collapse

Autor Tópico: pesca profissional  (Lida 9783 vezes)

Offline LMagina

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:25 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: pesca profissional
« Responder #15 em: 22:47 Quarta, 20 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Porque nao comerem o que apanham...

Sempre comi o que pesquei até há pouco tempo, mas era tão,  mas tão pouco... Hahaha
  Hoje em dia pesco para outros comerem!  ;)
De qualquer maneira,  estava a brincar com o meu post anterior. ;)
Lembrem-se sempre: "Quem peixe procura, peixacha!"

Offline Tavares Baptista

• Marlin
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
« Responder #16 em: 16:10 Quinta, 21 de Agosto de 2014 »
eu não disse que ia apanhar peixe sem medida. por isso calma sr.joão. perguntei apenas porque já vi muito peixe na lota que me parecia não ter medida. mas eles não cumprem porque não querem ou as medidas mínimas não lhe são exigidas?

Na lota sem medida!!!!????? Onde? Está quase sempre um inspector das pescas e um veternário(se não estou em erro) a verificar a qualidade do pescado.

O meu pai é pescador profissional e acompanho muitas vezes ele na lota com o seu pescado.....peixe que não tenha medida ou peso não é vendido.
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #17 em: 16:14 Quinta, 21 de Agosto de 2014 »
eu não disse que ia apanhar peixe sem medida. por isso calma sr.joão. perguntei apenas porque já vi muito peixe na lota que me parecia não ter medida. mas eles não cumprem porque não querem ou as medidas mínimas não lhe são exigidas?

Na lota sem medida!!!!????? Onde? Está quase sempre um inspector das pescas e um veternário(se não estou em erro) a verificar a qualidade do pescado.

O meu pai é pescador profissional e acompanho muitas vezes ele na lota com o seu pescado.....peixe que não tenha medida ou peso não é vendido.

Entra muito na lota. E grande parte é vendido antes de entrar na lota. E outra parte é vendido cá fora.

O português é perito em contornar o que quer que seja.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
« Responder #18 em: 16:15 Quinta, 21 de Agosto de 2014 »
Na lota sem medida!!!!?? Onde?
Eu na lota de Matosinhos já vi peixe sem medida. Que me lembre formam carapaus(jaquinzinhos) e sardinha(petinga). Foram os que me chamaram à atenção nessa vez mas provavelmente havia mais!

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #19 em: 16:22 Quinta, 21 de Agosto de 2014 »
Na lota sem medida!!!!?? Onde?
Eu na lota de Matosinhos já vi peixe sem medida. Que me lembre formam carapaus(jaquinzinhos) e sardinha(petinga). Foram os que me chamaram à atenção nessa vez mas provavelmente havia mais!

Pescado comercializado sem medida é comum por aqui também.... Há medidas minimas legais mas o peixe é vendido na boa sem consequências para ninguem...
Nelson Peres

Offline Tavares Baptista

• Marlin
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
« Responder #20 em: 16:49 Quinta, 21 de Agosto de 2014 »
Por fora podem vender....não devem alias.....mas volto a dizer que não entra em leilão de lota.

A consiencia já parte de cada Mestre\Empresa de cada barco pois no mar já sabem a medida do peixe que entra no cerco....as multas são pesadas e por vezes são obrigados a voltar para o mar para deitar o peixe morto no mar.

É a inteligência da pesca portuguesa.....
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #21 em: 16:51 Quinta, 21 de Agosto de 2014 »
Penso que tens razão, pelo menos na lota nunca vi
Nelson Peres

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #22 em: 16:58 Quinta, 21 de Agosto de 2014 »

Entra muito na lota. E grande parte é vendido antes de entrar na lota. E outra parte é vendido cá fora.

O português é perito em contornar o que quer que seja.

Isto apesar de antes de chegar á lota, grande parte do peixe já foi escolhido e mandado ás gaivotas.
Mas o peixe ( sem medida ) que acham que pode valer algum dinheiro, é vendido como disse anteriormente.

É claro que isto não é geral ( e ainda bem ), nem se passa em todos os barcos.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
« Responder #23 em: 17:27 Quinta, 21 de Agosto de 2014 »
Eu vi dentro da lota...não foi à entrada nem na porta dos cavalos!

Offline Josy

• Corvina
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #24 em: 19:43 Quinta, 21 de Agosto de 2014 »
Boas,

Deixo algumas considerações para reflexão..
Só posso falar do que percepcionei tendo como base a minha experiência pelo que serão sempre considerações localizadas em termos geográficos e, ainda assim, não exaustivas

As espécies,

Em Lota - os suspeitos do costume, caixas e caixas de corvinas, bailas e robalos sem medida.
Fora de lota mas bem nas barbas dos responsáveis de uma lota, um outsider, a pescadinha.

As zonas;

Contíguas a rios e seus estuários.

A mentalidade;

As ofertas por parte dos armadores de ou outro peixe a funcionários para comporem o boquet a levar para casa, talvez porque estes não ganham assim tão bem.
A consequente relação de cumplicidade que assim se vai estabelecendo e que se torna dominante. A percepção desta realidade por parte do veterinário(a), em certa medida sempre visto como um intruso, misturada com a falta de vontade deste em exercer a sua autoridade, não querendo levantar problemas.

A atitude dos armadores;

Se não lhes vendem os peixes sem medidas vão passar a levar o pescado para outra lota. As lotas têm objectivos e rácios de vendas e exploração diários.

A cadeia hierárquica:

Começa com o alheamento do responsável da lota e passa pelas barbas do veterinário, isto quando existe.
Há muitas lotas em que não existe ou onde só vai em determinados dias pré-estabelecidos.
No topo da cadeia estariam o responsável pelo serviço veterinário da Docapesca e os seus administradores a quem o estado delega esta tarefa no que diz respeito á venda em lota.

Outras considerações;

Quanto aos peixes serem vendidos pela chamada porta do cavalo aos grandes restaurantes já foi mais e cada vez será menos, especialmente aos grandes restaurantes.
A razão é simples o risco não compensa e o proprietário perde dinheiro.
Para haver compras por fora tem de haver vendas não facturadas, uma coisa implica inevitavelmente a outra.
Juntando isto aos cada vez mais apertados mecanismos inspectivos e de controle e o resultado tendencial é inevitável.

Médios e grandes super e hipermercados;

Não se metem a comprar peixe fora da lota, têm comparadores em todas as lotas freelancers que trabalham á comissão licitando e comprando peixe em lota destinado ás grandes superfícies, conheço vários. Aquilo que, por vezes, se vê em anúncios televisivos é pura e simplesmente treta.

Outras;

Sendo em quantidade, a venda fora de lota junto des zonas piscatórias/portuárias tem sempre associado um transporte ilegal do pescado, ou seja, sem o correspondente documento legal de transporte o que, acontecendo com frequência, (Ex.: Fonte da Telha, Trafaria) só se torna possível com a displicência ou, passividade das autoridades encarregues da fiscalização de tal documentação.

A pescada sem medida é muito apreciada e extremamente valorizada pelos nuestros hermanos.

Cumprimentos.

Offline LMagina

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:25 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #25 em: 19:50 Quinta, 21 de Agosto de 2014 »
Caro josy,

Nem de longe teria conseguido dizer melhor! A realidade é mesmo essa. Parabéns pelo post! :)

Cump's
Lembrem-se sempre: "Quem peixe procura, peixacha!"

Offline joca 2000

• Marlin
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
« Responder #26 em: 20:56 Quinta, 21 de Agosto de 2014 »
Por fora podem vender....não devem alias.....mas volto a dizer que não entra em leilão de lota.

A consiencia já parte de cada Mestre\Empresa de cada barco pois no mar já sabem a medida do peixe que entra no cerco....as multas são pesadas e por vezes são obrigados a voltar para o mar para deitar o peixe morto no mar.

É a inteligência da pesca portuguesa.....
Á pescadores responsáveis e irresponsáveis 98% irresponsáveis >:( e 2% responsáveis como o teu pai :D

Offline ClaudioP

• Marlin
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
« Responder #27 em: 19:09 Quarta, 03 de Setembro de 2014 »
Amigo Tavares, sabes que essa tal rigidez de fiscalização no pescado só acontece na lota de Olhão. Eu já visitei inúmeras lotas em Portugal, sou pescador filho de pescador, tenho negócios na Ria Formosa e costumo pescar em vários sítios do país. Mas sou sincero: fiscalização como na lota de Olhão ainda não vi. Claro que no mercado o caso é diferente, vê-se peixe sem medida e ver-se-há mais. Desde que Portugal deixou barcos espanhóis dizimar espécies do nosso mar, mariscadores espanhois apeados a atravessar reachos a nado para dizimar espécies de caranguejos e, actualmente, o pescador e mariscador locais serem proibidos de aceder a certas áreas da Ria Formosa....já de nada me admiro...

A escassez do peixe grande faz com que o profissional apanhe mais pequeno para sobreviver. Aí, nem a ASAE nem o Governo conseguem meter a mão pois a maioria ganha porque se não pesca por proibição, pede subsidio. Portanto, todos vão comer ao prato do pobre pescador profissional... seja nele peixe pequeno, sejam impostos dentro da medida.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.

Offline joao magalhaes

• Corvina
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
« Responder #28 em: 02:12 Quinta, 04 de Setembro de 2014 »
Infelizmente, o que e pequeno em certas especies tem mais valor

no caso da sardinha se não for santo antônio, são joão e são pedro, fora desses dias a sardinha ja se torna grande

e como ja foi dito aqui ,a sardinha carapau, (jaquinzinhos), pescada faneca e outros mais, passam na lota e catalogada e vendida e muito fora das medidas e não uma ou outra

ja bem separadas por medida para terem o preço consoante as medidas,

Por isso não sei o que la fazem na lota os fiscais, ASAE e outros

A pesca e uma terapia

Offline pantao

« Responder #29 em: 09:51 Quinta, 04 de Setembro de 2014 »
Durante estas férias andei pelos lados de São pedro de moel, e resolvi ir a praia da vieira visitar o mercado de peixe para tentar comprar lula de bico.
Fiquei  :o :o :o mas que é isto?
Estavam várias bancas  cheias de peixe, posso dizer que se 5% do peixe  tinha a medida legal.
Robalos e bailas que pareciam sardinhas! mas aos magotes a 5€ o kilo.
Os peixes maiores que estavam eram uma tintureira de cerca de 5kg, e meia duzia de  corvinas de 2-3kg.
Fiquei a pensar andamos nós pescadores lúdicos sempre a tentar ensinar o vizinho que liberte o robalote "timtim", e estes gajos profissionais vendem tudo! o peixe ainda saltava em cima da banca de marmore >:D
Estão a cavar a sua própria cova, pois eu não vivo da pesca e eles sim.
Fiquei revoltado ao ver aquilo, e mais ainda quando a GNR estava a cerca de 20m a multar os carros >:D

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por duas [Hoje às 09:49]

Passador fuji lowrider por duas [Hoje às 09:26]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]