collapse

Autor Tópico: Insucesso na pesca  (Lida 952 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TheDrunkenSailor

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 59
  • Agradecido: 6 vezes
  • A pescar na zona oeste, de Peniche à Nazaré.
    • Benedita - Zona Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quarta, 23 de Agosto de 2023
Insucesso na pesca
« em: 10:05 Quinta, 07 de Setembro de 2023 »
Boas malta,

Comecei recentemente a pescar, já fui umas 6 vezes, todas elas sem sucesso:

- 1ªa Vez fui para o mar da foz (eram cerca de 7 da manha), ao fundo, levava a chumbada errada (80gr parimide) , os lançamentos nem a meio da rebentação chegavam... as linhas enrolavam-se ... acabei por perder toda a chumbada que tinha.

-2ª Vez fui para o molho leste em peniche, já depois de almoço, sentei o cu no cimento montei a linha agora com uma chumbada de 120gr; conclusão: isco errado, sinceramente não tinha investigado nada sobre iscos até à altura, levei camarão congelado (má escolha) e levei uma escolha ainda pior, bacalhau e atum fresco ... QUE MAÇARICO!

- 3ªa Vez, já familiarizado com os iscos, e com as chumbadas (que se mantinham em formato piramide), decidi ir para as varandas de peniche, ao narcer do dia. Agora sim estava confiante, levava a chumbada de 120gr, já tinha uma montagem pensada, e já levava umas boias para experimentar. Levava umas iscadas porreiras, levei sardinha fresca, coreana, e camarão fresco. O mar estava clarinho, mas com movimento, via bem os cardumes enormes a passar ali. Não apanhei nada... mas quando estive à boia, reparei que eles vinham na direção do isco, acontece que eu via a linha, e eles também ...

-4 ª Vez, fui para a lagoa de obidos, entre a foz e bom sucesso, durante a hora de almoço até ao final de tarde. Tentei tudo, nada picava, na altura sentia que tinha uma boa montagem: linha do carreto 0.40, direta a um destorcedor com clip, que conectava à chumbada. A cerca de 1 palmo e meio a cima da chumbada tinha o tal T (stopper missanga destorcedor missanga stopper) , de onde sai o estralho com cerca de 1.5m em linha fluorcarbono 0.23.
Ao sentir a linha a frouxar várias vezes pensei que o problema fosse a chumbada, e que ao mover podia estar a assustar os peixes, e eu via-os a saltar por lá.

5ª Vez fui ajustar o que me parecia ter que ser ajustado, então comprei chumbada bico de pato, umas de 150gr outras de 170gr (visto que a minha cana é de 100-200gr). Fui com casulo a conselho e gostei bastante de iscar, coreana, com sardinha fresca, petingas, camarão fresco...tudo nos pontos. Fui para a praia entre Peniche e Baleal, desta vez abalei sozinho às 3 da manha para a praia, escolhi o melhor spot no mar, ou tentei, e ali passei umas horas. Conclusão... NADA!

6ªa Vez, depois de muito pensar e falar com conhecidos, cheguei à conclusão de que poderia estar a tirar a cana cedo de mais , e ao estar sempre a tirar e lançar, acabava por não ferrar nada. Então desta vez fui para a lagoa de obidos do lado do espichel. Levei uma cana emprestada e ali fui eu com duas canas para aumentar a chance, ou não.
Lancei uma para um lado e outra para outro, ambas com uma montagem com a qual me sentia confiante, e então não mexia nas canas por pelo menos 30min/40min. Desta vez fui com sardinha e ameijoa. Mas novamente sem sucesso.

Entretanto, vejo que colegas meus que não leram tanto quanto eu li, só vão pescar a convite e lançam a linha dentro de água e lá vem uma dourada de 1kg.

Onde é que eu posso estar a errar ?

Já tentei tudo, pescar ao sol, à chuva, ao vento, de dia, de noite, só nunca pesquei nada!  ;D

Bom dia e obrigado desde já.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Insucesso na pesca
« Responder #1 em: 10:49 Quinta, 07 de Setembro de 2023 »
Há vários factores que podes rever para aumentar a probabilidade de ferrar um peixe.

Partindo do principio de que fazes surfcasting e que tens uma cana e carreto apropriados acho que as linhas que estás a usar não são as melhores.

Para surfcasting com fundo de areia acho que o máximo de espessura para a linha do carreto é 0,25 e para os estralhos uma espessura mínima de 0,30 mas o mais usual é o 0,35.

A linha mais fina no carreto permite fazer lançamentos mais longos e usar menos chumbo. A linha mais grossa nos estralhos vai fazer que enrolem muito menos.

Outra coisa é os chumbos que indicaste 150/170g é muito para uma cana 100-200g e se fizeres muita força arriscas partir a cana. Normalmente essas canas lançam melhor entre 120-130g.

Eu também andei assim a tentar pescar da praia com 0,35 e até mudar para 0,25 nunca consegui pescar nada a não ser no algarve com umas condições muito favoráveis.
« Última modificação: 10:55 Quinta, 07 de Setembro de 2023 por duas »
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TheDrunkenSailor

Offline telmo madeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 279
  • Agradecido: 88 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 15 de Fevereiro de 2016
Re: Insucesso na pesca
« Responder #2 em: 11:24 Quinta, 07 de Setembro de 2023 »
Boas,
Como já dito há vários fatores que influenciam o êxito da grade.
A espessura da linha que usas para praias de areia é grossa, logo ficas limitado a um lançamento mais curto.
Por vezes também não é necessário lançar longe, mas aqui depende muito da praia e do alvo a pescar (ex. por norma o robalo anda mais perto e a dourada mais longe).
Quanto ao retiras a cana mais cedo ou mais tarde tudo depende se há rataria no pesqueiro, mas no início deixas a cana durante 15/ 20 minutos logo vez se o isco vem ratado e adaptas, deixas mais tempo menos tempo. Também é importante perceber se está a assorear aqui é preciso ter cuidado senão perdes material e tempo a montar tudo de novo.

O facto, por si só, de ires de noite, dia, com vento ou chuva não revela nada.
É muito importante verificares a hora das marés e tentar na baixa-mar ou na preia-mar.
Também reparo que andas de uma praia para outra. Aqui sugiro que pesques várias vezes na mesma praia para perceberes a morfologia desta, coroas, fundos e para saberes o comportamento da mesma, se o peixe entra e quando, se corre muito …

Na praia se vires pescadores tenta perceber como pescam, se longe, perto, quais os iscos e em último caso mete conversa, grande parte dos pescadores dá uma ajuda, e logo tiras as tuas ilações. Felizmente no meu caso tenho apanhado mais malta porreira.

Lê este tópico:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

PS: Acho estranho é ainda não teres tido a sorte de principiante, comos teus colegas que apanharam a dourada.

Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TheDrunkenSailor

Offline TheDrunkenSailor

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 59
  • Agradecido: 6 vezes
  • A pescar na zona oeste, de Peniche à Nazaré.
    • Benedita - Zona Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quarta, 23 de Agosto de 2023
Re: Insucesso na pesca
« Responder #3 em: 11:43 Quinta, 07 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Há vários factores que podes rever para aumentar a probabilidade de ferrar um peixe.

Partindo do principio de que fazes surfcasting e que tens uma cana e carreto apropriados acho que as linhas que estás a usar não são as melhores.

Para surfcasting com fundo de areia acho que o máximo de espessura para a linha do carreto é 0,25 e para os estralhos uma espessura mínima de 0,30 mas o mais usual é o 0,35.

A linha mais fina no carreto permite fazer lançamentos mais longos e usar menos chumbo. A linha mais grossa nos estralhos vai fazer que enrolem muito menos.

Outra coisa é os chumbos que indicaste 150/170g é muito para uma cana 100-200g e se fizeres muita força arriscas partir a cana. Normalmente essas canas lançam melhor entre 120-130g.

Eu também andei assim a tentar pescar da praia com 0,35 e até mudar para 0,25 nunca consegui pescar nada a não ser no algarve com umas condições muito favoráveis.

Boas.
Antes de mais obrigado pelas dicas!

Eu supunha que a linha mais gorda no carreto para garantir que não partia, e a mais fina no estralho. Então a linha de 0.23 para surfcasting (no estranho) não é a melhor. Mas se for à boia já será melhor?

Vou então procurar uma chumbada mais leve. Que tipo de chumbada seria melhor ?
 

Offline TheDrunkenSailor

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 59
  • Agradecido: 6 vezes
  • A pescar na zona oeste, de Peniche à Nazaré.
    • Benedita - Zona Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quarta, 23 de Agosto de 2023
Re: Insucesso na pesca
« Responder #4 em: 11:50 Quinta, 07 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,
Como já dito há vários fatores que influenciam o êxito da grade.
A espessura da linha que usas para praias de areia é grossa, logo ficas limitado a um lançamento mais curto.
Por vezes também não é necessário lançar longe, mas aqui depende muito da praia e do alvo a pescar (ex. por norma o robalo anda mais perto e a dourada mais longe).
Quanto ao retiras a cana mais cedo ou mais tarde tudo depende se há rataria no pesqueiro, mas no início deixas a cana durante 15/ 20 minutos logo vez se o isco vem ratado e adaptas, deixas mais tempo menos tempo. Também é importante perceber se está a assorear aqui é preciso ter cuidado senão perdes material e tempo a montar tudo de novo.

O facto, por si só, de ires de noite, dia, com vento ou chuva não revela nada.
É muito importante verificares a hora das marés e tentar na baixa-mar ou na preia-mar.
Também reparo que andas de uma praia para outra. Aqui sugiro que pesques várias vezes na mesma praia para perceberes a morfologia desta, coroas, fundos e para saberes o comportamento da mesma, se o peixe entra e quando, se corre muito …

Na praia se vires pescadores tenta perceber como pescam, se longe, perto, quais os iscos e em último caso mete conversa, grande parte dos pescadores dá uma ajuda, e logo tiras as tuas ilações. Felizmente no meu caso tenho apanhado mais malta porreira.

Lê este tópico:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

PS: Acho estranho é ainda não teres tido a sorte de principiante, comos teus colegas que apanharam a dourada.

Abraço



Muito obrigado pela dica e pela partilha do tópico. Muito bom!
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Insucesso na pesca
« Responder #5 em: 11:57 Quinta, 07 de Setembro de 2023 »
Inserir Citação (seleção)
Eu supunha que a linha mais gorda no carreto para garantir que não partia, e a mais fina no estralho. Então a linha de 0.23 para surfcasting (no estranho) não é a melhor. Mas se for à boia já será melhor?

Para Surfcasting, nos estralhos acima de 0.30 e fluorcarbono. Tb uso 0.25 no verão se as águas estão muito claras. Mas tb depende muito da qualidade da linha. A que uso tenho 100% de confiança.

Para pescar á boia, tb depende do pesqueiro e do peixe. Mas normalmente mais fino que no surfcasting. por ex: para os carapaus ás vezes uso 0.18.

Inserir Citação (seleção)
Vou então procurar uma chumbada mais leve. Que tipo de chumbada seria melhor ?

O peso da chumbada têm como factor principal a acção da cana. Depois o formato com o estado do mar.
Reparo que tens usado uma grande diferença de pesos. Para além de não tirares o melhor rendimento do conjunto, podes partir a cana. Não sei qual a cana que tens, mas diria, pela acção que referes, que o ideal seria 140grs.
   
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TheDrunkenSailor

Offline TheDrunkenSailor

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 59
  • Agradecido: 6 vezes
  • A pescar na zona oeste, de Peniche à Nazaré.
    • Benedita - Zona Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quarta, 23 de Agosto de 2023
Re: Insucesso na pesca
« Responder #6 em: 12:39 Quinta, 07 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
Eu supunha que a linha mais gorda no carreto para garantir que não partia, e a mais fina no estralho. Então a linha de 0.23 para surfcasting (no estranho) não é a melhor. Mas se for à boia já será melhor?

Para Surfcasting, nos estralhos acima de 0.30 e fluorcarbono. Tb uso 0.25 no verão se as águas estão muito claras. Mas tb depende muito da qualidade da linha. A que uso tenho 100% de confiança.

Para pescar á boia, tb depende do pesqueiro e do peixe. Mas normalmente mais fino que no surfcasting. por ex: para os carapaus ás vezes uso 0.18.

Inserir Citação (seleção)
Vou então procurar uma chumbada mais leve. Que tipo de chumbada seria melhor ?

O peso da chumbada têm como factor principal a acção da cana. Depois o formato com o estado do mar.
Reparo que tens usado uma grande diferença de pesos. Para além de não tirares o melhor rendimento do conjunto, podes partir a cana. Não sei qual a cana que tens, mas diria, pela acção que referes, que o ideal seria 140grs.
   


Ok. Estou a ver que estou a abusar an chumbada, e por acaso senti que lançava melhor com 120gr do que agora com 150/170 ...

E do carreto portanto usas uma linha mais fina.

Tinha aqui em casa uma 0.30 já altererei a linha do carreto.

Eu andava a fazer o estralho com 0.23 e realmente ficava enrolado, muito facil...
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Insucesso na pesca
« Responder #7 em: 12:42 Quinta, 07 de Setembro de 2023 »
Inserir Citação (seleção)
Tinha aqui em casa uma 0.30 já altererei a linha do carreto.

Mas tens que usar chicote.
Uso 0.22 com chicote.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TheDrunkenSailor

Offline TheDrunkenSailor

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 59
  • Agradecido: 6 vezes
  • A pescar na zona oeste, de Peniche à Nazaré.
    • Benedita - Zona Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quarta, 23 de Agosto de 2023
Re: Insucesso na pesca
« Responder #8 em: 12:55 Quinta, 07 de Setembro de 2023 »
Chicote e é a shock leader ? Um fim mais gordo numa ponta e mais fino noutra ?
 

Offline TheDrunkenSailor

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 59
  • Agradecido: 6 vezes
  • A pescar na zona oeste, de Peniche à Nazaré.
    • Benedita - Zona Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quarta, 23 de Agosto de 2023
Re: Insucesso na pesca
« Responder #9 em: 12:57 Quinta, 07 de Setembro de 2023 »
Mas uso o chicote a sair do carreto ? ou para o estralho?
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Insucesso na pesca
« Responder #10 em: 12:57 Quinta, 07 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vou então procurar uma chumbada mais leve. Que tipo de chumbada seria melhor ?

Deves ter chumbadas de dois tipos:
  • Pirâmides (agarram mais mas lançam menos) eu diria 125-135g, no máximo 140g para uma cana de acção 100-200g
  • Bicos de pato (lançam mais mas agarram menos) nos mesmos pesos
Se o mar estiver mais mexido usas pirâmides se estiver mais calmo usas bico de pato.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tinha aqui em casa uma 0.30 já altererei a linha do carreto.

Acho ainda muito grosso se puderes coloca 0,25.

Como disse o Rider vais ter que usar um chicote. Vais colocar no fim da linha do carreto uns 8 metros de uma linha mais grossa, penso que podes experimentar a 0,40 que tiraste do carreto, pode ser que aguente.

Este chicote é para aguentar o lançamento.

Mais tarde podes adquirir chicotes cónicos que começam com a espessura da linha do carreto e acabam numa linha mais grossa, por ex: 0,25-0,57mm. A vantagem dos chicotes cónicos é que fazem um nó muito mais pequeno que passa muito melhor nos passadores = melhores lançamentos.
« Última modificação: 13:00 Quinta, 07 de Setembro de 2023 por duas »
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TheDrunkenSailor

Offline TheDrunkenSailor

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 59
  • Agradecido: 6 vezes
  • A pescar na zona oeste, de Peniche à Nazaré.
    • Benedita - Zona Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quarta, 23 de Agosto de 2023
Re: Insucesso na pesca
« Responder #11 em: 13:00 Quinta, 07 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vou então procurar uma chumbada mais leve. Que tipo de chumbada seria melhor ?

Deves ter chumbadas de dois tipos:
  • Pirâmides (agarram mais mas lançam menos) eu diria 125-135g, no máximo 140g para uma cana de acção 100-200g
  • Bicos de pato (lançam mais mas agarram menos) nos mesmos pesos
Se o mar estiver mais mexido usas pirâmides se estiver mais calmo usas bico de pato.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tinha aqui em casa uma 0.30 já altererei a linha do carreto.

Acho ainda muito grosso se puderes coloca 0,25.

Como disse o Rider vais ter que usar um chicote. Vais colocar no fim da linha do carreto uns 8 metros de uma linha mais grossa, penso que pode ser a 0,40 que tiraste do carreto.

Este chicote é para aguentar o lançamento.

Mais tarde podes adquirir chicotes cónicos que começam com a espessura da linha do carreto e acabam numa linha mais grossa, por ex: 0,25-0,57mm. A vantagem dos chicotes cónicos é que fazem um nó muito mais pequeno que passa muito melhor nos passadores.

Ok! boa dica! vou ver se compro essas linhas conicas.
 

Offline Ruiacc

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 128
  • Agradecido: 30 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:55 Terça, 11 de Setembro de 2018
Re: Insucesso na pesca
« Responder #12 em: 13:50 Quinta, 07 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas uso o chicote a sair do carreto ? ou para o estralho?

Unes o chicote ao fio do carreto
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TheDrunkenSailor

Offline TheDrunkenSailor

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 59
  • Agradecido: 6 vezes
  • A pescar na zona oeste, de Peniche à Nazaré.
    • Benedita - Zona Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quarta, 23 de Agosto de 2023
Re: Insucesso na pesca
« Responder #13 em: 14:45 Quinta, 07 de Setembro de 2023 »
Por acaso alguém tem alguma dica de um bom nó de união?
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Insucesso na pesca
« Responder #14 em: 15:00 Quinta, 07 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TheDrunkenSailor

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Insucesso na pesca
« Responder #15 em: 16:11 Quinta, 07 de Setembro de 2023 »
Uso o nó Alemão.
É igual ao nós de sangue, mas as duas pontas saem pelo mesmo lado.

É um nó muito bom e fácil de fazer. Mas para linhas de diâmetro idêntico.

Para uma linha fina e outra mais grossa o que uso é o nó Albright.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TheDrunkenSailor

Offline TheDrunkenSailor

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 59
  • Agradecido: 6 vezes
  • A pescar na zona oeste, de Peniche à Nazaré.
    • Benedita - Zona Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quarta, 23 de Agosto de 2023
Re: Insucesso na pesca
« Responder #16 em: 16:29 Quinta, 07 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Uso o nó Alemão.
É igual ao nós de sangue, mas as duas pontas saem pelo mesmo lado.

É um nó muito bom e fácil de fazer. Mas para linhas de diâmetro idêntico.

Para uma linha fina e outra mais grossa o que uso é o nó Albright.


Obrigado. Vou pesquisar.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Insucesso na pesca
« Responder #17 em: 20:19 Quinta, 07 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Este nó não é ideal para linhas de espessuras diferentes.

E esta maneira de fazer este nó é mais fácil, o nó Alemão:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Para unir linhas de espessuras diferentes é melhor o Albright: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TheDrunkenSailor, Capit

Offline TheDrunkenSailor

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 59
  • Agradecido: 6 vezes
  • A pescar na zona oeste, de Peniche à Nazaré.
    • Benedita - Zona Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quarta, 23 de Agosto de 2023
Re: Insucesso na pesca
« Responder #18 em: 21:09 Quinta, 07 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Este nó não é ideal para linhas de espessuras diferentes.

E esta maneira de fazer este nó é mais fácil, o nó Alemão:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Para unir linhas de espessuras diferentes é melhor o Albright: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Obrigado! Esse Albright já está guardado, parece-me bem e não é difícil.
 

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 189
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: Insucesso na pesca
« Responder #19 em: 11:18 Sexta, 08 de Setembro de 2023 »
Falta referir uma coisa. Estás a tentar ir à pesca. Há dias em que o melhor pro com o material todo certo também nao apanha peixe. A ciência da pesca é a persistência e a constante aprendizagem ao pé do mar. Se gostas disto nao te deixes desmotivar pela falta de resultados. Eu tive e penso que todos nos ja tivemos aquelas alturas, aqueles meses, em que façamos o que quisermos parece que o peixe nao quer nada connosco.  É isso que faz com que seja especial aquele grande toque de um bom peixe. O truque é mente aberta, e ir tentanto, ir aprendendo ao longo do tempo. Bons lances !
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TheDrunkenSailor

Offline TheDrunkenSailor

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 59
  • Agradecido: 6 vezes
  • A pescar na zona oeste, de Peniche à Nazaré.
    • Benedita - Zona Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quarta, 23 de Agosto de 2023
Re: Insucesso na pesca
« Responder #20 em: 13:18 Sexta, 08 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Falta referir uma coisa. Estás a tentar ir à pesca. Há dias em que o melhor pro com o material todo certo também nao apanha peixe. A ciência da pesca é a persistência e a constante aprendizagem ao pé do mar. Se gostas disto nao te deixes desmotivar pela falta de resultados. Eu tive e penso que todos nos ja tivemos aquelas alturas, aqueles meses, em que façamos o que quisermos parece que o peixe nao quer nada connosco.  É isso que faz com que seja especial aquele grande toque de um bom peixe. O truque é mente aberta, e ir tentanto, ir aprendendo ao longo do tempo. Bons lances !


Agradeço as palavras.


Realmente estou a tentar focar-me em levar as coisas devagar ir aprendendo, e ir praticando.

Acredito que depois de saber o que fazer, e de conhecer os pesqueiros onde vou, começará a ser mais facil.

E tentar levar aquele mood ir à pesca, não quer dizer pescar...se vier um peixe, melhor!

Abraço.
 

Offline TheDrunkenSailor

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 59
  • Agradecido: 6 vezes
  • A pescar na zona oeste, de Peniche à Nazaré.
    • Benedita - Zona Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quarta, 23 de Agosto de 2023
Re: Insucesso na pesca
« Responder #21 em: 13:23 Sexta, 08 de Setembro de 2023 »
Já agora, uma outra questão:

Haverá dias em que o tempo não me permite ir pescar ao fundo, ou à boia ... agrada-me o spinning, pela cena que parece ser mais limpo e rapido, possivel de ajustar numa hora de almoço ou manha antes de ir trabalhar.

Irei arranjar uma cana para esse sentido.

Poderiam indicar-me uma boa montagem para spinning? parece-me ser a modalidade que menos informação encontro na internet.

Cana estava a pensar arranjar uma em torno de 2.70m e 10-40gr ... linha do carreto? multifilamento mas que expessura ? 0.16?0.18? com shock leader ? e estralho que espessura ?
 

Offline MMagalhães

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 19 vezes
    • Alenquer
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:31 Quinta, 08 de Abril de 2021
Re: Insucesso na pesca
« Responder #22 em: 18:51 Sexta, 08 de Setembro de 2023 »
Sobre spinning haverá aqui quem melhor que eu te dê sugestões, mas, se me permites, acho que estás a alargar- te às várias modalidades de pesca no mar ao mesmo tempo sem dominar ou aprofundar nenhuma delas, o vicio bateu-te forte😃 mas as vezes um passo sustentado de cada vez é melhor.

abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TheDrunkenSailor

Offline Paulo Fachadas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 53
  • Agradecido: 17 vezes
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:18 Sexta, 14 de Dezembro de 2018
Re: Insucesso na pesca
« Responder #23 em: 23:24 Sexta, 08 de Setembro de 2023 »
Gosto muito de pescar a borracha! As vezes acordo e apetece me ir fazer uns lançamentos, é agarrar na cana e siga 😅 fio do carreto já pesquei com 0.30 e 0.35 direto, neste momento tenho multi com chicote de nylon 0.35! Se pescares em zona com pedra fio grosso, zona de areia podes diminuir o diâmetro! Mas pessoalmente para mim onde pesco 0.35/0.30 a montagem que uso deixo aqui na imagem
Surfcasting:
Shimano Ultegra Surf 450BXG-G - Daiwa Windcast Z5000
Shimano Super Aero Technium 450BX-H - Tubertini KARMA 1000
Boia/chumbadinha: Barros Maestro 5M - Tubertini Drex 6000
Buldo/borracha: Barros Robaliza 3.9M - Tubertini AP Power Yellow 6000
Barco: Barros Aventura Boat 300
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ruiacc, TheDrunkenSailor

Offline TheDrunkenSailor

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 59
  • Agradecido: 6 vezes
  • A pescar na zona oeste, de Peniche à Nazaré.
    • Benedita - Zona Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quarta, 23 de Agosto de 2023
Re: Insucesso na pesca
« Responder #24 em: 13:11 Sábado, 09 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sobre spinning haverá aqui quem melhor que eu te dê sugestões, mas, se me permites, acho que estás a alargar- te às várias modalidades de pesca no mar ao mesmo tempo sem dominar ou aprofundar nenhuma delas, o vicio bateu-te forte😃 mas as vezes um passo sustentado de cada vez é melhor.

abraço


Ok. Agradeço pela sugestão!
 

Offline TheDrunkenSailor

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 59
  • Agradecido: 6 vezes
  • A pescar na zona oeste, de Peniche à Nazaré.
    • Benedita - Zona Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quarta, 23 de Agosto de 2023
Re: Insucesso na pesca
« Responder #25 em: 13:14 Sábado, 09 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Gosto muito de pescar a borracha! As vezes acordo e apetece me ir fazer uns lançamentos, é agarrar na cana e siga 😅 fio do carreto já pesquei com 0.30 e 0.35 direto, neste momento tenho multi com chicote de nylon 0.35! Se pescares em zona com pedra fio grosso, zona de areia podes diminuir o diâmetro! Mas pessoalmente para mim onde pesco 0.35/0.30 a montagem que uso deixo aqui na imagem


Bela dica! Obrigado.
 

Offline Usersd

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 178
  • Agradecido: 40 vezes
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Segunda, 26 de Outubro de 2020
Re: Insucesso na pesca
« Responder #26 em: 13:20 Segunda, 11 de Setembro de 2023 »
Posso-te dizer as montagens que uso para pesca de fundo nestas zonas, com algum sucesso.

Praia:
Madre nylon 0.18 ate 0.22 com shockleader.

Chumbadas bico de pato ou pirâmide com haste de 120 a 160g dependendo do estado do mar.

Estralho 100% fluor entre 0.20 e 0.40 (dependendo do estado do mar - mais bruto = mais grosso)
Comprimento do estralho 50cm a 200cm dependendo do estado do mar (mais bruto = mais curto).

Montagem - na ponta do shockleader enfiar stopper>missanga>destorcedor de barril simples>missanga>stopper (permite subir/descer estralho para mais perto ou longe da chumbada).

Na ponta do shockleader clip de engate rápido com destorcedor e chumbada engatada no clip.


Falesia alta em zona de pedra:
Madre nylon 0.35 a 0.40

Mesmo esquema de estralho e montagem

Chumbadas de garra entre 120 e 160g


Pesqueiro raso na pedra:

Madre nylon por volta dos 0.30

Chumbadinha redonda ente 10 e 60g

Chumbada a correr na madre, destorcedor na ponta da madre, uma ponta de estralho de 50cm a 100cm por volta dos 0.20 atada a outra ponta do destorcedor.



Depois obviamente é dias, alturas do ano, fases lunares, marés, iscos etc..

Muitas vezes podes fazer tudo bem e ainda assim, dia errado, sítio errado, hora errada...  ;D
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ruiacc, TheDrunkenSailor

Offline TheDrunkenSailor

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 59
  • Agradecido: 6 vezes
  • A pescar na zona oeste, de Peniche à Nazaré.
    • Benedita - Zona Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quarta, 23 de Agosto de 2023
Re: Insucesso na pesca
« Responder #27 em: 18:20 Segunda, 11 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Posso-te dizer as montagens que uso para pesca de fundo nestas zonas, com algum sucesso.

Praia:
Madre nylon 0.18 ate 0.22 com shockleader.

Chumbadas bico de pato ou pirâmide com haste de 120 a 160g dependendo do estado do mar.

Estralho 100% fluor entre 0.20 e 0.40 (dependendo do estado do mar - mais bruto = mais grosso)
Comprimento do estralho 50cm a 200cm dependendo do estado do mar (mais bruto = mais curto).

Montagem - na ponta do shockleader enfiar stopper>missanga>destorcedor de barril simples>missanga>stopper (permite subir/descer estralho para mais perto ou longe da chumbada).

Na ponta do shockleader clip de engate rápido com destorcedor e chumbada engatada no clip.


Falesia alta em zona de pedra:
Madre nylon 0.35 a 0.40

Mesmo esquema de estralho e montagem

Chumbadas de garra entre 120 e 160g


Pesqueiro raso na pedra:

Madre nylon por volta dos 0.30

Chumbadinha redonda ente 10 e 60g

Chumbada a correr na madre, destorcedor na ponta da madre, uma ponta de estralho de 50cm a 100cm por volta dos 0.20 atada a outra ponta do destorcedor.



Depois obviamente é dias, alturas do ano, fases lunares, marés, iscos etc..

Muitas vezes podes fazer tudo bem e ainda assim, dia errado, sítio errado, hora errada...  ;D


Agradeço imenso pelas dicas!

Hoje por acaso fui com uma montagem como estás a dizer, usei um estralho de cerca de 1.5m ou um pouco mais (na praia do salgado - nazaré), usei uma madre de 0.30, e para o estralho 0.35 100% fluorocarbon. E estava a iscar ligueirão e lula (eles come melhor que eu :D)
Sem sucesso... mas falei com um pescador local que me disse que há hora em que lá estava, os barcos andavam a esticar redes lá perto e que nesses dias ele não costumava ter sorte...

Acabei por ir para a zona do Porto de abrigo da Nazaré, num farol que lá está, fui à boia, e já consegui sacar um sargo, aliás, quase de imediato.
Neste caso já usei uma chumbada fixa de 30g, com um estralho de uns 3m.

Em dois lançamentos, duas boias que ficaram presas nas pedras...terceiro lançamento, senti uma prisão, a pensar que fosse a pedra, puxei para cima, acabei por ferrar o peixe... não se pode ter sempre azar!

Obrigado a todos pelas dicas!
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Insucesso na pesca
« Responder #28 em: 22:28 Segunda, 11 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já agora, uma outra questão:

Haverá dias em que o tempo não me permite ir pescar ao fundo, ou à boia ... agrada-me o spinning, pela cena que parece ser mais limpo e rapido, possivel de ajustar numa hora de almoço ou manha antes de ir trabalhar.

Irei arranjar uma cana para esse sentido.

Poderiam indicar-me uma boa montagem para spinning? parece-me ser a modalidade que menos informação encontro na internet.

Cana estava a pensar arranjar uma em torno de 2.70m e 10-40gr ... linha do carreto? multifilamento mas que expessura ? 0.16?0.18? com shock leader ? e estralho que espessura ?

Acho que deves aprender cada modalidade no seu tempo, pois vais tentar misturar certos conceitos em modalidades que pode eventualmente não funcionar... Tem cuidado 😋
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TheDrunkenSailor

Offline Capit

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 29
  • Agradecido: 1 vezes
  • 𝘾𝙪𝙧𝙧𝙞𝙩𝙚, 𝙑𝙞𝙫𝙚, 𝙎𝙤𝙢𝙣𝙞𝙖
    • Esposende
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Quinta, 31 de Agosto de 2023
Re: Insucesso na pesca
« Responder #29 em: 10:30 Terça, 12 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Este nó não é ideal para linhas de espessuras diferentes.

E esta maneira de fazer este nó é mais fácil, o nó Alemão:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Para unir linhas de espessuras diferentes é melhor o Albright: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Muito obrigado pela partilha !
 

Offline Oligater

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 395
  • Agradecido: 97 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:48 Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
Re: Insucesso na pesca
« Responder #30 em: 12:18 Terça, 12 de Setembro de 2023 »
Caríssimo, aqui apanhas algumas dicas, porque aprender, tens que ser tu sozinho... Muitos dos que por aqui andam a escrever, levaram anos adquirir competências, e mesmo assim, levam porrada muitas vezes. A pesca nunca foi, nem nunca será um ciência exata! Que te adiantar ter excelentes condições, se não tens um peixe no pesqueiro. Isto é ir muitas vezes, quantas mais melhor. Uma dica: se a tua experiência é pouca, vai algumas vezes sem material, só ver, só observar.  Aprendi a ferrar sargos à bóia, a vê-los a comer dentro de um aquário  ;)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TheDrunkenSailor

Offline TheDrunkenSailor

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 59
  • Agradecido: 6 vezes
  • A pescar na zona oeste, de Peniche à Nazaré.
    • Benedita - Zona Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quarta, 23 de Agosto de 2023
Re: Insucesso na pesca
« Responder #31 em: 14:25 Terça, 12 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Caríssimo, aqui apanhas algumas dicas, porque aprender, tens que ser tu sozinho... Muitos dos que por aqui andam a escrever, levaram anos adquirir competências, e mesmo assim, levam porrada muitas vezes. A pesca nunca foi, nem nunca será um ciência exata! Que te adiantar ter excelentes condições, se não tens um peixe no pesqueiro. Isto é ir muitas vezes, quantas mais melhor. Uma dica: se a tua experiência é pouca, vai algumas vezes sem material, só ver, só observar.  Aprendi a ferrar sargos à bóia, a vê-los a comer dentro de um aquário  ;)

Bem pensado. Acho que é uma optima ideia observar para aprender.

Tenho ido sempre que posso, tentar ganhar o máximo de experiência, e de inicio aprendi já que uma ferramenta importante na pesca é o sentido de adaptação, neste caso a diferentes pesqueiros ou diferentes condições naturais.

Obrigado e abraço.
 

 

* Tópicos Recentes

Massa lubrificante shimano por Cefs [Hoje às 15:28]

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 12:31]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]