collapse

Autor Tópico: Cana de boia até 120/130€  (Lida 943 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PescadorOeiras

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
  • Agradecido: 1 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:10 Terça, 13 de Junho de 2023
Re: Cana de boia até 120/130€
« Responder #15 em: 14:12 Quarta, 14 de Junho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde,
Eu tenho ambas as canas e pesco habitualmente com elas.
A Molhe Leste é mais leve com apenas 410 gramas e a Maestro um pouco mais pesada 535 gramas e é também mais grossa. Em pescas longas esta pequena diferença pagasse com as costas. A Molhe Leste é mais indicada para pescas com boias ligeiras tipo caneta como tu usas e que eu uso principalmente na pesca ao carapau. A Maestro podes até “abusar” um pouco e usares boias mais pesadas até 40 gr e até chumbadinha leve até 40 gr. No entanto na capacidade de içar peixe ambas suportam os 4 kg.
De resto ambas as canas são muito bem equipadas com passadores Fuji K. Porta carretos na Molhe Leste é Fuji mas na Maestro é Caixin 7 mas não tenho nada contra e até hoje nunca enferrujaram.
Utilizo a Molhe Leste para pescar mais próximo da água de preferência sem muitos entraves (rochas) em frente como a pesca aos carapaus e a Maestro para pesqueiros mais altos para os sargos.
De uma maneira geral estou bastante satisfeito com ambas e nunca tive chatices com elas.
Para o preço que pretendes são uma boa aquisição.


Boa tarde,
Pôde me dizer se a Molhe Leste tenha uma ação de ponteira o e mais semi parabólica?
E rápida na ferragem?
Obrigado
 

Offline Zagaia

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 163
  • Agradecido: 108 vezes
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: Cana de boia até 120/130€
« Responder #16 em: 18:59 Quinta, 22 de Junho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde,
Eu tenho ambas as canas e pesco habitualmente com elas.
A Molhe Leste é mais leve com apenas 410 gramas e a Maestro um pouco mais pesada 535 gramas e é também mais grossa. Em pescas longas esta pequena diferença pagasse com as costas. A Molhe Leste é mais indicada para pescas com boias ligeiras tipo caneta como tu usas e que eu uso principalmente na pesca ao carapau. A Maestro podes até “abusar” um pouco e usares boias mais pesadas até 40 gr e até chumbadinha leve até 40 gr. No entanto na capacidade de içar peixe ambas suportam os 4 kg.
De resto ambas as canas são muito bem equipadas com passadores Fuji K. Porta carretos na Molhe Leste é Fuji mas na Maestro é Caixin 7 mas não tenho nada contra e até hoje nunca enferrujaram.
Utilizo a Molhe Leste para pescar mais próximo da água de preferência sem muitos entraves (rochas) em frente como a pesca aos carapaus e a Maestro para pesqueiros mais altos para os sargos.
De uma maneira geral estou bastante satisfeito com ambas e nunca tive chatices com elas.
Para o preço que pretendes são uma boa aquisição.


Boa tarde,
Pôde me dizer se a Molhe Leste tenha uma ação de ponteira o e mais semi parabólica?
E rápida na ferragem?
Obrigado

Como já indiquei aqui noutro comentário “Barros Molhe Leste 6m, ação??” que também foi posto por ti, as canas de boia são habitualmente desenhadas para terem um comportamento parabólico, ou seja, vergam a partir do elemento em que está instalado o carreto ou no elemento a seguir (que é o caso da Molhe Leste) que em geral representa cerca de 1/3 do comprimento total da cana.

Outra coisa é se a cana é rápida na ferragem. A rapidez da cana resulta da composição das telas de que a cana é fabricada e da qualidade dessas mesmas telas.

As canas de qualidade, quando armadas na sua totalidade, ficam retas (direitas) e não arqueiam com o peso da própria cana mais o peso dos passadores. Isto faz com que a ação de ferrar (puxão brusco feito pelo pescador) tenha uma resposta mais “rápida” uma vez que a cana não verga tanto para baixo como uma cana menos resistente.

Isto é explicado na 3ª lei de Newton:
"A terceira lei de Newton, conhecida como lei da ação e reação, afirma que, para toda força de ação que é aplicada a um corpo, resulta uma força de reação. Essa força de reação tem a mesma intensidade da força de ação, mas com sentido oposto."

Ou seja, numa cana de baixa qualidade, quando dás o “puxão” para cima, a cana sofre uma força de igual intensidade para baixo. Se a cana vergar muito para baixo, num primeiro momento vai fazer com que a linha fique “frouxa” (distendida) aumentando a distância entre a ponteira e o peixe, não permitindo assim o ato de ferrar o anzol. Num segundo momento, quando a ponteira tenta regressar ao seu estado de repouso vai originar uma ação de “chicotada”, vergando muito para cima, levando a ferrar o anzol com mais força que o necessário, podendo rasgar a boca do peixe, ou pura e simplesmente já não estar lá o peixe para efetuar a ferragem.

A Molhe Leste é feita a partir de telas de carbono C30 de alta resistência (HR-C – High Resistance Carbon), reforçada com X-Carbon Yarn.
A designação de C30 resulta do facto de a composição deste material ser 30% de carbono. É utilizado para vários fins, nomeadamente para mastros de windsurf.
X-Carbon Yarn indica que as telas são colocadas em cruz de forma a reforçar toda a cana.

Se o Carbono C30 é o último grito da tecnologia do carbono? Não, mas tem qualidade mais que suficiente (estrutura molecular) para garantir uma cana de qualidade a um preço competitivo.
Se reparares a cana quando armada fica reta (direita), logo é uma cana rápida. Por outro lado consegue içar 4 quilos o que é de certeza mais do que suficiente para qualquer tipo de pesca.
Se há canas melhores? Claro que há, mas a qualidade também tem preço e quanto mais qualidade tiver mais cara é.

Espero ter ajudado


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João G. Ferreira

 

* Tópicos Recentes

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por B®uno™ [14:30 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]