collapse

Autor Tópico: Catch&Release de Lucioperca  (Lida 12036 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Rui Oliveira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 650
  • Agradecido: 2 vezes
    • Gondomar
    • LUXFISH
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014
Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #15 em: 15:45 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Acredito que nao foi com intençao de ofender ninguem... mas de facto cada um é livre de escolher se devolve ou nao.. eu no mar levo, desde que tenha medida legal e que seja uma especie que me agrade... no rio tenho devolvido tudo...

Eu respeito todas as opçoes, mas nao gosto de ver a malta a levar peixe fora da medida... mas enfim...
Pescar é muito mais que tirar peixes da água!! ;D
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #16 em: 15:50 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Supostamente escrito por quem sabe do assunto:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

ler a parte "Medidas Mitigadoras"

Muitas vezes o pessoal fala apenas baseado no bom senso, e obviamente com boa intenção, mas NÃO devolver um peixe pode ser benéfico, apesar de parecer um contra senso.
Agora não pensem que eu ando por aí a tentar pescar sarrabecos, eu nem mato as bogas que pesco por azar, há quem o faça mas eu não.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #17 em: 15:54 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
 :o :o
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Supostamente escrito por quem sabe do assunto:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

ler a parte "Medidas Mitigadoras"

Muitas vezes o pessoal fala apenas baseado no bom senso, e obviamente com boa intenção, mas NÃO devolver um peixe pode ser benéfico, apesar de parecer um contra senso.
Agora não pensem que eu ando por aí a tentar pescar sarrabecos, eu nem mato as bogas que pesco por azar, há quem o faça mas eu não.
Vais aqui arranjar um caldo oh João!!!  ;D ;D
Queres ver que os homens do forum que os metem no forno é que estão a fazer bem?!
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #18 em: 16:07 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Inserir Citação (seleção)
se calhar alguns de nós sabemos que pessoal deste forum leva achigãs fora de medida e mete as receitas na net

Inserir Citação (seleção)
Mas foi talvez um pouco menos feliz nas palavras porque não é pessoal deste forum

 :hummm:

Inserir Citação (seleção)
Pessoal a carapuça serve a quem lhe serve,

Na minha opinião, e é apenas a minha opinião, ou estamos calados, ou chamamos as coisas pelos nomes. Se é pessoal do forúm, é para eles que a mensagem deve ser dirigida, e não cuspir para o ar.

Eu normalmente faço 2/3 pescas por ano em aguas interiores, e tudo o que é peixe gato é para ficar nas ervas, os LP nunca apanhei nenhum, mas quando isso acontecer não volta á agua, seja qual o tamanho.

Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline João Pinto

Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #19 em: 16:18 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Queres ver que os homens do forum que os metem no forno é que estão a fazer bem?!
Acho que a boca foi dirigida para quem até achigãs abaixo da medida leva
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #20 em: 16:18 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vais aqui arranjar um caldo oh João!!!   
Queres ver que os homens do forum que os metem no forno é que estão a fazer bem?!

Não sei se fazem bem ou mal, eu já deitei á água muito peixe com medida, e peixe comestível.
Não fui eu que escrevi isso na carta!
vejam o filme/documentário "O pesadelo de Darwin" e pode ser que alguns mudem de opinião.
Os barbos, bogas e outras espécies originárias daqui, deviam ser sempre devolvidos durante uns anos, as espécies invasoras que possam prejudicar essas é que não, sejam ou não bons para pescar.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #21 em: 16:27 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
LP de 3 ou 4 KG aaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhh hhh a malta leva tudo para por no forno, pergunta aqui á malta do forum se não é bom para comer, que eles até te explicam como fazer o molhe e tudo.
Eles andam cheios de fome aaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh hhhhhhhh
Aqui falou-se no LP. Não percebo muito disto mas interpreto LP como sendo lucio perca. Mas vocês lá sabem do que estão a falar! 
 

Offline João Pinto

Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #22 em: 16:37 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Como já disse compreendo perfeitamente o Tavares, faz-me lembrar eu quando era mais novo, isso arranjou-me muitos conflitos em fóruns, Tavares acho mesmo que este tema não deves de falar em publico, apenas em conversas privadas com pescadores que partilham da tua opinião, acho até que nas regras do forum devia haver a proibição de politica, futebol e C&R.


Ele refere-se a peixe fora da medida LEGAL de uma outra espécie, mas isso nada tem a ver com o forum.

Agora um pequeno á parte em relação ao LP, é um peixe que pesco á muitos anos, tenho amigos em muitos Continentes e quando digo amigos refiro-me aqueles amigos com que trocamos prendas de natal e não a subscritores de canais de internet em que nas águas deles têm uma variedade de peixes enormes incluindo uma espécie parecida com o nosso LP, o walleye, peixe esse que é uma minoria e que coabita com enormes populações de achigã nas mais variadas sub-espécies, com Crappies (peixe parecido com a nossa perca-sol) e não deixa de ser uma minoria, como já disse houve uma altura em que cheguei a tirar 21 LP numa manhã, agora uma boa manhã boa tira-se 3 ou 4, no entanto as populações de achigã diminuíram também.

Desculpem lá meter em causa um estudo Português mas sinceramente não sei se isso por cá aconteceu mesmo na melhor das hipóteses alguém fez uma tese universitária sobre isso com muita tralha tirada da internet... num país que nem sequer consegue ter efectivos para fiscalizar os seus recursos, pesco desde que me lembro em rio, mar e oceano, não sei o que é um fiscal

Esta conversa que se está a ter agora já se teve á muitos anos quando o Achigã foi introduzido, o que deixa um pescador de rio realmente lixado é ver os parquíssimos recursos que temos ser dizimados e quem pesca por desporto ver pessoal a matar tudo, dentro ou fora de tamanho legal.

« Última modificação: 16:49 Quarta, 13 de Agosto de 2014 por João Pinto »
 

Offline João Pinto

Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #23 em: 16:42 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Os barbos, bogas e outras espécies originárias daqui, deviam ser sempre devolvidos durante uns anos, as espécies invasoras que possam prejudicar essas é que não, sejam ou não bons para pescar.
Se falasses a um Carpista em levar uma Carpa ele iria atirar-se ao ar devido ao enorme respeito que tem pelo seu peixe, no entanto é uma espécie invasora, tal como o são a maior parte das espécies existentes hoje em dia, no entanto aquela já é legal, tal como acredito que o LP vá ser no futuro, mas nem por isso vai deixar de ser capturado e consumido.

No mar não existe esse problema mas no rio com o pessoal a deitar fora os peixinhos de aquário para o rio ou como acontece na maior parte das vezes com pescadores a trazerem propositadamente para mais tardes terem grandes troféus (siluros)

Uma espécie que no Tejo do lado Espanhol está a fazer grandes estragos nas populações de achigã é o alburno, originalmente introduzido para dar peixe pasto a esta espécie e que ninguém com sete palmos de testa se lembrou que ele poderia comer as posturas de achigãs e outras espécies.


 
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #24 em: 16:48 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Inserir Citação (seleção)
Ele refere-se a peixe fora da medida LEGAL de uma outra espécie, mas isso nada tem a ver com o forum.

 :hummm:

Cada vez mais confuso, se o objectivo era criar alguma confusão, acho que conseguiram.
Levar peixe é uma coisa e a lei permite-o, agora levar minis, fico pior de estragado com isso. Tenho um colega que se vê uma coisa dessas é homem e material á agua. ( e têm 66 anos ).
A fiscalização que existe é nenhuma.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #25 em: 16:48 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
João Pinto, há coisas que não estão em causa, não sei se é estudo mas está num documento oficial, mal ou bem alguma coisa hão-de saber digo eu que não sei.
No entanto, não preciso de nenhum estudo para dizer que:
Os peixes "novos" introduzidos artificialmente, poderão ou não ser prejudiciais, MAS só se irá saber mais tarde, muito mais tarde, e quando isso acontece, na maior parte das vezes já não se corrige em tempo útil, pelo que na minha opinião de cidadão e não de pescador de rio porque não sou, dizia que na minha exclusiva opinião é ERRADO introduzir artificialmente peixes estranhos a um habitat sem que haja garantias de que será benéfico para o ecossistema.

Agora é claro que será muito mais fácil dizer que os achigãs foram muito bem introduzidos no ecossistema, mas quando fizeram isso não sabiam, para mim quem o fez errou pelos motivos acima.

Não sei se me fiz entender mas...
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #26 em: 16:49 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
o que deixa um pescador de rio realmente lixado é ver os parquíssimos recursos que temos ser dizimados e quem pesca por desporto ver pessoal a matar tudo, dentro ou fora de tamanho legal.
Temos que saber conviver com todas as realidades existentes. Não é só na pesca que vemos coisas que não gostamos. Passa-se isso no nosso trabalho, nos aumentos fabulosos dos impostos por parte do nosso governo, etc...
Como tu dizes tratou-se de uma boca e foi endereçada através de um forum. Podem, os defensores aficionados do cach and release, começar a mandar as bocas a esses mesmos pescadores que diariamente pescam ao seu lado e cometem essas ilegalidades.
Mas sempre é mais seguro mandar bocas num forum, ou pelo menos assim parece!
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #27 em: 16:51 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
para quem gosta de aprender, a referência ao filme que falei.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline João Pinto

Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #28 em: 16:54 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Agora é claro que será muito mais fácil dizer que os achigãs foram muito bem introduzidos no ecossistema, mas quando fizeram isso não sabiam, para mim quem o fez errou pelos motivos acima.
Um pescador de pluma que te ouvisse dizer isto e apertava-te o pipo :)

Tendemos a escolher defender a espécie consoante aquilo que nos interessa, acho que os pescadores só se interessam por aquilo que lhes dá capturas, acho que nisso os Espanhois ainda estão pior que nós Tugas que dão com cada tiro no pé que até andam de lado... com os alburnos, com os siluros, com os lucios... mas acredito que com a nossa mentalidade em breve vais ver-me com uma cana bem pesada a apanhar siluros ehehehehe

Defendo o LP porque juntamente com as algas é das poucas coisas que ainda se consegue sacar da água por aqui e não me apetece fazer 100km (ir e vir) para ir ao mar á pesca

« Última modificação: 16:56 Quarta, 13 de Agosto de 2014 por João Pinto »
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #29 em: 16:56 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Os barbos, bogas e outras espécies originárias daqui, deviam ser sempre devolvidos durante uns anos, as espécies invasoras que possam prejudicar essas é que não, sejam ou não bons para pescar.
Se falasses a um Carpista em levar uma Carpa ele iria atirar-se ao ar devido ao enorme respeito que tem pelo seu peixe, no entanto é uma espécie invasora, tal como o são a maior parte das espécies existentes hoje em dia, no entanto aquela já é legal, tal como acredito que o LP vá ser no futuro, mas nem por isso vai deixar de ser capturado e consumido.

No mar não existe esse problema mas no rio com o pessoal a deitar fora os peixinhos de aquário para o rio ou como acontece na maior parte das vezes com pescadores a trazerem propositadamente para mais tardes terem grandes troféus (siluros)

Uma espécie que no Tejo do lado Espanhol está a fazer grandes estragos nas populações de achigã é o alburno, originalmente introduzido para dar peixe pasto a esta espécie e que ninguém com sete palmos de testa se lembrou que ele poderia comer as posturas de achigãs e outras espécies.


 

De resto concordo com tudo, tenho amigos que vão pescar a espanha e apesar disso fazem lá melhores capturas do que cá.
Eu estou a aprender nestas conversas, essa dos alburnos já tinha ouvido dizer e tem lógica, qualquer dia vou tentar apanhar uns quantos só para os castigar eheheheh
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]