collapse

Autor Tópico: Multififamento para LRF  (Lida 1065 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Francisco Figueira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
  • Agradecido: 1 vezes
    • Alcobaça
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:54 Sexta, 28 de Outubro de 2022
Multififamento para LRF
« em: 16:27 Quarta, 20 de Dezembro de 2023 »
Olá boa tarde
Tenho usado o fio Sufix R Precision X8 PE 0.4 e tenho verificado que nos primeiros lançamentos lança bem, mas depois parece que ensopa e já não se consegue lançar tão bem.
Para além disso parece-me que não afunda bem.
Como sou novo na modalidade peço a vossa opinião.
Abraços
 

Offline Cesar Dias

Re: Multififamento para LRF
« Responder #1 em: 18:51 Quarta, 20 de Dezembro de 2023 »
Longe de expert em LRF...
Desaconselharam-me 8 fibras em linhas tão finas em LRF!
Tenho usado uma linha da major craft light game special X4. No meu caso, PE 0.3.
No verão passado, surpreendeu-me!
Para uma linha tão em conta, desenrascou-se muito bem, mesmo com uma enérgica sarda a forçar tudo 👍
« Última modificação: 18:55 Quarta, 20 de Dezembro de 2023 por Cesar Dias »
Cumprimentos,
César
 

Offline Francisco Figueira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
  • Agradecido: 1 vezes
    • Alcobaça
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:54 Sexta, 28 de Outubro de 2022
Re: Multififamento para LRF
« Responder #2 em: 10:07 Sexta, 22 de Dezembro de 2023 »
Na altura, quando adquiri o material, foi-me proposto esta linha e uma ma Major Craft que já não me lembro se era de 4 ou 8 .
Já ouvi falar de nano e multifilar mais denso...
Vsto que sou novo nestas andanças mais alguém pode partilhar conhecimento/ajudar e propor algum material?
Abraços
 

Offline Francisco Figueira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
  • Agradecido: 1 vezes
    • Alcobaça
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:54 Sexta, 28 de Outubro de 2022
Re: Multififamento para LRF
« Responder #3 em: 12:11 Quarta, 03 de Janeiro de 2024 »
Bom ano a todos.
Antes de mais quero agradecer a Vossa ajuda/esclarecimento.
Relativamente a este tema será que o Mestre João Pinto pode dar-nos alguns conselhos?
Obrigado
Abraços
« Última modificação: 12:13 Quarta, 03 de Janeiro de 2024 por Francisco Figueira »
 

Offline ttchav

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
  • Agradecido: 1 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:43 Segunda, 15 de Novembro de 2021
Re: Multififamento para LRF
« Responder #4 em: 13:13 Quinta, 04 de Janeiro de 2024 »
Bom ano Francisco,

Aqui não te vais safar neste tema. Muito poucas pessoas praticam LRF em Portugal. Para a maioria a ideia de sequer pescar com algo abaixo do PE 2 nem é uma possibilidade…

Aconselho-te Rapala Rapinova-X Multi-Game 0.6. Não sei se costumas pescar também de barco mas neste caso uma 0.6 é mais aconselhada nos meus pesqueiros pois pode aparecer o tal robalo de 2kg que tanto esperamos. É um excelente multifilamento que também se vende em 0.4.

Em relação ao carreto (vi outro post teu), este não é o elemento mais importante no conjunto. Algo entre os 1000 e 2000 é o mais indicado, qualidade qb. O importante é balançar bem com a cana que tens. A cana e linha sim são essenciais ser de excelente qualidade pois irão fazer 90% do trabalho.

Para encontrares discussões interessantes sobre LRF aconselho te a ires a fóruns do Reino Unido onde a modalidade está muito mais difundida.

Abraço e qqr coisa é só perguntar!
 

Offline Francisco Figueira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
  • Agradecido: 1 vezes
    • Alcobaça
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:54 Sexta, 28 de Outubro de 2022
Re: Multififamento para LRF
« Responder #5 em: 14:23 Quinta, 04 de Janeiro de 2024 »
Olá boa tarde
Antes demais obrigado pelas indicações

Cana de lrf tenho a savage sgs2 2.43 3-12g. Carreto tinha o okuma Epixor 30, mas no fim do ano foi para o lixo  :(, tinha tirado o material de spinning/lrf da mochila para um saco e lá em casa pegaram nele  a pensar que era lixo...lá se foi uma pipa de dinheiro...
Agora tenho que adquirir outro...

O fio que falei, da pouca experiência que tive, deu para ver que ensopa muito. Há pouco estive a dar uma vista de olhos no shimano kairiki g5 e verifiquei que tem um nucleo central mais denso.

Costumo pescar na Vieira, na foz. Por vezes saem robalos de 2-3kg, daí que o carreto tb é importante e não possa ser fraco demais.

Abraço




 

Offline ttchav

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
  • Agradecido: 1 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:43 Segunda, 15 de Novembro de 2021
Re: Multififamento para LRF
« Responder #6 em: 17:05 Quinta, 04 de Janeiro de 2024 »
Independentemente do tamanho do robalo, um carreto de LRF não pode ter mais de 2000, máximo 2500. Diria que o tamanho maior vem até de se praticar LRF em maiores profundidades (15/20m) e não da potencial presa. Numa cama de 95g e 2.3m como a minha é ridículo meter um carreto superior a 2000. Uso um 1000 da Daiwa importado do Japão e não há robalo que não venha para a geleira. É só ter calma e mãos. O que vais ganhar em picadas por trabalhar com equipamentos ligeiros compensa várias vezes os peixes que podes perder.

Isto não são canas normais, são canas algo suaves e parabólicas que amortecem muito bem a tentativa de fuga dos robalos.

Tens vídeos de LRF com linhas 0.02 a tirar partos de 9kg com carretos 1000…

Como disse, mais de 2500 não aconselho pois deixa de ser LRF. O próprio carreto não vai trabalhar bem com um PE 0.4! Talvez se estivermos a falar de um Daiwa Exist me consigam convencer a usar um 2500, mas aí estamos a falar de um carreto de 160gr que custa perto de… 1000€! desnecessário para o tipo de pesca que praticamos nas nossas águas em LRF.

A linha que te indiquei é excelente, mas tb vais pagar pela qualidade! Mas la está, um bom peixe que perderias com uma linha 5€ mais barata já paga a diferença Para uma linha topo. O mesmo para o leader, uso uma linha 0.23 da Varivas, é excelente mas custa os seus 15€ por 50m.

Abraço
« Última modificação: 17:09 Quinta, 04 de Janeiro de 2024 por ttchav »
 

Offline Francisco Figueira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
  • Agradecido: 1 vezes
    • Alcobaça
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:54 Sexta, 28 de Outubro de 2022
Re: Multififamento para LRF
« Responder #7 em: 23:34 Quinta, 04 de Janeiro de 2024 »
Obrigado ttchav pelas explicações.
O fio da rapala que falaste não consigo encontrar por cá, só em diametros maiores. Onde o arranjas?

Quanto a carreto postei na secçào dos carretos algumas hipoteses. Acho que estou a inclinar-me para o Savage sg4 ou sg8,  achas que são boas maquinas?
Também considero a hipotese do Okuma ceymar hd de bobine para multi.

Abraço
 

Offline ttchav

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
  • Agradecido: 1 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:43 Segunda, 15 de Novembro de 2021
Re: Multififamento para LRF
« Responder #8 em: 10:17 Sexta, 05 de Janeiro de 2024 »
Em relação ao multi, podes não encontrar sem ser encomendado do Japão. Mas basta ires a uma muito boa loja de pesca, se fores da zona de Lisboa aconselho an Ideal Pesca, e explicas o problema e eles recomendam te o melhor.

Não pode ser qualquer loja pois em muitas eles não sabem sobre pescas mais ligeiras ou podes apanhar um funcionário que nem sequer pesque com frequência…

Em relação ao carreto, todo da Savage tem boa fama para LRF. Depois a preferência depende só do orçamento.

Abraço
 

Offline João Pinto

Re: Multififamento para LRF
« Responder #9 em: 10:21 Sexta, 05 de Janeiro de 2024 »
Apesar de ter sido dos primeiros a fazer em LRF eu não sou "purista" , é muito engraçado lançar mais longe e ter mais senssibilidade mas eu não desço abaixo do 0.06 e a maior parte das vezes estou nos 0.08, para mim é mais que suficiente para bons lançamentos e sensibilidade e evito o que me aconteceu por inumeras vezes que é peixes de maior calibre fugirem, se for na areia é simples, mas se houver rocha e tiveres que travar o peixe não dá a mais pequena chance, é fazer montagem nova e chorar pelo peixe perdido
 

Offline Francisco Figueira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
  • Agradecido: 1 vezes
    • Alcobaça
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:54 Sexta, 28 de Outubro de 2022
Re: Multififamento para LRF
« Responder #10 em: 11:05 Sexta, 05 de Janeiro de 2024 »
Também não pretendo pescar muito fino, até porque sou novo na modalidade.
Da experiencia que tive com um multi x8 foi que passo um tempo de pesca o fio tinha outro comportamento, parecia-encharcado.
A velocidade de afundameto tb não me parecia das melhores,. Talvez devido á qualidade do entrançao ou densidade do mesmo?
 

Offline João Pinto

Re: Multififamento para LRF
« Responder #11 em: 11:48 Sexta, 05 de Janeiro de 2024 »
fios finos multi não quer dizer que sejam para LRF, muitos são usados por exemplo no rio a pescar á boia, convem ser LRF, tens o MAJOR CRAFT DANGAN BRAID X8 que tem boa relação preço/qualidade e neste momento estou a usar o FISHUS PE LINE X4 0.09 e tiro grandes Barbos com ele e se tira um Barbo então tiras a brincar qualquer peixe de mar se souberes controlar o drag e não "ensopa" , lanças bem seja no inicio da pesca ou no final
 
 

Offline Francisco Figueira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
  • Agradecido: 1 vezes
    • Alcobaça
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:54 Sexta, 28 de Outubro de 2022
Re: Multififamento para LRF
« Responder #12 em: 12:02 Sexta, 05 de Janeiro de 2024 »
Sr. João
Onde se podem adquirir? Cor aconselhada cinzento ou colorido?

Tb me chamou a atenção uma da shimano - Kairiki G5, mas parece-me que está limitada a espessuras superiores....


 

Offline João Pinto

Re: Multififamento para LRF
« Responder #13 em: 14:21 Sexta, 05 de Janeiro de 2024 »
o da Fishus em qualquer uma destas lojas tem ou pode mandar vir:  Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O outro não me lembro mesmo onde comprei mas nunca me deu problemas também
 

Offline Francisco Figueira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
  • Agradecido: 1 vezes
    • Alcobaça
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:54 Sexta, 28 de Outubro de 2022
Re: Multififamento para LRF
« Responder #14 em: 14:33 Sexta, 05 de Janeiro de 2024 »
Abraços

Boas pescas
 

Offline Francisco Figueira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
  • Agradecido: 1 vezes
    • Alcobaça
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:54 Sexta, 28 de Outubro de 2022
Re: Multififamento para LRF
« Responder #15 em: 10:42 Sábado, 06 de Janeiro de 2024 »
Boas
Já encomendei na Reparadouro dois okuma Ceymar CHD 25000 HA (um para o meu irmão) e linha Major Craft Dagan Braid.
Abraços
 

 

* Tópicos Recentes

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [14:35 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]