collapse

Autor Tópico: Duvidas  (Lida 1334 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Paulo Fachadas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 53
  • Agradecido: 17 vezes
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:18 Sexta, 14 de Dezembro de 2018
Duvidas
« em: 10:21 Terça, 01 de Novembro de 2022 »
Bom dia pessoal,

Apesar de ser um amante de surfcasting de momento vivo numa praia que pouco dá para essa pratica e então tenho improvisado para matar o bixo, tenho pescado com um buldo com vinil atrelado quando o mar está parado pois já reparei que quando está muita agitado e a espumar muito a recolher o buldo vem na rebentação e faz-me cabeleira no carreto pois o fio nunca vem tenso, para resolver esse problema nessa situação troco o buldo por uma chumbada e tenho o problema resolvido, tenho ganho gosto porque não preciso de muito tempo para preparar as coisas (nem para ficar na praia a pesca 1horita está bom) e sempre dá para ir fazer umas caminhadas pela praia e ir fazendo uns lançamento e ir recolhendo, muitas vezes vou nem é pelo peixe é mesmo para desanuviar caminhar e ir fazendo uns lançamentos.
1 Duvida
Que tipo de pesca faço? Corrico? chumbadinha? borrachar? buldo?
2 Duvida
Tenho usado o meu material de surfcasting e escusado será dizer que de confortável não tem nada, canas rijas para lançar pouco peso, grandes para manusear e pesadas para andar sempre na mão.
Como os € são poucos e para aquilo que faço não preciso de grande material tenho em vista estas 2 canas e este carreto
Canas
Vega Bullfight 4M 280Gr 5-100gr Ação 5-100gr
Vengeance Allround 3.90M 326g  Ação 75-150gr
Carreto
Vega VEGA BANDIT 55 380gr

Alguém me pode dar uma opinião sobre as características do material que escolhi para aquilo que faço?
Sei que pelo preço não posso exigir muito mas como ando a apalpar esta modalidade também não sei bem o que escolher em termos de características.
Surfcasting:
Shimano Ultegra Surf 450BXG-G - Daiwa Windcast Z5000
Shimano Super Aero Technium 450BX-H - Tubertini KARMA 1000
Boia/chumbadinha: Barros Maestro 5M - Tubertini Drex 6000
Buldo/borracha: Barros Robaliza 3.9M - Tubertini AP Power Yellow 6000
Barco: Barros Aventura Boat 300
 

Offline Cesar Dias

Re: Duvidas
« Responder #1 em: 13:56 Terça, 01 de Novembro de 2022 »
A mim parece-me que a primeira é capaz de não gostar muitos esticoes a lançar buldos ou chumbo a grandes distância!
A segunda parece-me ter um cw demasiado alto, pelo menos para buldos/chumbadas de 40/60/80 gr!

Mas também só faço buldo há cerca de um ano e só naqueles dias em que o mar está demasiado bruto para spinning!

Uma que considerei adquirir, foi a Team Daiwa Seabass, ainda assim passa os 100 EUR 🤔
Na loja não me parecia muito desagradável de pescar, mas optei por algo a cima e mais leve!
Cumprimentos,
César
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo Fachadas

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Duvidas
« Responder #2 em: 13:58 Terça, 01 de Novembro de 2022 »
Do pouco que sei, tb gosto mt dessa pesca, a designação julgo que seja a k escreveu, corrico/ borracha....
Material em termos de pesos e designação vamos esperar pelos entendidos...
A cana e com essas referências de capacidade 50/100 50/150gr de potência, em termos de medidas é por volta dessas medidas 3.90/4.20

Também pode usar bóia de água e zagaia nacional
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo Fachadas

Offline Paulo Fachadas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 53
  • Agradecido: 17 vezes
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:18 Sexta, 14 de Dezembro de 2018
Re: Duvidas
« Responder #3 em: 19:49 Terça, 01 de Novembro de 2022 »
A minha linha de pensamentos está a ser no peso do material preço e canas com ação dentro daquilo que pesco 60/80gr, mas é sempre bom ouvir opinião de pessoas com mais experiência, por um lado estou mais inclinado para a vega como vai das 5 as 100gr um dia que lhe queira meter uma bóia e ir ao carapau tb serve, mas MT sinceramente canas telescópicas a lançar 80gr não sei pq tou a velas partir, mas pronto estou habituado a surfcasting e os lançamentos são um bocado mais violentos
Surfcasting:
Shimano Ultegra Surf 450BXG-G - Daiwa Windcast Z5000
Shimano Super Aero Technium 450BX-H - Tubertini KARMA 1000
Boia/chumbadinha: Barros Maestro 5M - Tubertini Drex 6000
Buldo/borracha: Barros Robaliza 3.9M - Tubertini AP Power Yellow 6000
Barco: Barros Aventura Boat 300
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Duvidas
« Responder #4 em: 00:19 Quarta, 02 de Novembro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
mas MT sinceramente canas telescópicas a lançar 80gr não sei pq tou a velas partir, mas pronto estou habituado a surfcasting e os lançamentos são um bocado mais violentos

Se puderes evitar as telescópicas, seria melhor talvez, pk irás usar em praia de areia, com vento maresia etc, com o tempo acabarás por ver a cana riscada e com areias nos elementos...
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo Fachadas

Offline Paulo Fachadas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 53
  • Agradecido: 17 vezes
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:18 Sexta, 14 de Dezembro de 2018
Re: Duvidas
« Responder #5 em: 22:42 Sexta, 04 de Novembro de 2022 »
Acabei por comprar uma Barros Robaliza 3.9, peguei nela e foi amor a primeira vista! Como excedia o orçamento total só compro carreto para ela o próximo mês! Já me caíram os olhos por um Tubertini AP POWER 6000 Yellow. Amanhã já faço o 1 teste a cana! Obrigado pelas opiniões!
Surfcasting:
Shimano Ultegra Surf 450BXG-G - Daiwa Windcast Z5000
Shimano Super Aero Technium 450BX-H - Tubertini KARMA 1000
Boia/chumbadinha: Barros Maestro 5M - Tubertini Drex 6000
Buldo/borracha: Barros Robaliza 3.9M - Tubertini AP Power Yellow 6000
Barco: Barros Aventura Boat 300
 

Offline Cesar Dias

Re: Duvidas
« Responder #6 em: 07:46 Sábado, 05 de Novembro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Acabei por comprar uma Barros Robaliza 3.9, peguei nela e foi amor a primeira vista!

Como eu entendo!
Tenho uma de 4.2m há cerca de um ano... Estava na loja à procura de uma cana para esta pesca na altura em que tinham recebido as novas canas de buldo Barros robaliza....  Depois de ver outras, voltava a robaliza 😁
E lá veio a robaliza 😁

Faz conjunto com um carreto Daiwa BG RR LT 6000 e que também estou a gostar muito.

Não são dois equipamentos propriamente baratos, mas gosto do resultado 👍
Cumprimentos,
César
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: rafsantos, Paulo Fachadas

Offline Paulo Fachadas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 53
  • Agradecido: 17 vezes
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:18 Sexta, 14 de Dezembro de 2018
Re: Duvidas
« Responder #7 em: 11:00 Sábado, 05 de Novembro de 2022 »
Vim para casa sem peixe mas feliz!!  ;D

A montagem que usei foi a da foto consegui pescar com um raglow com estranho de 3m sem enrolar o pingalim com 2 metros estava a enrolar muito.

Quanto ao carreto vou ver esse que me indicas te, mas de todos os que peguei aquele tubertini foi o que me caiu no goto, todos os outros pareciam ter defeito!! Muito obrigado por tudo ..
Surfcasting:
Shimano Ultegra Surf 450BXG-G - Daiwa Windcast Z5000
Shimano Super Aero Technium 450BX-H - Tubertini KARMA 1000
Boia/chumbadinha: Barros Maestro 5M - Tubertini Drex 6000
Buldo/borracha: Barros Robaliza 3.9M - Tubertini AP Power Yellow 6000
Barco: Barros Aventura Boat 300
 

Offline rafsantos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 120
  • Agradecido: 16 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:18 Quarta, 03 de Outubro de 2018
Re: Duvidas
« Responder #8 em: 22:34 Quarta, 11 de Janeiro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Acabei por comprar uma Barros Robaliza 3.9, peguei nela e foi amor a primeira vista!

Como eu entendo!
Tenho uma de 4.2m há cerca de um ano... Estava na loja à procura de uma cana para esta pesca na altura em que tinham recebido as novas canas de buldo Barros robaliza....  Depois de ver outras, voltava a robaliza 😁
E lá veio a robaliza 😁

Faz conjunto com um carreto Daiwa BG RR LT 6000 e que também estou a gostar muito.

Não são dois equipamentos propriamente baratos, mas gosto do resultado 👍

Sabes me dizer quais são as características da mesma em termos de rigidez e grossura do Blank, especialmente no primeiro elemento? A informação existente é muito pouca e ainda não vi nenhuma ao vivo. Gostaria de comprar uma 4.20 mas tenho um pouco de receio de ser muito grossa.
 

Offline Cesar Dias

Re: Duvidas
« Responder #9 em: 10:50 Quinta, 12 de Janeiro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sabes me dizer quais são as características da mesma em termos de rigidez e grossura do Blank, especialmente no primeiro elemento? A informação existente é muito pouca e ainda não vi nenhuma ao vivo. Gostaria de comprar uma 4.20 mas tenho um pouco de receio de ser muito grossa.

Para cana fina e mais leve, há a Daiwa Grandwave Bulle.
Lembro-me de ter ficado surpreendido e ao mesmo tempo meio desconfiado... dava a sensação de ser frágil!
Mas não será de todo frágil. Não estou a ver a Daiwa a colocar uma cana no mercado com aquele preço, para um tipo de pesca mais bruta e que não cumpra  com os requisitos necessários.
Recordo-me de ter visto por aqui posts de membros que compraram estas canas da Daiwa, poderão dar uma opinião mais prática dela.

Ao comparar as duas na loja, a robaliza pareceu-me mais robusta... inspirou-me mais confiança, embora seja um pouco mais pesada e um pouco mais grossa que a Grandwave Bulle
Mas mais logo posso medir o diâmetro do elemento base da cana.

Comprimento...
Será que necessita mesmo de 4.2m?
No meu caso, 3.90 chegavam!
Mas na altura da compra, achei que por mais 30Cm, vinha uma cana que também seria jeitosa para umas pescas à chumbadinha!
Conclusão, ainda só a usei uma unica vez em pesca à chumbadinha, com isco apanhado no local :o
Se fosse agora, tinha vindo a de 3.90m (menos alguns euros e um pouco mais leve).
Cumprimentos,
César
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: rafsantos

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Duvidas
« Responder #10 em: 11:05 Quinta, 12 de Janeiro de 2023 »
Viva,

Eu actualmente já não pratico corrico (seja com buldo, bóia de água, bombete, chumbada, etc), mas na atura em que praticava usava uma Barros Cabo Raso II de 390cm. Não era exactamente uma cana leve, mas eu até gostava dela e de a usar desde que não fizesse sessões muito longas, pois ao fim de umas horas o peso do conjunto começava a sentir-se.

Cumps.,
Filipe
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 

Offline Cesar Dias

Re: Duvidas
« Responder #11 em: 11:08 Quinta, 12 de Janeiro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vim para casa sem peixe mas feliz!!  ;D

A montagem que usei foi a da foto consegui pescar com um raglow com estranho de 3m sem enrolar o pingalim com 2 metros estava a enrolar muito.

Quanto ao carreto vou ver esse que me indicas te, mas de todos os que peguei aquele tubertini foi o que me caiu no goto, todos os outros pareciam ter defeito!! Muito obrigado por tudo ..

A cana é um mimo de usar :)
Com 30gr ela não é lá grande "fisga", mas se subir isso mais para cima (uns 50gr pelo menos)... aí começa a lançar à maneira! :)
Mas também há que ter mais cuidado com os dedos ao lançar.
Caso esteja a usar multi-filamento e o sincronismo de largar o dedo da linha no lançamento falhar um pouco... lá vai xixa :D
Já tracei 2 dedeiras ao usar 60 e 80gr, mas os dedos não sofreram nada :)
Com essas 30gr o risco de corte será bem menor... digo eu!

Com o passar do tempo, estes "erros" têm sido muito menos frequentes, mas se alguém souber de alguma dedeira bem resistente que avise!
Cumprimentos,
César
 

Offline rafsantos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 120
  • Agradecido: 16 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:18 Quarta, 03 de Outubro de 2018
Re: Duvidas
« Responder #12 em: 18:15 Quinta, 12 de Janeiro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sabes me dizer quais são as características da mesma em termos de rigidez e grossura do Blank, especialmente no primeiro elemento? A informação existente é muito pouca e ainda não vi nenhuma ao vivo. Gostaria de comprar uma 4.20 mas tenho um pouco de receio de ser muito grossa.

Para cana fina e mais leve, há a Daiwa Grandwave Bulle.
Lembro-me de ter ficado surpreendido e ao mesmo tempo meio desconfiado... dava a sensação de ser frágil!
Mas não será de todo frágil. Não estou a ver a Daiwa a colocar uma cana no mercado com aquele preço, para um tipo de pesca mais bruta e que não cumpra  com os requisitos necessários.
Recordo-me de ter visto por aqui posts de membros que compraram estas canas da Daiwa, poderão dar uma opinião mais prática dela.

Ao comparar as duas na loja, a robaliza pareceu-me mais robusta... inspirou-me mais confiança, embora seja um pouco mais pesada e um pouco mais grossa que a Grandwave Bulle
Mas mais logo posso medir o diâmetro do elemento base da cana.

Comprimento...
Será que necessita mesmo de 4.2m?
No meu caso, 3.90 chegavam!
Mas na altura da compra, achei que por mais 30Cm, vinha uma cana que também seria jeitosa para umas pescas à chumbadinha!
Conclusão, ainda só a usei uma unica vez em pesca à chumbadinha, com isco apanhado no local :o
Se fosse agora, tinha vindo a de 3.90m (menos alguns euros e um pouco mais leve).
Sim, os 4.20m não serão demasiados, eu tenho 1.84m de altura e não me consigo adaptar a canas muito pequenas.
Quanto ao carreto é que estou na dúvida se o meu Stout FA 5000 não será demasiado pequeno, daí ter curiosidade em saber a grossura da cana.
 

Offline Cesar Dias

Re: Duvidas
« Responder #13 em: 18:18 Quinta, 12 de Janeiro de 2023 »
Ora chegado a casa, medidas tiradas.

O primeiro elemento parece ter o mesmo diâmetro desde a base até ao encaixe do segundo elemento!

19mm mais coisa menos coisa
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Cumprimentos,
César
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: rafsantos

Offline Paulo Fachadas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 53
  • Agradecido: 17 vezes
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:18 Sexta, 14 de Dezembro de 2018
Re: Duvidas
« Responder #14 em: 17:11 Sexta, 13 de Janeiro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vim para casa sem peixe mas feliz!!  ;D

A montagem que usei foi a da foto consegui pescar com um raglow com estranho de 3m sem enrolar o pingalim com 2 metros estava a enrolar muito.

Quanto ao carreto vou ver esse que me indicas te, mas de todos os que peguei aquele tubertini foi o que me caiu no goto, todos os outros pareciam ter defeito!! Muito obrigado por tudo ..

A cana é um mimo de usar :)
Com 30gr ela não é lá grande "fisga", mas se subir isso mais para cima (uns 50gr pelo menos)... aí começa a lançar à maneira! :)
Mas também há que ter mais cuidado com os dedos ao lançar.
Caso esteja a usar multi-filamento e o sincronismo de largar o dedo da linha no lançamento falhar um pouco... lá vai xixa :D
Já tracei 2 dedeiras ao usar 60 e 80gr, mas os dedos não sofreram nada :)
Com essas 30gr o risco de corte será bem menor... digo eu!

Com o passar do tempo, estes "erros" têm sido muito menos frequentes, mas se alguém souber de alguma dedeira bem resistente que avise!

Apesar de ela lançar bem as 80gr eu pessoalmente prefiro andar na casa das 50 as 65gr, apesar de ela com 80gr me ter tirado os 100m de linha que lá tinha metido no carreto! Neste momento tenho 0.35 no carreto e pesco direto! Estou a pensar em meter multi 0.20 para ficar para embarcada e corrico! Até ver ainda tenho a pele toda dos dedos 😁 (nunca usei dedeira)
Surfcasting:
Shimano Ultegra Surf 450BXG-G - Daiwa Windcast Z5000
Shimano Super Aero Technium 450BX-H - Tubertini KARMA 1000
Boia/chumbadinha: Barros Maestro 5M - Tubertini Drex 6000
Buldo/borracha: Barros Robaliza 3.9M - Tubertini AP Power Yellow 6000
Barco: Barros Aventura Boat 300