collapse

Autor Tópico: Cana pesca embarcada fundeada e chumbadinha  (Lida 335 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Cheesecake

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:01 Sexta, 18 de Junho de 2021
Cana pesca embarcada fundeada e chumbadinha
« em: 23:38 Segunda, 06 de Março de 2023 »
Olá "Pesqueiros"!
Tenho vindo a ganhar cada vez mais gosto por este tipo de pesca (não vou mais pelos € que custa).
Comecei com uma cana e carreto Decathlon, pois também não sabia se me dava bem em mar alto - por enquanto ainda não "engodei".
Apesar da cana não ser ter portado mal, o peso do material tem o seu preço e o "barato" muitas vezes nah é aliado de peso leve.
Quis evoluir nesse sentido e adquiri uma Vega Potenza F-508 3,20m e um carreto Vega Rivale 70.
Cana espectacular, leve, resistente e com uma ótima sensibilidade, mediante a boa utilização das 3 ponteiras disponíveis.
O carreto, apesar de não ter experiência em outros, achei-o ligeiramente pesado, mas suportável tendo em conta o preço e capacidade de reboque (12kg).
Este fim de semana (4/3/23) tirei o meu primeiro troféu digno de registo, um pargo de 3,500kg de pura adrenalina.
Agora, pretendo adquirir um segundo conjunto, talvez uma telescópica um pouco mais longa.
E é aqui que entra a minha questão para iniciar o debate:
- Que cana sugerem talvez telescópica, de 3,60m para cima, para uma pesca fundeada de pica-pica e chumbadinha a peixe mais pesado? Opiniões são bem vindas. Não pretendo ultrapassar os 150€, ou a cana terá que o justificar muito bem.
O 2°carreto fica para outro post.
Obrigado e bons lances.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Cana pesca embarcada fundeada e chumbadinha
« Responder #1 em: 12:04 Terça, 07 de Março de 2023 »
Bom dia Cheesecake.

As opiniões nesta área não são consensuais e certamente outras surgirão.

Pessoalmente, duas das canas que, na minha opinião, lhe poderão servir muito bem e estão mais ou menos enquadradas no que solicita são as seguintes:

Vega Aurata 3,50m

Colmic Araton Pro 3,80m

A Vega Aurata marca bem, é um pouco mais rija em luta que a Araton Pro e pesa 275g

A Araton pro, também marca muito bem, mesmo sendo um pouco mais macia em luta, o que, na minha opinião, traz vantagens na captura de maiores exemplares e pesa 287g.

A que uso é a Araton Pro, por preferir uma ação mais macia em luta.

De qualquer destas canas não tenho notícia de falta de potência ou quebras, embora estas últimas dependam significativamente da utilização e cuidados de quem as utiliza.

Quanto a canas telescópicas, pessoalmente não simpatizo e muito menos se tiverem mais de 3 elementos. Tendem a quebrar mais facilmente e muitas vezes no segundo elemento, mas há Pessoal que as prefere e até se dão bem com elas.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 12:06 Terça, 07 de Março de 2023 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

 

* Tópicos Recentes

Robalo de Primavera por Bruno87 [Hoje às 20:43]

Cana de Spinning por ze carlos [Hoje às 17:53]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Ricardo Pepino [Hoje às 09:46]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]