collapse

Autor Tópico: Siluro no Douro, quem sabe?  (Lida 854 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Dan Gaina

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 25
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:11 Sábado, 04 de Março de 2017
Siluro no Douro, quem sabe?
« em: 21:03 Sexta, 17 de Março de 2023 »
Ola boa gente, ja sabemos que o siluro entrou em aguas portuguesas alguns anos atrás. Pelo que sei, também vai descendo no Douro e entrou na parte portuguesa. Tenho algum interesse em saber onde foi pescado para seguir a descida do peixe. Vivo e pesco no Porto e espero com paciência que o bicho chega ao barragem de Crestuma. Queria que este tópico segue a evolução do assunto. Alguém sabe onde foi visto/pescado ultimamente?
 

Offline nelson sampaio

Re: Siluro no Douro, quem sabe?
« Responder #1 em: 08:03 Sábado, 18 de Março de 2023 »
Bom dia
espero que o siluro não chegue a barragem
não creio que tenhamos condições para manter outras espécies
mas posso estar enganado ja que o lúcio, o achigã e o lúcio-perca estão presentes e aparentemente ainda nao causaram grandes danos aos peixes presa
 

Offline ruipereira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 121
  • Agradecido: 16 vezes
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:24 Quinta, 30 de Janeiro de 2014
Re: Siluro no Douro, quem sabe?
« Responder #2 em: 22:11 Terça, 21 de Março de 2023 »
Já ouvi relatos não confirmados que apanharam um na zona do Pinhão! Pessoalmente, não acho que seja nada bom a entrada do siluro no ecossistema do Douro, no entanto há opiniões contrárias!
 

Offline Dan Gaina

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 25
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:11 Sábado, 04 de Março de 2017
Re: Siluro no Douro, quem sabe?
« Responder #3 em: 17:46 Sexta, 24 de Março de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom dia
espero que o siluro não chegue a barragem
não creio que tenhamos condições para manter outras espécies
mas posso estar enganado ja que o lúcio, o achigã e o lúcio-perca estão presentes e aparentemente ainda nao causaram grandes danos aos peixes presa
Nao se trata de o que quero, mas da realidade em si. O bicho vai descer aos poucos, sendo que contenção, como foi demonstrado com outras espécies, e quase impossível. Há bastantes rios na Europa com siluro, que tem varias espécies de peixes bem ativas. Demora algum tempo para estabelecer o equilíbrio, contudo, acaba por funcionar. Achiga deu bem nas aguas, nao acabou por matar tudo como se previa. O conjunto achiga, lúcio perca, perca sol, fez com que algumas espécies locais tiveram grandes dificuldades em sobreviver. Mas e muito difícil dizer se o desaparecimento foi por causa dos predadores ou por causa da poluição do rio e outras atividades humanas. Foram as barragens que deram cabo do salmão, esturjão e provavelmente enguia. O siluro só vive se há peixe na agua. Viver comendo so suas próprias crias não e sustentável, e assim que o equilíbrio funciona.
« Última modificação: 17:48 Sexta, 24 de Março de 2023 por Dan Gaina »
 

Offline Dan Gaina

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 25
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:11 Sábado, 04 de Março de 2017
Re: Siluro no Douro, quem sabe?
« Responder #4 em: 17:53 Sexta, 24 de Março de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já ouvi relatos não confirmados que apanharam um na zona do Pinhão! Pessoalmente, não acho que seja nada bom a entrada do siluro no ecossistema do Douro, no entanto há opiniões contrárias!
Obrigado pela informação! O siluro já entrou no Douro há tempos, na parte espanhola. Por mais que o equilíbrio ainda esta para ser feito, entre o invasor e as espécies já presentes, a entrada na ecossistema já esta feita. As medidas to,adas pelas autoridades são tao pouco efetivas que podemos dizer que nada fazem. Mais vale a pena assumir o facto e lidar nesta perspetiva. A única que podia tomar conta era a natureza, mas pelos vistos o Douro recebeu o siluro muito bem e deixo-u fazer casa
 

Offline Dan Gaina

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 25
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:11 Sábado, 04 de Março de 2017
Re: Siluro no Douro, quem sabe?
« Responder #5 em: 18:01 Sexta, 24 de Março de 2023 »
Se apareceu na barragem de Pinhão, o próximo lugar para observar será barragem da Régua.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de Spinning por ze carlos [Hoje às 17:53]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Ricardo Pepino [Hoje às 09:46]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]