collapse

Autor Tópico: Problemas na pesca do achigã (AJUDA)  (Lida 408 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jorge garces

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
    • porto/penafiel
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:48 Quarta, 02 de Novembro de 2022
Problemas na pesca do achigã (AJUDA)
« em: 12:21 Sexta, 06 de Outubro de 2023 »
bom dia a todos pessoal, com alguma tristeza que venho escrever aqui, dia 5 de outobro passei desde as 09:00 ate as 17:00 a pescar claro com o intemedio de um almoço e lanche mas basicamente o dia todo a pescar ao achigã, ou pelo menos a tentar, resultado final, nao tive nem sequer um ataque, pelo muito pouco que sei aparentemente tentava pescar nas sombras, nao deu resultado nehum, pesquei nas zonas mais fundas, tambem n deu em nada, pesquei no aberto, NADA, pesquei nas margens claras, tambem nada, usei spinning, poppers, usi texas-rig com lagostins n me lembro a marca, usei crank pouco tempo mas tambem anda, usei jerkbait nada, sinceramente ja tava a um pouco de tempo sem pescar, mas via muitos video de pesca ao achigã e as dicas e captava as tecnicas todas, usei todas as tecnicas que aprendi tive paciencia,apos todo esse esforço nao tive retorno nenhum o que me deixou um pouco frustado, pesquei no rio tamega, junto da praia fluvial de luzim, uma coisa que me deixou ainda mais frustado foi ter um outro pescador a minha frente do outro lado da margem, sencivelmente 50 metros talvez, a pegar 3 peixes em menos de 1 hora talvez, n consegui ver a especia, a usar popper, frustado nao por ele ter conseguido, merito para ele e parabens, mas por tar a usar a mesma tecnica e nao tar a conseguir, parecia mesmo que era para eu nao pegar nada naquele dia, digam-me por favor algumas dicas ou se tou no local errado, ou se tou a utilizar o material errado, sinceramente foi um dia negro para mim na pesca, obrigado.
« Última modificação: 12:31 Sexta, 06 de Outubro de 2023 por jorge garces »
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Problemas na pesca do achigã (AJUDA)
« Responder #1 em: 12:56 Sexta, 06 de Outubro de 2023 »
Com Popper quase de certeza que eram achegãs. Agora se o tal pescador ferrou peixe à superfície porque não tentaste à superfície também? Algumas perguntas, o dia estava encoberto, as águas estavam quentes??
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jorge garces

Offline jorge garces

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
    • porto/penafiel
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:48 Quarta, 02 de Novembro de 2022
Re: Problemas na pesca do achigã (AJUDA)
« Responder #2 em: 13:06 Sexta, 06 de Outubro de 2023 »
obrigado pela resposta, eu apos ver ele a apanhar o primeiro peixe com popper tambem coloquei e tentei, usei uma  hop popper frog da savage gear e uma z-popper, testei a puxar continuamente e a trabalhar a amostra a fazer pequenos "saltos" periodicamente, quando usei essa tecnica era cerca de 15:00 PM a agua tava exelente, tinha um pouco de vento na agua no qual havia um pouco de ondulaçoes, o tempo tava perfeitamente aberto e um sol enorme, de relembrar que o meu frog era de cor preta, eu sei nao ajuda mas foi por engano que o comprei nessa cor
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Problemas na pesca do achigã (AJUDA)
« Responder #3 em: 14:34 Sexta, 06 de Outubro de 2023 »
Com  base no que escreveste o único conselho que poderei dar é tentares pescar ao nascer ou no por do sol, que são por norma períodos com maior atividade dos peixes!
 

Offline jorge garces

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
    • porto/penafiel
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:48 Quarta, 02 de Novembro de 2022
Re: Problemas na pesca do achigã (AJUDA)
« Responder #4 em: 14:43 Sexta, 06 de Outubro de 2023 »
mais uma vez obrigado pela resposta, achas que a profundidade tem muita haver com o problema , aquele sitio é um pouco funda, talvez a superficie seja um pouco dificil os peixes verem a isca, deixo em anexo uma foto mais ao menos da distancia entre margens que deixa a ideia da profundidade, foi uma das coisas queme passou, pelo que me foi dito tem casas e vinhas la em baixo, portanto nao sei mesmo como resolver o problema
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Problemas na pesca do achigã (AJUDA)
« Responder #5 em: 14:53 Sexta, 06 de Outubro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
é tentares pescar ao nascer ou no por do sol, que são por norma períodos com maior atividade dos peixes!

+1
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Cesar Dias

Re: Problemas na pesca do achigã (AJUDA)
« Responder #6 em: 14:55 Sexta, 06 de Outubro de 2023 »
Boas tardes...
Aquelas setas na imagem la de cima indicam para onde fazias os lançamentos?
Sempre para meio do rio?

Pesquei recentemente no tâmega, mas uns Km mais a jusante e na margem oposta (para fugir do calor desse fim de semana).
Lançar para o meio do rio não tinha grande atividade... ja lançando mais paralelamente as margens e em zonas onde debaixo
de água havia estruturas como, ramos, pedras, raizes, mudanças abruptas na profundidade, etc... Iam saindo uns achigãs!
Usei toda a manhã pequenos vinis, sendo o rosa a cor daquela manhã.

É ir insistindo...
Cumprimentos,
César
 

Offline jorge garces

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
    • porto/penafiel
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:48 Quarta, 02 de Novembro de 2022
Re: Problemas na pesca do achigã (AJUDA)
« Responder #7 em: 15:17 Sexta, 06 de Outubro de 2023 »
sim amigo, atirava para o meio e ia recolhendo, sempre na esperança de a poucos metros receber um ataque mas nunca, nao era semrpe par o meio devez em quando fazi uns paralelos a margem mas tambem n tive sorte, muitas vezes essas mudanças abrutas de altura como ta a dizer tem bastante estrutura para prender a amostra, ja perdi ali umas 3 amostras, 2 cranks e uma texasrig, mas enfim mesmo assim n perdi a esperança
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Problemas na pesca do achigã (AJUDA)
« Responder #8 em: 16:49 Sexta, 06 de Outubro de 2023 »
Jerkbaits pequenos, tanto de vinil como rígidos. Lançamentos paralelos à margem, como referido pelo companheiro anterior. Os Jerkbaits rígidos pequenos, suspending de preferência para permanecerem mais tempo na zona de ataque. Gosto pessoalmente de pescar com enérgicos puxões e com pausas, que aumentaram o tempo conforme o calor seja mais.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline jorge garces

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
    • porto/penafiel
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:48 Quarta, 02 de Novembro de 2022
Re: Problemas na pesca do achigã (AJUDA)
« Responder #9 em: 16:53 Sexta, 06 de Outubro de 2023 »
obrigado pela dica amigo, consegue so me responder a uma questao que nao tou a conseguir encontarr? os peixes consoante a temperatura andam mais a tona ou nao, acho que eles gostam mais do frio visto andarem nas sombras quando ta calor , se me poder esclarecer agradecia
 

Offline Cesar Dias

Re: Problemas na pesca do achigã (AJUDA)
« Responder #10 em: 17:15 Sexta, 06 de Outubro de 2023 »
Viva mais uma vez.

Há pouco esqueci-me referir um pequeno pormenor, que era o tamanho das amostras que usei!
Nesse dia, os vinis grandes nao estavam com vontade de pescar! Passei para uns bem mais pequenos... e lá começou a magia acontecer :)
A que mais "rendeu" foi uma uma micro sandheel rosa de 3gr!
Mesmo os achigãs maiores devoravam literalmente aquilo!

É ir experimentando de tudo!

Nesta altura, penso nao ser bem pelo calor que procuram sombras e afins!
O achigã é um predador e, como tal conta em ser pouco visivel pelas presas que vai atacar para ter sucesso.
Além disso, luz forte também deverá afetar a visão do achigã, tal como acontece ao ser humano!
Ou vai mais fundo, ou vai mais para sombreados.
Digo eu!
Cumprimentos,
César
 

Offline jorge garces

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
    • porto/penafiel
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:48 Quarta, 02 de Novembro de 2022
Re: Problemas na pesca do achigã (AJUDA)
« Responder #11 em: 20:29 Sexta, 06 de Outubro de 2023 »
certo amigo cesar, eu nao uso desse estilo micro mas este fim de semana vou a minha loja de pesca local e tentar arranjar amostras mais pequenas e ver se pego alguma coisa com elas, pode ser do tamanho e ja era uma coisa que suspeitava, pode ser que, vamos ver, mais uma vez obrigado pelas dicas, todas sao bem vindas.
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Problemas na pesca do achigã (AJUDA)
« Responder #12 em: 21:13 Sexta, 06 de Outubro de 2023 »
O peixe procura a zona de conforto(termoclima) onde se sente melhor, ou seja a que lhe é mais favorável. No caso do achegã no verão procura águas mais frescas, pois no geral estão demasiado quentes e no inverno o inverso. Daí nesta altura de muito calor procurar pescar nas horas mais frescas do dia, quando se aproximam das margens, com a temperatura a subir poderá acontecer afundar em para águas mais frescas.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline jorge garces

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
    • porto/penafiel
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:48 Quarta, 02 de Novembro de 2022
Re: Problemas na pesca do achigã (AJUDA)
« Responder #13 em: 23:02 Sexta, 06 de Outubro de 2023 »
estas sao as amostras que eu uso, as que me deram resultado foram as que gosto menos de uzar que é a jarkbait e a crank, gosto mais de trabalhar as poppers e talvez as softbaits e ate o spinner que nao da muito trabalho
« Última modificação: 23:05 Sexta, 06 de Outubro de 2023 por jorge garces »
 

Offline pmarques80

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 19
  • Agradecido: 1 vezes
    • Rio de mouro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:13 Quarta, 04 de Outubro de 2023
Re: Problemas na pesca do achigã (AJUDA)
« Responder #14 em: 16:40 Segunda, 09 de Outubro de 2023 »
Companheiro pesca paralelo as margens , se preferência de manhã cedo ou final do dia .
E o mais importante , procura estrutura ( ervas , árvores ,etc ).
No entanto pescar para o meio não está totalmente errado se conheceres o sítio , se tem árvores etc .
Se não conheces pesca paralelo , procura recantos , águas mais baixas .
Só uma dica...... O maior achiga que vi apanhar , foi um amigo meu com um spinner branco na barragem de morgavel , num sítio tipo praia sem estrutura nenhuma  , a atirar lá para o meio . Tinha 2.800kg
« Última modificação: 16:49 Segunda, 09 de Outubro de 2023 por pmarques80 »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jorge garces

Offline pmarques80

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 19
  • Agradecido: 1 vezes
    • Rio de mouro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:13 Quarta, 04 de Outubro de 2023
Re: Problemas na pesca do achigã (AJUDA)
« Responder #15 em: 16:53 Segunda, 09 de Outubro de 2023 »
Companheiro mais uma coisa .... Não desanimes ....
Na pesca estamos sempre a aprender ..... e eu tenho aprendido que há muita gente que nunca devia ter pegado numa cana de pesca ..... Já pesco ao achiga há 35 anos , na zona do Alentejo conheço todas e mais algumas barragens . Apanhava-se muito peixe , eu desde sempre era captura e libertação , mas grande maioria ficava com o peixe , não interessava o tamanho , se era pequeno era para fritar , médio , grelhar e os grandes forno . Hoje pagamos o preço , ir a sítios onde havia grandes populacoes de achigas , e hoje não apanhas lá um . E triste mas e a realidade do nosso país .
 

 

* Tópicos Recentes

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [14:35 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]