collapse

Autor Tópico: Montagem Carapaus  (Lida 3342 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline NjordFishing

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 102
  • Agradecido: 3 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:16 Domingo, 06 de Julho de 2014
Montagem Carapaus
« em: 16:20 Terça, 29 de Julho de 2014 »
Boa tarde,

Tenho aprendido bastante com a vossa partilha.

Gostava de saber como se faz montagem para carapaus.

Obrigado e abraço
Pedro
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Montagem Carapaus
« Responder #1 em: 16:55 Terça, 29 de Julho de 2014 »
Uma altura qualquer no desenvolvimento deste tópico Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre falou-se nisso.
Dá uma olhada.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
simples, a bóia fixa normalmente de 12g, mas varia entre as 8g e as 20g dependendo do estado do mar, um olivete para calibrar, missanga, destrocedor e o empate só com o anzol.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tu usas a mesma montagem que eu precisamente, só que costumo colocar (ou não) um chumbo fendido de calibração entre o destorcedor e a missanga. Normalmente a oliva terá uns 2gr a menos que o peso da boia e depois o chumbo serve para colocar a boia mesmo na altura que quero em relação à água. Isto porquê:

1º As boias dizem que são de 12gr mas na verdade aquilo tem uma tolerância, logo uma boia em relação à outra pode ficar mais acima de água com o mesmíssimo peso, e com um chumbito posso calibrar isso.

2º Gosto de trabalhar com as boias de maneira a sentir o mais pequeno toque possível, isto é: se o mar estiver tipo piscina deixo apenas uma pontinha da antena de fora, assim a boia terá a mínima resistência à água e ao mais pequenino toque vai ligeiramente abaixo e dá para notar. Neste tipo de mar até uso boias mais sensíveis (de menos peso) para obter esse mesmo efeito. Se o mar estiver um pouco mais mexido, então deixo um pouco mais da boia de fora, e para isso basta tirar o chumbo fendido ou colocar outro mais leve.
Acho também que quanto menor for a resistência da boia à água, menos o peixe nota qualquer coisa de errado na hora de comer.

3º o chumbo fendido dá para trocar em ação de pesca sem grande stress. Se o mar melhorar, ou se eu quiser outro tipo de comportamento da boia, ou se quiser usar um isco mais leve ou mais pesado, tiro o chumbo ou substituo por outro sem ser necessário desmontar tudo e voltar a montar. E atenção que não é preciso esborrachar o chumbo todo e espremer a linha... basta dar um apertozinho para ser fácil de retirar, não ferir a linha mas também não cair durante a luta com uma cavala maluca.

Às vezes também coloco uma mangueirinha de silicone (do mesmo tipo que as boias costumam trazer na vareta) entre a missanga e a oliva para amortecer as pancadas da oliva, ou então uso mesmo umas olivas já com a ponta com uma mangueirinha... isto é apenas um preciosismo e nem sei se resulta mesmo ou se fará grande diferença... mas como quem me ensinou foi um GRANDE pescador e ele faz quase sempre assim, quem sou eu para discordar.

Mas estas são apenas as minhas opiniões, há por ai pessoal muito mais qualificado para te responder do que eu. Eu safo-me aos carapaus mas vejo por ai relatos que "valha-me Deus" e esse pessoal é capaz de ter dicas mais proveitosas que eu.

Cumprimentos
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Montagem Carapaus
« Responder #2 em: 18:18 Terça, 29 de Julho de 2014 »
Pois é dpeneiro mas o homem colocou no corrico por isso acho que quer mesmo é o Sabiki uma montagem que ja se compra feita e relativamente barata Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Já se falou noutro tópico mas não encontrei e ha tambem quem pesque com estas chapas Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

 ;) ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline NjordFishing

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 102
  • Agradecido: 3 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:16 Domingo, 06 de Julho de 2014
Re: Montagem Carapaus
« Responder #3 em: 23:01 Terça, 29 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pois é dpeneiro mas o homem colocou no corrico por isso acho que quer mesmo é o Sabiki uma montagem que ja se compra feita e relativamente barata Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Já se falou noutro tópico mas não encontrei e ha tambem quem pesque com estas chapas Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

 ;) ;)

Sim queria montagem para corrico. 
Mais concretamente a situação da chapa que li num dos tópicos e fiquei curioso por usar.

Obrigado.
Pedro
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Montagem Carapaus
« Responder #4 em: 12:41 Quarta, 30 de Julho de 2014 »
Opá... estou desatento.

Desculpa lá mas na tentativa de ajudar e com o reduzido tempo que tenho, respondi um pouco à pressa e nem reparei.

Pode-se apagar?

Entretanto vou estar atento ao tópico também... ando tentado a experimentar o spinings, lrf...
« Última modificação: 12:43 Quarta, 30 de Julho de 2014 por dpeneireiro »
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Montagem Carapaus
« Responder #5 em: 12:48 Quarta, 30 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Sim queria montagem para corrico. 
Mais concretamente a situação da chapa que li num dos tópicos e fiquei curioso por usar.

Obrigado.
Pedro

A montagem é simples é como pescar com o buldo só que com uma chumbada de 60gr ou mais ou menos depende do pesqueiro depois um estralho de duas braças mais ao menos e empatas a chapa  ;) ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline NjordFishing

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 102
  • Agradecido: 3 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:16 Domingo, 06 de Julho de 2014
Re: Montagem Carapaus
« Responder #6 em: 04:17 Quinta, 31 de Julho de 2014 »
Esclarecido.  Obrigado. 
 

 

* Tópicos Recentes

Silicone em spray Lidl por ffgsoares [Hoje às 15:19]

Carreto para pesca pião em altura por voron [Hoje às 15:04]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]