collapse

Autor Tópico: Pescar com peixe vivo  (Lida 13732 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Paulista

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:20 Segunda, 04 de Agosto de 2014
Pescar com peixe vivo
« em: 10:41 Terça, 05 de Agosto de 2014 »
Posso pescar com peixe vivo no anzol?
« Última modificação: 10:45 Terça, 05 de Agosto de 2014 por Rui Alexandre, Motivo: erro »
 

Offline pantao

Re: Pescar com peixe vivo
« Responder #1 em: 10:46 Terça, 05 de Agosto de 2014 »
Claro que sim, não sei que tipo e especies pescas, eu uso carapau e lingueirão vivo mts vezes como isco.
 

Offline Paulista

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:20 Segunda, 04 de Agosto de 2014
Re: Pescar com peixe vivo
« Responder #2 em: 10:50 Terça, 05 de Agosto de 2014 »
geralmente tenho visto gente pescar lúcio com peixe vivo,embora muitos pescadores tem me dito e proibido!
 

Offline João Pinto

Re: Pescar com peixe vivo
« Responder #3 em: 10:52 Terça, 05 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
geralmente tenho visto gente pescar lúcio com peixe vivo,embora muitos pescadores tem me dito e proibido!
Em rio é proibido pescar ou transportar, em mar podes
 

Offline Paulista

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:20 Segunda, 04 de Agosto de 2014
Re: Pescar com peixe vivo
« Responder #4 em: 10:57 Terça, 05 de Agosto de 2014 »
pensei que se podia,depois de ver tantas percas sol no anzol para lúcios.muitos pescadores tinham me dito podia.
 
 

Offline João Pinto

Re: Pescar com peixe vivo
« Responder #5 em: 11:07 Terça, 05 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
pensei que se podia,depois de ver tantas percas sol no anzol para lúcios.muitos pescadores tinham me dito podia.
 
Logo vi que era para isso :)

Não estou 100% certo em relação ás percas mas as outras espécies que eram usadas para o mesmo fim são proibidas, nada que atrapalhe quem gosta de matar... assim sempre matam 2 em vez de um por cajadada
 

Offline Paulista

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:20 Segunda, 04 de Agosto de 2014
Re: Pescar com peixe vivo
« Responder #6 em: 11:13 Terça, 05 de Agosto de 2014 »
No rio Douro já e hobby pesca lucio com peixe vivo.embora ja perdi vicio por esta pesca.tive dias apanhar 15 exemplares sendo maior de 5kg.
 

Offline João Pinto

Re: Pescar com peixe vivo
« Responder #7 em: 11:20 Terça, 05 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
emplares
bons tempos em que ainda havia bons lucios, são cada vez mais raros, nem esses escapam ao predador humano e hoje em dia só se apanham na maior parte pequenos, também eu já tirei 21 numa manhã, mas isso é passado
 

Offline Paulista

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:20 Segunda, 04 de Agosto de 2014
Re: Pescar com peixe vivo
« Responder #8 em: 12:04 Terça, 05 de Agosto de 2014 »
mas lúcios estão para ficar.ve se muita criação de lucios
 

Offline João Pinto

Re: Pescar com peixe vivo
« Responder #9 em: 12:06 Terça, 05 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
mas lúcios estão para ficar.ve se muita criação de lucios
Vê-se muitos pequenos mas é raro um grande pelo menos no Douro, também se vê muitos achigãs pequenos mas grandes nada, também eles estão para ficar, a diferença é o tamanho
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 95 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pescar com peixe vivo
« Responder #10 em: 16:05 Terça, 05 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
geralmente tenho visto gente pescar lúcio com peixe vivo,embora muitos pescadores tem me dito e proibido!
Em rio é proibido pescar ou transportar, em mar podes
Não  é bem assim! Desde o ano passado que passado que é proibido pescar com pardelhas e verdemãs. As outras espécies podem ser usadas desde que existam e tenham sido capturadas no local. É expressamente proibido apanhar peixe isco num local e usa-lo noutro que não esse. Pessoalmente não vejo problema nenhum em que se usem percas sol ou alburnos para esse fim, agora usar espécies nativas como a boga ou o bordalo é que me parece moralmente desadequado...
 

Offline João Pinto

Re: Pescar com peixe vivo
« Responder #11 em: 19:16 Terça, 05 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
-lo noutro qu
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não  é bem assim! Desde o ano passado que passado que é proibido pescar com pardelhas e verdemãs. As outras espécies podem ser usadas desde que existam e tenham sido capturadas no local. É expressamente proibido apanhar peixe isco num local e usa-lo noutro que não esse. Pessoalmente não vejo problema nenhum em que se usem percas sol ou alburnos para esse fim, agora usar espécies nativas como a boga ou o bordalo é que me parece moralmente desadequado...
Quando eu disse que já sabia é porque aqui no norte vão ás pedreiras apanhar percas que é tipo um aquário e levam depois para um tanque e depois para a pesca, não é apanhado no sitio
 

Offline ruipereira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 121
  • Agradecido: 16 vezes
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:24 Quinta, 30 de Janeiro de 2014
Re: Pescar com peixe vivo
« Responder #12 em: 22:15 Terça, 05 de Agosto de 2014 »
Se os peixes usados como isca não forem de espécies protegidas ou forem provenientes de outras massas de água e acima de tudo respeitarem os tamanhos minimos e respetivas epocas de defeso, não há nada de proíba a sua  utilização.
Se pescares as percas ou ablettes que usares como isco no pesqueiro onde os vais utilizar, não terás problemas.
 

Offline bpalhares

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
    • Constância
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:44 Quarta, 28 de Junho de 2017
Re: Pescar com peixe vivo
« Responder #13 em: 17:12 Terça, 25 de Julho de 2017 »
Desculpem o desenterranço, mas andei a procura e não encontrei nada.

É permitida a pesca com peixe vivo, nomeadamente gambusias(os chamados peixe mosquito)? Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Andei a ver no site do ICNF e não consegui encontrar nada.
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Pescar com peixe vivo
« Responder #14 em: 18:36 Terça, 25 de Julho de 2017 »
Decreto-Lei n.º 222/2015 de 8 de outubro

Artigo 13.º

Iscos e engodos

1 - Na pesca podem ser utilizados iscos e engodos, naturais ou artificiais, com exceção de espécies piscícolas vivas ou mortas e seus ovos.

2 - Nas águas de pesca aos salmonídeos é proibido pescar com larvas naturais.

3 - Excetua-se do disposto no n.º 1 a utilização, como isco para a pesca profissional de lagostim de água doce, de exemplares mortos das espécies aquícolas constantes da portaria referida no artigo 4.º e cuja pesca profissional seja permitida.

4 - O conselho diretivo do ICNF, I. P., pode, mediante deliberação, estabelecer a nível nacional, regional, por bacia hidrográfica ou por massa de água, regras relativas às características e utilização de iscos e engodos.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]