collapse

Autor Tópico: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe  (Lida 1245 vezes)

0 Membros e 5 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Mac77

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 15
    • Benavente
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:34 Segunda, 28 de Agosto de 2023
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #15 em: 17:41 Quinta, 14 de Março de 2024 »
Eu ia um bocado às cegas e só usei a molhe porque não sentia a Brisa.

Ao meu lado vi tirarem Douradas com 2/3 kilos.

Usavas essa linha para carreto e estralho ?
 

Offline Zagaia

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 160
  • Agradecido: 102 vezes
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #16 em: 18:58 Quinta, 14 de Março de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu ia um bocado às cegas e só usei a molhe porque não sentia a Brisa.

Ao meu lado vi tirarem Douradas com 2/3 kilos.

Usavas essa linha para carreto e estralho ?

A linha  Trabucco T-Force Super ISO 0,30 mm suporta em ação de pesca 11,94 kg pelo que acho suficiente para tirar um peixe com 2/3 kg, embora não acredite que todas as douradas tiradas tinham esse peso.
Mas se mesmo assim queres jogar pelo seguro tens a mesma linha na espessura 0,45 mm que suporta 27,50 kg
 

Offline Ricardo Pepino

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4768
  • Agradecido: 443 vezes
    • Samora Correia / Cartaxo
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:44 Sexta, 31 de Julho de 2020
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #17 em: 21:31 Quinta, 14 de Março de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas companheiro,

O ano passado estive lá duas semanas e para surfcasting ( na praia para o mar ) sem stress, mas para pesca no pontão, só se for a boia pois aquilo é um cemitério de material!

No pontão pescaste para o lado da praia ou para o lado do mar? Fiquei com a ideia que não tinha muita pedra para o lado do mar.

Eu só pesquei à boia mas só deu peixe pequeno.

Já agora como fizeste com o isco? Aquilo não tem lojas de pesca a não ser em olhão e não me está a apetecer andar a apanhar o barco para ir ao isco, estou a pensar levar casulo congelado e sardinha congelada.

Um abraço


Boas companheiro,

Cheguei a pescar no pontão para o lado do mar e aí sem stress! Mas pescar do pontão para o lado da ria, pois, é só semear material... pelo menos para quem não conhece os " spots " porreiros. Cheguei a estar a pescar para o lado de dentro mais ou menos em frente a um edificio que parece estar praticamente abandonado, perto do cais onde recolhem os contentores do lixo. Quanto ao isco, pois só em Olhão... às vezes o pessoal do minimercado na ilha arranjam algum isco, mas tens que encomendar. Mas casulo, é porreiro lá.
Cumprimentos,
Ricardo Pepino
 

Offline João Pontes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 546
  • Agradecido: 55 vezes
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #18 em: 11:13 Sexta, 15 de Março de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Foi essa a minha ideia mas nem levava chumbadas com tanto peso nem cana para isso, levei:
- Baros Brisa 42 Telecast (brincaram comigo, nem sentia os toques, ainda tirei 2 ou 3 sargos bons que devem ter marrado no isco)
- Baros molhe leste 5005, levei mesmo para a Boia mas em setembro com aquelas correntes não funcionou, ainda tentei usar ao chumbo mas tive medo de abusar no peso das chumbadas e tendo em conta a sensibilidade da cana sentia tudo o que mexia.

Não levei chumbadas com +60 e com estas canas foi mesmo enterrar material.

Fui observando e percebi as chumbadas redondas ou de gota e o carangueijo mas...

A nivel de material que cana é recomendada, fios e anzois?

São lançamentos relativamente curtos, porque quanto mais lançares, mais a corrente apanha a linha e encosta ao molhe,não é preciso uma cana específica. Há aí malta que pesca com canas de spinning com acção mais pesada, canas de surfcasting telescópicas, etc...
A montagem é a chumbada de correr (olivete 80 ou 90grs) batente de borracha e destorcedor. Desse destorcedor sai a linha para o estralho que deve ser +-1 braça, 1braça e meia 0.35, 0,40, 0,45, 0.50 depois depende do pescador). Mas 0.40 para cima para evitar dissabores.

Encontrei esta imagem na net que exemplifica mais ou menos a montagem.

Os anzóis devem ser grandes porque estamos a falar de iscar caranguejo verde, pilado, búzio, etc... 2/0, 3/0, 4/0, depende do tipo de isco. A malta usa anzóis da pesca profissional de aparelho porque se compram aos milheiros e são mais baratos.
Perder material é o prato do dia

Boa sorte!
« Última modificação: 11:15 Sexta, 15 de Março de 2024 por João Pontes »
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19618
  • Agradecido: 1165 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #19 em: 15:13 Sexta, 15 de Março de 2024 »

 Pescar em molhes e para dentro (lado do rio ou ria) é difícil de manter as pescas sem estas arrastarem pelo fundo, o que vai dar prisões todas as vezes, que fazer? tens de ter em conta a maré, não deves pescar quando a maré está a vazar em força ou a encher, deves procurar a hora em que as águas começam a abrandar a corrente, uma, duas horas antes da maré cheia e uma ou duas horas depois.
 Só nessa fase podes pescar mais ou menos sem sobressaltos, como usas linhas grossas a força da água a correr arrasta tudo e vai-te esconder a chumbada em sítios onde já não a vais tirar, essa pesca tens de usar linha aí de 0.30 e chumbadas de 80/100g para que a pesca fique no sítio onde cai, se arrastar vai-se esconder onde entala e perdes tudo.

 Tens de ir lá várias vezes e observar os melhores spots e ter em atenção as horas das marés para pescares quando a água corre menos ou pára.

 Força  :fixe:
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19618
  • Agradecido: 1165 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #20 em: 15:18 Sexta, 15 de Março de 2024 »

 Já agora, linha boa mas que não sei se ainda existe mas acho que sim, Flomax Mar Branco, bobines de 1000 metros, barata, resistente e quando perdemos alguns metros dói menos na carteira, há em várias medidas (espessura), as últimas que comprei 11/12 euros cada bobine, agora não sei.

  :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: paulito

Offline Mac77

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 15
    • Benavente
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:34 Segunda, 28 de Agosto de 2023
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #21 em: 16:30 Sexta, 15 de Março de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas companheiro,

O ano passado estive lá duas semanas e para surfcasting ( na praia para o mar ) sem stress, mas para pesca no pontão, só se for a boia pois aquilo é um cemitério de material!

No pontão pescaste para o lado da praia ou para o lado do mar? Fiquei com a ideia que não tinha muita pedra para o lado do mar.

Eu só pesquei à boia mas só deu peixe pequeno.

Já agora como fizeste com o isco? Aquilo não tem lojas de pesca a não ser em olhão e não me está a apetecer andar a apanhar o barco para ir ao isco, estou a pensar levar casulo congelado e sardinha congelada.

Um abraço


Boas companheiro,

Cheguei a pescar no pontão para o lado do mar e aí sem stress! Mas pescar do pontão para o lado da ria, pois, é só semear material... pelo menos para quem não conhece os " spots " porreiros. Cheguei a estar a pescar para o lado de dentro mais ou menos em frente a um edificio que parece estar praticamente abandonado, perto do cais onde recolhem os contentores do lixo. Quanto ao isco, pois só em Olhão... às vezes o pessoal do minimercado na ilha arranjam algum isco, mas tens que encomendar. Mas casulo, é porreiro lá.


Pescaste já fora do molhe, aí é mais calmo e não faço ideia se sai alguma coisa. Se fores pelo pontão direito ao farol grande eu pesquei mesmo a meio.
Logo no inicio do pontão vi lá pessoal a tirar uns sargos com meio kilo a pescar com mexilhão apanhado debaixo do cais onde para o barco da carreira.

Cumprimentos
 

Offline Mac77

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 15
    • Benavente
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:34 Segunda, 28 de Agosto de 2023
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #22 em: 16:22 Quinta, 28 de Março de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
T-Force Super ISO 0,30

Boa Tarde

No fio do carreto aconselhas Monofilamento ou Multifilamento?

Obrigado
 

Offline Mac77

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 15
    • Benavente
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:34 Segunda, 28 de Agosto de 2023
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #23 em: 18:20 Terça, 16 de Abril de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Foi essa a minha ideia mas nem levava chumbadas com tanto peso nem cana para isso, levei:
- Baros Brisa 42 Telecast (brincaram comigo, nem sentia os toques, ainda tirei 2 ou 3 sargos bons que devem ter marrado no isco)
- Baros molhe leste 5005, levei mesmo para a Boia mas em setembro com aquelas correntes não funcionou, ainda tentei usar ao chumbo mas tive medo de abusar no peso das chumbadas e tendo em conta a sensibilidade da cana sentia tudo o que mexia.

Não levei chumbadas com +60 e com estas canas foi mesmo enterrar material.

Fui observando e percebi as chumbadas redondas ou de gota e o carangueijo mas...

A nivel de material que cana é recomendada, fios e anzois?

Com as especificações que indicam (chumbadas 80/90 gr e caranguejo verde rijo como isco) parece-me que estejam a falar de pesca ao sentir (rockfishing) e não de pesca à boia como me parece que foi o equipamento que tu levas-te. A Barros Molhe Leste, que eu uso para a pesca ao carapau por ser pesca ligeira, mas nada adequada a esses pesos. A Barros Brisa Tele Cast, nunca usei, mas podia ser adequada para esse tipo de pesca, visto ser indicada para pesca ao fundo para mar e estuários, mas talvez forte de mais, visto que a ação da cana vai até aos 200 gr o que em termos de sensibilidade não ajuda nada na pesca ao sentir.
Sei que muitos vão dizer que é completamente inadequado, mas para pesca ao sentir, uso as chamadas canas para buldo que me garantem poder de lançamento, sensibilidade de toque e capacidade imbatível de içamento de exemplares pesados.
No meu caso uso as Team Daiwa Seabass, 3 elementos, nas versões de 4,20 m e 4,50 m, com ação de 50-150 gr e acho-as imbatíveis para pesca ao sentir, seja qual for a altitude a que pesque. Estas canas já não estão disponíveis, tendo sido substituídas pelas Grandwave Bulle.
Em termos de linha uso a Trabucco T-Force Super ISO 0,30 mm, imbatível para pescas com muita rocha, cracas, mexilhão, lapas, etc, esgarça mas não parte, um espetáculo de linha que me levou a mudar todas as linhas que tinha nos carretos de pesca rockfishing.
Em termos de anzois, como nunca pesquei nesse local não sei o tipo e dimensão de peixe que ai sai, mas em geral costumo utilizar anzois tipo Chinú 1/0 a 4.



Boa Tarde

Para um valor a rondar os 100€ o que achas desta:
DAIWA LEGALIS LIGHT SURF 4,30MT

Obrigado

 

Offline Zagaia

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 160
  • Agradecido: 102 vezes
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #24 em: 11:42 Sexta, 19 de Abril de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
T-Force Super ISO 0,30

Boa Tarde

No fio do carreto aconselhas Monofilamento ou Multifilamento?

Obrigado


Bom dia,

Para este tipo de pesca (rockfishing ou ao sentir) uso sempre monofilamento resistente ao abrasão, daí te ter recomendado o Trabucco T-Force Super ISO
 

Offline Zagaia

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 160
  • Agradecido: 102 vezes
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #25 em: 12:00 Sexta, 19 de Abril de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
DAIWA LEGALIS LIGHT SURF

Nunca usei nem conheço alguém que a tenha usado, no entanto de acordo com o catálogo da DAIWA, é uma cana do tipo telecóspica para pescas ligeira, com ação de 40-120 g.
Segundo eles "As Legalis surf são canas para a pesca fina no mar ou a partir de um quebra-mar ou de uma estrutura. Dotadas com uma ponteira maciça em
carbono muito sensível, são adequados às pescas das douradas ou das roçadas e permitem utilizar uma baixada de linha fina em ação de pesca
e iscos frágeis."
Tem como pontos fortes o blank em carbono alto módulo, passadores Fuji O, a base roscada e ação de ponta sensível.

Portanto tem as qualidades necessárias para a pesca tipo rockfishing, mas evita levar a cana para praias com areia, ou pelo menos se apanhar areia limpa a cana muito bem.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [Hoje às 22:14]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 17:56]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]