collapse

Autor Tópico: Cana de Spinning  (Lida 403 vezes)

Offline Carlos R.

• Boga
  • *
    • Algarve (Loulé)
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:36 Quarta, 28 de Dezembro de 2022
Cana de Spinning
« em: 10:30 Quinta, 02 de Novembro de 2023 »
Antes de mais Bom dia a todos!

Para pescar em spinning na zona Algarve/Alentejo com amostras até às 40/45g (rígida/vinil/zagaia) para usar com um carreto shimano ultegra 5000 ou um Daiwa bg 4000.
Das seguintes canas qual é que me aconselham?
  • - CANA MAJOR CRAFT TRIPLE CROSS 1002 SURF/H 3.05m 10-52g peso 185g
    - CANA DAIWA SALTIST AGS III SEABASS EDITION 2.90m 14-56g peso 164g
    - CANA SHIMANO DIALUNA S 100MH 3.05m 10-56g peso 170g
    - CANA SHIMANO SUSTAIN BX 910 HFE 2.99m 21-56g peso 200g
    - CANA SPANISH LURE SEAVARA PAIXÓN 308H 3.08m 18-70 peso 231g
    - CANA SPANISH LURE FISTERRA 300 H 3.00m 20-60g peso 240g

Offline xcelsior

• Robalo
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Cana de Spinning
« Responder #1 em: 11:17 Quinta, 02 de Novembro de 2023 »
Viva,

Pessoalmente, eu iria para a Dialuna S100MH, mas a versão de 2023 e não a de 2018 -  é uma cana relativamente leve, com um CW que aguenta amostras de 40g (com lançamento pendular), embora o CW ideal se situa nas 30/35g. Se for para lançar casting jigs, como são amostras mais compactas e aerodinâmicas, aguenta até 60g (novamente com lançamento pendular e não com um lançamento estilo chicote). Se for para estar a pescar sempre com amostras de 40/45g então as mais adequadas dessa lista seriam as duas da Spanish Lures ou a Sustain. Se a intenção é ter um pouco mais de flexibilidade e pescar com amostras de 20/25/30g, a Dialuna permite um pouco mais de flexibilidade nesse aspecto.

Agora, a Dialuna não é cana para levantar peixes grandes a seco... Eu uso as Exsence Infinity e se vir que o peixe é capaz de ter mais que 2kg (o máximo que levantei até agora tanto com a Infinity S960M/RF e com a Infinity S100MH), tenho que procurar onde o tirar da água. Se for imperativo ter que levantar peixe grande a seco, então as da Spanish Lures seriam mais indicadas. O problema é que essas canas, juntamente com um carreto pesado (como é o caso do BG original em tamanho 4000 - o BG MQ de 2020 é um pouco mais leve) tornam-se desconfortáveis de utilizar durante muito tempo.

Espero ter ajudado um pouco. Qualquer coisa é só mandar MP.

Cumps.,
Filipe

"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Carlos R.

Offline José Couto

« Responder #2 em: 14:30 Quinta, 02 de Novembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
ra levantar peixes grandes a seco... Eu uso as Exsence Infinity e se vir que o peixe é capaz de ter mais que 2kg (o máximo que levantei até agora tanto com a Infinity S960M/RF e com a Infinity S100MH), tenho que procurar onde o tirar da água. Se for imperativo ter que levantar peixe grande a seco, então as da Spanish Lures seriam mais indicadas. O problema é que essas canas, juntamente com um carreto pesado (como é o caso do BG original em tamanho 4000 - o BG MQ de 2020 é um pouco mais leve) tornam-se desconfortáveis de utilizar durante muito tempo.

Boas, só um aparte porque dizes as dialuna na versão 2023 e não na de 2018? há algum problema?

Eu tinha uma dialuna modelo antigo que adorava mas infelizmente numa queda de nada a ponteira partiu ao fazer chicote sem tocar em lado nenhum, agora como fiquei desconfiado troquei para uma major craft triple croos só que ainda não experimentei, na mão a seco tem uma sensação muito boa e parece ser uma cana muito rápida em ação de pesca ainda estou a espera de conseguir ir fazer a estreia.

Cumprimentos
Cumpts
José Couto

Offline xcelsior

• Robalo
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
« Responder #3 em: 16:54 Quinta, 02 de Novembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas, só um aparte porque dizes as dialuna na versão 2023 e não na de 2018? há algum problema?

Viva,

Tanto quanto sei não há problema algum. Apenas, a meu ver, não faz sentido investir essencialmente o mesmo valor numa cana de uma gama cuja tecnologia já tem 5 anos quando se pode ter uma cana da mesma gama, renovada este ano, e que já incorpora alguns dos desenvolvimentos mais recentes da marca.

De qualquer modo, em relação a esse caso específico, é estranho a ponteira ter partido só com o movimento do chicote e sem ter batido em lado algum, quando em qualquer situação de pesca, seja no lançamento, seja a trabalhar um peixe, a carga colocada no blank é por norma bastante superior. O carbono tem muita resistência em termos de flexibilidade (varia muito com o tipo de carbono) mas pouca resistência a impactos e na verdade basta uma pancada em qualquer altura do ponto de vida da cana, mesmo que não se dê por ela, para fragilizar o blank. Com o passar do tempo e com o stress de uso contínuo, o mesmo eventualmente pode acabar por dar de si. Os defeitos graves de fabrico normalmente são detectados logo nas primeiras utilizações, tenho um amigo cuja cinnetic literalmente lhe rebentou nas mãos no primeiro lançamento.... tiveram que lhe dar uma nova.

Acho que infelizmente essa foi mesmo uma situação de muito azar :(

Cumps.,
Filipe

"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It

Offline José Couto

« Responder #4 em: 17:41 Quinta, 02 de Novembro de 2023 »
Sim foi azar, depois ainda apanhei a altura do covid e a mudança da representação da shimano em Portugal e andei 2 anos á espera de uma ponteira para a cana que nunca chegou. Como estava farto de esperar falei com a com a loja onde costumo comprar tudo e arranjaram uma solução porreira e mudei para a Major Craft, pois tenho um amigo que tem a crostage e adora.

Atenção eu adoro Shimano e a dialuna era fabulosa mas pronto com o azar lá fui para outra marca que me conquistou pela estética agora falta ver a performance.

Carlos da dialuna a antiga era muito boa por isso esta nova será melhor certamente, das outras canas só te posso falar mas pouco da Major craft. na mão as duas são equiparáveis em termos de peso pelo que me recordo penso que a major craft seja mais rija que a dialuna, pelo menos o meu modelo era um pouco mais flexivil.

Com qualquer uma das duas vais ficar bem servido, ve qual a que te fica a melhor preço e avança.
Cumpts
José Couto

Offline Contrabiscarda

• Carapau
  • **
    • Nazaré
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:02 Sexta, 19 de Abril de 2019
« Responder #5 em: 22:11 Quinta, 02 de Novembro de 2023 »
Boas,
Eu escolheria entre a Dialuna (apesar de não ter experimentado), tenho a certeza de que é rápida, e pessoalmente gosto de pescar com canas rápidas…ou a Saltist 3, grande cana também…bem acabada e bonita , com accao de ponta progressiva, confortável de pescar…fui buscar um bichinho de 5,2 kg a um amigo, que o tirou com ela, é uma cana a ter em conta também, na minha opinião. Como diz o Excelsior, as Seavara serão um pouco mais pesadas mas aguentarão outra carga, em caso de ser necessário levantar algum peixe , as outras não são canas para isso…vai depender dos pesqueiros a abordar.

Offline cmov

• Carapau
  • **
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:49 Quarta, 20 de Outubro de 2021
« Responder #6 em: 09:31 Segunda, 06 de Novembro de 2023 »
Olá!

Tenho uma saltist igual à que refere.
Apesar de ser uma cana que raramente utilizo (o cw está um pouco acima da maioria das amostras que levo a praia...), gosto mto.

São um pouco mais progressivas que a versão anterior (AGSII), mas sem entrar em exageros (pessoalmente gosto mais de canas rápidas e a opção recai para esse lado sempre que possivel).
São leves e os passadores AGS facilitam na manutenção, embora requeiram algum cuidado adicional.
Já tenho algumas capturas de peixes bem robustos com ela e o comportamento foi sempre exemplar.

Mesmo com o cw acima do que normalmente utilizo (pesco a maioria das vezes com uma yamaga ballistick 96mmh ou com uma tailwalk,    com max cw de 38 e 35gr, respectivamente), não compromete mto nos lançamentos com amostras mais leves... e a concorrência que tem lá em casa não facilita.

Nunca passei do cw max, porque não tenho qualquer amostra que se aproxime.

Uma nota final, pesco habitualmente em praia na areia... Não acho os passadores AGS a melhor opção para zonas de rocha em que uma queda pode partir um deles.

Resumindo.... Se for por aqui vai mto bem.

Abraço

* Tópicos Recentes

Pesca à Pluma a outras espécies por Jacaré [21:34 Quinta, 22 de Fevereiro de 2024]

Cana para boia/pião até 80€ por AndréCosta [20:16 Quinta, 22 de Fevereiro de 2024]

Suporte de bateria e tanques de gasolina portateis por Gustavofreitas [15:50 Quinta, 22 de Fevereiro de 2024]

Cana para choco/lula por Jafonseca [16:21 Quarta, 21 de Fevereiro de 2024]

Carretos pesca embarcada por Diomar [10:19 Quarta, 21 de Fevereiro de 2024]

Carreto chumbadinha por Cefs [21:30 Terça, 20 de Fevereiro de 2024]

Cana carpfishing/feeder por Caesar Goncalves [21:09 Terça, 20 de Fevereiro de 2024]