabrico. Fina, leve, rápida com uma certa elasticidade e sensível, um belo caniço. Tive pena de não haver para entrega o mesmo modelo e tive que trazer outra: a Tournament Caster Evo. Esta necessita de muito mais técnica para lançar portanto não é recomendada para os mais iniciantes.

No meu caso demorei talvez mais de um ano para conseguir dominar basicamente os lançamentos e mais de três anos a conseguir lançar com alguma mestria. No meu caso dá para ver que a curva de aprendizagem no surfcasting é lenta.

Mas surfcasting não é só o lançamento há muitas coisas que um gajo tem que aprender. Uma delas é manusear o material na praia e por exemplo evitar que os carretos caiam na areia. Este é um erro muito comum no início e é meio caminho andado para dar cabo dos carretos. Dito isto eu penso que o Ultegra é o melhor que podes comprar na gama media e se deres cabo dele não vais chorar tanto como se tivesses um topo de gama.

Certamente vais conseguir vender facilmente essa cana e carreto quando estiveres pronto para dar o passo para material superior, se quiseres claro.

P.S. Eu penso que a cana que tens é demasiado rápida para um total iniciante mas é a que tens e provavelmente daqui a alguns meses já vais poder explorar o seu potencial.

Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19618
  • Agradecido: 1165 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade
« Responder #19 em: 15:13 Quinta, 15 de Fevereiro de 2024 »

 Eu acho que sempre que possas deves ir até à praia e fazer uns lançamentos ao longo da praia até apara veres como vai indo a evolução, quer na técnica quer a distância alcançada, tudo isso é importante em acção de pesca, ...outra coisa, dizes estar a lançar com 100 g, tens (quanto a mim) ir aumentando porque pescares com 100 g na praia não será fácil, isso é pouco peso, acho que devias colocar 125 g que é um peso que usarás mas será daí para cima até 150g.

 Força.   :fixe:

 
 

Offline Toni

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:13 Domingo, 11 de Fevereiro de 2024
Re: Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade
« Responder #20 em: 19:34 Quinta, 15 de Fevereiro de 2024 »
ffgSoares

O intuito de lançar com 100 gramas é apenas porque com as 150 complicava tudo por falta de técnica, mas esta tarde fui outra vez e fiquei contente com os lançamentos, estavam dois tipos a pescar quando cheguei e observei um deles que não enviava a chumbada muito longe, não sei o peso que tinha , estavam a pescar com 3 canas cada um e   pelo menos 5 Robalos apanharam, já estavam quando cheguei e ainda lá ficaram, estava vento e tinha que estar sempre a limpar o fio cheio de limos.Um dia de cada vez.
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade
« Responder #21 em: 14:01 Sexta, 16 de Fevereiro de 2024 »
O peso/formato da chumbada que deves usar está sempre relacionado com o mar, e em certas canas precisas mesmo de peso para tirar partido delas.

Se pescas maioritariamente em mares calmos como os do algarve uma cana muito rija para mim não faz qualquer sentido, eu por mim pescava sempre com 130gr mas não dá, os mares que pesco não permitem 90% das vezes.

O pescar perto ou longe o pesqueiro é que manda, por vezes é preciso esticar o máximo que conseguimos e outras vezes estamos a lançar longe e o peixe está ali na rebentação, vai dominando a arte e aprende a manusear bem o material, mais uma vez digo e repito comprava outra cana igual hibrida e tens ai uma cana excelente, não é por gastares que vais conseguir lançar mais longe pelo menos por agora, e não vais reduzir o tempo da curva de aprendizagem.

PS: Em mares desses nunca pescava com uma cana que não fosse hibrida
 

Offline Toni

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:13 Domingo, 11 de Fevereiro de 2024
Re: Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade
« Responder #22 em: 16:25 Sexta, 16 de Fevereiro de 2024 »
Obrigado João, e igualmente outros colegas que me aconselharam na boa escolha, vou comprar outra igual, o intuito era comprar algo para depois não ter de voltar a comprar novamente, assim como quando compramos ferramentas aos Chineses, acabamos por comprar duas vezes. Grato a todos pelos conselhor, vou dando informaç~es sobre o progresso " espero) fui caçador e a caça não tem nada a ver com a pesca que é muito mais complexa.
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade
« Responder #23 em: 18:51 Sexta, 16 de Fevereiro de 2024 »
Olha eu comecei a caçar não à muito tempo e acho que a caça é muito mais complexa 😂 pelo menos no sentido de acertar na caça, é uma coisa que não há quem ensine podem dar dicas e afins mas tens de ser tu a conseguir chegar lá, a lançar aprendes rápido, na pesca vai se aprendendo! Tem é muito mais fatores

Em relação à ferramenta dos chineses, essa cana está muito longe de ser uma cana fraca, num dia de pesca onde haja vários companheiros vai ver que na sua maioria têm canas inferiores a essa
 

Offline Toni

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:13 Domingo, 11 de Fevereiro de 2024
Re: Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade
« Responder #24 em: 20:37 Sexta, 16 de Fevereiro de 2024 »
Joao

Não pretendi dizer que a minha cana era dos Chinocas, longe disso, apenas que não queria comprar de gama mais baixa com receio de ter mais problemas, e sim há uns anos atrás estava na praia e comprei a uns Marroquinos uma cana e um carreto, e fui com um colega pescar em Vila Real, primeiro lançamento a cana ficou desarticulada, foi barata, mas ficou cara porque joguei tudo fora. Claro que acertar na caça també não é fácil porque há pouca. Mas conhecer o mar, as vagas, esconderijos, condições do tempo, leva tempo e não é para todos.
 

Offline pedrobatista.03

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 11
  • Agradecido: 1 vezes
  • Quem nunca pescou nunca foi realmente feliz.
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:19 Terça, 13 de Fevereiro de 2024
Re: Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade
« Responder #25 em: 21:16 Sexta, 23 de Fevereiro de 2024 »
Boa noite Toni, tendo em conta a praia em que pretende pescar e os fatores que já enumerou anteriormente, pouca experiência no Surfcasting aliada a uma técnica de lançamento ainda algo rudimentar o ideal seriam canas mais elásticas e parabólicas que sim por si já ajudam a "cuspir" a chumbada.
Dentro disto, eu recomendo uma cana híbrida que irá certamente fazer falta quando as douradas chegarem que já não falta muito. Tem a Vega Legenda Racer, em 4.25 uma cana mais leve e dócil de pescar, a cana por si só derivado da elasticidade do 2º elemento já ajuda a lançar distâncias muito interessantes, tendo uma sensibilidade incrível. Em 4.5 mts é ligeiramente mais pesada no entanto é ainda mais elástica o que para pescar com 150 gr onde é necessário alcançar alguma distância como nessas praias não será o ideal.
Se quiser algo mais a "sério",tem a Daiwa Masterise 33, uma cana mais rija, sendo que a própria cana tem uma reserva de energia que ajuda bastante no lançamento.
Espero ter ajudado.
 

Offline PP

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
    • Cantanhede
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:06 Terça, 23 de Maio de 2023
Re: Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade
« Responder #26 em: 20:00 Quinta, 28 de Março de 2024 »
Boa noite. Antes de mais, muito obrigado pelos vossos contributos que acabei de ler e que muito ajudam.  Estou  com um problema  semelhante ao do Toni. Pesco na  Zona Centro, entre Aveiro e Figueira da Foz.  Sou novato nisto, pois só iniciei há pouco mais de 1 ano. No surfcasting iniciei  com uma cana Prime Caster  PC S33 425-BF, Tubular. Tive que me desfazer dela pois era muto dura e como tenho pouca técnica, a chumbada  caía-me quase  aos pés. Agora pesco com a  SLIM, hibrida. Penso comprar uma segunda cana e aqui é que gostava de ter a vossa opinião.  Penso comprar outra Slim mas , que acham, compro agora uma tubular ou mantenho-me nas hibridas? Será que a Slim tubular não será tanto ou mais  rígida  que a Prime  Caster? Desde já obrigado.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade
« Responder #27 em: 20:23 Quinta, 28 de Março de 2024 »
Compra um Legend Racer, bem msis elástica e potente q. b.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PP

Offline PP

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
    • Cantanhede
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:06 Terça, 23 de Maio de 2023
Re: Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade
« Responder #28 em: 21:04 Quinta, 28 de Março de 2024 »
FilipePC  Obrigado pela  resposta. É uma boa sugestão . O problema é que a Legend Racer custa 362€, e a Slim consigo-a aí por uns 290€. ... e  a  bolsa  está curta  :(
 

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 569
  • Agradecido: 63 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade
« Responder #29 em: 22:12 Quinta, 28 de Março de 2024 »
Tens na gama Daiwa  de 70 € ate aos 900€ e muito por onde escolher, o que precisas, e preço , qualidade!
 

 

* Tópicos Recentes

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [Hoje às 22:14]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 17:56]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]