collapse

Autor Tópico: Continuação do insucesso  (Lida 824 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TheDrunkenSailor

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 59
  • Agradecido: 6 vezes
  • A pescar na zona oeste, de Peniche à Nazaré.
    • Benedita - Zona Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quarta, 23 de Agosto de 2023
Continuação do insucesso
« em: 14:53 Segunda, 25 de Setembro de 2023 »
Depois de 8 tentativas (de 10/12h) cada uma, e sem sucesso, descobri o fórum, comecei a obter mais informações e dicas, validas!

Na 9 tentativa saquei um sargo... Mas muita sorte da minha parte. Ferrei o bixo no queixo de baixo para cima... Ou seja foi literalmente caçado.

Tirando esse momento, após mais 5 tentativas, de noite e de dia. Continuo sem sucesso.

Começo a achar que é mito tirar peixe em surfcasting, mas depois vejo os relatos da malta aqui da zona oeste e aparenta estar a correr bem.

Garantidamente alguma coisa estou a fazer de mal...

Hoje parei pela Foz do arelho, cheguei lá eram 3 da manhã. Passei a noite bem localizado logo na aberta, num local supostamente invejado, e que senti isso 😂

Houve quem lá tivesse sucesso, pois eu não tive. Usei duas canas uma para o robalo outra para a dourada.

Numa isquei lombo de sardinha, ou choco.

Noutra, usei mexilhão fresco e camarão.

NADA.

Um pescador local disse-me que eu estava a usar um estralho longo de mais (2m). Eu achei que o dele era demasiado curto.

Acontece que ele sacou e eu não. Ele usava um estralho 0.35 e eu 0.30, um mar espetacular para a dourada encostar, tudo a jeito. E nada.

Depois de +80h de pesca sem sacar nada, começo a precisar de ajuda para ver se me safo 😂

Alguém gostava de me acompanhar dentro de uma semana ou duas para que eu possa ver toda a preparação?

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Continuação do insucesso
« Responder #1 em: 15:11 Segunda, 25 de Setembro de 2023 »
A aberta é bom para pescar, mas tem a sua técnica e não sai sempre peixe, está por lá muitas vezes o Sr. Kamané mais os companheiros/as dele.

Este ano só fui para a foz uma vez e fiquei mais perto do hotel, na altura a zona da aberta estava muito areada, sem grande jeito para pescar. Fiz 3 ou 4 robalos sem medida. E posso dizer-te que todos eles vieram em estralhos ai de 30cm. Havia bastante limo para pescar mais comprido.

Acho que os iscos que estás a utilizar estão longe de ser os mais produtivos, mexilhão e camarão é eficaz mas mais em zonas de pedra, não quer dizer que não dê peixe na praia atenção.

A sardinha em iscadas que acredito que estejas a fazer pode dar alegrias enormes mas é mais seletiva como o choco por exemplo. Não é todos os dias que se apanham troféus.

Aposta mais em minhocas e vais ver que começas a ter resultados assim como aprimorar os lançamentos. E tem paciência, as coisas levam tempo, é uma pesca produtiva, se bem que do pouco que tenho ido tem sido tudo peixe pequeno.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TheDrunkenSailor

Offline Psiconauta

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 135
  • Agradecido: 55 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:03 Quinta, 18 de Novembro de 2021
Re: Continuação do insucesso
« Responder #2 em: 15:25 Segunda, 25 de Setembro de 2023 »
As grades são chatas mas fazem parte da pesca, às vezes os vizinhos apanham e nós não, outras somos nós a fazer a festa, com o passar do tempo e a experiencia vamos tendo menos grades mas haverá sempre dias em que não se apanha nada, às vezes é o isco outras vezes é o local, maré, lua, vento e sorte e sabe-se lá mais o quê, não é de todo uma ciência exata.

Para teres um meu exemplo, pesquei quase todos os fim de semana dos 14 aos 23 anos e apanhei alguns peixes e muitas grades, o maior não passou de 1,5 kg, parei durante 25 anos e recomecei à 2,5 anos, vou quando posso e não quando quero a maior parte das vezes, e já tirei 2 robalos de perto de 4kgs, um em 2022 e outro agora  no verão, sou melhor pescador do que era? Não, ainda estou a reaprender a andar de "bicicleta" e a atualizar a evolução que ocorreu na pesca nestes 25 anos de inatividade. Há mais peixe? Acho que não e também já tenho uma boa conta de grades e melhor conhecimento do mar, à dias que parecem perfeitos e nada sai, à dias que temos os melhores iscos e nada e depois há dias que tudo corre bem e lá se apanham uns peixes, a pesca é uma terapia que às vezes dá peixe, é preciso gostar e ir insistindo, ir aprendendo e disfrutando, se se for pescar e só se disfrutar se se apanhar peixe vamos desmotivar cedo.
Vou para a pesca porque gosto de estar junto ao mar em paz ver as estrelas cadentes à noite e apanhar sol de dia e vir embora cansado e de cabeça vazia, quando apanho peixe é um bónus mas não a motivação principal mas sempre uma esperança.

Vai insistindo, experimentando iscos diferentes, distancias diferentes mas reduz os locais e as técnicas para aumentares os conhecimentos de forma mais focada e claro se tiveres oportunidade de ir acompanhado com alguém mais experiente que te ajude a evoluir mais depressa melhor mas verás que quando menos esperares sai aquele peixe que muda tudo.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ruiacc, TheDrunkenSailor

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 189
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: Continuação do insucesso
« Responder #3 em: 16:07 Segunda, 25 de Setembro de 2023 »
So por curiosidade, quue anzois usas ?
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 

Offline telmo madeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 279
  • Agradecido: 88 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 15 de Fevereiro de 2016
Re: Continuação do insucesso
« Responder #4 em: 16:11 Segunda, 25 de Setembro de 2023 »
Não desanimes eu já levo meia dúzia de grades e com dois valentes peixes perdidos.
Há que insistir, melhores dias virão.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Continuação do insucesso
« Responder #5 em: 16:35 Segunda, 25 de Setembro de 2023 »
Se alguém que disse que apanhar peixe era fácil, enganou-te.
Não vás atrás de relatos, fotos, e vídeos. O pessoal só mostra quando apanha, não mostra as grades, e peixe pequeno.
Não andes atrás de peixe pescado.
Ir á pesca não é só apanhar peixe, é muito mais que isso.
Continua a insistir, e quando puderes junta-te a outros pescadores, aprendes muito mais.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TheDrunkenSailor

Offline TheDrunkenSailor

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 59
  • Agradecido: 6 vezes
  • A pescar na zona oeste, de Peniche à Nazaré.
    • Benedita - Zona Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quarta, 23 de Agosto de 2023
Re: Continuação do insucesso
« Responder #6 em: 09:27 Terça, 26 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A aberta é bom para pescar, mas tem a sua técnica e não sai sempre peixe, está por lá muitas vezes o Sr. Kamané mais os companheiros/as dele.

Este ano só fui para a foz uma vez e fiquei mais perto do hotel, na altura a zona da aberta estava muito areada, sem grande jeito para pescar. Fiz 3 ou 4 robalos sem medida. E posso dizer-te que todos eles vieram em estralhos ai de 30cm. Havia bastante limo para pescar mais comprido.

Acho que os iscos que estás a utilizar estão longe de ser os mais produtivos, mexilhão e camarão é eficaz mas mais em zonas de pedra, não quer dizer que não dê peixe na praia atenção.

A sardinha em iscadas que acredito que estejas a fazer pode dar alegrias enormes mas é mais seletiva como o choco por exemplo. Não é todos os dias que se apanham troféus.

Aposta mais em minhocas e vais ver que começas a ter resultados assim como aprimorar os lançamentos. E tem paciência, as coisas levam tempo, é uma pesca produtiva, se bem que do pouco que tenho ido tem sido tudo peixe pequeno.


Também já tenho levado coreana e casulo que também não gerou sucesso mas acredito que seja um ponto de diferença e para a próxima já vou levar novamente.
 

Offline TheDrunkenSailor

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 59
  • Agradecido: 6 vezes
  • A pescar na zona oeste, de Peniche à Nazaré.
    • Benedita - Zona Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quarta, 23 de Agosto de 2023
Re: Continuação do insucesso
« Responder #7 em: 09:28 Terça, 26 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
As grades são chatas mas fazem parte da pesca, às vezes os vizinhos apanham e nós não, outras somos nós a fazer a festa, com o passar do tempo e a experiencia vamos tendo menos grades mas haverá sempre dias em que não se apanha nada, às vezes é o isco outras vezes é o local, maré, lua, vento e sorte e sabe-se lá mais o quê, não é de todo uma ciência exata.

Para teres um meu exemplo, pesquei quase todos os fim de semana dos 14 aos 23 anos e apanhei alguns peixes e muitas grades, o maior não passou de 1,5 kg, parei durante 25 anos e recomecei à 2,5 anos, vou quando posso e não quando quero a maior parte das vezes, e já tirei 2 robalos de perto de 4kgs, um em 2022 e outro agora  no verão, sou melhor pescador do que era? Não, ainda estou a reaprender a andar de "bicicleta" e a atualizar a evolução que ocorreu na pesca nestes 25 anos de inatividade. Há mais peixe? Acho que não e também já tenho uma boa conta de grades e melhor conhecimento do mar, à dias que parecem perfeitos e nada sai, à dias que temos os melhores iscos e nada e depois há dias que tudo corre bem e lá se apanham uns peixes, a pesca é uma terapia que às vezes dá peixe, é preciso gostar e ir insistindo, ir aprendendo e disfrutando, se se for pescar e só se disfrutar se se apanhar peixe vamos desmotivar cedo.
Vou para a pesca porque gosto de estar junto ao mar em paz ver as estrelas cadentes à noite e apanhar sol de dia e vir embora cansado e de cabeça vazia, quando apanho peixe é um bónus mas não a motivação principal mas sempre uma esperança.

Vai insistindo, experimentando iscos diferentes, distancias diferentes mas reduz os locais e as técnicas para aumentares os conhecimentos de forma mais focada e claro se tiveres oportunidade de ir acompanhado com alguém mais experiente que te ajude a evoluir mais depressa melhor mas verás que quando menos esperares sai aquele peixe que muda tudo.

Obrigado pelas dicas amigo 👍
 

Offline TheDrunkenSailor

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 59
  • Agradecido: 6 vezes
  • A pescar na zona oeste, de Peniche à Nazaré.
    • Benedita - Zona Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quarta, 23 de Agosto de 2023
Re: Continuação do insucesso
« Responder #8 em: 09:29 Terça, 26 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
So por curiosidade, quue anzois usas ?

Não te sei responder mais logo vou ver na embalagem e digo.
 

Offline telmo madeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 279
  • Agradecido: 88 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 15 de Fevereiro de 2016
Re: Continuação do insucesso
« Responder #9 em: 10:17 Terça, 26 de Setembro de 2023 »
Bom dia,
Como já foi dito parece-me andas desesperado para tirares peixe, o que é compreensível todos andamos, uns mais que outros, e como tal andas de praia em praia e é aqui que pode estar o busílis.
Acho que se assim for fazes mal porque podes correr o risco de, ao andares de uma praia para outra, quando lá chegas já o peixe foi embora ou ainda não chegou.
O peixe entra e sai do pesqueiro em dias e horas diferentes, haverá alturas e locais em que estará/ entrará no pesqueiro quase como um relógio suíço, é aquela hora da maré e não será todos os dias.
O que sugiro é que te concentres numa praia e faças vários pescas ai para entenderes a mesma, não tenhas pressa que o peixe haverá de aparecer e se lá estiveres tens a recompensa.
Agora se andas de praia em praia será mais difícil.
Haverá alturas em que colocas em dúvida se deves ou não continuar mas quando tirares peixe logo mudas de ideia.
NÃO DESISTAS
 

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 189
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: Continuação do insucesso
« Responder #10 em: 22:10 Terça, 26 de Setembro de 2023 »
Se eu estivesse nos teus pés, e que estou, que ja levo um par de meses a gradar (fora mini peixes) e experimentava:

Diferentes isco (já estas a fazer)
Diferentes sitios na mesma praia (tentar identificar alguma cova p.e)
Diferentes diametros de estralho (quanto mais fino melhor desde que deixe pescar)
Diferentes distancias - com isto quero dizer que ja tirei peixe decente de ridiculamente perto da beira da água
Mas uma coisa não mudava, escolheria a praia que mais me agradasse e insistia...
Diferentes anzois, e se és daqueles que como eu meto anzois pequenos no final da pesca so para dizer que tirei uns mini peixinhos que liberto de seguida... e lá por serem pequenos, também apanham grandes...

E levar sempre contigo aquele TPC que é - estás à pesca, o peixe é bonus
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Continuação do insucesso
« Responder #11 em: 08:36 Quarta, 27 de Setembro de 2023 »
Não tenho nada de especial a acrescentar ao que foi dito anteriormente pelos companheiros. Não valorizes demasiado as grades, é mais normal do que pensas. Não te aborreças por tirarem ao teu lado um peixe, um dia esse um és tu que apanhas. Para não te sentires sozinho, levo 3 manhãs de pesca de seguida e tirei mesmo agora um peixe capaz de levar para casa para comer. Estou a pescar, não há atividade e cá estou eu tranquilo á espera. Sem stresses, não depende só de nós.🙂
Nelson Peres
 

Offline Alexandre Manuel

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2510
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Continuação do insucesso
« Responder #12 em: 19:31 Quarta, 27 de Setembro de 2023 »
Ora viva. Já há algum tempo que não participava, mas este tópico deu-me vontade de dizer algo.
Como é óbvio já foi quase tudo dito, mas peço que faça esta reflexão.
Imagina que sempre que atirasses uma linha com um anzol e um isco qualquer para água (pescavas) um lindo e grande peixe. Pois se calhar gostavas  de ir a pesca menos vezes e pouco gozo te daria.
Já agora deixa-me dar-te um conselho diverte-te na pesca, vais ver que dói menos.
Já estive  em alguns locais que falas mas não tenho conhecimentos para ajudar, apenas que são óptimos locais para a prática de pesca.
Tudo de bom
Alexandre
O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: rui.lva

Offline telmo madeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 279
  • Agradecido: 88 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 15 de Fevereiro de 2016
Re: Continuação do insucesso
« Responder #13 em: 09:42 Quinta, 28 de Setembro de 2023 »
Para não desanimares- ontem mais uma GRADE, nem um toque.
Se pudesse! hoje voltava mas não dá.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Continuação do insucesso
« Responder #14 em: 09:54 Quinta, 28 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para não desanimares- ontem mais uma GRADE, nem um toque.
Se pudesse! hoje voltava mas não dá.
Já somos dois 😁
Nelson Peres
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 358
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Continuação do insucesso
« Responder #15 em: 10:01 Quinta, 28 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já somos dois 😁

Já somos três, lixo com fartura e 3 micro peixes.... e aqui estou com eu com 3 hora de cama a trabalhar :)
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Continuação do insucesso
« Responder #16 em: 16:30 Quinta, 28 de Setembro de 2023 »
Pelo que percebi pescas pelos "meus" quintais...
Não há muito a acrescentar ao que foi dito, mas vou tentar.
A pesca não é algo em que faças isto e tenhas sempre sucesso, todos nós já passámos por grades, com experiência vamos conseguindo safar melhor a coisa. Nem sempre se apanha, nem sempre são bons exemplares, o importante é disfrutar do mar e deste hobbie, o peixe é apenas o bónus.

Relativamente ao que estás a fazer bem/menos bem.
O isco, sardinha e choco sim, excelente... Se bem iscado... Minhoca branca, caranguejo, casulo e teagem são outros que resultam bem.
O estralho, 2m não me choca... Chego a usar mais, chego a usar menos, tudo depende daquilo que o mar pede, do isco, espécie alvo e se estamos a pescar de dia ou noite
A distância do lançamento depende do pesqueiro, coroas, fundoes, saidas de agua, etc... Aqui é que a experiência entra, "cheirar" onde está o peixe, é o mais difícil.
A montagem também pode ter influência, se o estralho estiver a enrolar, básicamente não estás a dar uma boa apresentação do isco ao peixe, logo não estás a pescar bem.

Tenta ir falando com alguma malta e vê como fazem... Se precisares manda mp
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19618
  • Agradecido: 1165 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Continuação do insucesso
« Responder #17 em: 15:15 Domingo, 22 de Outubro de 2023 »

 Então companheiro, como têm corrido as "coisas" já se tira algum peixinho na praia, aí por Peniche tiram-se uns peixes e agora já não deve haver limos a impedir as pescas, Super Tubos, quando está norte, Praia Norte aí a seguir à Gamboa até à curva para o Baleal quando está sul, são zonas engraçadas saem sempre (não muitos) uns robalos, sargos e douradas bem bons.

 Tens persistido, não desistas eles aparecem.

 Força.
 

 

* Tópicos Recentes

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [14:35 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]