collapse

Autor Tópico: Conjunto SurfCasting PAI e FILHO  (Lida 662 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline buldog

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 102
    • Ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:14 Quinta, 24 de Julho de 2014
Conjunto SurfCasting PAI e FILHO
« em: 10:38 Terça, 21 de Março de 2023 »
Bom dia a todos,

Recentemente o meu filho mais novo começou a pedir para o levar à pesca, o que me deixou agradado. Contudo a minha pesca de eleição e atual pesca é embarcada, pescado ao fundo e jigging. Sendo que a minha intenção seria iniciar em primeiro com uma pesca de costa, para tentar introduzir o "bichinho" e também perceber se a "vontade" tem pernas para andar.

A minha intervenção aqui no forum, vai no sentido de perceber o que existe no mercado atual que poderá satisfazer o vicio do PAI e iniciar/despertar o interesse para o FILHO.

Já alguns anos que não pesco de costa ao surfcasting, mas deixo aqui uma ideia em termos de historial de material e tipo de pesca praticado.
A minha primeira cana foi uma Shimano Antares de 5m, depois passei para uma super aero technium 4,5m, a ultima que tive foi uma maseraty 4,5m.
Os carreto que tive na altura, tinha uns power aero e depois passei para uns Bull antigos modelos. Entretanto vendi tudo há uns anos para investir em material de jigging e pesca embarcada em geral.

A zona de pesca era essencialmente entre torres vedras e sintra, na sua maioria na zona da Ericeira, fundos mistos. Comecei a pescar inicialmente há varios anos com 35mm no carreto e 180g de chumbo. nos ultimos anos já pescava com 26mm no carreto e chumbadas entre 140 e 150/160g maximos. Espécies alvo, serão Robalos, douradas e sargos por esta ordem, sendo que sempre privilegiei capturas de bons exemplares e as minhas pescas estavam sempre dimensionadas nesse sentido, nunca me preocupei em pescar peixe abaixo de determinado calibre, sendo que nunca estive preocupado em perceber toques de peixo pequeno :) 

Pescava essencialmente com lançamentos por cima da cabeça, embora com as maseraty comecei a lançar de lado (OTG penso eu :)), não tinha muita técnica mas tenho força (fisionomia tipo " Armário" :))

Para o PAI procurava um conjunto equilibrado, cana e carreto de uma gama boa, porque gosta de forma geral de materiais com alguma qualidade. Confesso que nunca tive nenhuma cana daiwa ou cinnetic, nem nenhuma cana abaixo de 4,20 nem nenhum carreto daiwa de sufcasting. (tenho um saltiga no barco, mas confesso que acabo por pescar quase sempre com um stella ou mesmo o twinpower :)
Como tal e andando completamente fora do que existe atualmente, agradecia algumas sugestão para preservar durante algum tempinho, com orçamento máximo para o conjunto 800-1000€

Para o FILHO, procuro um conjunto que poderá admitir erros (muitos), areias, pedra, cai, etc..... como já sabem quando o jeito ainda não é nenhum e os cuidados também são poucos!! no entanto preciso que seja um conjunto que caso ele fica "agarrado" possa ainda usar um tempinho, sem perder qualidade de pesca nem rendimento. Eu sei que muitos poderão pensar, compra barato e depois vendes para comprar melhor, contudo a experiencia de anos, me diz que será mais um carreto e uma cana no fundo do meu armazém, porque comprar ninguém pega, e dar eu não dou!
Tinha pensado como teto máximo para este conjunto 300-400€

Não sei se me faltou alguma informação, mas caso sim, digam.

Obrigado pelos possíveis contributos
Um Abraço
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11186
  • Agradecido: 1630 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Conjunto SurfCasting PAI e FILHO
« Responder #1 em: 10:45 Terça, 21 de Março de 2023 »
Bom dia, qual a idade do filho?
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline buldog

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 102
    • Ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:14 Quinta, 24 de Julho de 2014
Re: Conjunto SurfCasting PAI e FILHO
« Responder #2 em: 10:58 Terça, 21 de Março de 2023 »
Pois como é obvio, pergunta essencial, ele tem 12 anos de idade.
Obrigado
 

Offline Psiconauta

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 127
  • Agradecido: 54 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:03 Quinta, 18 de Novembro de 2021
Re: Conjunto SurfCasting PAI e FILHO
« Responder #3 em: 11:52 Terça, 21 de Março de 2023 »
O filho sai ao pai? Ou seja é grande e forte para a idade? 12 anos pequeno e magro é muito diferente de 12 anos grande e forte, o meu com 14 tem altura e peso de um adulto e isso faz muita diferença no material.

Ainda, na vertente de surfcasting tem a variante de beach ledgering que é uma pesca mais leve, mais perto da linha da costa (mas não obrigatoriamente) e praticada com material mais leve, caso o filho não lhe ganhe o gosto (acredito e desejo o contrário) o material de beach ledgering é sempre útil.
 

Offline buldog

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 102
    • Ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:14 Quinta, 24 de Julho de 2014
Re: Conjunto SurfCasting PAI e FILHO
« Responder #4 em: 11:58 Terça, 21 de Março de 2023 »
O rapaz tem 1,60m com perto de 60kg, a tendência será claro dar um pulo em altura e peso, mas de forma geral tem uma constituição parecida à que tinha na idade dele.
Em relação à técnica que menciona, não tenho conhecimento, vou pesquisar pelo termo a ver o que encontro.
Obrigado
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11186
  • Agradecido: 1630 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Conjunto SurfCasting PAI e FILHO
« Responder #5 em: 13:25 Terça, 21 de Março de 2023 »
Para o rapaz que ainda considero novo, não ia já para uma cana muito potente... Até nem sei bem se não apostava numa cana mais pequena. Existem opções a bom preço a 3.90 mt. A Cinnetic tem... Carreto um Ultegra XSE.
Daqui a uns 4 anos ai sim apostava noutra coisa...
Para o pai, um aero technium MGS com uma Vega POTENZA S910. Acho um conjunto perfeito.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline buldog

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 102
    • Ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:14 Quinta, 24 de Julho de 2014
Re: Conjunto SurfCasting PAI e FILHO
« Responder #6 em: 19:10 Terça, 21 de Março de 2023 »
É verdade que 12anos é relativamente cedo para se lançar em determinadas técnicas de pesca, mas levar o miúdo no barco para já está fora de questão, por diversos motivos.
Não sabendo pescar de costa a não ser ao fundo, terei para já de explorar nessa direção. Concordo que terá de ser uma cana fácil, a primeira experiencia será essencial para o que virá a seguir. Talvez estas canas de beach ledgering em 3,90 como mencionaram anteriormente seja uma boa opção, já que percebi que eram bem mais leves e doceis de utilizar. Vi que existem umas yuki, cinnetic, mas não me apercebi se há mais marcado dentro deste tipo de cana que seja realmente uma boa oportunidade. No entanto as cinnetic SD Surf 3,90 parecem boas opções e pesam menos de 400g :)
Em termos de carreto já são muitas pessoas que sugerem o Ultegra XSE, penso que seria o tamanho 14000 certo?

Filipe, obrigado pela sugestão do PAI. Essa cana vega é dentro daquilo que tenho praticado como pesca? Esse carreto, no catalogo da Shimano tem uma bobine mais comprida 45, é desse modelo que estamos a falar ou o modelo anterior?

Há 10 anos tive uma vega (surf team K2 acho eu!), mas acabei por despachar para comprar 2 maseraty, ultimas canas que tive em casa.

Duas pessoas com que convivo na pesca de barco, me falaram das daiwa tournament e Cinnetic (que não me lembro o modelo, mas que pelo preço deve ser na mesma gama da Daiwa. Atenção que estas pessoas não falam de experiencia própria, porque sempre pescaram de barco mas vão lendo umas coisas aqui e ali, alias como eu quando tenho oportunidade.

Não sei se o Filipe consegue dar aqui uma comparação entre a VEga sugerida e outras, mas sempre no encontro daquilo que pratico e que irei precisar.

Obrigado para já a todos pelos contributos
« Última modificação: 19:27 Terça, 21 de Março de 2023 por buldog »
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11186
  • Agradecido: 1630 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Conjunto SurfCasting PAI e FILHO
« Responder #7 em: 20:16 Terça, 21 de Março de 2023 »
Sim a Yuki também tem esse tipo de canas. As da Cinnetic já usei são excelentes. Leves e fáceis de manusear. Para um miúdo de 12 anos parecem me perfeitas.
Sobre o carreto pode ser o 14000, hj em dia não é muito pesado e fica para o futuro.
Sobre o conjunto do pai, o aero technium sim é o modelo novo, é muito bom. Tenho 1 e gosto bastante.
Na cana, isso é sempre relativo e vêm de gosto so pessoais. As Daiwa são canas muito boas, excelente construção, acabamentos, no entanto eu pessoalmente não me agradam as ponteiras marcarem pouco. No caso das CINNETIC já são mais o meu gosto tal como as VEGA, são canas potentes mas que marcam melhor.
Visto que conhece a Maseraty, eu tb tive uma, este tipo de canas está nesses patamares, potentes, com bastante qualidade no blank.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Psiconauta

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 127
  • Agradecido: 54 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:03 Quinta, 18 de Novembro de 2021
Re: Conjunto SurfCasting PAI e FILHO
« Responder #8 em: 21:12 Terça, 21 de Março de 2023 »
Os conselhos do Filipe parecem-me acertados, no entanto, pessoalmente, acho que o shimano xse, apesar de bom carreto, um pouco pesado para uma cana de menos de 400 gr., e muito grande (e pesado) para beach ledgering.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11186
  • Agradecido: 1630 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Conjunto SurfCasting PAI e FILHO
« Responder #9 em: 22:36 Terça, 21 de Março de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Os conselhos do Filipe parecem-me acertados, no entanto, pessoalmente, acho que o shimano xse, apesar de bom carreto, um pouco pesado para uma cana de menos de 400 gr., e muito grande (e pesado) para beach ledgering.

Em parte concordo... Mas a ideia não é ele entrar muito pelo beach ledgering, a cana é mais por ser equilibrada para a idade vs necessidades. O carreto sim podia ser mais leve, no entanto é difícil nestes valores ter um carreto mais leve para surfcasting a menos que se abdique da ideologia do típico carreto de surfcasting. Só os topos de gamas estão abaixo das 500 gr.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Conjunto SurfCasting PAI e FILHO
« Responder #10 em: 10:32 Quarta, 22 de Março de 2023 »
Já considerou começar pela pesca á boia.
Isto porque é uma pesca mais fácil para iniciar.
Menos material e mais leve, ideal para aprender a lançar e os lançamentos podem não ser muito importantes no inicio, mais possibilidade de apanhar uns peixes ( embora menos nobres em qualidade e tamanho).
No surfcasting para além de mais material e mais pesado, é mais complexo para um iniciante. Até dominar a técnica de lançamento vais levar algum tempo, e é meio caminho andado para desanimar.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline buldog

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 102
    • Ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:14 Quinta, 24 de Julho de 2014
Re: Conjunto SurfCasting PAI e FILHO
« Responder #11 em: 11:48 Quarta, 22 de Março de 2023 »
Obrigado pelos vosso conselhos,

O porque não outra modalidade, fácil teria do próprio pai também aprender com alguém que saiba! :)

Tenho a noção que o surfcasting não é solução perfeita, mas outros valores para além da tecnica perfeita e apanhar peixe, se podem trnsmitir entre PAI e FILHO num momento à beira mar :)
Eu pessoalmente aprendi há mais de 40 anos a pescar à truta, com isco vivo, à medalha, etc.... não foi fácil e era bem mais novo, mas o bicho estava lá :)

Em relação as canas de 3,90m estou certo que será a melhor opção para o jovem aprendiz, já agora dos modelos que ando a ver Cinnetic Sky e Rextail 3,90, parece-me que só muda a cor e os passadores certo? para linhas acima de 0,24-26 rextail melhor certo??

Em relação ao XSE, devo ter umas bobines mais leves CNC dos meus antigos carretos bull's devem servir correto?? acho que deve tirar umas gramas ao conjunto. reparei que há uma versão 5500, mas não sei se será bom investimento tendo em conta a esperança que isso tenha pernas para andar.

Filipe, cana cinnetic mais parecida em termos de comportamento à S910 e maseraty, raycat ou luxyfer?

Uma coisa reparei nas minhas pesquisas desencadeadas pelas vossas respostas, existem muita mais oferta que há uns bons anos atras e os preços subiram 1,5x de há 10 anos para cá à vontade :))
 

Offline Simãovl

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 190
  • Agradecido: 25 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:38 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Conjunto SurfCasting PAI e FILHO
« Responder #12 em: 14:26 Quarta, 22 de Março de 2023 »
Boas.
Na minha opinião surgiu recentemente um carreto que me chamou a atenção. O Okuma flite surf.
 Segundo um conhecido que faz manutenção de carretos diz que é identico em tudo ao xse mas tem a particularidade de pesar apenas 472gr.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11186
  • Agradecido: 1630 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Conjunto SurfCasting PAI e FILHO
« Responder #13 em: 14:27 Quarta, 22 de Março de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Obrigado pelos vosso conselhos,

O porque não outra modalidade, fácil teria do próprio pai também aprender com alguém que saiba! :)

Tenho a noção que o surfcasting não é solução perfeita, mas outros valores para além da tecnica perfeita e apanhar peixe, se podem trnsmitir entre PAI e FILHO num momento à beira mar :)
Eu pessoalmente aprendi há mais de 40 anos a pescar à truta, com isco vivo, à medalha, etc.... não foi fácil e era bem mais novo, mas o bicho estava lá :)

Em relação as canas de 3,90m estou certo que será a melhor opção para o jovem aprendiz, já agora dos modelos que ando a ver Cinnetic Sky e Rextail 3,90, parece-me que só muda a cor e os passadores certo? para linhas acima de 0,24-26 rextail melhor certo??

Em relação ao XSE, devo ter umas bobines mais leves CNC dos meus antigos carretos bull's devem servir correto?? acho que deve tirar umas gramas ao conjunto. reparei que há uma versão 5500, mas não sei se será bom investimento tendo em conta a esperança que isso tenha pernas para andar.

Filipe, cana cinnetic mais parecida em termos de comportamento à S910 e maseraty, raycat ou luxyfer?

Uma coisa reparei nas minhas pesquisas desencadeadas pelas vossas respostas, existem muita mais oferta que há uns bons anos atras e os preços subiram 1,5x de há 10 anos para cá à vontade :))

Olá.
No caso das canas de 3.90 a Rextail é uma boa opção.
Sobre o Ultegra o 5500 era fixe agora, embora tenha limitações mas a médio prazo não me parece, isto para o puro surfcasting.
Nas canas, ambos os modelos da cinnetic são poderosos, mesmo assim a Luxyfer é um pouco menos rija do que a raycast e mais parecida às que falamos.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline buldog

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 102
    • Ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:14 Quinta, 24 de Julho de 2014
Re: Conjunto SurfCasting PAI e FILHO
« Responder #14 em: 13:57 Quinta, 23 de Março de 2023 »
Obrigado Filipe,

A Luxyfer, para além dos passadores diferentes no 3 modelos, tudo igual certo?? Ou deverei procurar mais um modelo do que outro?

Vou tentar nos próximos dias ver ao vivo essas canas, nomeadamente a Vega S910 e outras aqui mencionadas.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]