collapse

Autor Tópico: Limites para pesca das embarcações profissionais  (Lida 7099 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline minhoca

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 37
  • Agradecido: 1 vezes
    • Santo André
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:13 Sexta, 03 de Janeiro de 2014
Limites para pesca das embarcações profissionais
« em: 16:30 Quinta, 14 de Agosto de 2014 »
Alguém sabe qual a distância a que as embarcações profissionais podem largar as artes da costa?

Eu como muitos de vocês vejo em cada ida á pesca ou á praia os pescadores profissionais a largarem redes, aparelhos, etc a poucos metros da costa.

O ano passado enviei um email para a PM de Sines a relatar a situação de um barco que tinha as redes a uns 30 ou 40 metros da costa , não tiveram nem a dignidade de me responder!!!!

Quem controla afinal, a quem podemos denunciar essas situações, quem actua?
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Limites para pesca das embarcações profissionais
« Responder #1 em: 16:31 Quinta, 14 de Agosto de 2014 »
há regras mas acho que nunca cumprem...
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Canudo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Agradecido: 3 vezes
  • jjjjj
    • Aveiras de Cima
    • gg
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:09 Sábado, 04 de Janeiro de 2014
Re: Limites para pesca das embarcações profissionais
« Responder #2 em: 20:14 Quinta, 14 de Agosto de 2014 »
Boas,
Disse-me uma vez a policia maritima que para redes era 1/4 de milha,e para aparelho com anzois ou borrachas e outras artes tipo covos,etc ,era proibido em praias concessionadas.
Mas salvaguardando uma distancia dessas praias ,e para meu grande espanto a resposta foi que nao existe distancia minima.Podem colocar as artes mesmo na rebentaçao,que por acaso até foi por isso que os chamei.
Vieram rapidamente,pois aquando da minha chamada lhes disse que estariam a colocar redes,mas verificámos que era palangre e nada podiam fazer ,pois o barco pescava legalmente,tinha salvaguardado distancia minima da praia concessionada.
De nada valeu a minha indignaçao pois ele estava mesmo a largar o aparelho ao alcance dos meus lançamentos,ainda lhe chamei uns nomes e tal e ele tambem e prontos,mudei de sitio para conseguir pescar.
Canudo
o peixe nunca me prometeu,logo nunca me falhará!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Limites para pesca das embarcações profissionais
« Responder #3 em: 14:13 Sexta, 15 de Agosto de 2014 »
Neste País não vale a pena.... é comer e calar !!
Nelson Peres
 

Offline Canudo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Agradecido: 3 vezes
  • jjjjj
    • Aveiras de Cima
    • gg
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:09 Sábado, 04 de Janeiro de 2014
Re: Limites para pesca das embarcações profissionais
« Responder #4 em: 14:46 Sexta, 15 de Agosto de 2014 »
Boas,
Realmente nao vale a pena as chatices,só me vingo quando por vezes lá saco um ou outro aparelho,e depois é puxá-lo até mais nao e retraça-lo todo,na proxima talvez nao venham colocá-lo tao perto.
O ultimo foi na praia da cova da alfarroba,o artista ao cair da noite veio pela calada,lá foram mais uns nomes e tal,a maré lá vazou mais um pouco e aparelho na cana,lançámos mais duas canas,unimos os tres fios e ele cá fora.
Só o conseguimos tirar porque apanhámos uma ponta,de seguida destruiçao total,nunca mais vi o mesmo barco tao perto,só mesmo atingindo esses individuos na carteira é que podemos levar a melhor,que praga...
Canudo
o peixe nunca me prometeu,logo nunca me falhará!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Limites para pesca das embarcações profissionais
« Responder #5 em: 14:50 Sexta, 15 de Agosto de 2014 »
Nem sempre se consegue apanhar as artes. Bem feito para esse individuo.
Nelson Peres
 

Offline minhoca

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 37
  • Agradecido: 1 vezes
    • Santo André
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:13 Sexta, 03 de Janeiro de 2014
Re: Limites para pesca das embarcações profissionais
« Responder #6 em: 12:41 Segunda, 18 de Agosto de 2014 »
Mesmo assim 1/4 de milha são 460 metros, não é brincadeira são praticamente 4 campos de futebol de distância... mas eles andam é aí as uns 200metros e ás vezes ainda largam as redes com a maré cheia para quando a maré vase e o peixe se afaste caia lá!!!!

O engraçado de tudo isto é que toda a gente se queixa dos espanhois!!!!!! Das vezes que fui a espanha quer a uma costa quer a outra nunca vi nenhum barco a lançar redes como largam os nossos!!!! Talvez lá as multas sejam a doer...
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Limites para pesca das embarcações profissionais
« Responder #7 em: 13:19 Segunda, 18 de Agosto de 2014 »
Boas,
Infelizmente é mesmo assim...
Ainda estou à espera de uma tragédia para alguém com autoridade tome medidas.
No supertubos os aparelhos são largados mesmo no cabeço da coroa onde os surfistas andam, talvez quando um lá ficar agarrado alguém faça alguma coisa...

A largada de artes não tem distância mínima da costa mas o mínimo que uma embarcação pode andar é 250m (excepto para abicar) logo creio que essa será também a distância mínima...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Limites para pesca das embarcações profissionais
« Responder #8 em: 14:17 Segunda, 18 de Agosto de 2014 »
Na Insúa quando eles metem redes entre esta e a praia ou nos canais ou menos 1\4 milhas é cortar logo os pescadores não te podem fazer nada ou fazer queixa á policia porque não estavam a comprar a lei.

,as atenção conheço muitos pescadores profissionais e todos eles cumprem a lei e são muito meus amigos são só algumas ovelhas negras que fazem isso.
 

Offline Canudo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Agradecido: 3 vezes
  • jjjjj
    • Aveiras de Cima
    • gg
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:09 Sábado, 04 de Janeiro de 2014
Re: Limites para pesca das embarcações profissionais
« Responder #9 em: 16:43 Segunda, 18 de Agosto de 2014 »
Boas,
Ó Beto foi precisamente no super(medao) que chamei a autoridade,disseram-me que o barco pescava legalmente,e estava de certeza absoluta a menos de 250m!?
 Quer no super e no lagide já ouvi relatos de surfistas lá presos,mas nao devem de estar pra se chatear,um fato novo e faz parte do oficio!
 Na praia norte tambem é um abuso,mas ai veeem pela calada ao cair da noite,é a malta á pesca e ainda mandam é uns tomas, um verdadeiro abuso... por isso quando posso nao perdoo.
Dantes tambem era a praga do pessoal do apareljo no cortiço e arredores,mas ultimamente nao tenho visto nada disso e ainda bem e isso e peixe  mas isso +e outra história.
Cumprimentos
Canudo
o peixe nunca me prometeu,logo nunca me falhará!
 

Offline DIOGOLUCAS

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 222
  • A pesca é o meu anti-stress
    • TORRES VEDRAS
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:05 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Limites para pesca das embarcações profissionais
« Responder #10 em: 16:56 Segunda, 18 de Agosto de 2014 »
Amigo Canudo,

Uma vez tive uma cena boa tbm nos super...fiz a noite toda e ao romper do dia veio um barco ai uns 100m de costa colocar o aparelho...arrumei a tralha e segui para o carro e liguei a PM de Peniche que me disse que já lá ia...e eu disse ao Sr então eu espero aqui por vocês...pelo que ele rapidamente me respondeu "Ah e tal nao vale a pena porque nao sabemos quanto tempo demoramos..." eu insisti que esperava ate que ele disse "OH homem vá-se embora que o mais certo é nem colocarmos ai os pés.." eu respondi que o profissionalismo deles era gigante e que por isso é que o País estava como estava e aí vi que ele quase me ameaçou com o poder da lei e desliguei o telefone na cara do gajo para nao me chatiar...mas a vontade era ir a PM de Peniche e mandá-los po C$%&#"$...desculpem os termos malta mas é verdade a PM nada faz em Portugal e é o que já disseram aqui...tem que acontecer algo para eles abrirem a pestana enquanto isso resta-nos fazer as cenas pela calada como os restantes e tentar lixar os aparelhos que apanhamos...se tivermos a espera da PM morremos todos sem ver uma unica acção...

Diogo Lucas
 

Offline Canudo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Agradecido: 3 vezes
  • jjjjj
    • Aveiras de Cima
    • gg
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:09 Sábado, 04 de Janeiro de 2014
Re: Limites para pesca das embarcações profissionais
« Responder #11 em: 17:54 Segunda, 18 de Agosto de 2014 »
Boas,
A mim no mesmo sitio demoraram 10minutos no maximo a chegarem,e ainda fez um bocado do caminho Á LA PATA,fiquei parvo com a rapidez,mas eficácia foi zero,cada vez vejo lá mais aparelhos,o barco é um vermelho de ferro,um dos mais velhos lá do doca de peniche.
Fiquei foi intrigado com os 250m que o Beto fala como distancia minima para a costa em qualquer situaçao,excepto abeirar. Claramente 99% dos aparelhos de peniche segunda esta ordem de ideias,estará ilegal e contradiz tudo o que o p.m me disse, profissionais de aparelo e artes nao tinham distancia minima,em que ficamos afinal?!!!.
Canudo
o peixe nunca me prometeu,logo nunca me falhará!
 

Offline DIOGOLUCAS

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 222
  • A pesca é o meu anti-stress
    • TORRES VEDRAS
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:05 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Limites para pesca das embarcações profissionais
« Responder #12 em: 18:04 Segunda, 18 de Agosto de 2014 »
Como não têm distância minima?? Então se eu for para a praia com putos e os aparelhos tiverem a 10 metros e os putos se enrolarem neles? Isso é mentira...tem que haver distância minima eles não querem a xatiar-se...aliás eu acho que nem a PM sabe qual a lei...em Portugal a Lei é feita pelos criminosos neste caso pelos profissionais...mas se conheces o barco isso é um passo grande para se resolver o problema...
Diogo Lucas
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Limites para pesca das embarcações profissionais
« Responder #13 em: 20:47 Segunda, 18 de Agosto de 2014 »
Boas,

Pelo que sei são coisas distintas...
O aparelho não tem distância mínima, excepto nas praias concessionadas que têm de respeitar as bóias de sinalização ou 1/4 milha.
A questão dos 250 metros que referi (atenção que não estou certo deste valor porque já tirei a carta à 2 anos ;D ) é só respeitante à embarcação e serve para qualquer uma, seja de recreio ou profissional, pelo que, é ilegal o barco andar a menos que essa distância mas isso não torna o aparelho ilegal, apenas a forma de colocação...
A minha história com aparelhos foi nos médões, devia ter feito como o Diogo e dizer que ficava à espera deles, em vez disso, fiquei lá umas três horas à espera e quando vi que não vinham arranquei o aparelho até onde consegui, cerca de 500m mas ainda lá ficaram uns bons kms dentro...
Depois foi só pescar  :let:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Canudo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Agradecido: 3 vezes
  • jjjjj
    • Aveiras de Cima
    • gg
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:09 Sábado, 04 de Janeiro de 2014
Re: Limites para pesca das embarcações profissionais
« Responder #14 em: 22:11 Segunda, 18 de Agosto de 2014 »
Boas,
Assim sendo, todos os aparelhos que estejam a menos de 250m estarao ilegais,foi claramente o meu caso e ainda assim me disseram ser legal pois estava longe da parte concessionada da praia,nao entendo...ah se calhar metem nos 260m e depois com a maré vao entrando eh eh!
Até consigo entender que a vida esteja má e tal,nao será necessário gastar muito combustivel para colocar o aparelho até á consolaçao,mas ao alcance dos lançamentos,fogo que tambem é demais.
Mas é guerra que nao podemos ganhar e só nos resta a resignaçao ,eles precisam de ganhar a vida a qualquer custo,certas vezes pagam da pior maneira,quem tudo quer tudo perde e infelizmente volta na volta lá ouvimos nas noticias:embarcaçao virou-se na pesca ao robalo,pois temos pena e fico por aqui.
Cumprimentos a todos
Canudo
o peixe nunca me prometeu,logo nunca me falhará!
 

Offline Tiago M.

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 159
  • Agradecido: 5 vezes
    • Santiago do Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:34 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Limites para pesca das embarcações profissionais
« Responder #15 em: 18:01 Sexta, 26 de Dezembro de 2014 »
ainda hoje fui á pesca (grade  O0) e fiquei indignado quando uma embarcação de pesca estava a largar aparelhos a uns 50 metros da costa ( a praia é funda e quase  não havia ondulação) e o pescador que estava ao meu lado teve que ir a correr tirar uma cana porque ia ficando sem ela...... Estava já de saída da praia e liguei para a PM e informaram me que é legal largar aparalhos a qualquer distância da costa.... enfim uma vergonha.... e depois são os pescadores lúdicos é que são os responsáveis por não haver peixe....
 

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: Limites para pesca das embarcações profissionais
« Responder #16 em: 02:35 Sábado, 27 de Dezembro de 2014 »
Boas
não sei se quando de referem como aparelho sera redes ou os chamados palangres, mas em relação a redes de emalhar de 1 ou 3 panos tem lei sim para isso mas como e de custume a PM
não conhece da historia metade
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Geral
 Método de pesca que utiliza uma rede de forma rectangular com um, dois ou três panos, mantidas em posição vertical por cabos de flutuação e cabos de lastros usados isolados ou em caçadas.
 
Descrição
 As redes de emalhar podem ser fixas ao fundo através de âncoras ou poitas e caladas directamente sobre este ou a uma certa distância do fundo, sendo as caçadas sinalizadas à superfície.
 
As redes de emalhar de deriva são mantidas à superfície, ou a uma certa distância abaixo dela, por meio de numerosas bóias.
 
As redes de tresmalho são redes de emalhar fundeadas constituídas por três panos de rede sobrepostos, os dois exteriores (alvitanas) idênticos e com grandes malhas e o interior (miúdo), mais alto, de malhagem mais pequena. Os peixes ao encontrarem um tresmalho, atravessam sem dificuldade uma das grandes malhas da alvitana e empurram o miúdo através das malhas da segunda alvitana, ficando assim presos numa espécie de saco ou bolsa.
 
No mar é interdito o uso de tresmalhos de deriva.
 
As redes podem ser caladas a partir de terra. As únicas artes legais deste tipo são as majoeiras.

Área de actuação
 
Em função da distância à costa:
·         Redes de emalhar de deriva de 35 a 40 mm: para fora de 1/4 de milha de distância à linha da costa, para embarcações com CFF até 9 metros, e para fora de 1 milha de distância à linha de costa, para as restantes embarcações
·         Regra geral para embarcações com redes de emalhar e de tresmalho de fundo: Para fora de 1/4 de milha de distância à linha da costa, para embarcações com CFF até 9 metros, e para fora de 1 milha de distância à linha de costa, para as restantes embarcações, até ao limite das 200 milhas de distância à costa.
·         No que se refere aos tresmalhos, para fora das 20 milhas de distância à linha de costa apenas podem ser usadas redes com malhagem (miúdo) superior a 220 mm.
·         As majoeiras não têm limitações de operação relativamente à linha de costa.
 
Em função das áreas das Capitanias:
·         As redes de emalhar de 1 pano de fundo 50 a 59 mm apenas podem ser utilizadas na área da Capitania de Vila Real de Santo António e capitania limítrofe.
·         As redes de emalhar de 1 pano de fundo 60 a 79 mm não podem operar na faixa compreendida entre o paralelo que passa no Penedo da Saudade – S. Pedro Moel (39º 45’ 08’’N) e o paralelo que passa pelo Cabo de São Vicente (37º01’45’’N).
·         As redes de tresmalho de 80 mm a 99 mm apenas podem ser usadas até ao limite de 20 milhas de distância à costa, na zona delimitada a norte pela linha de costa, a sul e a leste pelo limite da subárea do continente da ZEE e a oeste pelo meridiano que passa pelo farol do cabo de São Vicente (8º 59’ 8’’ W.) podendo ser licenciadas embarcações registadas nas Capitanias de Lagos até Vila Real de Santo António.
As redes majoeiras apenas podem ser usadas da Capitania do douro até à da Nazaré (inclusivé).
 
Outros condicionalismos
 
Tempo máximo de calagem: 24 horas, excepto redes (malha ≥ 100 mm) que operem em zonas de profundidade superior a 300 m que podem ficar caladas até 72 horas.
 
As redes de emalhar e de tresmalho de fundo são proibidas numa zona da Costa Vicentina entre os 37º 50´N e os 37º 00´de Dezembro e Fevereiro.
 
Interdita a pesca na “Beirinha” na costa algarvia entre os 7º 31´W e os 7º 47´W.
 
As redes de emalhar de 1 pano de fundo para a pesca de língua (50 a 59 mm) não podem ser usadas entre Março e Maio, na área da Capitania de Vila Real de Santo António e Tavira, por embarcações da frota local registadas em Vila Real de Santo António.
 
A pesca e uma terapia
 

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: Limites para pesca das embarcações profissionais
« Responder #17 em: 02:47 Sábado, 27 de Dezembro de 2014 »
Pessoal,
O mal e que não há uma punição severa, Aqui na povoa de Varzim uma embarcação nem esperou para sair do porto, foi so largar cabos e ja esta a lançar aparelho ao mar ainda dentro do
porto de pesca contorna o molhe norte e traça até ao molhe sul, foi apanhado mas como sempre  C:-) C:-) C:-)
Sabem qual foi a coima foi ter o nome na capitania para o caso de outras ocorrências e talvez 100 euros para despesas de papelada,
Porque o fulano era irmão do presidente da associação dos pescadores do N........  estas são as nossas leis se forem apanhados a pescar dentro de um porto são de 200 euros para cima
e ainda ficam sem o material.
Infelizmente isto não vai acabar quem quer andar legal so se fod;;;;;;;;;;;;; e os corruptos lucram cada vez mais
A pesca e uma terapia
 

Offline Synned

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 217
  • Agradecido: 1 vezes
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:05 Quinta, 06 de Novembro de 2014
Re: Limites para pesca das embarcações profissionais
« Responder #18 em: 06:01 Sábado, 27 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Neste País não vale a pena.... é comer e calar !!

nem vale a pena mesmo nelson...
 

 

* Tópicos Recentes

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por plainas [Hoje às 17:41]

Finalmente tempo para lá ir por Rider [Hoje às 17:13]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por ffgsoares [Hoje às 15:28]

baitcasting por g0ta [Hoje às 13:17]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [Hoje às 11:28]

Okuma por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]