collapse

Autor Tópico: pesca profissional  (Lida 8204 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel Reis

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 451
  • Agradecido: 22 vezes
  • Mar - a paz em estado liquido..
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:44 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
pesca profissional
« em: 23:03 Domingo, 17 de Agosto de 2014 »
olá estimados pescadores.
gostava de saber de os pescadores profissionais também cumprem os tamanhos mínimos para pescar as espécies.
obrigado e boas pescarias  ;)
Para mim o "stress" é aquilo que distância a ultima pescaria, da próxima..
Miguel Reis
 

Offline João Pinto

Re: pesca profissional
« Responder #1 em: 23:09 Domingo, 17 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
olá estimados pescadores.
gostava de saber de os pescadores profissionais também cumprem os tamanhos mínimos para pescar as espécies.
obrigado e boas pescarias  ;)
Claro que não cumprem, no entanto não é por uns desrespeitarem as leis que outros devem de fazer, sei que vender droga dá mais dinheiro e menos trabalho do que o meu trabalho, mas não é por outros fazerem que eu faço...

 

Offline Miguel Reis

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 451
  • Agradecido: 22 vezes
  • Mar - a paz em estado liquido..
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:44 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: pesca profissional
« Responder #2 em: 23:21 Domingo, 17 de Agosto de 2014 »
eu não disse que ia apanhar peixe sem medida. por isso calma sr.joão. perguntei apenas porque já vi muito peixe na lota que me parecia não ter medida. mas eles não cumprem porque não querem ou as medidas mínimas não lhe são exigidas?
Para mim o "stress" é aquilo que distância a ultima pescaria, da próxima..
Miguel Reis
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: pesca profissional
« Responder #3 em: 23:27 Domingo, 17 de Agosto de 2014 »
Na lota vê-se muito peixe sem medida e vê-se muitas das vezes a autoridade por perto. Isso é apenas o espelho do nosso pais! Enquanto existir quem compre existe quem venda.
 

Offline João Pinto

Re: pesca profissional
« Responder #4 em: 00:46 Segunda, 18 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
eu não disse que ia apanhar peixe sem medida. por isso calma sr.joão. perguntei apenas porque já vi muito peixe na lota que me parecia não ter medida. mas eles não cumprem porque não querem ou as medidas mínimas não lhe são exigidas?


Boas Miguel,

Eu não disse que ias, eu disse: "não é por uns desrespeitarem as leis que outros devem de fazer",  infelizmente as medidas não são cumpridas e existe um outro problema, é que até podem passar pela lota peixe com medida mas pela porta do cavalo sai o restante sem medida directamente para restaurantes.

 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: pesca profissional
« Responder #5 em: 02:33 Segunda, 18 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
eu não disse que ia apanhar peixe sem medida. por isso calma sr.joão. perguntei apenas porque já vi muito peixe na lota que me parecia não ter medida. mas eles não cumprem porque não querem ou as medidas mínimas não lhe são exigidas?


Boas Miguel,

Eu não disse que ias, eu disse: "não é por uns desrespeitarem as leis que outros devem de fazer",  infelizmente as medidas não são cumpridas e existe um outro problema, é que até podem passar pela lota peixe com medida mas pela porta do cavalo sai o restante sem medida directamente para restaurantes.


Não que desrespeitar as regras do forun mas acho o que eles fazem um verdadeiro xacinio aos peixes eles não sabem o que fazem só fazem bosta para não dizer a outra palavra >:(
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: pesca profissional
« Responder #6 em: 11:17 Segunda, 18 de Agosto de 2014 »
eu acho que vai todo pela porta da frente, já vi peixe sem medida nos supermercados e não é peixe de viveiro porque diz lá a origem, seja treta ou não...

é tudo á grande porque ninguém se quer chatear...

Proponho um movimento de boicote a todos os supermercados que vendam peixe abaixo da medida, e publicidade ruim também...
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Miguel Reis

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 451
  • Agradecido: 22 vezes
  • Mar - a paz em estado liquido..
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:44 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: pesca profissional
« Responder #7 em: 22:37 Segunda, 18 de Agosto de 2014 »
Pois os restaurantes a fim de satisfazerem os turistas são uns dos grandes consumidores de peixe algum do qual sem medida. mas também não julgo pois só quem é pescador profissional é que sabe os dias que correm e as dificuldades que passam, mas que se torna injusto isso é, mas é como tudo na vida. OBRIGADO A TODOS e peço desculpa sr. João Pinto se me expressei mal ou se não entendi o que queria dizer, abraço.
BOAS PESCARIAS
Para mim o "stress" é aquilo que distância a ultima pescaria, da próxima..
Miguel Reis
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: pesca profissional
« Responder #8 em: 10:23 Terça, 19 de Agosto de 2014 »
Boas,

Infelizmente é o que temos... e infelizmente também, conheço pessoas que já foram pescadores ludicos como eu, pescavamos juntos, e agora são peixeiros...
Nesta altura do ano então, em que existe uma grande procura nos restaurantes, é só ver peixes que sabemos perfeitamente de onde vêm mas, parece que a ASAE está de férias também...
Quanto aos peixes abaixo de medida na lota, não tem explicação... é simplesmente ridiculo!
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19717
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: pesca profissional
« Responder #9 em: 21:52 Quarta, 20 de Agosto de 2014 »

 Ó malta, mas é vê-los a queixarem-se que a pesca não dá, que há pouco peixe e tal,... mas eles é que estão a semear o que irão colher mais tarde.
 
 É claro que têm famílias para sustentar, é claro que o fisco lhes leva tudo, é claro que trabalham para armadores que os exploram mas, fazerem pescas quase generalizadas em que as capturas são ridículas no calibre, só estão a preparar o futuro, dias virão em que quererão pescar e nem sequer capturam nada, pensar á frente não é para todos,... se comermos tudo o que está disponível hoje com toda a certeza amanhã não há comida.

 Vamos á pesca malta boa  :fixe:
 

Offline Spire

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:17 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: pesca profissional
« Responder #10 em: 22:06 Quarta, 20 de Agosto de 2014 »
Sempre me fez muita confusão a venda de peixe inferior á medida legar.
Mas, a quem poder esclarecer, deixo a pergunta,
Todo o tipo de peixe que é de viveiro também está sujeito às mesmas lei de pesca ou tem legislação diferente e nesse caso pode ser vendido?
Pergunto, porque no outro dia num mercado estava a venda robalos que não tinhas um palmo da minha mão (23cm), e a sr. peixeira, disse que como eram de viveiro podiam ser vendidos...
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: pesca profissional
« Responder #11 em: 22:14 Quarta, 20 de Agosto de 2014 »
Boas,

Os tamanhos mínimos de captura é como o próprio nome indica, captura ;)

Os peixes de aquacultura não são legislados pelas mesmas normas, têm sim de respeitar parâmetros mais específicos ao nível da qualidade e desconheço se têm medida mínima de comercialização, mas eu não percebo muito do assunto, vamos a ver se aqui algum colega sabe elucidar melhor...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11255
  • Agradecido: 1652 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: pesca profissional
« Responder #12 em: 22:24 Quarta, 20 de Agosto de 2014 »
Os profissionais não cumprem. São os 1´s a incumprir, com regras, medidas, com qualquer lei...
Nós também estamos longe de ser santos... Não cumprimos com muita coisa, embora continue a dizer que somos uma migalha no meio deste problema.
Sobre boicotes, comecem por não comer peixe em restaurantes... Acredito que muitos sabem como eu, que quase todo vem pela porta do cavalo, e mesmo em grandes restaurantes, logo... Cada qual faça como entender. Afinal de conta é assim que se vive em Portugal.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline LMagina

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1713
  • Agradecido: 133 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:25 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: pesca profissional
« Responder #13 em: 22:42 Quarta, 20 de Agosto de 2014 »
Comam peixe de Aquicultura! ! :)
Lembrem-se sempre: "Quem peixe procura, peixacha!"
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11255
  • Agradecido: 1652 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: pesca profissional
« Responder #14 em: 22:43 Quarta, 20 de Agosto de 2014 »
Porque nao comerem o que apanham...
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline LMagina

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1713
  • Agradecido: 133 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:25 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: pesca profissional
« Responder #15 em: 22:47 Quarta, 20 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Porque nao comerem o que apanham...

Sempre comi o que pesquei até há pouco tempo, mas era tão,  mas tão pouco... Hahaha
  Hoje em dia pesco para outros comerem!  ;)
De qualquer maneira,  estava a brincar com o meu post anterior. ;)
Lembrem-se sempre: "Quem peixe procura, peixacha!"
 

Offline Tavares Baptista

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 968
  • Agradecido: 4 vezes
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
Re: pesca profissional
« Responder #16 em: 16:10 Quinta, 21 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
eu não disse que ia apanhar peixe sem medida. por isso calma sr.joão. perguntei apenas porque já vi muito peixe na lota que me parecia não ter medida. mas eles não cumprem porque não querem ou as medidas mínimas não lhe são exigidas?


Na lota sem medida!!!!????? Onde? Está quase sempre um inspector das pescas e um veternário(se não estou em erro) a verificar a qualidade do pescado.

O meu pai é pescador profissional e acompanho muitas vezes ele na lota com o seu pescado.....peixe que não tenha medida ou peso não é vendido.
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20321
  • Agradecido: 1411 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: pesca profissional
« Responder #17 em: 16:14 Quinta, 21 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
eu não disse que ia apanhar peixe sem medida. por isso calma sr.joão. perguntei apenas porque já vi muito peixe na lota que me parecia não ter medida. mas eles não cumprem porque não querem ou as medidas mínimas não lhe são exigidas?


Na lota sem medida!!!!????? Onde? Está quase sempre um inspector das pescas e um veternário(se não estou em erro) a verificar a qualidade do pescado.

O meu pai é pescador profissional e acompanho muitas vezes ele na lota com o seu pescado.....peixe que não tenha medida ou peso não é vendido.

Entra muito na lota. E grande parte é vendido antes de entrar na lota. E outra parte é vendido cá fora.

O português é perito em contornar o que quer que seja.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: pesca profissional
« Responder #18 em: 16:15 Quinta, 21 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na lota sem medida!!!!?? Onde?
Eu na lota de Matosinhos já vi peixe sem medida. Que me lembre formam carapaus(jaquinzinhos) e sardinha(petinga). Foram os que me chamaram à atenção nessa vez mas provavelmente havia mais!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: pesca profissional
« Responder #19 em: 16:22 Quinta, 21 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na lota sem medida!!!!?? Onde?
Eu na lota de Matosinhos já vi peixe sem medida. Que me lembre formam carapaus(jaquinzinhos) e sardinha(petinga). Foram os que me chamaram à atenção nessa vez mas provavelmente havia mais!

Pescado comercializado sem medida é comum por aqui também.... Há medidas minimas legais mas o peixe é vendido na boa sem consequências para ninguem...
Nelson Peres
 

Offline Tavares Baptista

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 968
  • Agradecido: 4 vezes
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
Re: pesca profissional
« Responder #20 em: 16:49 Quinta, 21 de Agosto de 2014 »
Por fora podem vender....não devem alias.....mas volto a dizer que não entra em leilão de lota.

A consiencia já parte de cada Mestre\Empresa de cada barco pois no mar já sabem a medida do peixe que entra no cerco....as multas são pesadas e por vezes são obrigados a voltar para o mar para deitar o peixe morto no mar.

É a inteligência da pesca portuguesa.....
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: pesca profissional
« Responder #21 em: 16:51 Quinta, 21 de Agosto de 2014 »
Penso que tens razão, pelo menos na lota nunca vi
Nelson Peres
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20321
  • Agradecido: 1411 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: pesca profissional
« Responder #22 em: 16:58 Quinta, 21 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
eu não disse que ia apanhar peixe sem medida. por isso calma sr.joão. perguntei apenas porque já vi muito peixe na lota que me parecia não ter medida. mas eles não cumprem porque não querem ou as medidas mínimas não lhe são exigidas?


Na lota sem medida!!!!????? Onde? Está quase sempre um inspector das pescas e um veternário(se não estou em erro) a verificar a qualidade do pescado.

O meu pai é pescador profissional e acompanho muitas vezes ele na lota com o seu pescado.....peixe que não tenha medida ou peso não é vendido.

Entra muito na lota. E grande parte é vendido antes de entrar na lota. E outra parte é vendido cá fora.

O português é perito em contornar o que quer que seja.



Isto apesar de antes de chegar á lota, grande parte do peixe já foi escolhido e mandado ás gaivotas.
Mas o peixe ( sem medida ) que acham que pode valer algum dinheiro, é vendido como disse anteriormente.

É claro que isto não é geral ( e ainda bem ), nem se passa em todos os barcos.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: pesca profissional
« Responder #23 em: 17:27 Quinta, 21 de Agosto de 2014 »
Eu vi dentro da lota...não foi à entrada nem na porta dos cavalos!
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: pesca profissional
« Responder #24 em: 19:43 Quinta, 21 de Agosto de 2014 »
Boas,

Deixo algumas considerações para reflexão..
Só posso falar do que percepcionei tendo como base a minha experiência pelo que serão sempre considerações localizadas em termos geográficos e, ainda assim, não exaustivas


As espécies,

Em Lota - os suspeitos do costume, caixas e caixas de corvinas, bailas e robalos sem medida.
Fora de lota mas bem nas barbas dos responsáveis de uma lota, um outsider, a pescadinha.

As zonas;

Contíguas a rios e seus estuários.


A mentalidade;

As ofertas por parte dos armadores de ou outro peixe a funcionários para comporem o boquet a levar para casa, talvez porque estes não ganham assim tão bem.
A consequente relação de cumplicidade que assim se vai estabelecendo e que se torna dominante. A percepção desta realidade por parte do veterinário(a), em certa medida sempre visto como um intruso, misturada com a falta de vontade deste em exercer a sua autoridade, não querendo levantar problemas.

A atitude dos armadores;

Se não lhes vendem os peixes sem medidas vão passar a levar o pescado para outra lota. As lotas têm objectivos e rácios de vendas e exploração diários.

A cadeia hierárquica:

Começa com o alheamento do responsável da lota e passa pelas barbas do veterinário, isto quando existe.
Há muitas lotas em que não existe ou onde só vai em determinados dias pré-estabelecidos.
No topo da cadeia estariam o responsável pelo serviço veterinário da Docapesca e os seus administradores a quem o estado delega esta tarefa no que diz respeito á venda em lota.

Outras considerações;

Quanto aos peixes serem vendidos pela chamada porta do cavalo aos grandes restaurantes já foi mais e cada vez será menos, especialmente aos grandes restaurantes.
A razão é simples o risco não compensa e o proprietário perde dinheiro.
Para haver compras por fora tem de haver vendas não facturadas, uma coisa implica inevitavelmente a outra.
Juntando isto aos cada vez mais apertados mecanismos inspectivos e de controle e o resultado tendencial é inevitável.

Médios e grandes super e hipermercados;

Não se metem a comprar peixe fora da lota, têm comparadores em todas as lotas freelancers que trabalham á comissão licitando e comprando peixe em lota destinado ás grandes superfícies, conheço vários. Aquilo que, por vezes, se vê em anúncios televisivos é pura e simplesmente treta.

Outras;

Sendo em quantidade, a venda fora de lota junto des zonas piscatórias/portuárias tem sempre associado um transporte ilegal do pescado, ou seja, sem o correspondente documento legal de transporte o que, acontecendo com frequência, (Ex.: Fonte da Telha, Trafaria) só se torna possível com a displicência ou, passividade das autoridades encarregues da fiscalização de tal documentação.

A pescada sem medida é muito apreciada e extremamente valorizada pelos nuestros hermanos.

Cumprimentos.
 

Offline LMagina

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1713
  • Agradecido: 133 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:25 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: pesca profissional
« Responder #25 em: 19:50 Quinta, 21 de Agosto de 2014 »
Caro josy,

Nem de longe teria conseguido dizer melhor! A realidade é mesmo essa. Parabéns pelo post! :)

Cump's
Lembrem-se sempre: "Quem peixe procura, peixacha!"
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: pesca profissional
« Responder #26 em: 20:56 Quinta, 21 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por fora podem vender....não devem alias.....mas volto a dizer que não entra em leilão de lota.

A consiencia já parte de cada Mestre\Empresa de cada barco pois no mar já sabem a medida do peixe que entra no cerco....as multas são pesadas e por vezes são obrigados a voltar para o mar para deitar o peixe morto no mar.

É a inteligência da pesca portuguesa.....
Á pescadores responsáveis e irresponsáveis 98% irresponsáveis >:( e 2% responsáveis como o teu pai :D
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 26 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: pesca profissional
« Responder #27 em: 19:09 Quarta, 03 de Setembro de 2014 »
Amigo Tavares, sabes que essa tal rigidez de fiscalização no pescado só acontece na lota de Olhão. Eu já visitei inúmeras lotas em Portugal, sou pescador filho de pescador, tenho negócios na Ria Formosa e costumo pescar em vários sítios do país. Mas sou sincero: fiscalização como na lota de Olhão ainda não vi. Claro que no mercado o caso é diferente, vê-se peixe sem medida e ver-se-há mais. Desde que Portugal deixou barcos espanhóis dizimar espécies do nosso mar, mariscadores espanhois apeados a atravessar reachos a nado para dizimar espécies de caranguejos e, actualmente, o pescador e mariscador locais serem proibidos de aceder a certas áreas da Ria Formosa....já de nada me admiro...

A escassez do peixe grande faz com que o profissional apanhe mais pequeno para sobreviver. Aí, nem a ASAE nem o Governo conseguem meter a mão pois a maioria ganha porque se não pesca por proibição, pede subsidio. Portanto, todos vão comer ao prato do pobre pescador profissional... seja nele peixe pequeno, sejam impostos dentro da medida.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: pesca profissional
« Responder #28 em: 02:12 Quinta, 04 de Setembro de 2014 »
Infelizmente, o que e pequeno em certas especies tem mais valor

no caso da sardinha se não for santo antônio, são joão e são pedro, fora desses dias a sardinha ja se torna grande

e como ja foi dito aqui ,a sardinha carapau, (jaquinzinhos), pescada faneca e outros mais, passam na lota e catalogada e vendida e muito fora das medidas e não uma ou outra

ja bem separadas por medida para terem o preço consoante as medidas,

Por isso não sei o que la fazem na lota os fiscais, ASAE e outros


A pesca e uma terapia
 

Offline pantao

Re: pesca profissional
« Responder #29 em: 09:51 Quinta, 04 de Setembro de 2014 »
Durante estas férias andei pelos lados de São pedro de moel, e resolvi ir a praia da vieira visitar o mercado de peixe para tentar comprar lula de bico.
Fiquei  :o :o :o mas que é isto?
Estavam várias bancas  cheias de peixe, posso dizer que se 5% do peixe  tinha a medida legal.
Robalos e bailas que pareciam sardinhas! mas aos magotes a 5€ o kilo.
Os peixes maiores que estavam eram uma tintureira de cerca de 5kg, e meia duzia de  corvinas de 2-3kg.
Fiquei a pensar andamos nós pescadores lúdicos sempre a tentar ensinar o vizinho que liberte o robalote "timtim", e estes gajos profissionais vendem tudo! o peixe ainda saltava em cima da banca de marmore >:D
Estão a cavar a sua própria cova, pois eu não vivo da pesca e eles sim.
Fiquei revoltado ao ver aquilo, e mais ainda quando a GNR estava a cerca de 20m a multar os carros >:D
 

Offline Tavares Baptista

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 968
  • Agradecido: 4 vezes
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
Re: pesca profissional
« Responder #30 em: 11:11 Quinta, 04 de Setembro de 2014 »
Normalmente nos mercados do peixe...nos grandes mercados de cidades costeiras nem todo o peixe é da pesca profissional....se o peixe ainda estava a saltar é exemplo que foi vendido por um pescador ludico....muitos reformados pescam em embarcada e vendem directamente o peixe os vendedores das bancas...
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.
 

Offline pantao

Re: pesca profissional
« Responder #31 em: 11:27 Quinta, 04 de Setembro de 2014 »
Nada disso Tavares.
Era peixe acabado de sair da arte xavega.
Vi com os meus próprios olhos.
Até aceitam encomendas!
Aquilo tb funciona como spot turistico em que estão os mirones todos a ver as redes serem puxadas pelos tratores.
Até os atrelados tem patrocinio de um hipermercado...
Tudo a vista de todos!
Ainda me armei em otário e perguntei se me arranjavam amostras de peixinhos para comer tipo fritada.
Disse-me logo isso é caro! 15€ o kg e vai tudo para Espanha.
 

Offline Tavares Baptista

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 968
  • Agradecido: 4 vezes
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
Re: pesca profissional
« Responder #32 em: 11:51 Quinta, 04 de Setembro de 2014 »
Nesse mercado trabalham directamente com as embarcaçoes....mas existem mercados de peixe pelo pais que as bancas compram directamente ao pescadores ludicos, nem todo o peixe é da venda em lota...

15 euros o kg!!!! vai lá vai.....ehehehehe   C:-)
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: pesca profissional
« Responder #33 em: 12:04 Quinta, 04 de Setembro de 2014 »
Um pescador lúdico tem condicionalismos nas artes que pode usar, limites de peso que não dão para encher uma banca e não pode vender o peixe capturado.

Esses gajos pescam com artes ilegais, apanham tudo o que podem, e vendem o peixe.

Chamem-lhes o que quiserem, mas não pescadores lúdicos que tem muito que evoluir para cá chegar  8)
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: pesca profissional
« Responder #34 em: 12:21 Quinta, 04 de Setembro de 2014 »
numa embarcada um bom pescador pode fazer 40 kilos...
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: pesca profissional
« Responder #35 em: 12:28 Quinta, 04 de Setembro de 2014 »
Um "bom pescador" pode, mas um pescador lúdico não, a menos que o maior exemplar pese 30kg ;D

Inserir Citação (seleção)
Portaria n.º 14/2014
Artigo 12.°
Limites à captura diária
1 — O peso total das capturas diárias na pesca lúdica não pode, no seu conjunto, exceder 10 kg por praticante, não sendo contabilizado para o efeito o exemplar de maior peso, sendo que para a pesca submarina este limite é de 15 kg, não sendo igualmente contabilizado o maior exemplar.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: pesca profissional
« Responder #36 em: 13:59 Quinta, 04 de Setembro de 2014 »
Boas,

Arte xávega nos dias de hoje, é ridiculo...
"Ahh e tal, é tradição..."  :dificil:
Com os esforços de pesca profissional, os recursos no limite e ainda apanham tudo o que vem à rede, redes de malha tão apertada que nem a camarita se safa, não é ridiculo é suicídio!

...Os cães ladram e a caravana passa...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: pesca profissional
« Responder #37 em: 14:05 Quinta, 04 de Setembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Um "bom pescador" pode, mas um pescador lúdico não, a menos que o maior exemplar pese 30kg ;D

Inserir Citação (seleção)
Portaria n.º 14/2014
Artigo 12.°
Limites à captura diária
1 — O peso total das capturas diárias na pesca lúdica não pode, no seu conjunto, exceder 10 kg por praticante, não sendo contabilizado para o efeito o exemplar de maior peso, sendo que para a pesca submarina este limite é de 15 kg, não sendo igualmente contabilizado o maior exemplar.

Zé Maria, isso quase toda a malta já sabe, mas estamos a falar de pessoas que vendem, e se vendem quanto mais apanham melhor. Não se preocupam muito com isso...
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: pesca profissional
« Responder #38 em: 02:27 Sexta, 05 de Setembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nesse mercado trabalham directamente com as embarcaçoes....mas existem mercados de peixe pelo pais que as bancas compram directamente ao pescadores ludicos, nem todo o peixe é da venda em lota...

15 euros o kg!!!! vai lá vai.....ehehehehe   C:-)


E como eu falei infelizmente o pequeno e o mais caro,

Sul de espanha os apiritivos terminam todos em inho ou inha, jaquinzinho, sardinhinha, salmonetinho pescadinha, choquinho etc
e que não digam que e so o espanhol que apanha o pescador portugues reclama muito e pela calada faz igual ou pior
então enquando as autoridades pensar assim e  ter os bolsos grandes isto nunca vai acabar

porque se forem as lotas os seguranças que estão no portão levam de peixe para casa mais do que  um convivio de 6 pessoas numa embarcada e isto visto ao vivo

eles sabem quem passa peixe por fora sabem quem leva peixe que esta no defeso e não pode ser apanhado quanto mais vendido a  faneca no defeso vale mais
raia no defeso tempo da desova vale mais para não falar do robalo que e massacrado todos os anos
enfim passaríamos dias a falar disto
e quem paga e quem quer fazer da pesca ludica um desporto uma fonte de relaxamento com multas, licenças, uma embarcação de recreio/pesca tem  que ter mais meios de salvação que uma embarcação de pesca profissional, vitorias caras enfim ta uma lei de mer.......a
 
A pesca e uma terapia
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: pesca profissional
« Responder #39 em: 08:49 Sexta, 05 de Setembro de 2014 »
Boas,

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
a  faneca no defeso vale mais
Existe defeso de Faneca?!?!?!
Não estarás a confundir com uma outra especie qualquer?
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: pesca profissional
« Responder #40 em: 06:14 Domingo, 07 de Setembro de 2014 »
Beto
Recapitulando,
 o que existe e uma restrição as redes da faneca, como fala o artigo que quase ninguém conhece nem mesmo as autoridades  quem tem e usa redes de emalhar de um pano a malhagem legal e  de 60 mm a 79 mm (ditas redes da pescada) redes fundeadas
 sendo assim  não pode obter nem pescar com outras malhagens, na classe de um pano de fundo para embarcações maiores de 9m, ditas redes da faneca
mas qual e o barco que não usa redes de 1 pano com malhagem de 0,32mm a 0,35mm todos eles usam,em simultâneo com redes de 1 pano da pescada e ate as ditas redes da pescada usam na malhagem 0,40mm o que ja vai contra a lei 
as leis do mar infelizmente se faz no mar ou em certos casos na casa dos mestres porque se a lei fosse seguida realmente poucos pescadores iriam sobreviver mas dito isto eu também outra hora
ja fui pescador e que nos dias de hoje sou a favor da implantação da pesca ao anzol e maior restrição da pesca com redes porque o uso de redes sem consciência, esta a levar a extinção de varias especies, principalmente com o uso indevido das redes de 3 panos tresmalho deixadas na maior parte das vezes dias e ate semanas na água

Artigo 10.o
Licenciamento
1 — As embarcações com cff inferior ou igual a 9 m
podem ser licenciadas, em simultâneo, para qualquer
das classes de malhagem fixadas no anexo I ao presente
Regulamento, para redes de emalhar de fundo de um
pano.
2 — As embarcações com cff superior a 9 m não poderão
ser licenciadas para redes de emalhar de fundo na
classe de malhagem de 60 mm a 79 mm, em simultâneo
com qualquer outra classe de malhagem fixada no
anexo I ao presente Regulamento para as redes de emalhar
de fundo de um pano.

Espécies-alvo
 
Redes de emalhar de deriva com malha de 35 a 40mm: 70% de espécies-alvo (sardinha, boga e judia)
 
As principais espécies passíveis de captura por classe de malhagem de redes de emalhar e de tresmalho de fundo, com 70% de espécies-alvo, são as seguintes:
·       Redes de emalhar de 1 pano de fundo 50 a 59 mm – língua
·       Redes de emalhar de 1 pano de fundo 60 a 79mm – salmonete, choco, faneca, ruivos, esparídeos, cantarilhos, azevia
·       Redes de emalhar de 1 e 3 panos 80-99 mm – robalo, badejo, pregado, solhas, linguado e pescada
·       > 220 mm – tamboril que apenas pode existir a bordo em quantidades superiores a 30% se a operação ocorrer com esta malhagem mínima.
Interdita a captura de crustáceos (máximo 5%)
como este exemplo tem muitos dentro da lei, a pesca com embarcações mais de 9m CFF so pode pescar fora da 1 milha mas vejam onde eles largam as redes para o robalo ficaríamos a falar do que esta errado durante uma semana e do que esta certo com uma cerveja e 2 ou 3 bate bocas e esta tudo dito

se esta lei fosse seguida e so o peixe de maior porte fosse apanhado, e não se olha-se a quantidades e sim a qualidade o pescador não teria problemas, agora o rumo que a pesca artesanal/profissional esta a levar deixando os compradores ditarem as leis da venda serão poucos os que iram sobreviver da pesca
A pesca e uma terapia
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [Hoje às 18:47]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [Hoje às 09:33]

Bobine akami rely sc 1.5 por Cefs [Hoje às 00:06]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Zagaia [10:56 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [19:54 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [14:07 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Cinnetic Record booster XBR vs Black Star St 2 ponteiras por FilipePC [16:13 Domingo, 12 de Maio de 2024]