collapse

Autor Tópico: Vega Satori 45  (Lida 856 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 804
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Vega Satori 45
« em: 14:07 Sábado, 01 de Abril de 2023 »
Queria perguntar aos colegas de forum se alguem tem o Vega Sori 45, carreto entrada de gama que uso para os chocos.
Ontem aos chocos, quando troquei de bobine  reparei que os feltros, "anilhas e o arame que os segura estavam cheios de ferrugem.
Hoje quando ia limpar tirei o botao do drag e a peça metalica por baixo, estava toda enferrujada. O carreto tem 2 meses, e fez 3 pescas. Eu passo o carreto por agua doce sempre.
Alguem que tenha este carreto já lhe aconteceu o mesmo ?

 
 

Offline Carapaca

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Agradecido: 9 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:47 Quinta, 19 de Novembro de 2020
Re: Vega Satori 45
« Responder #1 em: 17:22 Quinta, 20 de Abril de 2023 »
Sim já me aconteceu no mesmo carreto, em 2 unidades diferentes. Penso que terei que ter mais cuidado e apertar melhor a embraiagem antes de lavar. Para além disso, nota-se que Vega não tem a mesma qualidade de construção que Daiwa ou Shimano.. o preço também não é o mesmo ;)
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5089
  • Agradecido: 390 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Vega Satori 45
« Responder #2 em: 17:46 Quinta, 20 de Abril de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vega Sori 45, carreto entrada de gama

Acho que a descrição diz tudo...
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11216
  • Agradecido: 1638 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Vega Satori 45
« Responder #3 em: 19:00 Quinta, 20 de Abril de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Queria perguntar aos colegas de forum se alguem tem o Vega Sori 45, carreto entrada de gama que uso para os chocos.
Ontem aos chocos, quando troquei de bobine  reparei que os feltros, "anilhas e o arame que os segura estavam cheios de ferrugem.
Hoje quando ia limpar tirei o botao do drag e a peça metalica por baixo, estava toda enferrujada. O carreto tem 2 meses, e fez 3 pescas. Eu passo o carreto por agua doce sempre.
Alguem que tenha este carreto já lhe aconteceu o mesmo ?

 

Passas o carreto por água doce Lololol. É estás surpreendido Lololol. Fonix Mário não és um novato na PESCA. Jamais se faz isso. Não estou com isso a desculpar alguma coisa no carreto, apenas a explicar que o culpado és mm tu 😂
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Xenas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 81
  • Agradecido: 21 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Quinta, 12 de Novembro de 2020
Re: Vega Satori 45
« Responder #4 em: 22:23 Quinta, 20 de Abril de 2023 »
Com uma lixa fina isso fica bom.
Depois aplica massa de lítio branca nisso tudo, para evitar oxidar.
 

Offline Psiconauta

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 131
  • Agradecido: 55 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:03 Quinta, 18 de Novembro de 2021
Re: Vega Satori 45
« Responder #5 em: 08:46 Sexta, 21 de Abril de 2023 »
Passar um carreto por agua doce não será a mesma coisa que submergir o carreto e sendo uma maquina para usar ao ar livre e potencialmente à chuva, passar de baixo de um chuveiro suave não deve fazer mal, no entanto é importante ser seco à posteriori de preferência removendo a bobine e o botão de travão e deixar uns dias ao ar para secar os restos de humidade lubrificando os metais não protegidos antes de guardar.
Mesmo a agua salgada através de salpicos ou submersão só por si não danificam o carreto se esta for completamente removida de seguida, mas se seca dará origem a cristais de sal que afetam as engrenagens e rolamentos como se de areia se tratasse e continuamente atrai umidade levando à corrosão de todos os metais suscetíveis basta ver o que acontece aos metais em zonas costeiras mesmo com proteção de fábrica, exemplo: a parte de baixo, e não só, dos carros oriundos de países onde se põe sal nas estradas para combater o gelo.
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 804
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Vega Satori 45
« Responder #6 em: 09:33 Sábado, 22 de Abril de 2023 »
Quando chego da pesca ou no dia seguinte, limpo os carretos com um pano molhado.  Adoptei este procedimento há algum tempo e a conselho do Slava. Mas durante muitos anos passei os carretos por agua, nunca me aconteceu este problema. Alias, fiz o mesmo com o Shimano Catana, que ganhei no Sorteio de Natal ( são ambos entrada de gama e tem praticamente o mesmo numero de pescas ) e está impecável. No entanto tenho confiança que o pós-venda da Vega me resolva o assunto.
 

Offline jorban

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 290
  • Agradecido: 16 vezes
    • albergaria-a-velha
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:33 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Vega Satori 45
« Responder #7 em: 11:13 Sábado, 22 de Abril de 2023 »
os meus carretos são todos gama media e media baixa quando chego da pesca chuveiro na cana e no carreto
no dia seguinte coloco a secar e dp spray de silicone nenhum do meu material tem sinais de oxidaçao e algum ja cm alguns anos
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11216
  • Agradecido: 1638 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Vega Satori 45
« Responder #8 em: 16:14 Sábado, 22 de Abril de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Passar um carreto por agua doce não será a mesma coisa que submergir o carreto e sendo uma maquina para usar ao ar livre e potencialmente à chuva, passar de baixo de um chuveiro suave não deve fazer mal, no entanto é importante ser seco à posteriori de preferência removendo a bobine e o botão de travão e deixar uns dias ao ar para secar os restos de humidade lubrificando os metais não protegidos antes de guardar.
Mesmo a agua salgada através de salpicos ou submersão só por si não danificam o carreto se esta for completamente removida de seguida, mas se seca dará origem a cristais de sal que afetam as engrenagens e rolamentos como se de areia se tratasse e continuamente atrai umidade levando à corrosão de todos os metais suscetíveis basta ver o que acontece aos metais em zonas costeiras mesmo com proteção de fábrica, exemplo: a parte de baixo, e não só, dos carros oriundos de países onde se põe sal nas estradas para combater o gelo.

 Não me levem a mal... Mas tenho dezenas de anos já de experiência na área e todos os dias lido com isto. A água doce não faz bem aos carretos. Isto porque para não fazer mal, teria que ser tudo bem feito... É a maioria não o sabe fazer. Querem estragar material, é continuarem... Só pretendo ajudar vos.
Mais vale limpar com vaselina líquida ou um spray de silicone de qualidade para tirar o componente que danificada mais os carretos : A água salgada... Pesco 2x por semana, tenho carretos com 20 anos que nem 1 rolamento trocaram... Cada um livre de fazer o que achar melhor.
Obviamente que a qualidade das peças tem influência e existe material que aguenta mais... Óbvio.
« Última modificação: 20:49 Sábado, 22 de Abril de 2023 por FilipePC »
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Miguel Graça

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11216
  • Agradecido: 1638 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Vega Satori 45
« Responder #9 em: 16:15 Sábado, 22 de Abril de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quando chego da pesca ou no dia seguinte, limpo os carretos com um pano molhado.  Adoptei este procedimento há algum tempo e a conselho do Slava. Mas durante muitos anos passei os carretos por agua, nunca me aconteceu este problema. Alias, fiz o mesmo com o Shimano Catana, que ganhei no Sorteio de Natal ( são ambos entrada de gama e tem praticamente o mesmo numero de pescas ) e está impecável. No entanto tenho confiança que o pós-venda da Vega me resolva o assunto.



Tu não escreves te que limpava com um pano, mas sim que passavas por água doce. Está errado, é esse processo danifica o material. Há que tentar fazer bem para melhorar o processo. Se a água doce juntar com a salgada e secar, sem lubrificação, estraga as peças. Até os parafusos sofrem com a oxidação.
« Última modificação: 16:17 Sábado, 22 de Abril de 2023 por FilipePC »
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cafunfo, Luis Henriques

Offline nomad

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 97
  • Agradecido: 28 vezes
    • Funchal
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:06 Quarta, 03 de Maio de 2017
Re: Vega Satori 45
« Responder #10 em: 16:54 Segunda, 24 de Abril de 2023 »
mais vale comprar um shimano, ou daiwa ou okuma etc de gama média...vai custar mais mas o que dura acaba por compensar, em vez de comprar 2 ou 3 ou 4 baratuchos que nao duram nada.
 

Offline Boundler

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 71
  • Agradecido: 20 vezes
  • Oeste Agreste
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:54 Domingo, 20 de Novembro de 2022
Re: Vega Satori 45
« Responder #11 em: 22:06 Quarta, 10 de Maio de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vega não tem a mesma qualidade de construção que Daiwa ou Shimano.. o preço também não é o mesmo ;)

É um facto.

No entanto, retirar a bobine, passar o fio por água doce, deixar secar e depois o spray de silicone, que se pode estender ao resto do carreto e passadores da cana.

Abraço
Oeste Agreste
The West Is Best
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 804
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Vega Satori 45
« Responder #12 em: 15:56 Sexta, 30 de Junho de 2023 »
O seu a quem de direito. Fiz a reclamação na loja onde o comprei e cerca de 2 meses depois, recebi o carreto e as peças que foram substituidas. Embora tenha demorado um pouco, a VEGA cumpriu. Oxalá todas as marcas se comportassem da mesma maneira.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5089
  • Agradecido: 390 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Vega Satori 45
« Responder #13 em: 19:05 Sexta, 30 de Junho de 2023 »
UAU!
A Vega no seu melhor.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: Vega Satori 45
« Responder #14 em: 21:54 Sexta, 30 de Junho de 2023 »
Praticamente so tenho material de gama baixa e após a pesca passo sempre um pano humido na cana e carreto,e de vez em quando spray de silicone em tudo e certo é que desde o material de embarcada e de chumbadinha que tao sp a levar porrada nenhum apresenta ferrugem.
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por inc.pt [Hoje às 20:09]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [Hoje às 14:58]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]