collapse

Autor Tópico: Não é LRF, mas é HRF  (Lida 6743 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Não é LRF, mas é HRF
« em: 22:35 Domingo, 27 de Julho de 2014 »
Boas pessoal
Aqui está ainda fresquinho o meu novo material para HRF.
Muito aqui se tem falado na técnica de LRF que se usa gramagens até aos 15grs no HRF vai-se um bocadinho mais pesado até as 30grs, João Pinto corrige-me por favor se estiver errado não há ninguém aqui melhor do que tu para explicar o conceito lol  :D
A cana é uma shimano catana 210 com ação 10/30grs e o carreto um shimano catana SFB 3000 com um ratio 5.2.1 o multi é um 0,15mm.
Boas pescas  :fixe:
 

Offline Tavares Baptista

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 968
  • Agradecido: 4 vezes
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #1 em: 22:50 Domingo, 27 de Julho de 2014 »
Penso que o conceito quer dizer "High Rock Fishing"....onde a acção é mais pesada...ou seja o nivel é maior.
Embora a tecnica de LRF seja mais exigente do que o HRF

Boas compras.....por acaso tive para comprar o Shimano Catana 2500.
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.
 

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #2 em: 23:07 Domingo, 27 de Julho de 2014 »
Boas
É mesmo"HARD ROCK FISHING"  ;)
Está nos artigos que o João Pinto publicou  :fixe:
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #3 em: 23:09 Domingo, 27 de Julho de 2014 »
Muito fixe quer para mar, quer para o no rio ir aos salmões com as chapas e amostras pesadas ou ás savelhas e saveis ;D
 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #4 em: 23:17 Domingo, 27 de Julho de 2014 »
igual á minha cana,gosto muito  :)
eu uso este carreto Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

com fio fluor 0.18 6 kg
 

Offline João Pinto

Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #5 em: 23:31 Domingo, 27 de Julho de 2014 »
Vais curtir muito, é muito polivalente, tenho uma também de HRF que funciona ás mil maravilhas com Robalos  >:D >:D este foi tirado com umas 15g de peso numa Savage Eel num dia em que o mar estava completamente parado, parecia uma piscina.



A minha é uma inteiriça de 198cm e com uma acção 7.28g

Deixo-te um vídeo de uns putos a curtirem em HRF

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Toca a meter esse carreto a cantar  :aplau: :aplau:
« Última modificação: 23:34 Domingo, 27 de Julho de 2014 por João Pinto »
 

Offline João Pinto

Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #6 em: 23:45 Domingo, 27 de Julho de 2014 »
Esqueci de te dizer, existe uma técnica Japonesa de Pool Fshing que usa estas canas, o pessoal da Angling Salt faz muito, este video é desta semana

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 

Offline joao.pereira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 429
  • Agradecido: 10 vezes
    • ribatejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:36 Terça, 04 de Fevereiro de 2014
Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #7 em: 23:46 Domingo, 27 de Julho de 2014 »
Perdoem-me a ignorância, mas isso nao é o clássico spinning? o que diferencia?
 

Offline João Pinto

Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #8 em: 23:50 Domingo, 27 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Perdoem-me a ignorância, mas isso nao é o clássico spinning? o que diferencia?
Boas

Totalmente diferente, para começar em spining não usas uma cana de 2m, no mínimo uns 3m, depois usas um cw minimo de 50g, aqui usas um máximo na ordem dos 30g, o fio em spining mais usado será um 0.19, aqui é um 0.15, as amostras são totalmente diferentes, no entanto as espécies alvo podem ser as mesmas do spining.

É a mesma coisa que dizer que LRF é um spining de rio, mas a verdade é que se usares uma amostra de LRF numa cana de spining de rio a amostra não trabalha sequer, se usares a amostra de spining de rio numa cana de lrf é quase impossível de trabalhar que a cana verga toda na recuperação...

É diferente, muito diferente.

 

Offline Tavares Baptista

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 968
  • Agradecido: 4 vezes
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #9 em: 23:58 Domingo, 27 de Julho de 2014 »
A minha cana de spinning é de 2.70m e tem uma acção de 50-80gr é boa para pescar nos molhes....

é como o JP diz: só funciona se tudo se encaixar ou seja se houver um equilibrio da fisica....em relação accão de cana\peso da amostra.
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.
 

Offline João Pinto

Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #10 em: 00:13 Segunda, 28 de Julho de 2014 »
yep, é a mesma coisa que pescares com uma cana de surfcasting á boia e vice versa, até dá mas não tem muita lógica  ;D
 

Offline joao.pereira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 429
  • Agradecido: 10 vezes
    • ribatejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:36 Terça, 04 de Fevereiro de 2014
Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #11 em: 00:27 Segunda, 28 de Julho de 2014 »
é que como vejo a malta a utilizar essas canas aqui no tejo aos lúcios e achigãs...

eu fico cada vez mais perdido e que cada vez percebo menos da coisa!!  ](*,) ](*,) ](*,) ](*,) ](*,)
 

Offline Tavares Baptista

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 968
  • Agradecido: 4 vezes
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #12 em: 08:56 Segunda, 28 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
é que como vejo a malta a utilizar essas canas aqui no tejo aos lúcios e achigãs...

eu fico cada vez mais perdido e que cada vez percebo menos da coisa!!  ](*,) ](*,) ](*,) ](*,) ](*,)

No Tejo pelo que sei já há Lúcios bem grandes talvez usem amostras maiores logo usam canas de acção pesada.
E nem todos os pescadores têm poder economico para comprar cana e carreto especifico para cada espécie....por isso tentam utilizar o material que têm da melhor maneira para cada tipo de pesca....

No outro dia estava um senhor a pescar ao fundo e eu estava ao spinning e a tirar uns achigãs....nisto ele pega numa cana de os seus 3 metros ponteira rigida com uma amostra passeante para ai de 5 gramas... :119: :118: :mrgreen: e toca a lançar......em 3 dias de pesca só o vi tirar um achigã!!!!
« Última modificação: 09:04 Segunda, 28 de Julho de 2014 por Tavares Baptista »
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.
 

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #13 em: 21:33 Segunda, 28 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vais curtir muito, é muito polivalente, tenho uma também de HRF que funciona ás mil maravilhas com Robalos  >:D >:D este foi tirado com umas 15g de peso numa Savage Eel num dia em que o mar estava completamente parado, parecia uma piscina.



A minha é uma inteiriça de 198cm e com uma acção 7.28g

Deixo-te um vídeo de uns putos a curtirem em HRF

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Toca a meter esse carreto a cantar  :aplau: :aplau:

Belo robalo, ficaste com ele ou libertaste?
Obrigado pelos comentários.
 

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #14 em: 21:45 Segunda, 28 de Julho de 2014 »
Ah é verdade, muito fixe os vídeos!!! ;) :fixe:
 

Offline João Pinto

Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #15 em: 09:12 Terça, 29 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vais curtir muito, é muito polivalente, tenho uma também de HRF que funciona ás mil maravilhas com Robalos  >:D >:D este foi tirado com umas 15g de peso numa Savage Eel num dia em que o mar estava completamente parado, parecia uma piscina.



A minha é uma inteiriça de 198cm e com uma acção 7.28g

Deixo-te um vídeo de uns putos a curtirem em HRF

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Toca a meter esse carreto a cantar  :aplau: :aplau:

Belo robalo, ficaste com ele ou libertaste?
Obrigado pelos comentários.

Sinceramente não me lembro, mas o ano passado se trouxe um ou dois deste tamanho foi muito, libertei mais de 90% mas era tudo peixe miúdo, do tamanho deste, queria era libertar um barrote a sério mas para isso tenho que ir ao mar e ando bem preguiçoso :P
 

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #16 em: 17:47 Terça, 29 de Julho de 2014 »
Lol só perguntei porque não me lembro de nenhum relato teu em que ficaste com o peixe, certamente gostas de comer peixe e não vais comprar a praça obviamente.
E de rio libertas sempre?
Eu admito que já levei lucioperca mas só a partir aí 800 grs da barragem do pocinho mas já libertei muitos, achei o peixe muito saboroso.
Mas concordo plenamente e compreendo o conceito do catch And realese, aliás tenho ficado mais sensibilizado para isso ultimamente com relatos teus e do resto de pessoal que o pratica.
 

Offline João Pinto

Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #17 em: 19:14 Terça, 29 de Julho de 2014 »
De rio liberto sempre, 100%, independentemente da espécie ou tamanho, nem sequer me passa pela cabeça reter um peixe, é algo impensável, sai naturalmente, em mar já levei alguns Robalos, mas de ano para ano liberto mais, a ponto do ano passado ter levado salvo erro 2, sinceramente sinto-me mal em levar apesar de comprar peixe.

Na embarcada levo o peixe para casa
 

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #18 em: 19:29 Terça, 29 de Julho de 2014 »
Realmente é de l
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
De rio liberto sempre, 100%, independentemente da espécie ou tamanho, nem sequer me passa pela cabeça reter um peixe, é algo impensável, sai naturalmente, em mar já levei alguns Robalos, mas de ano para ano liberto mais, a ponto do ano passado ter levado salvo erro 2, sinceramente sinto-me mal em levar apesar de comprar peixe.

Na embarcada levo o peixe para casa


Realmente é de louvar a tua atitude, eu ultimamente começo a procurar mais qualidade de pescado do que quantidade.
No princípio era muito giro levar 50 carapaus/cavalas para casa mas agora descobri que o me da mesmo prazer é de apanhar os grandes e desfrutar da prazeroza luta que oferecem.
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #19 em: 20:34 Terça, 29 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
sinceramente sinto-me mal em levar apesar de comprar peixe.

Na embarcada levo o peixe para casa
Isto é um bocadinho contraditório. Não estou a fazer nenhuma critica, longe disso, gostava somente de tentar perceber. Qual é a diferença de libertar o peixe pescado no mar, na costa e mesmo no rio e o peixe pescado na embarcada. No rio talvez me seja mais fácil de perceber pelo risco eminente de uma possível extinção agora no mar ainda não cheguei lá! São opções claro e eu respeito-as e mais uma vez digo que não estou a fazer nenhum tipo de critica, apenas estou a tentar chegar a uma linha de raciocínio. E quando falo em peixe refiro-me a peixe dentro da medida legal pois todos os outros concordo e percebo que devem ser libertados.
Sr João Pinto lhe for possível pode explicar o seu raciocínio nestes momentos distintos?

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
No princípio era muito giro levar 50 carapaus/cavalas para casa mas agora descobri que o me da mesmo prazer é de apanhar os grandes e desfrutar da prazeroza luta que oferecem.
Sem duvida, os grandes são os tais que nos fazem sonhar diversas vezes! Quando vou pescar para alem do prazer que me dá estar "à pesca" é sempre um saco de peixes grandes que levo no meu pensamento mas por vezes à falta de peixe grande lá temos que levar 50 carapaus/cavalas para casa para combater a depressão! :)
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #20 em: 20:56 Terça, 29 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
sinceramente sinto-me mal em levar apesar de comprar peixe.

Na embarcada levo o peixe para casa
Isto é um bocadinho contraditório. Não estou a fazer nenhuma critica, longe disso, gostava somente de tentar perceber. Qual é a diferença de libertar o peixe pescado no mar, na costa e mesmo no rio e o peixe pescado na embarcada. No rio talvez me seja mais fácil de perceber pelo risco eminente de uma possível extinção agora no mar ainda não cheguei lá! São opções claro e eu respeito-as e mais uma vez digo que não estou a fazer nenhum tipo de critica, apenas estou a tentar chegar a uma linha de raciocínio. E quando falo em peixe refiro-me a peixe dentro da medida legal pois todos os outros concordo e percebo que devem ser libertados.
Sr João Pinto lhe for possível pode explicar o seu raciocínio nestes momentos distintos?

Na embarcada se pescas uma faneca,badejo, carriço, bodião por vezes até o sargo morre logo devido á descompressão e é por isso que as vezes temos que levar muito peixe deitar uma faneca ou outra para as gaivotas não faz mal mas deitar um sargo que sabemos que vai morrer isso é que nao !
« Última modificação: 20:58 Terça, 29 de Julho de 2014 por joca 2000 »
 

Offline João Pinto

Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #21 em: 21:21 Terça, 29 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Isto é um bocadinho contraditório. Não estou a fazer nenhuma critica, longe disso, gostava somente de tentar perceber. Qual é a diferença de libertar o peixe pescado no mar, na costa e mesmo no rio e o peixe pescado na embarcada. No rio talvez me seja mais fácil de perceber pelo risco eminente de uma possível extinção agora no mar ainda não cheguei lá! São opções claro e eu respeito-as e mais uma vez digo que não estou a fazer nenhum tipo de critica, apenas estou a tentar chegar a uma linha de raciocínio. E quando falo em peixe refiro-me a peixe dentro da medida legal pois todos os outros concordo e percebo que devem ser libertados.
Sr João Pinto lhe for possível pode explicar o seu raciocínio nestes momentos distintos?
Boas

Mesmo que eu libertasse devido á pressão da água o mais certo era o peixe morrer logo de seguida, as fanecas por exemplo chegam cá acima com uns olhos gigantes, o peixe que não se leva (bogas) assim que libertado morre logo de seguida, nunca vi uma safar-se até porque existem sempre gaivotas e assim que se faz a devolução o peixe fica para ali a boiar, matar por matar mais vale levar, quando pesco na costa faço uma pesca "desportiva", pelo prazer de pescar, quando pesco de barco nunca se gasta menos de uns 70Euros, é algo mais "comercial", algo que faço em vez de ir a um hipermercado.

Basicamente estas são as minhas razões
 

Offline João Pinto

Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #22 em: 21:23 Terça, 29 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
sinceramente sinto-me mal em levar apesar de comprar peixe.

Na embarcada levo o peixe para casa
Isto é um bocadinho contraditório. Não estou a fazer nenhuma critica, longe disso, gostava somente de tentar perceber. Qual é a diferença de libertar o peixe pescado no mar, na costa e mesmo no rio e o peixe pescado na embarcada. No rio talvez me seja mais fácil de perceber pelo risco eminente de uma possível extinção agora no mar ainda não cheguei lá! São opções claro e eu respeito-as e mais uma vez digo que não estou a fazer nenhum tipo de critica, apenas estou a tentar chegar a uma linha de raciocínio. E quando falo em peixe refiro-me a peixe dentro da medida legal pois todos os outros concordo e percebo que devem ser libertados.
Sr João Pinto lhe for possível pode explicar o seu raciocínio nestes momentos distintos?

Na embarcada se pescas uma faneca,badejo, carriço, bodião por vezes até o sargo morre logo devido á descompressão e é por isso que as vezes temos que levar muito peixe deitar uma faneca ou outra para as gaivotas não faz mal mas deitar um sargo que sabemos que vai morrer isso é que nao !
ahahaha acabou de dar as minhas razões, não tinha lido, mas é isso mesmo, nunca vi um peixe que vem lá de baixo a safar-se.

Outra coisa, eu não sou um daqueles puritanos que são capazes de mandar vir com um pescador que leve, grande parte dos meus amigos leva (em mar, em rio não levam) e nem por isso gosto menos deles, em Gramido já os residentes me conhecem porque vou lá umas 3X por semana, não acredito que um único deles devolva mesmo que o peixe tenha 5Cm e não é por isso que não lhes falo, custa-me ver mas o que não tem remédio remediado está.

Preocupo-me apenas comigo e com a minha postura na pesca sem querer saber da opinião dos outros, antes de entrar em foruns de pesca libertava 100% em mar ou rio excepto embarcada, ao ver que levavam peixe de medida passei a fazer o mesmo, com o passar do tempo voltei a voltar ás minhas origens e ao que me dá prazer, pescar por pescar com o intuito de me divertir sem querer saber de mais nada.
É este prazer que me faz levantar da cama com duas ou três horas dormidas, não o facto de levar um peixe para casa, até porque prefiro um bom pires de caracóis ou um prato de camarão.

Boas pescas a todos  ;D
« Última modificação: 21:32 Terça, 29 de Julho de 2014 por João Pinto »
 

Offline joao.pereira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 429
  • Agradecido: 10 vezes
    • ribatejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:36 Terça, 04 de Fevereiro de 2014
Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #23 em: 22:38 Terça, 29 de Julho de 2014 »
em água doce liberto, excepto quando vou direccionado a ir buscar o petisco (normalmente alburnos e fataças)!... mas até mesmo nesses dias (especialmente aos alburnos) quando atinjo determinados números, passo a devolver (depende do número de comensais!). Quanto ao lúcio, ainda não tive o prazer de sacar algum, mas sei que no dia em que me aparecer um com mais de dois kilinhos, virá para casa!... isto porque é um peixe que considero muito bom e poucas vezes tive oportunidade de o comprar, pois não aparece com regularidade na praça!...

Quem ainda não provou... que assim se mantenha (menos procura)! ahah

Agora consta que estão a aparecer peixe-gato... sou da opinião que os devem tirar todos cá para fora e fazer-lhes o que bem entenderem...

 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #24 em: 22:40 Terça, 29 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na embarcada se pescas uma faneca,badejo, carriço, bodião por vezes até o sargo morre logo devido á descompressão e é por isso que as vezes temos que levar muito peixe deitar uma faneca ou outra para as gaivotas não faz mal mas deitar um sargo que sabemos que vai morrer isso é que nao !
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mesmo que eu libertasse devido á pressão da água o mais certo era o peixe morrer logo de seguida, as fanecas por exemplo chegam cá acima com uns olhos gigantes, o peixe que não se leva (bogas) assim que libertado morre logo de seguida, nunca vi uma safar-se até porque existem sempre gaivotas e assim que se faz a devolução o peixe fica para ali a boiar
Por acaso não tinha pensado nisso mas faz todo o sentido claro. Se calhar não me ocorreu porque nunca fiz embarcada.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
quando pesco na costa faço uma pesca "desportiva", pelo prazer de pescar, quando pesco de barco nunca se gasta menos de uns 70Euros, é algo mais "comercial", algo que faço em vez de ir a um hipermercado.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
eu não sou um daqueles puritanos que são capazes de mandar vir com um pescador que leve, grande parte dos meus amigos leva (em mar, em rio não levam) e nem por isso gosto menos deles, em Gramido já os residentes me conhecem porque vou lá umas 3X por semana, não acredito que um único deles devolva mesmo que o peixe tenha 5Cm e não é por isso que não lhes falo, custa-me ver mas o que não tem remédio remediado está.

Preocupo-me apenas comigo e com a minha postura na pesca sem querer saber da opinião dos outros, antes de entrar em foruns de pesca libertava 100% em mar ou rio excepto embarcada, ao ver que levavam peixe de medida passei a fazer o mesmo, com o passar do tempo voltei a voltar ás minhas origens e ao que me dá prazer, pescar por pescar com o intuito de me divertir sem querer saber de mais nada.
É este prazer que me faz levantar da cama com duas ou três horas dormidas, não o facto de levar um peixe para casa, até porque prefiro um bom pires de caracóis ou um prato de camarão.
Parece-me um espírito muito saudável de facto. Resta-me dar-lhe os parabéns pela exelente atitude!
Eu não sou apreciador de peixe, longe disso, mas se tiver a sorte de tirar um peixe em modos levo para casa para dar à minha senhora que adora...caso contrario começo a ganhar pontos para começar a dormir no sofá :)
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #25 em: 00:21 Quarta, 30 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
em água doce liberto, excepto quando vou direccionado a ir buscar o petisco (normalmente alburnos e fataças)!... mas até mesmo nesses dias (especialmente aos alburnos) quando atinjo determinados números, passo a devolver (depende do número de comensais!). Quanto ao lúcio, ainda não tive o prazer de sacar algum, mas sei que no dia em que me aparecer um com mais de dois kilinhos, virá para casa!... isto porque é um peixe que considero muito bom e poucas vezes tive oportunidade de o comprar, pois não aparece com regularidade na praça!...

Quem ainda não provou... que assim se mantenha (menos procura)! ahah

Agora consta que estão a aparecer peixe-gato... sou da opinião que os devem tirar todos cá para fora e fazer-lhes o que bem entenderem...


Peixe gato embora seja contra é'o peixe mais voraz de todos muito mais que a truta achigã lúcio robalo etc. Sou muito contra o que vou dizer mas se algum dia pescar algum vou matalo porque não é de cá ( ou seja não é uma espécie autóctone mas sim invasora) e as populações dos nossos tao amados peixes vai descer drasticamente nunca se deve mexer na natureza se as espécies que estão nos rios são estas por alguma coisa é, á um equilíbrio para haver abundancia :)
« Última modificação: 00:23 Quarta, 30 de Julho de 2014 por joca 2000 »
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #26 em: 00:30 Quarta, 30 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mesmo que eu libertasse devido á pressão da água o mais certo era o peixe morrer logo de seguida, as fanecas por exemplo chegam cá acima com uns olhos gigantes, o peixe que não se leva (bogas) assim que libertado morre logo de seguida, nunca vi uma safar-se até porque existem sempre gaivotas e assim que se faz a devolução o peixe fica para ali a boiar, matar por matar mais vale levar, quando pesco na costa faço uma pesca "desportiva", pelo prazer de pescar, quando pesco de barco nunca se gasta menos de uns 70Euros, é algo mais "comercial", algo que faço em vez de ir a um hipermercado.

Basicamente estas são as minhas razões

Concordo 101% ahahah. Mas 70 euros para um viajem é muito. 20€ no maximo quando vamos no barco do meu pai os nossos amigos pagam cerca 8 euros para pagar as despesas da gasolina e iscos e nos pescamos por vezes 6 a 4 dentro do barco.
Para ir á 25 milhas pagas 50€ ( acho mais coisa menos coisa) :)
« Última modificação: 09:11 Quarta, 30 de Julho de 2014 por Zé Maria »
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #27 em: 00:43 Quarta, 30 de Julho de 2014 »
Boas,

Gerou se aqui uma boa discussão, um pouco offtopic e é pena porque não ficando enquadrada com o tópico corre o risco de se "perder"...

Também admito que a partilha de alguns membros deste fórum, muito em particular do João Pinto, me têm feito devolver cada vez mais peixe e quanto maior é maior é também a sensação de o fazer!

Quanto à embarcada, à peixes que aguentam bem a diferença de pressão e afundam rapidamente e com vigor assim que são libertados.
Os safios e tubarões pata-roxa até de grandes profundidades podem vir que recuperam bem.
Safias e peixes de escama no geral também recuperam se as gaivotas não os apanharem logo.
Peixes que não se safam mesmo, são os peixes mais "lentos" e de fundo, como as fanecas, garoupinhas, sertões e afins.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline João Pinto

Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #28 em: 09:38 Quarta, 30 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mesmo que eu libertasse devido á pressão da água o mais certo era o peixe morrer logo de seguida, as fanecas por exemplo chegam cá acima com uns olhos gigantes, o peixe que não se leva (bogas) assim que libertado morre logo de seguida, nunca vi uma safar-se até porque existem sempre gaivotas e assim que se faz a devolução o peixe fica para ali a boiar, matar por matar mais vale levar, quando pesco na costa faço uma pesca "desportiva", pelo prazer de pescar, quando pesco de barco nunca se gasta menos de uns 70Euros, é algo mais "comercial", algo que faço em vez de ir a um hipermercado.

Basicamente estas são as minhas razões

Concordo 101% ahahah. Mas 70 euros para um viajem é muito. 20€ no maximo quando vamos no barco do meu pai os nossos amigos pagam cerca 8 euros para pagar as despesas da gasolina e iscos e nos pescamos por vezes 6 a 4 dentro do barco.
Para ir á 25 milhas pagas 50€ ( acho mais coisa menos coisa) :)
Pelo muito que procurei cá no norte basta meter um pé dentro do barco foram 50Euros á vida, depois com a licença que eu não tenho anual visto não estar em Lisboa e agora para pena minha só praticar umas 3 ou 4X ano e juntando a isto o preço de camarão e ameijoa e mas sardinhas estão os mais de 70Euros feitos, em Lisboa também pagava apenas 35Euros mas cá no norte dizem que andamos muito até chegar aos pesqueiros.
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #29 em: 09:55 Quarta, 30 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mesmo que eu libertasse devido á pressão da água o mais certo era o peixe morrer logo de seguida, as fanecas por exemplo chegam cá acima com uns olhos gigantes, o peixe que não se leva (bogas) assim que libertado morre logo de seguida, nunca vi uma safar-se até porque existem sempre gaivotas e assim que se faz a devolução o peixe fica para ali a boiar, matar por matar mais vale levar, quando pesco na costa faço uma pesca "desportiva", pelo prazer de pescar, quando pesco de barco nunca se gasta menos de uns 70Euros, é algo mais "comercial", algo que faço em vez de ir a um hipermercado.

Basicamente estas são as minhas razões

Concordo 101% ahahah. Mas 70 euros para um viajem é muito. 20€ no maximo quando vamos no barco do meu pai os nossos amigos pagam cerca 8 euros para pagar as despesas da gasolina e iscos e nos pescamos por vezes 6 a 4 dentro do barco.
Para ir á 25 milhas pagas 50€ ( acho mais coisa menos coisa) :)
Pelo muito que procurei cá no norte basta meter um pé dentro do barco foram 50Euros á vida, depois com a licença que eu não tenho anual visto não estar em Lisboa e agora para pena minha só praticar umas 3 ou 4X ano e juntando a isto o preço de camarão e ameijoa e mas sardinhas estão os mais de 70Euros feitos, em Lisboa também pagava apenas 35Euros mas cá no norte dizem que andamos muito até chegar aos pesqueiros.

Quando não tínhamos barco e íamos nesses e pagava-mos  tambem 50 euros mas só íamos no maximo até as 6 milhas , era demais , vê lá que para  ir ás 25 milhas só pagas 50 euros com isca incluida . por vezes é uma roubalheira ........ :(
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #30 em: 10:31 Quinta, 31 de Julho de 2014 »
Parabéns pela aquisição midnight, que te traga mts alegrias :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Não é LRF, mas é HRF
« Responder #31 em: 18:31 Quinta, 31 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Parabéns pela aquisição midnight, que te traga mts alegrias :)


Obrigado ;D
 

 

* Tópicos Recentes

nylon "normal" vs fluorcarbono por telmomadeira [Hoje às 14:22]

Vendo Carreto Daiwa Ballistic LT 4000D-CXH por rpf [Hoje às 13:19]

KALI KUNNAN.SAMSARA N61 423 por soparameenterter [Hoje às 12:05]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Usersd [14:15 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [12:50 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Parqueamento por Ricardo Pepino [07:20 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surfcasting shimano ultegra xr por Vareiro [22:29 Quinta, 09 de Maio de 2024]

Canas de surfcasting ótimas marcadora com peso otimizado para lançar 160g por ze carlos [19:12 Quinta, 09 de Maio de 2024]

Pesca spinning por pedrosiva [19:59 Terça, 07 de Maio de 2024]

Duvidas Isco por Luisuk [18:26 Terça, 07 de Maio de 2024]