collapse

Autor Tópico: Nova poitada?  (Lida 3216 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Nova poitada?
« em: 13:57 Terça, 29 de Julho de 2014 »
Boas,

Ora aqui está uma questão que decerto não tem resposta, ou pelo menos, uma que seja de consenso geral...

No fim‑de‑semana passado, decidi ir com um colega fazer uma saída direcionada a grandes exemplares, mais especificamente, ao pargo.
A técnica usada foi a chumbadinha.
As iscadas, sardinhas ou petingas inteiras.
Começamos num pesqueiro de 60 metros, talvez fundo demais para a época, mas é um pesqueiro com algumas credenciais e decidimos arriscar.

O mar estava bastante desordenado, com vagas de várias direcções e deriva incerta.

Após 4h de pesca, muita sardinha no pesqueiro e sem sinal da espécie alvo, levanta se a questão...
Se quando estamos aos diversos já é difícil decidir, agora ainda mais...
Com tantos kg de sardinha "investidos" no pesqueiro vamos arriscar mudar?

Aguentamos mais um pouco e depois de mais uma captura indesejada, lá decidimos mudar e rumamos a terra para um pesqueiro menos fundo e já na rota de regresso.
Ficámos pouco tempo, a "porrada" toda que levámos no anterior pesqueiro, fez o meu colega desistir e como na minha embarcação a pesca é para ser um divertimento e não um tormento, decidi rumar ao porto abrigo.

Ficou a questão, será que fizemos bem mudar? Será que estava para entrar o pretendido?
Não há resposta pois também não houve melhorias na nova poitada...

Não sendo a primeira vez que pesquei à chumbadinha, foi a primeira vez que me dediquei apenas a essa pesca e sempre de cana na mão.
Deu para perceber que é uma pesca bastante difícil a maiores profundidades e a fraca aguagem que se fazia sentir também não ajudou.
No entanto, deu também para perceber porque é uma pesca de eleição para peixe grande e promete outros resultados no futuro, pelo menos é o que espero :fixe:

A fraca pescaria traduziu se em algumas cavalas de bom tamanho, um par de fanecas, outro de samirros e outro de pata-roxa (estes 4 últimos devolvidos) e ainda um besugo tudo de bom tamanho, para engolir engolir anzóis 5/0 tem de ser...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline João Pinto

Re: Nova poitada?
« Responder #1 em: 14:13 Terça, 29 de Julho de 2014 »
O que eu já fiz foi usar meias de mulher com uma corda e umas pedras para não gastar muito em sardinha, mas antes de começar o que fazíamos era ver na sonda se havia muito peixe pasto, se houvesse muita faneca era sinal que não andava nada grande lá por baixo.
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Nova poitada?
« Responder #2 em: 15:42 Terça, 29 de Julho de 2014 »
Esta situação é um dos grandes problemas de quem tem barco.
Se fizer nova poitada e não correr bem, nunca se sabe o que aconteceria se tivesse ficado no mesmo sitio.
Se ficar no mesmo sitio e não der nada, se calhar era melhor ter feito outra poitada.
Acho que ninguém poderá dar uma resposta certa a este tipo de problema.

Li uma reportagem à uns tempos numa revista de pesca em que diziam que pescar à chumbadinha não é fácil. (apesar de estar na moda a pesca ao pargo à chumbadinha)

É preciso conhecer bem o pesqueiro, o tipo de fundo, o declive que tem e claro, a aguagem que apresenta no momento.
É a conjugação de todos estes fatores que fazem a diferença entre uma boa e uma má pesca à chumbadinha.

A maior parte das vezes nem é preciso engodar em barda, basta deixar as pescas trabalharem que o peixe entra.

Sem duvida que este é um bom tópico e vou aguardar por mais opiniões.

Ps:
Oh companheiros mais prós....digam lá qualquer coisa..... (eu sei que vocês andam ai mas pouco falam)  8)
Sem duvida que este é um tema interessante.
 
João Rodrigues
 

Offline João Pinto

Re: Nova poitada?
« Responder #3 em: 15:48 Terça, 29 de Julho de 2014 »
Concordo que é um excelente tema e apesar de fazer pouco gostava de aprender algo mais sobre esta pesca, afinal de contas o saber não ocupa espaço, venham de lá essas opiniões
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3851
  • Agradecido: 407 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Nova poitada?
« Responder #4 em: 17:18 Terça, 29 de Julho de 2014 »
Em relação á chumbadinha,seria de bom tom penso eu o Beto abrir um tópico.Mudar de poita é a questão em causa,na minha opinião partiste do principio pelo teu conhecimento que é uma boa area para a especie que pretendias(pargo)metes-te kilos de sardinha(cuidado com  a aguagem ao colocar a sardinha),pescar ao pargo exige doses de paciência,muita paciência,a meu ver foi um erro teres abandonado o pesqueiro.Normalmente onde pesco (Eriçeira)nas pescas que faço com o mestre que me dá algumas garantias,sardinha,sardinha,sardinha,só numa situação extrema mudamos de poita



abraço



Manuel Matos
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Nova poitada?
« Responder #5 em: 20:21 Terça, 29 de Julho de 2014 »
Boas,

Não disse tudo precisamente para fomentar a opinião  ;)

Os 6kg de sardinha gastos foram praticamente todos em iscadas.
Apenas engodamos uma vez, com aproximadamente 1,5kg de sardinhas cortadas em pedaços, com recurso a um engodador caseiro que permite largar o engodo no fundo e recolher a geringonça.
Como as iscadas estavam a desaparecer a bom ritmo não sentimos a necessidade de meter mais engodo, as próprias iscadas de sardinha inteira estavam a fazer esse trabalho.

Quanto ao termos abandonado o pesqueiro, sentimos que após mais um intervalo de inatividade, que poderia indicar a presença de peixe grande, o mesmo não se verificou com a continuação do peixe miúdo a atacar e isto tudo após mais de 6h de pesqueiro!

Apenas referi a chumbadinha para se perceber a pesca que estava a praticar mas, também acho interessante desenvolver se um tópico sobre o tema :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3851
  • Agradecido: 407 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Nova poitada?
« Responder #6 em: 21:05 Terça, 29 de Julho de 2014 »
Beto, um kilo de sardinha tem +- 12 sardinhas 6kilos de sardinha gastos em iscada,é muita sardinhaComo eram as iscadas?inteiras?pedaços?




abraço



Manuel Matos
 

Offline João Pinto

Re: Nova poitada?
« Responder #7 em: 21:35 Terça, 29 de Julho de 2014 »
Para o Pargo por acaso sempre tive melhor resultado com pequenas cavalas do que com Sardinha, já experimentaste curtar a barbatana caudal de uma pequena cavala e iscá-la pelo lombo?
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Nova poitada?
« Responder #8 em: 22:04 Terça, 29 de Julho de 2014 »
Boas,

Amigo Manel, não andei a contar exatamente os kg de sardinha gasto mas só eu gastei à vontade 2kg em iscadas.
Tinha duas canas montadas, uma em "piloto automático", com um anzol 8/0 em estralho aço para os safios, que consumia iscadas de 1 ou 2 sardinhas inteiras a cada meia hora.
Na cana que tinha na mão eram iscadas de sardinha inteira, sem cabeça nem rabo e não durava meia hora...

João, também gosto de iscar cavala mas convém ser fresca ou viva, coisa que não tinha...
Quando apanho cavalas de palmo, monto logo uma cana com bóia de pargueira, para iscar a bicha viva :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Carolas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 5 vezes
    • A-do-Mourão
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:08 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Nova poitada?
« Responder #9 em: 01:30 Quinta, 31 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

João, também gosto de iscar cavala mas convém ser fresca ou viva, coisa que não tinha...
Quando apanho cavalas de palmo, monto logo uma cana com bóia de pargueira, para iscar a bicha viva :fixe:
Já vi esta tecnica da boia pargueira a ser utilizada mas nunca percebi bem como é a montagem da mesma.Pelo que consegui apanhar isca-se a cavala em tandem por ex,é colocada uma chumbada para afundar a dita tipo uma montagem de fundo normal e leva a boia agora a questão é:A que distancia deixam mais ou menos o chumbo do fundo e como limitam a subida da boia?

Cumps
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Nova poitada?
« Responder #10 em: 09:15 Quinta, 31 de Julho de 2014 »
Boas,

A questão da distância ao fundo, eu por norma dou uma braça na cava da onda, para não correr o risco do chumbo ir à pedra.

Estralhos grandes, eu uso duas braças.

A bóia já vai da maneira de cada um...
Eu ainda não arranjei um método de fixação da bóia que me convença totalmente...
Normalmente uso um nó, tipo voltas de cunho, à volta do gargalo duma garrafa agua 0,5L, o problema é que quando temos peixe ferrado, com a tensão na linha, é muito dificil retirar o nó e corre-se o risco de perder o peixe nesse tempo.
Já usei elásticos mas desprendem-se muito e também já prendi a linha do carreto na rosca da garrafa com a rolha mas tenho receio que fragilize a linha numa situação de tensão...
À quem use um stopper mas para mim não é solução pois pesco com muitas diferenças de profundidade e ficava com a linha cheia de stoppers...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Ernesto Lima

Re: Nova poitada?
« Responder #11 em: 12:15 Quinta, 31 de Julho de 2014 »
Boa tarde a todos

Tem aqui de facto questões importantes, de difícil opção em termos de decisão e consequentemente com muito poucas possibilidades de se afirmar peremptoriamente sobre elas, como aliás em tudo na pesca.

Sobre a sardinha, em termos de quantidade, posso dizer-vos que, mesmo quando vou a solo, ao Pargo, nunca levo menos de 10 kg de sardinha... uns dias só gasto seis a oito, outros vão os 10 e não chegam e, por estranho que vos pareça, já gastei 12, eu sózinho, com 3 canas em acção de pesca. Também já me aconteceu só gastar uns 4 kg, umas vezes porque não dei nem com peixe miúdo e outras, raras, porque carreguei de seguida sem gastar muita isca... pura e simplesmente estavam lá e percebia-se que estavam.

Sobre as técnicas, começo normalmente a pescar ao fundo e caso se apresentem, alguma corrente e o peixe esteja a comer bem, então coloco uma cana a pescar à chumbadinha e continuo a pescar ao fundo.
Se o peixe estiver a comer tudo e rápido, isco a chumbadinha com uma isca dura (Cavala, Lula, Camarão grande com casca, bucho de polvo...) e continuo a pescar ao fundo com sardinha à posta, meia e inteira, sempre com o olho na cana da chumbadinha, pois por vezes os Pargos não entram, mas entram coisas destas:

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Ou maiores...

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Isto aconteceu no passado dia 14 de Julho e ainda não tinha tido vagar para falar disso.

Sobre a questão de mudar de pesqueiro... complicada!

Normalmente, mudo quando ao fim de algum tempo a actuar sobre um pesqueiro tentando muito do que acho saber, em termos de iscas, iscadas, técnicas..., as iscas não são tocadas.

Também mudo de pesqueiro quando o peixe rouba muito, sem se sentir e sem que subam outros peixes, para além de bogas e Cavalas grandes. Já se intervalam umas Sarguetas, Choupas, Carapaus..., mantenho-me no pesqueiro.

Estas mudanças, acontecem mais ou menos em espaços de uma hora, após inicio sobre o pesqueiro.

Para todos os efeitos, e mais uma vez as minhas desculpas por vos encaminhar para o blogue, mas penso que ficarão mais elucidados sobre o que penso sobre o assunto se lerem este artigo: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não nos resta muito mais que trabalhar e insistir... uns dias com melhores e outros com não tão bons resultados.

Abraço a todos
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Nova poitada?
« Responder #12 em: 12:51 Quinta, 31 de Julho de 2014 »
Boas,

Belo contributo amigo Ernesto, como sempre :fixe:

Essas quantidades de sardinha vão também para engodo ou apenas iscadas?

Desses assim enganados também eu queria!
Até que profundidades é possível encontrar robalos?
Belos robalos, parabéns  :aplau:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20344
  • Agradecido: 1413 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Nova poitada?
« Responder #13 em: 12:52 Quinta, 31 de Julho de 2014 »
A sardinha deverá ser salgada ou não.
É que estou a pensar levar já uns filetes de sardinha arranjados de casa, mas não sei se deva colocar sal?
Obrigado.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Ernesto Lima

Re: Nova poitada?
« Responder #14 em: 14:49 Quinta, 31 de Julho de 2014 »
Boa tarde Beto e Rider

A sardinha é quase toda iscada às postas, meias ou inteiras, dependendo da velocidade a que os "gaiatos" comem. Para todos os efeitos, funciona como engodo, pois ao desfazerem a isca estão a engodar a partir dos nossos anzóis.

Só coloco engodo, normalmente fixo, com aguagem nitidamente a correr de forma que as minhas iscas fiquem na esteira do engodo. Este posicionamento nem sempre é fácil de encontrar.

Sobre os filetes salgados (tirar a escama), também podem funcionar e ficam mais rijos, mas pessoalmente, face a resultados obtidos, prefiro trabalhar com postas, meias sardinhas e sardinhas inteiras; embora não coloque em causa os filetes.

Sobre a sugestão do João Pinto de usar a Cavala, Carapau, Boga e etc., iscados vivos, é sem dúvida uma boa opção, principalmente quando está muito peixe miúdo a comer, as hipóteses de um grande chegar e atirar-se a petiscos destes, costumam ser altas.

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 14:53 Quinta, 31 de Julho de 2014 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

 

* Tópicos Recentes

Procuro cana Vega legend sensor 425 aquela de 2019 por soparameenterter [22:57 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Conjunto de spinning para o meu Paizão.... por José Couto [19:44 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por ffgsoares [14:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [09:50 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Tubertini Strong Hammer 2 por José Couto [07:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Ajuda Daiwa por FilipePC [21:51 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por ValterC16 [19:10 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [20:18 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [17:08 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Descanse em paz. por Dernios [13:28 Sábado, 18 de Maio de 2024]