collapse

Autor Tópico: Portaria  (Lida 2013 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline cmov

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 53
  • Agradecido: 10 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:49 Quarta, 20 de Outubro de 2021
Re: Portaria
« Responder #45 em: 21:01 Sexta, 16 de Junho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

deixei esse grupo hoje gracas a essa thread :(
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3307
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Portaria
« Responder #46 em: 01:10 Sábado, 17 de Junho de 2023 »
De todo era essa a minha intenção,dei este exemplo como poderia dar dezenas de outros idênticos seja de grupos ou outro qualquer sítio da internet
Abraço
 

Offline Zagaia

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 160
  • Agradecido: 102 vezes
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: Portaria
« Responder #47 em: 16:48 Sábado, 17 de Junho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Filipe mediante este exemplo que é apenas um entre alguns para não estar a generalizar, acho que seria bom começar pela formação dada por algum departamento criado para esse fim através da dgrm ou icnf por exemplo, tal qual como não se deve conduzir sem se estar habilitado para tal também não se deveria ter acesso há licença de pesca sem se estar habilitado é mais ou menos como dar a licença de uso e porte de arma a qualquer pessoa sem se saber se a pessoa reúne  as condições para tal, alguns dirão á mas nesse caso a maioria recorreria á ilegalidade, ok pois muito bem faça-se como no caso do cinto de segurança nos automóveis, quando passou a ser obrigatório todos refilaram e o estado acabou por arrecadar uma data de dinheiro em multas de quem foi renitente á ideia e nos quais me incluo, como me foram ao bolso 2 ou 3 vezes a ideia entranhou-se e hoje em dia o acto de colocar o cinto passou a ser um acto reflexo e normalíssimo   
infelizmente á coisas que só através de repressão é que passam á regra o que é típico do ser Umano  :D


O uso e porte de arma não é comparável mas sim a carta de caçador, e posso desde já dizer-lhe que em parte concordo com isso mas vale o vale, poderia ser importante para no mínimo as pessoas ficarem a saber as leis e conhecerem as espécies em teoria, mas como em tudo quem quer fazer mal faz, e quem quer estar legal faz por isso, e por se informar.

Ainda à uns tempos foi aqui falado que a dgrm poderia tentar na altura de tirar licença enviar um email, ou uma coisa qualquer como as informações mais importantes leis e espécies, uma coisa automática. Já era um principio
Concordo plenamente com o colega João L.
Não "custava nada" à DGRM que no ato da emissão da licença enviada por SMS, indicar também o link a uma pasta do site da referida DGRM, onde deveria constar um ou mais documentos com toda a informação essencial de acordo com o tipo de licença passada. Essa documentação deveria indicar a legislação em vigor, as medidas legais para os vários tipos de pescado e/ou outra informação indispensável ao tipo de pesca para que foi pedida licença.
Por exemplo para a licença da “pesca apeada”: Visite a nossa página eletrónica em Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre onde se encontra toda a informação indispensável à prática da atividade para a qual acabou de pedir a emissão de licença “pesca apeada”.
Nota: O link é válido e remete para uma página da DGRM onde existe vária documentação relativa à pesca lúdica e que todos nós deveríamos consultar.
Já em relação a ser obrigatório efetuar um Exame tal como na caça ou como na condução, conforme o colega Zé Carlos publicou, discordo completamente. Temos de ter cuidado com o que pedimos porque o Estado tem um grande poder de imaginação e ainda cria um exame onde temos de saber todos os tipos de nós que existem na marinha assim como todo o tipo de artes de pesca e respetiva malha, mais o que é uma braça, um nó, uma milha náutica, etc, etc, etc, quando na verdade apenas queremos pescar com os nossos filhos e/ou netos, naquele dia, naquela praia.
Podemos dizer que “O Exame seria apenas para o tipo de pesca que escolhemos”. Eu pergunto, no caso de surgir a oportunidade de ir com uns amigos, fazer um dia de pesca embarcada, só por pura diversão, se teria de me inscrever num exame e ficar a aguardar que fosse chamado e que ficasse aprovado nesse exame. Isto só para ir à pesca apenas um dia e nunca mais voltar a fazer pesca embarcada.
 

Offline Zagaia

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 160
  • Agradecido: 102 vezes
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: Portaria
« Responder #48 em: 17:03 Sábado, 17 de Junho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para quem queira ler o resultado dos inquéritos da DGRM que o FilipePC falou, junto envio o resultado do inquérito da região da Grande Lisboa

Obrigado, vou ler atentamente.
A problemática da pesca não é diferente de outras áreas da sociedade, a questão é que durante anos não se fez nada, quando se podia ter tentado legislar de forma mais agressiva as medidas de forma a minimizar as leis.
Filipe PC,
Junto segue o link para a página da DGRM onde estão todos os documentos resultantes do estudo "Relatórios - Projeto Pesca Lúdica 2021/2022". Inclui o relatório final e o relatório individual de  cada uma das 12 áreas de estudo.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Nota: É claro que todos os colegas podem (e devem) também ler
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Portaria
« Responder #49 em: 18:32 Sábado, 17 de Junho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Filipe mediante este exemplo que é apenas um entre alguns para não estar a generalizar, acho que seria bom começar pela formação dada por algum departamento criado para esse fim através da dgrm ou icnf por exemplo, tal qual como não se deve conduzir sem se estar habilitado para tal também não se deveria ter acesso há licença de pesca sem se estar habilitado é mais ou menos como dar a licença de uso e porte de arma a qualquer pessoa sem se saber se a pessoa reúne  as condições para tal, alguns dirão á mas nesse caso a maioria recorreria á ilegalidade, ok pois muito bem faça-se como no caso do cinto de segurança nos automóveis, quando passou a ser obrigatório todos refilaram e o estado acabou por arrecadar uma data de dinheiro em multas de quem foi renitente á ideia e nos quais me incluo, como me foram ao bolso 2 ou 3 vezes a ideia entranhou-se e hoje em dia o acto de colocar o cinto passou a ser um acto reflexo e normalíssimo   
infelizmente á coisas que só através de repressão é que passam á regra o que é típico do ser Umano  :D


O uso e porte de arma não é comparável mas sim a carta de caçador, e posso desde já dizer-lhe que em parte concordo com isso mas vale o vale, poderia ser importante para no mínimo as pessoas ficarem a saber as leis e conhecerem as espécies em teoria, mas como em tudo quem quer fazer mal faz, e quem quer estar legal faz por isso, e por se informar.

Ainda à uns tempos foi aqui falado que a dgrm poderia tentar na altura de tirar licença enviar um email, ou uma coisa qualquer como as informações mais importantes leis e espécies, uma coisa automática. Já era um principio
Concordo plenamente com o colega João L.
Não "custava nada" à DGRM que no ato da emissão da licença enviada por SMS, indicar também o link a uma pasta do site da referida DGRM, onde deveria constar um ou mais documentos com toda a informação essencial de acordo com o tipo de licença passada. Essa documentação deveria indicar a legislação em vigor, as medidas legais para os vários tipos de pescado e/ou outra informação indispensável ao tipo de pesca para que foi pedida licença.
Por exemplo para a licença da “pesca apeada”: Visite a nossa página eletrónica em Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre onde se encontra toda a informação indispensável à prática da atividade para a qual acabou de pedir a emissão de licença “pesca apeada”.
Nota: O link é válido e remete para uma página da DGRM onde existe vária documentação relativa à pesca lúdica e que todos nós deveríamos consultar.
Já em relação a ser obrigatório efetuar um Exame tal como na caça ou como na condução, conforme o colega Zé Carlos publicou, discordo completamente. Temos de ter cuidado com o que pedimos porque o Estado tem um grande poder de imaginação e ainda cria um exame onde temos de saber todos os tipos de nós que existem na marinha assim como todo o tipo de artes de pesca e respetiva malha, mais o que é uma braça, um nó, uma milha náutica, etc, etc, etc, quando na verdade apenas queremos pescar com os nossos filhos e/ou netos, naquele dia, naquela praia.
Podemos dizer que “O Exame seria apenas para o tipo de pesca que escolhemos”. Eu pergunto, no caso de surgir a oportunidade de ir com uns amigos, fazer um dia de pesca embarcada, só por pura diversão, se teria de me inscrever num exame e ficar a aguardar que fosse chamado e que ficasse aprovado nesse exame. Isto só para ir à pesca apenas um dia e nunca mais voltar a fazer pesca embarcada.

Concordo, sou contra qualquer tipo de carta de pesca. Não usamos armas de fogo. Só quero me divertir. Agora o que pagamos de licença da para fazerem uma página com as regras básicas, tamanhos de capturas, espécies protegidas, etc, tudo de forma simplificada. Basta um link com um site. Hj em dia a esmagadora maioria facilmente acedia.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3307
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Portaria
« Responder #50 em: 22:49 Sábado, 17 de Junho de 2023 »
boas

Zagaia

«Já em relação a ser obrigatório efetuar um Exame tal como na caça ou como na condução, conforme o colega Zé Carlos publicou, discordo completamente. Temos de ter cuidado com o que pedimos porque o Estado tem um grande poder de imaginação e ainda cria um exame onde temos de saber todos os tipos de nós que existem na marinha assim como todo o tipo de artes de pesca e respetiva malha, mais o que é uma braça, um nó, uma milha náutica, etc, etc, etc»

em lado nenhum utilizei ou escrevi a palavra exame  e acredito que os exemplos que dei em relação ao porte de arma ou ao cinto de segurança do carro possam ter sido interpretadas e terem levado no sentido de que queria dizer que para ter a licensa de pesca fosse necessario fazer um exame ou algo do genero, talvez os exemplos que dei não tivessem sido os melhores

o que queria dizer quando utilizei a palavra formação foi no sentido da verdadeira acessão da palavra ou seja tal qual como todos nós temos ou devíamos ter formação sobre a profissão que exercemos acerca seja de novos produtos técnicas ou formas de manusear, também poderia haver algo do género ministrado por uma qualquer entidade a quando da aquisição da licença de pesca ou seja falo mais no sentido pedagógico da coisa tipo escola (medidas mínimas de peixes altura de desova preço das coimas por deixar latas de atum e todo entulho que deixam nos sítios onde passaram a noite supostamente a pescar e todo o tipo de coisas que exatamente se possam transmitir a gerações futuras que é o caso dos nossos netos)

muitos desconhecem principalmente quem trabalha por conta de outrem as empresas são obrigadas a dar formação de 40 horas anuais a cada colaborador ou funcionário, não o fazendo encorem em risco de contra ordenação
se a nível laboral é obrigatório porque não adequar algo do género a uma atividade que embora de á uns anos para cá se passasse a chamar lúdica e ai é que a meu ver foi o grande erro porque se banalizou de tal forma que chegamos ao ponto a que chegamos
no entanto não deixa de ser uma atividade como muitas outras desportiva ou profissional consoante a modalidade

nota- peço desculpa por algum erro de escrita mas o telemóvel tem um corretor com vida própria

obs- não sei se dá para perceber o meu ponto de vista!!
« Última modificação: 22:57 Sábado, 17 de Junho de 2023 por ze carlos »
Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Zagaia

Offline Zagaia

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 160
  • Agradecido: 102 vezes
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: Portaria
« Responder #51 em: 09:50 Domingo, 18 de Junho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
boas

Zagaia

«Já em relação a ser obrigatório efetuar um Exame tal como na caça ou como na condução, conforme o colega Zé Carlos publicou, discordo completamente. Temos de ter cuidado com o que pedimos porque o Estado tem um grande poder de imaginação e ainda cria um exame onde temos de saber todos os tipos de nós que existem na marinha assim como todo o tipo de artes de pesca e respetiva malha, mais o que é uma braça, um nó, uma milha náutica, etc, etc, etc»

em lado nenhum utilizei ou escrevi a palavra exame  e acredito que os exemplos que dei em relação ao porte de arma ou ao cinto de segurança do carro possam ter sido interpretadas e terem levado no sentido de que queria dizer que para ter a licensa de pesca fosse necessario fazer um exame ou algo do genero, talvez os exemplos que dei não tivessem sido os melhores

o que queria dizer quando utilizei a palavra formação foi no sentido da verdadeira acessão da palavra ou seja tal qual como todos nós temos ou devíamos ter formação sobre a profissão que exercemos acerca seja de novos produtos técnicas ou formas de manusear, também poderia haver algo do género ministrado por uma qualquer entidade a quando da aquisição da licença de pesca ou seja falo mais no sentido pedagógico da coisa tipo escola (medidas mínimas de peixes altura de desova preço das coimas por deixar latas de atum e todo entulho que deixam nos sítios onde passaram a noite supostamente a pescar e todo o tipo de coisas que exatamente se possam transmitir a gerações futuras que é o caso dos nossos netos)

muitos desconhecem principalmente quem trabalha por conta de outrem as empresas são obrigadas a dar formação de 40 horas anuais a cada colaborador ou funcionário, não o fazendo encorem em risco de contra ordenação
se a nível laboral é obrigatório porque não adequar algo do género a uma atividade que embora de á uns anos para cá se passasse a chamar lúdica e ai é que a meu ver foi o grande erro porque se banalizou de tal forma que chegamos ao ponto a que chegamos
no entanto não deixa de ser uma atividade como muitas outras desportiva ou profissional consoante a modalidade

nota- peço desculpa por algum erro de escrita mas o telemóvel tem um corretor com vida própria

obs- não sei se dá para perceber o meu ponto de vista!!
Bom dia Zé Carlos,
Peço desculpa se por acaso ficou a sensação que te estava a criticar, mas tal nunca foi a minha intenção. Todos nós temos direito a ter a nossa opinião, e eu sempre respeito a dos outros, mesmo se por vezes possa discordar delas, o que neste caso nem se aplica porque concordo com a maioria do teu comentário. Respeito é bonito e eu gosto.
Um abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3307
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Portaria
« Responder #52 em: 13:40 Domingo, 18 de Junho de 2023 »
Bom dia Zagaia

não fiquei com a sensação que estavas a criticar e mesmo que o fizesses desde que fosse uma critica construtiva nunca levaria a mal

quis apenas tentar esclarecer o que eu tinha escrito, que se lhe adicionarmos a palavra exame torna a coisa um bocado mais pesada no sentido do obrigatório
o que tentei dizer com a palavra formação foi no sentido do civismo e conhecimento na tentativa de ajudar os tais 250000 que gostam de estar junto ao mar/rio com uma cana na mão e que muitas das vezes tem um desconhecimento profundo acerca das boas praticas deveres e direitos acerca do que é praticar pesca lúdica
chegamos ao ponto de sermos ao quase considerados uma pequena etnia aos quais se exige  pagamento de taxa mas sem direitos nenhuns, se somos culpados disso na minha maneira de ver em parte somos devido á mentalidade do deixa andar ou não quero saber mais ou menos como o ditado paga e não bufa


nota- a utilização da palavra etnia foi meramente exemplificativa, com todo o respeito pelas diversas etnias sejam elas quais forem
« Última modificação: 13:47 Domingo, 18 de Junho de 2023 por ze carlos »
Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Zagaia

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Portaria
« Responder #53 em: 09:21 Segunda, 19 de Junho de 2023 »
Eu também não sou a favor de exames, porque têm pouco ou nenhum valor em termos práticos, mas apenas para a informação ficar correcta, a carta de caçador é uma coisa e uso e porte de arma é outra. A carta de caçador serve exatamente para se conhecerem as leis da caça, as espécies, o ciclo de reprodução e todo o sem fim de coisas. Permite caçar por meios sem uso de arma de fogo, apesar de que não conheço ninguém que o faça.

Não sou a favor desse tipo de exames, não porque fosse preciso estudar, mas pelas burocracias que envolve, pelos custos, pelo tempo que demora e depois no fim de contas aquilo estuda-se mas o que importa é a prática. Os bons costumes devem partir de nós pescadores e não ser preciso examinadores ou inspetores, e como já tinha dito no fim quem quer fazer mal faz de qualquer maneira.
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3307
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Portaria
« Responder #54 em: 09:51 Segunda, 19 de Junho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu também não sou a favor de exames, porque têm pouco ou nenhum valor em termos práticos, mas apenas para a informação ficar correcta, a carta de caçador é uma coisa e uso e porte de arma é outra. A carta de caçador serve exatamente para se conhecerem as leis da caça, as espécies, o ciclo de reprodução e todo o sem fim de coisas. Permite caçar por meios sem uso de arma de fogo, apesar de que não conheço ninguém que o faça.

Não sou a favor desse tipo de exames, não porque fosse preciso estudar, mas pelas burocracias que envolve, pelos custos, pelo tempo que demora e depois no fim de contas aquilo estuda-se mas o que importa é a prática. Os bons costumes devem partir de nós pescadores e não ser preciso examinadores ou inspetores, e como já tinha dito no fim quem quer fazer mal faz de qualquer maneira.


penso da mesma forma  :fixe:
quanto aos exames , não fui eu que falei nisso ;)
« Última modificação: 09:56 Segunda, 19 de Junho de 2023 por ze carlos »
Abraço
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Portaria
« Responder #55 em: 10:42 Segunda, 19 de Junho de 2023 »
Só agora li o Projecto de Portaria e penso que no geral faz tudo sentido.

Nos pormenores não sei se as datas apresentadas são as mais correctas mas vou acreditar que eles saibam o que estão a fazer. ;D
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Portaria
« Responder #56 em: 14:13 Terça, 20 de Junho de 2023 »
Sobre a palavra "formação" que eu utilizo é por vezes pode ser mal entendida.
O que me refiro não é a cartas de pescador, mas sim a verdadeira Ascensão da palavra formar.
Tal como dizia Pitágoras "formem as crianças para que não seja preciso punir os adultos".
Se não formos educando as pessoas, principalmente os mais novos, um dia acontece o que se está ver que vai acontecer... Só isso.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3844
  • Agradecido: 404 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Portaria
« Responder #57 em: 18:56 Terça, 20 de Junho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sobre a palavra "formação" que eu utilizo é por vezes pode ser mal entendida.
O que me refiro não é a cartas de pescador, mas sim a verdadeira Ascensão da palavra formar.
Tal como dizia Pitágoras "formem as crianças para que não seja preciso punir os adultos".
Se não formos educando as pessoas, principalmente os mais novos, um dia acontece o que se está ver que vai acontecer... Só isso.

Uma visualização  ,simples, acertiva ,seria o suficiente  neus caros mas não acredito


abraço
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 17:56]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]