collapse

Autor Tópico: CARACTERIZAÇÃO, AVALIAÇÃO MONITORIZAÇÃO DA PESCA LÚDICA EM ÁREAS MARINHAS PROT  (Lida 3005 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline fsilva09

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 187
  • Agradecido: 51 vezes
  • Segue sempre por bom caminho!
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:59 Domingo, 11 de Dezembro de 2016
Re: CARACTERIZAÇÃO, AVALIAÇÃO MONITORIZAÇÃO DA PESCA LÚDICA EM ÁREAS MARINHAS PROT
« Responder #45 em: 19:22 Domingo, 22 de Janeiro de 2023 »
Cada vez se nota mais a necessidade de uma associação que fale por nós. Por anda a ANPLED?
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3312
  • Agradecido: 396 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: CARACTERIZAÇÃO, AVALIAÇÃO MONITORIZAÇÃO DA PESCA LÚDICA EM ÁREAS MARINHAS PROT
« Responder #46 em: 20:05 Domingo, 22 de Janeiro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cada vez se nota mais a necessidade de uma associação que fale por nós. Por anda a ANPLED?

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
« Última modificação: 20:09 Domingo, 22 de Janeiro de 2023 por ze carlos »
Abraço
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11245
  • Agradecido: 1647 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: CARACTERIZAÇÃO, AVALIAÇÃO MONITORIZAÇÃO DA PESCA LÚDICA EM ÁREAS MARINHAS PROT
« Responder #47 em: 21:17 Domingo, 22 de Janeiro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A maioria dos pescadores de dourada fazem pescarias miseráveis. Mas quem não conhece o terreno... Fala fala... Bla Bla.

Devo ser o unico "no terreno" que viu o que se passou em Sines este ano, já que a Vereda anda seca pela razias que leva anualmente, ou que se passa todos os anos em Setubal com os chocos, lol



Mas isso não é geral. A vossa preocupação é se combater quem prevaricar ou proibir a pesca?????????? É que não consigo mesmo entender! É simplesmente uma falta de percepção do MOMENTO da pesca actual. Saem diariamente dezenas de barcos para vereda, cabo, Sines. Nos dias bons existe sim quem apanha muito. Embora hajam muitos que quase nem tocam... Nos dias maus em 100 barcos meia dúzia safa se... O resto nada. Mas passemos ao importante, nos dias bons tira se mais do que o legal... É a verdade. A minha questão é porque não se põe as coisas de outra forma? Quem abusa só tem que ser fiscalizado. Ponto final. Acabem com os abusos, não com o bem estar geral. Tudo o resto é mais do mesmo com o único objectivo de prejudicar a pesca lúdica.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11245
  • Agradecido: 1647 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: CARACTERIZAÇÃO, AVALIAÇÃO MONITORIZAÇÃO DA PESCA LÚDICA EM ÁREAS MARINHAS PROT
« Responder #48 em: 21:22 Domingo, 22 de Janeiro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cada vez se nota mais a necessidade de uma associação que fale por nós. Por anda a ANPLED?

A ANPLED não tem forma de continuar com o actual panorama. Infelizmente não vejo um grupo capaz de pegar naquilo. A ANPLED tem uma estrutura legal, um passado recente, trabalho executado que podia facilmente ajudar quem aparecesse para defender a pesca lúdica com pés e cabeça. Mas nng quer pagar para trabalhar!!! E ainda ser ofendido. Essa é a realidade.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11245
  • Agradecido: 1647 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: CARACTERIZAÇÃO, AVALIAÇÃO MONITORIZAÇÃO DA PESCA LÚDICA EM ÁREAS MARINHAS PROT
« Responder #49 em: 21:28 Domingo, 22 de Janeiro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A maioria dos pescadores de dourada fazem pescarias miseráveis. Mas quem não conhece o terreno... Fala fala... Bla Bla.

Devo ser o unico "no terreno" que viu o que se passou em Sines este ano, já que a Vereda anda seca pela razias que leva anualmente, ou que se passa todos os anos em Setubal com os chocos, lol



E ainda te vou dizer mais porque esta temática me importa verdadeiramente... Já que foste a Sines, só viste canas? Só lá se vê canas? Os KMS. de redes a cercar aquele perímetro só as vejo eu? Então proibidos os lúdicos fica tudo bem? Alguém que acuda a pesca lúdica. Qualquer dia não pescam os mesmo.
Desculpa, sinceramente, mas se os pescadores lúdicos não defendem o seu meio, vai correr mal.

O meu receio é não entenderem que a pesca lúdica é atacada por todos os lados, eu durante anos tive acesso a todas as actas das reuniões directivas do panorama nacional.
Sabem que sei perfeitamente que somos parte do problema, que também temos que alterar alguns parâmetros... Mas é essencial mostrar ao legislador que somos uma parte pequena do problema, que sabemos o que se passa e temos que focar isso de forma a defender a nossa posição nesta temática. É fundamental mostrar conhecimento de causa.
« Última modificação: 23:25 Domingo, 22 de Janeiro de 2023 por FilipePC »
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: CARACTERIZAÇÃO, AVALIAÇÃO MONITORIZAÇÃO DA PESCA LÚDICA EM ÁREAS MARINHAS PROT
« Responder #50 em: 21:47 Domingo, 22 de Janeiro de 2023 »
Para acabar com os abusos têm de legislar. Para legislar é para todos não é só para quem abusa. Sempre foi assim e não vai deixar de ser. E também duvido sinceramente ques a entidades competentes tenham como objectivo principal na vida "prejudicar a pesca lúdica".
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: CARACTERIZAÇÃO, AVALIAÇÃO MONITORIZAÇÃO DA PESCA LÚDICA EM ÁREAS MARINHAS PROT
« Responder #51 em: 21:50 Domingo, 22 de Janeiro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E ainda te vou dizer mais porque esta temática me importa verdadeiramente... Já que foste a Sines, só viste canas? Só lá se vê canas? Os KMS. de redes a cercar aquele perímetro só as vejo eu? Então proibidos os lúdicos fica tudo em? Alguém que acuda a pesca lúdica. Qualquer dia não pescam os mesmo.
Desculpa, sinceramente, mas se os pescadores lúdicos não defendem o seu meio, vai correr mal.

O meu receio é não entenderem que a pesca lúdica é atacada por todos os lados, eu durante anos tive acesso a todas as actas das reuniões directivas do panorama nacional.
Sabem que sei perfeitamente que somos parte do problema, que também temos que alterar alguns parâmetros... Mas é essencial mostrar ao legislador que somos uma parte pequena do problema, que sabemos o que se passa e temos que focar isso de forma a defender a nossa posição nesta temática. É fundamental mostrar conhecimento de causa.

Vi, e tb vejo no Sado e no Tejo. E já perguntaste se essas redes estão legais? É que as ilegais não se vêm.
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3312
  • Agradecido: 396 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: CARACTERIZAÇÃO, AVALIAÇÃO MONITORIZAÇÃO DA PESCA LÚDICA EM ÁREAS MARINHAS PROT
« Responder #52 em: 22:15 Domingo, 22 de Janeiro de 2023 »
Boas

Continuamos a discutir sobre os assuntos que achamos que estão mal e errados, não seria melhor apresentarmos ideias para encontrar soluções para tentar corrigir o que achamos não estar bem
Se assim fosse talvez depois de termos algo de concreto e plausível de colocar em prática, futuramente pudéssemos recorrer a uma petição pública ou algo semelhante para propor as nossas soluções  ou ideias

Por exemplo o aumento do tamanho dos anzóis de pesca, a proibição de sondas usadas em embarcações turísticas e kaiakes  a redução para uma cana por pescador apeado, implementação de medidas mínimas na pesca federada

Estes são alguns exemplos que penso que poderiam ser levados em consideração
« Última modificação: 22:25 Domingo, 22 de Janeiro de 2023 por ze carlos »
Abraço
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: CARACTERIZAÇÃO, AVALIAÇÃO MONITORIZAÇÃO DA PESCA LÚDICA EM ÁREAS MARINHAS PROT
« Responder #53 em: 22:16 Domingo, 22 de Janeiro de 2023 »
E já agora deixo aqui um exemplo da "minoria" que "pouco" contribuem para o estado da pesca. Eu pesco, felizmente, 1x a 2x por semana e bem vejo o que se passa à minha volta.
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: CARACTERIZAÇÃO, AVALIAÇÃO MONITORIZAÇÃO DA PESCA LÚDICA EM ÁREAS MARINHAS PROT
« Responder #54 em: 22:24 Domingo, 22 de Janeiro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Continuamos a discutir sobre os assuntos que achamos que estão mal e errados, não seria melhor apresentarmos ideias para encontrar soluções para tentar corrigir o que achamos não estar bem
Se assim fosse talvez depois de termos algo de concreto e plausível de colocar em prática, futuramente pudéssemos recorrer a uma petição pública ou algo semelhante para propor as nossas soluções  ou ideias

Queres soluções?

1) Aumentar o tamanho mínimo da espécies. É ridiculo 10cm de choco, 17 de sargo, 20 de robalo, etc etc. Para mim duplicava o tamanho e mesmo assim não sei.
2) Diminuir o peso máximo e eliminar a treta do maior exemplar.
3) Aumentar a fiscalização.
4) Aumentar as coimas (dinheiro e arresto de material - por mim até o carro ia).

Pode ser que a coisa começasse a ir ao sítio. Mas mesmo assim duvido, o que é preciso é uma mudança de mentalidades e isso demora gerações.
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3312
  • Agradecido: 396 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: CARACTERIZAÇÃO, AVALIAÇÃO MONITORIZAÇÃO DA PESCA LÚDICA EM ÁREAS MARINHAS PROT
« Responder #55 em: 22:43 Domingo, 22 de Janeiro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Continuamos a discutir sobre os assuntos que achamos que estão mal e errados, não seria melhor apresentarmos ideias para encontrar soluções para tentar corrigir o que achamos não estar bem
Se assim fosse talvez depois de termos algo de concreto e plausível de colocar em prática, futuramente pudéssemos recorrer a uma petição pública ou algo semelhante para propor as nossas soluções  ou ideias

Queres soluções?

1) Aumentar o tamanho mínimo da espécies. É ridiculo 10cm de choco, 17 de sargo, 20 de robalo, etc etc. Para mim duplicava o tamanho e mesmo assim não sei.
2) Diminuir o peso máximo e eliminar a treta do maior exemplar.
3) Aumentar a fiscalização.
4) Aumentar as coimas (dinheiro e arresto de material - por mim até o carro ia).

Pode ser que a coisa começasse a ir ao sítio. Mas mesmo assim duvido, o que é preciso é uma mudança de mentalidades e isso demora gerações.

o robalo a medida minima é 36cm  se aumenta-se para 45cm não se perdia nada
segundo dizem o estudos 36cm corresponde a 4 anos de vida o que faz com que algumas femeas nunca tenham hipotese de se reproduzir ao menos uma vez na vida
Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: amateus

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11245
  • Agradecido: 1647 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: CARACTERIZAÇÃO, AVALIAÇÃO MONITORIZAÇÃO DA PESCA LÚDICA EM ÁREAS MARINHAS PROT
« Responder #56 em: 23:23 Domingo, 22 de Janeiro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E ainda te vou dizer mais porque esta temática me importa verdadeiramente... Já que foste a Sines, só viste canas? Só lá se vê canas? Os KMS. de redes a cercar aquele perímetro só as vejo eu? Então proibidos os lúdicos fica tudo em? Alguém que acuda a pesca lúdica. Qualquer dia não pescam os mesmo.
Desculpa, sinceramente, mas se os pescadores lúdicos não defendem o seu meio, vai correr mal.

O meu receio é não entenderem que a pesca lúdica é atacada por todos os lados, eu durante anos tive acesso a todas as actas das reuniões directivas do panorama nacional.
Sabem que sei perfeitamente que somos parte do problema, que também temos que alterar alguns parâmetros... Mas é essencial mostrar ao legislador que somos uma parte pequena do problema, que sabemos o que se passa e temos que focar isso de forma a defender a nossa posição nesta temática. É fundamental mostrar conhecimento de causa.

Vi, e tb vejo no Sado e no Tejo. E já perguntaste se essas redes estão legais? É que as ilegais não se vêm.

Mas sei onde estão e não sou PM. É posso ir ao Tejo e mostro a quem quiser onde estão as redes e aparelhos ilegais dentro dos canais de navegação e não sou PM. A realidade é que existe um massacre ao peixe, se querem legislar, então têm que se fazer bem feito.

Também pesco em média 2x semana, faço várias modalidades e torno a frisar que o geral é uma miséria completa. No entanto isso não invalida que alguns prevariquem. Isso é verdade.
Outra temática é questionar se a pesca pode continuar a aceitar a quantidade de redes, aparelhos e cercos que diariamente se fazem na nossa costa.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11245
  • Agradecido: 1647 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: CARACTERIZAÇÃO, AVALIAÇÃO MONITORIZAÇÃO DA PESCA LÚDICA EM ÁREAS MARINHAS PROT
« Responder #57 em: 23:26 Domingo, 22 de Janeiro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para acabar com os abusos têm de legislar. Para legislar é para todos não é só para quem abusa. Sempre foi assim e não vai deixar de ser. E também duvido sinceramente ques a entidades competentes tenham como objectivo principal na vida "prejudicar a pesca lúdica".

Não têm, mas é o caminho mais fácil, menos trabalhoso, menos perigoso e mais rentável tal é qual o que me foi explicado por próprios profissionais da área.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11245
  • Agradecido: 1647 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: CARACTERIZAÇÃO, AVALIAÇÃO MONITORIZAÇÃO DA PESCA LÚDICA EM ÁREAS MARINHAS PROT
« Responder #58 em: 23:36 Domingo, 22 de Janeiro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Continuamos a discutir sobre os assuntos que achamos que estão mal e errados, não seria melhor apresentarmos ideias para encontrar soluções para tentar corrigir o que achamos não estar bem
Se assim fosse talvez depois de termos algo de concreto e plausível de colocar em prática, futuramente pudéssemos recorrer a uma petição pública ou algo semelhante para propor as nossas soluções  ou ideias

Queres soluções?

1) Aumentar o tamanho mínimo da espécies. É ridiculo 10cm de choco, 17 de sargo, 20 de robalo, etc etc. Para mim duplicava o tamanho e mesmo assim não sei.
2) Diminuir o peso máximo e eliminar a treta do maior exemplar.
3) Aumentar a fiscalização.
4) Aumentar as coimas (dinheiro e arresto de material - por mim até o carro ia).

Pode ser que a coisa começasse a ir ao sítio. Mas mesmo assim duvido, o que é preciso é uma mudança de mentalidades e isso demora gerações.

o robalo a medida minima é 36cm  se aumenta-se para 45cm não se perdia nada
segundo dizem o estudos 36cm corresponde a 4 anos de vida o que faz com que algumas femeas nunca tenham hipotese de se reproduzir ao menos uma vez na vida

As soluções devem existir com uma base bem objectiva mas coerente.
Aumentar tamanhos mínimos sim (para pesca lúdica, submarina e profissional). O quanto a meu ver deve ser sustentado por biologos da área.
Diminuir o peso não me parece minimamente necessário. Na pesca apeada 99% das vezes não fazes nem perto dos 10 kg. Não é por aí. Eu manteria o maior exemplar por ser algo que até pode incentivar a captura de peixe grande, deixando os peixes pequenos crescerem.
Aumentar a fiscalização sim, mas não a caça à multa!!!!! Mais importante do q3tudo é garantir que se cumpre tamanhos mínimos e os máximos diários de captura. Quem quer viver da pesca tem que tirar licença de profissional. Nisso eles têm razão. O pescador lúdico não pode apanhar 200 kg. de dourada.
Fiscalização apertada à pesca profissional ilegal. É uma vergonha o que fazem.
Aumentar as multas... Depende. Se forem multas com pés e cabeça sim, se for caça multa não.
Para a pesca profissional, perca total da licença caso sejam apanhados a prevaricar. Talvez só nisto ajudasse logo muito a preservação das espécies.
Sou aberto a alterações necessárias mas jamais impostas unicamente a pesca lúdica.

Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20300
  • Agradecido: 1410 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: CARACTERIZAÇÃO, AVALIAÇÃO MONITORIZAÇÃO DA PESCA LÚDICA EM ÁREAS MARINHAS PROT
« Responder #59 em: 10:10 Segunda, 23 de Janeiro de 2023 »
Inserir Citação (seleção)
...é só irem ao sites dessas MT e ver com os próprios olhos.

Só as autoridades é que não veem.
Em pouco tempo se resolveria esse assunto. De certeza que não voltariam a infringir as leis.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

 

* Tópicos Recentes

nylon "normal" vs fluorcarbono por telmomadeira [Hoje às 14:22]

Vendo Carreto Daiwa Ballistic LT 4000D-CXH por rpf [Hoje às 13:19]

KALI KUNNAN.SAMSARA N61 423 por soparameenterter [Hoje às 12:05]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Usersd [14:15 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [12:50 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Parqueamento por Ricardo Pepino [07:20 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surfcasting shimano ultegra xr por Vareiro [22:29 Quinta, 09 de Maio de 2024]

Canas de surfcasting ótimas marcadora com peso otimizado para lançar 160g por ze carlos [19:12 Quinta, 09 de Maio de 2024]

Pesca spinning por pedrosiva [19:59 Terça, 07 de Maio de 2024]

Duvidas Isco por Luisuk [18:26 Terça, 07 de Maio de 2024]