collapse

Autor Tópico: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade  (Lida 12629 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« em: 14:26 Sábado, 28 de Dezembro de 2013 »
Estava para por como titulo, pesca proibida no Arade, o que quase acaba por ser mas optei por não dar uma informação, no fundo, incorrecta. Trago do Sitio informação a este nivel, iniciado num post de Andrezio onde colocou o seguinte video
 Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Na Tv vimos apenas os pescadores indignados por não podermos pescar no molhe da Praia da Rocha mas a proibição não se limita a esta área apenas. Para quem conhece o local, é proibido pescar dentro do Arade desde os molhes (Ferragudo e Portimão) até a ponte do comboio. O novo comandante do porto alega que apenas está a cumprir a lei (verdade). Todos os anteriores surgiram sempre com esta lei mas o bom senso levou-os a permitir pescar em determinadas zonas (várias) onde a pratica desportiva não implica nenhum tipo de problema seja de que nível for, no entanto, este comandante não parece ceder nos seus intentos.

Ora, toda a zona restante onde é permitido pescar os locais são de difícil acesso ou sem acesso nenhum :-[, para alem de que seria um ataque puro as pequenas crias de varias especies que por ali abundam.

Posto isto, para não estar a prevaricar tenho que ir em buscar de outros «cafés» para puder fazer aqui a que a licença que paguei se me propôs ;)
« Última modificação: 14:29 Sábado, 28 de Dezembro de 2013 por NelsonP »
Nelson Peres
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #1 em: 17:08 Sábado, 28 de Dezembro de 2013 »
Lá vai o pessoal todo para a ponte nova lool.
Realmente é uma vergonha, um rio largo como aquele proibirem a pesca lá. Além que há espécies que se apanham no lado do rio com muita mais facilidade do que no lado do mar dessa costa(robalos,corvinas,douradas).Além disso permitia o pessoal pescar com qualquer tipo de mar, nem que tivesse ondas de 20m, pois desde que que fosse nas praias do rio não havia problema algum(penso eu).
Espero seriamente que não vão avante com a proibição, alias até já foi proposta uma moção contra.
Aqui por baixo é tudo a prejudicar, na costa vicentina é o que é com todas as limitações, na sul é isto.
Tive hoje a ouvir um senhor a falar que em Peniche até fizeram escadarias em metal para os pesqueiros de difícil acesso, de modo a garantir a segurança dos pescadores e dos bombeiros em caso de eventual resgate. Esse mesmo senhor disse que uma vez proibiram a pesca no molhe da Figueira da Foz e mais 7 km para cada lado. Resultado as casas de pesca de Coimbra à Figueira da Foz mandaram o contrato dos empregados para a capitania a ver se queria que lhes queriam pagar o ordenado. Remédio santo, acabou logo a proibição.
Espero seriamente que lá para Março acabe essa proibição, pois começa a época da dourada,corvina, chocos.
Será que eles de noite se darão ao trabalho de ir chatear o pessoal do lado do molhe de Ferragudo?Avisam primeiro ou é logo a multar?

Já pensei em por uma cana para o lado do mar só para disfarçar e uma para o lado do rio e assim que visse luz tirava, ou então por uma linha de mão nos buracos do molhe. Mas tenho medo da multa :(
Se alguém souber se eles de noite vão lá chatear diga-me se faz favor
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #2 em: 19:41 Sábado, 28 de Dezembro de 2013 »
Eu concordo que seja proibido em determinada zonas do rio. No canal de navegação faz todo o sentido, logo é lógico que em toda a zona ribeirinha (calçadão) seja proibido. No entanto, sempre se pescou na antiga lota !! Ali devia ser permitido. Nas gruas,na lota,  junto á marinha e da marina até ao meio molhe da praia da rocha também proibido, como têm sido sempre. Agora tudo o resto não faz sentido. Não faz sentido não poder pescar na doca do lado dos estaleiros virado para Portimão (belo spot da vazante, mas têm corrido com o pessoal dali e não se vê 1 único a arriscar), assim como não faz sentido não poder pescar nas areias, Castelo, praia grande e nos molhes, exceptuando claro, os ultimos 50 mts da entrada da barra. Mas é o que temos... Eu vou continuar a ir ao meu cantinho. No molhe de Ferragudo já la pesquei varias vezes no lado do rio e toda a gente o faz. Eles ali não vão, a escadaria é tramada :) mas nunca se sabe... Costume sempre aconselhar a não pescarem em locais proibidos. É o tipo, faz o que eu te digo, não faças o que eu faço ;)
Nelson Peres
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #3 em: 20:07 Sábado, 28 de Dezembro de 2013 »
Pois...quem não arrisca não petisca :)
Já agora as espécies (robalos, corvinas, douradas, linguados) que se captura do lado do rio também se captura do lado do mar certo?
O meu parceiro chegou a pescar na antiga lota e diz que era dos melhores pesqueiros que havia por causa da aguagem da sardinha que jogavam ao rio, era um pesqueiro permanentemente engodado. Diz ele que era liças de 4kg e que chegou a vir sair um robalo de 7 kg...Outros tempos
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #4 em: 20:45 Sábado, 28 de Dezembro de 2013 »
E as douradas que lá tiram !!! ::) No molhe pescam mais do lado de dentro do rio mas isso não quer dizer que não haja peixe no outro lado. Claro que há....tens é que insistir, aliás, como em tudo na vida ;)
Nelson Peres
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #5 em: 13:56 Domingo, 29 de Dezembro de 2013 »
Hoje passei por lá e havia malta há pesca quer para o rio quer para o mar. Mas para o rio haviam mais do lado de Ferragudo. Subir 106 degraus(foi o que disseram hoje) é tramado  :)
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #6 em: 14:57 Domingo, 29 de Dezembro de 2013 »
A malta vai de fininho voltando aos pesqueiros habituais até serem corridos outra vez...ou não. Ontem um amigo conto-me que em conversa com o dono da loja de pesca da ponte este lhe confidenciou que desde que proibiram a pesca ali baixou imenso a venda de isco. A coreana por exemplo vendia 100 caixas, agora vende 20. A malta deixa de ir com medo e isso reflete-se na economia local também.
Nelson Peres
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #7 em: 12:13 Segunda, 30 de Dezembro de 2013 »
se for preciso andam lá barcos á pesca, volto a dizer, em espanha não conheço bem a lei mas pode pescar-se em quase todo o lado, pelo que vi nem as autoridades perseguem os pescadores, nem as pessoas embirram, até na praia estive no meio de banhistas e ninguém embirrou, e nós também não incomodámos.
Mas por cá é só gente fina e queixinhs de m****, e não só relativamente á pesca, somos pobrezinhos com a mania que somos finórios e tudo nos incomoda, dasse!!!
Isto na zona onde costumo ir.

Aí devem apanhar barcos á linha por isso incomoda tanto...
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #8 em: 13:44 Segunda, 30 de Dezembro de 2013 »
Aqui já tenho visto várias vezes correrem com o pessoal a pescar no rio de barco! Eles não estão com vontade de deixar a malta em paz
Nelson Peres
 

Offline jorge borralho

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 69
  • Agradecido: 1 vezes
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:39 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #9 em: 19:00 Segunda, 30 de Dezembro de 2013 »
É preciso é ter paciencia e deixar acalmar as aguas que devagar tudo voltara ao normal.
Se bem que haja malta que por vezes abusa.dos lançamentos depois dá queixas.
O comandante como não esta´ para se chaterar aplica  a lei e ela  é clara e depois
á  a questão  das percentagens nas multas !!!
E esta tudo dito. :rambo:
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #10 em: 19:54 Segunda, 30 de Dezembro de 2013 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É preciso é ter paciencia e deixar acalmar as aguas que devagar tudo voltara ao normal.


Espero bem que sim. Lá para Março já chegaram as corvinas :) :)
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #11 em: 20:55 Segunda, 30 de Dezembro de 2013 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É preciso é ter paciencia e deixar acalmar as aguas que devagar tudo voltara ao normal.


Espero bem que sim. Lá para Março já chegaram as corvinas :) :)
Tens hábito de pescar as corvinas no molhe ?!!
Nelson Peres
 

Offline jorge borralho

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 69
  • Agradecido: 1 vezes
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:39 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #12 em: 00:14 Terça, 31 de Dezembro de 2013 »
 De vez enquando faço a minha perninha. 8) 8)
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #13 em: 10:57 Terça, 31 de Dezembro de 2013 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Tens hábito de pescar as corvinas no molhe ?!!

Não, mas queria começar este ano. E mesmo que em Março esteja ainda vedado não sei se não faço uma perninha lá à noite  :D
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #14 em: 13:48 Terça, 31 de Dezembro de 2013 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Tens hábito de pescar as corvinas no molhe ?!!

Não, mas queria começar este ano. E mesmo que em Março esteja ainda vedado não sei se não faço uma perninha lá à noite  :D
Como meteste um grande sorriso no teu comentário julguei que fosses um expert no assunto :D
Nelson Peres
 

Offline miguel82

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 101
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:14 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #15 em: 21:28 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
Infelizmente a falta de civismo de alguns pescadores, que ou deixam os locais todos sujos ou não têm cuidado nenhum com os outros utilizadores, depois levam a este tipo de situações, e por causa de alguns pescadores pagam todos.
Ora se um pescador não estiver lá a incomodar ninguém nem a estragar nada acho que por uma questão de bom senso que o permitam lá estar. 
Se não for o caso axo muito bem que seja multado. No próprio decreto lei 101/2013 finalmente já estão previstas multas para quem deixa ficar nos pesqueiros qualquer coisa o que possa fazer mal ao meio marinho.

A minha sugestão é que falem com o comandante para tentar saber o porquê dele para estar a ser tão rigido (que mal é que os pescadores estão a fazer lá), e depois apresentarem uma proposta que permita a pesca (ainda que condicionada) e ao mesmo tempo resolva os problemas que ele têm com os pescadores.
 

Offline jorgekristovao

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 427
  • Agradecido: 9 vezes
    • Cartaxo-Peniche
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:06 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #16 em: 19:41 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
Ha 15 anos para ca que pesco no molhe da praia da rocha no verao, neste ultimo foi a primeira vez que a policia maritima me ordenou para pescar para o lado da praia.
Quanto ao lixo aì deixado pelos pescadores nao é nada comparado com as varandas de peniche. Aí sim é uma autentica vergonha, desde já deixo aqui um apelo a quem pescar por lá para ter mais cuidado.
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #17 em: 21:08 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
Ainda há corajosos que vão lá de dia mas no lado de Ferragudo. De noite também os vejo às vezes
 

Offline miguel82

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 101
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:14 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #18 em: 00:05 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ha 15 anos para ca que pesco no molhe da praia da rocha no verao, neste ultimo foi a primeira vez que a policia maritima me ordenou para pescar para o lado da praia.
Quanto ao lixo aì deixado pelos pescadores nao é nada comparado com as varandas de peniche. Aí sim é uma autentica vergonha, desde já deixo aqui um apelo a quem pescar por lá para ter mais cuidado.

Pois, eu ai não sei como é mas na minha zona há pesqueiros que são um autêntico nojo. Os da linha do Estoril até estão mais ou menos porque o mar vai lavando, mas chega-se à zona da Boca do Inferno e Guincho e começa-se a ver muita porcaria, ao nivel talvez dos pesqueiros de Peniche.  Mas pior que isso eu só vi num local: Bico da Messe (perto da Praia das Maçãs), aquilo é uma javardice pegada e fica desde já nomeado para ganhar o prémio de pesqueiro mais porco de Portugal. Nunca vi coisa assim, eu raramente vou lá porque não gosto de pesqueiros com muita gente, mas por acaso fui na semana passada e reparei que nem o mar gigante que teve no inicio do ano o conseguiu limpar minimamente.
Eu não consigo entender o que custa às pessoas trazerem umas gramas de lixo consigo e deitar no contentor, mas se por acaso algum dia apanharem 100kg de peixe são capazes de os trazer todos às costas. Aquilo é garrafas de cerveja, embalagens de comida e de material de pesca, sacos de plástico com fartura, isco a apodrecer nas rochas onde o mar não chega lá acima para lavar.
Eu já nem digo que guardem aquelas pontas de restos de nylon com 10,20cm, 1m, essas pronto, agora estão lá centenas de metros de nylon (km e kms ao todo) , que dá ideia que andam a trocar de fio do carreto e deitam o velho lá para as rochas.
É triste e é pena que a fiscalização em vez de andar preocupada com as licenças de pesca e em mandar embora pescadores de locais que não estão a fazer mal nenhum,  não prestasse mais atenção a este tipo de coisas.
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #19 em: 02:12 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Pois Nelson capitão do porto não é?  :-" :-" :-"
Foi de propósito deixado em minusculas, nunca confiei nessa gente nem confiarei, já vivo cá há demasiados anos.

Cumprimentos. :fixe:
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #20 em: 13:58 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ha 15 anos para ca que pesco no molhe da praia da rocha no verao, neste ultimo foi a primeira vez que a policia maritima me ordenou para pescar para o lado da praia.
Quanto ao lixo aì deixado pelos pescadores nao é nada comparado com as varandas de peniche. Aí sim é uma autentica vergonha, desde já deixo aqui um apelo a quem pescar por lá para ter mais cuidado.
Em termos de lixo, e por razões obvias, ali está sempre quase perfeito. Pescam quase sempre ali as mesmas pessoas e está sempre gente a passar para cima e para baixo o que deixa os prevaricadores envergonhados pelo que acabam por levar o lixo.
Agora, em sitios onde só o pescador vai ou onde o trafego de pessoas é reduzido, o lixo acumula-se e curiosamente, ninguem foi  ??? :-\
Nelson Peres
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #21 em: 13:02 Segunda, 20 de Janeiro de 2014 »
Telefonei hoje para a PM de Portimão e o que me disseram é que dentro da zona portuária sempre foi proibido mas agora estão mais severos. Embora muito pessoal da zona dizer que de noite eles não se dão muito ao trabalho de ir ao lado de Ferragudo, ao lado da Praia da Rocha já é diferente, embora seja sempre um risco. E mesmo virados para o lado do mar temos que estar a 100 do farol para trás e quando for a época balnear a 300 da praia.
No de Alvor é à mesma a 100m do farol, mas já se pode pescar para dentro da ria, mas não pode ser na zona entre os molhes.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #22 em: 14:07 Segunda, 20 de Janeiro de 2014 »
Sempre foi proibido. Está na lei. Os antigos comandantes foram mais condescendentes apesar de haver polémica inicial como todos. Este é mais bruto. Já conhecia essas limitações que referes :fixe:
Já sabes...toma cuidado :P
P.S. As corvinas já dão o ar de sua graça  8)
Nelson Peres
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #23 em: 17:31 Segunda, 20 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

P.S. As corvinas já dão o ar de sua graça  8)

Só para dentro do rio ou tem nas apanhado também para o lado do mar?
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #24 em: 20:52 Segunda, 20 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

P.S. As corvinas já dão o ar de sua graça  8)

Só para dentro do rio ou tem nas apanhado também para o lado do mar?
Eu não apanhei nada companheiro. Nunca pesquei á corvina mas este ano quero experimentar. O meu cunhado disse-me que um amigo dele mostrou-lhe hoje uma boa e já a semana passada o mesmo individuo apanhou tambem.
Se foi do lado de dentro ou fora não sei...
Nelson Peres
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #25 em: 15:05 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014 »
Chegou-me aos ouvidos que a M.P. já deixa pesca no molhe de Portimão outra vez. Alguem já ouviu alguma coisa ?!!
Nelson Peres
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #26 em: 15:07 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014 »
Ainda não ouvi nada, mas vou me informar. Espero bem que se possa pescar de novo no rio, porque desde que deixei de pescar lá nunca mais apanhei safias  ;D.
Pode se saber de onde veio essa informação?
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #27 em: 15:11 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014 »
Disse-me um amigo que passa lá habitualmente. Perguntou a um pescador que lá estava e este respondeu que já deixavam pescar ali. Não sei se assim é e se deixam mesmo pescar no rio ou só ali. Hoje 2 individuos que estavam ao ralo foram abordados pela MP no Parchal, junto ao hotel River Side, foram identificados e ficaram sem o material. Estava eu a limpar o isco que tinha apanhado noutro local ???
Nelson Peres
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #28 em: 15:16 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014 »
Se deixam em Portimão também deixam em Ferragudo, certo? Quando for para esses lados vou me informar com o pessoal. Eu lá dizia eu que em Março deviam abolir a proibição, pode ser que sim. Se assim for os robalos escaparam, mas as corvinas já não sei  :)
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #29 em: 15:18 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014 »
Andrézio, não confies na sorte até teres uma certeza :fixe: Por vezes as coisas acontecem quando menos se espera
Nelson Peres
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #30 em: 15:26 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014 »
Sim eu vou me informar antes.250 euros ainda doi :-[
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 373 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #31 em: 11:24 Terça, 04 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
se for preciso andam lá barcos á pesca, volto a dizer, em espanha não conheço bem a lei mas pode pescar-se em quase todo o lado, pelo que vi nem as autoridades perseguem os pescadores, nem as pessoas embirram, até na praia estive no meio de banhistas e ninguém embirrou, e nós também não incomodámos.
Mas por cá é só gente fina e queixinhs de m****, e não só relativamente á pesca, somos pobrezinhos com a mania que somos finórios e tudo nos incomoda, dasse!!!
Isto na zona onde costumo ir.

Aí devem apanhar barcos á linha por isso incomoda tanto...

Acho que a falta de civismo de alguns pecadores também é culpada nas restrições.

A maior parte dos pesqueiros que frequento estão carregados de lixo (linhas, anzóis, caixas de coreano aos montes, garrafões de vinho, etc.), é nós, pescadores "civilizados" que tentam deixar o local como o encontraram, levam por tabela.

Abraço.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #32 em: 20:34 Quarta, 05 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Telefonei hoje para a PM de Portimão e o que me disseram é que dentro da zona portuária sempre foi proibido mas agora estão mais severos. Embora muito pessoal da zona dizer que de noite eles não se dão muito ao trabalho de ir ao lado de Ferragudo, ao lado da Praia da Rocha já é diferente, embora seja sempre um risco. E mesmo virados para o lado do mar temos que estar a 100 do farol para trás e quando for a época balnear a 300 da praia.
No de Alvor é à mesma a 100m do farol, mas já se pode pescar para dentro da ria, mas não pode ser na zona entre os molhes.
O que é verdade hoje amanha é mentira. Experimenta ligar agora para a capitania. Parece que já deixam pescar no rio outra vez. Naturalmente há que ter atenção aos locais que desde sempre foram proibidos.  ;)
Nelson Peres
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #33 em: 22:39 Quarta, 05 de Fevereiro de 2014 »
Ainda bem. Para mim desde que não seja mesmo dentro do canal de navegação é impossível acertar em algum barco. Agora é não deixar lá lixo e evitar lançar quando os barcos veem para não haver chatices  :D
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #34 em: 23:04 Quarta, 05 de Fevereiro de 2014 »
Já podes ir descansado experimentar as corvinas :)
Nelson Peres
 

Offline pjc

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 13 vezes
  • O prazer de pescar, é desestressante
    • Olhão/Quarteira
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #35 em: 21:30 Quinta, 06 de Fevereiro de 2014 »
Já andam Corvinas no Arade? Tenho que ir para o molhe da P. da Rocha. Ai é legal pescar, Nelson?
O mal do mundo são os €€€€€
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #36 em: 21:32 Quinta, 06 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já andam Corvinas no Arade? Tenho que ir para o molhe da P. da Rocha. Ai é legal pescar, Nelson?
Em força não sei se andam... Sei que já saiu qualquer coisa mas nada de especial e muito pontualmente.. Já deixam pescar nos molhes segundo ouvi
Nelson Peres
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14903
  • Agradecido: 627 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #37 em: 14:23 Sábado, 22 de Fevereiro de 2014 »
Boas

Acho que devem questionar a capitania, através de email, porque o diz que disse, nem sempre é a realidade e depois os custos, podem ser desagradáveis.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #38 em: 16:00 Sábado, 22 de Fevereiro de 2014 »
Eu telefonei para lá há umas 3 semanas e era permitido. A partir de agora quero ir fazer lá umas pescas aos chocos, corvinas e douradas.
Além que é um absurdo proibirem. Um sitio acessível e seguro e que dá peixe proíbem. Deixem o pessoal se divertir  :D
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #39 em: 18:41 Sábado, 22 de Fevereiro de 2014 »
Após alguma luta tudo voltou  á normalidade e já se pode pescar  ;)
Nelson Peres
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #40 em: 19:25 Sábado, 22 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Após alguma luta tudo voltou  á normalidade e já se pode pescar  ;)

Até pode ser que haja mais peixe, como houve um tempo que o pessoal não pescou lá ??? ?
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #41 em: 21:36 Terça, 25 de Fevereiro de 2014 »
Até que enfim. finalmente uma boa noticia ...
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #42 em: 21:43 Terça, 25 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Após alguma luta tudo voltou  á normalidade e já se pode pescar  ;)

Até pode ser que haja mais peixe, como houve um tempo que o pessoal não pescou lá ??? ?
:hahaha: :hahaha:Querias  :)) :))
Nelson Peres
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #43 em: 15:36 Quinta, 13 de Março de 2014 »
Só para avisar que já se pode pescar no molhe de Alvor virados para dentro.Telefonei para  a PM.A PM só disse para se ter cuidado com os barcos e com o canal de navegação.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #44 em: 15:38 Quinta, 13 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Só para avisar que já se pode pescar no molhe de Alvor virados para dentro.Telefonei para  a PM.A PM só disse para se ter cuidado com os barcos e com o canal de navegação.
Boa
Nelson Peres
 

Offline jorgekristovao

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 427
  • Agradecido: 9 vezes
    • Cartaxo-Peniche
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:06 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #45 em: 21:38 Sábado, 15 de Março de 2014 »
No molhe do Alvor nunca pesquei, mas costumo pescar no da Praia da Rocha quando aí vou de ferias.  No verão passado a PM C:-) mandou me virar para o lado do mar.
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca limitada (por pouco proibida) no rio Arade
« Responder #46 em: 21:42 Sábado, 15 de Março de 2014 »
Passei hoje no molhe da Praia da Rocha e estava lá muito pessoal. Peixe de escama não vi tirar nenhum mas chocos sim. As bailas já andam a cair com a boia de agua assim como as cavalas.E vi bastante peixe a mariscar, vá lá que permitiram de novo o pessoal pescar lá, se bem que eu prefiro o de Ferragudo, sempre é menos confuso.