collapse

Autor Tópico: Conjunto para o congro  (Lida 2054 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Serras

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 257
  • Agradecido: 23 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Conjunto para o congro
« em: 21:02 Quinta, 27 de Outubro de 2022 »
Boa noite pescadores!
Hoje adquiri um conjunto para o congro, era a única modalidade para a qual ainda não tinha material!
Após muita pesquisa, liguei para várias lojas em todo o país de norte a sul, e ninguém tinha, lembrei-me de uma loja que já lá tinha visto um em outros tempos, e felizmente o senhor tinha lá um novo em folha! Um daiwa gs9.
Nessa mesma loja comprei também um canelão 4.5m todo recuperado e um fio nylon 0.60 da flomax mar verde em que o vendedor me falou que era um fio muito resistente
Achei a cana um pouco mole de mais, mas o vendedor disse-me que era mesmo assim, aquele material tem tendência a ser mole mas disse-me que aguentava safios valentes.

O que voçês acham deste conjunto, acham que isto aguenta uns safios valentes? Será que a cana mesmo sendo mole, aguenta a porrada?

Aceito as vossas sugestões,
Boa semana para todos!
Homem livre, tu sempre gostarás do mar.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Psiconauta

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 128
  • Agradecido: 54 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:03 Quinta, 18 de Novembro de 2021
Re: Conjunto para o congro
« Responder #1 em: 07:41 Sexta, 28 de Outubro de 2022 »
Tirando o fio que é muito moderno só falta o Delorean para apanhares os congros do sec. XX! ;D
 

Offline Francisco Belo

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 232
  • Agradecido: 60 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:55 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Conjunto para o congro
« Responder #2 em: 11:08 Sexta, 28 de Outubro de 2022 »
Boas,
Esse conjunto é mesmo forte. No entanto a vara é realmente "macia mas forte".
Já vi um grupo do Facebook de pesca ao safio (Pesca ao Safio/Congro) em que transformam essas varas. Cortam a ponteira até ficar com cerca de 1 cm de espessura para que fique mais forte e também cortam a base da cana, a cana fica com cerca de 3.6 m.
Chegam a meter uma ponteira de rodizio.
 

Offline Serras

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 257
  • Agradecido: 23 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Re: Conjunto para o congro
« Responder #3 em: 20:44 Sexta, 28 de Outubro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tirando o fio que é muito moderno só falta o Delorean para apanhares os congros do sec. XX! ;D
Não faço ideia o que "Delorean" seja hahaha pode-me explicar porfavor?
Homem livre, tu sempre gostarás do mar.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Serras

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 257
  • Agradecido: 23 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Re: Conjunto para o congro
« Responder #4 em: 20:47 Sexta, 28 de Outubro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,
Esse conjunto é mesmo forte. No entanto a vara é realmente "macia mas forte".
Já vi um grupo do Facebook de pesca ao safio (Pesca ao Safio/Congro) em que transformam essas varas. Cortam a ponteira até ficar com cerca de 1 cm de espessura para que fique mais forte e também cortam a base da cana, a cana fica com cerca de 3.6 m.
Chegam a meter uma ponteira de rodizio.
Eu vou experimentar assim, para já, os 4.5m até me podem dar jeito visto que os pesqueiros aqui na zona para o congro, tem alguma distancia do mar, se tiver uma cana muito pequena, depois deve ser mais dificil para lançar mais longe, mas isso de cortar a cana é uma optima ideia fica registado, essas ponteiras de rodizio quais os benefícios já agora?
Homem livre, tu sempre gostarás do mar.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline telmo madeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 279
  • Agradecido: 88 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 15 de Fevereiro de 2016
Re: Conjunto para o congro
« Responder #5 em: 20:56 Sexta, 28 de Outubro de 2022 »

[/quote]
Não faço ideia o que "Delorean" seja hahaha pode-me explicar porfavor?
[/quote]
Ah, ah, ah ainda és novo."Regresso ao futuro"
 

Offline Serras

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 257
  • Agradecido: 23 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Re: Conjunto para o congro
« Responder #6 em: 20:58 Sexta, 28 de Outubro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não faço ideia o que "Delorean" seja hahaha pode-me explicar porfavor?
[/quote]
Ah, ah, ah ainda és novo."Regresso ao futuro"
[/quote]
É o carro filme ? Já não é do meu tempo de facto :D
Homem livre, tu sempre gostarás do mar.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Francisco Belo

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 232
  • Agradecido: 60 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:55 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Conjunto para o congro
« Responder #7 em: 11:10 Segunda, 31 de Outubro de 2022 »

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,
Esse conjunto é mesmo forte. No entanto a vara é realmente "macia mas forte".
Já vi um grupo do Facebook de pesca ao safio (Pesca ao Safio/Congro) em que transformam essas varas. Cortam a ponteira até ficar com cerca de 1 cm de espessura para que fique mais forte e também cortam a base da cana, a cana fica com cerca de 3.6 m.
Chegam a meter uma ponteira de rodizio.
Eu vou experimentar assim, para já, os 4.5m até me podem dar jeito visto que os pesqueiros aqui na zona para o congro, tem alguma distancia do mar, se tiver uma cana muito pequena, depois deve ser mais dificil para lançar mais longe, mas isso de cortar a cana é uma optima ideia fica registado, essas ponteiras de rodizio quais os benefícios já agora?

O rodizio é o mesmo principio das canas de big-game, a linha correr melhor numa pesca onde se tem que fazer muita força. Não tem tanto atrito!
Mas uma ponteira normal também trabalha
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Serras

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Conjunto para o congro
« Responder #8 em: 09:03 Quinta, 03 de Novembro de 2022 »
Boas camarada.

Eu pessoalmente prefiro canas rijas , se a cana for macia de mais corres o risco de entocar mais facilmente o congro, no entanto é tudo uma questão de te habituares e conheceres o material que tens em mão .

Em relação ao tamanho 4.5 não será um pouco grande de mais ? eu uso uma de 3.5

Falando de lançamentos , os congros por norma não se fazem lançamentos com mais de 20/30 metros de distancia , logico que vai depender do pesqueiro mas tens de ter em conta que quanto mais longe mais vais " sofrer" para o tirar para fora visto que é uma pesca que quando ferra não podes parar de recolher fio , por isso um factor muito importante será sempre a escolha do pesqueiro  ;)

PS - falta-te aí o fio para o estralho , esse vai ser fraquinho e podes apanhar uma desilusão  ???
« Última modificação: 09:06 Quinta, 03 de Novembro de 2022 por Rprata »
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Serras

Offline Serras

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 257
  • Agradecido: 23 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Re: Conjunto para o congro
« Responder #9 em: 13:51 Quinta, 03 de Novembro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas camarada.

Eu pessoalmente prefiro canas rijas , se a cana for macia de mais corres o risco de entocar mais facilmente o congro, no entanto é tudo uma questão de te habituares e conheceres o material que tens em mão .

Em relação ao tamanho 4.5 não será um pouco grande de mais ? eu uso uma de 3.5

Falando de lançamentos , os congros por norma não se fazem lançamentos com mais de 20/30 metros de distancia , logico que vai depender do pesqueiro mas tens de ter em conta que quanto mais longe mais vais " sofrer" para o tirar para fora visto que é uma pesca que quando ferra não podes parar de recolher fio , por isso um factor muito importante será sempre a escolha do pesqueiro  ;)

PS - falta-te aí o fio para o estralho , esse vai ser fraquinho e podes apanhar uma desilusão  ???
Boas
Vou experimentar assim, que acabei de comprar a cana, e preciso experimentar primeiro para depois me ir adaptando, e perceber no que posso melhorar na cana.
O fio de estralho tenho cabo de aço de comprei na decathlon, que aguenta "15kg" para já acho que deve chegar, anzol que se usa na pesca aos robalos e as corvinas e faço as montagens assim, vamos lá ver se aguenta ou não...


« Última modificação: 13:52 Quinta, 03 de Novembro de 2022 por Serras »
Homem livre, tu sempre gostarás do mar.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Conjunto para o congro
« Responder #10 em: 14:27 Quinta, 03 de Novembro de 2022 »
Sim, tens de adaptar ao tipo de cana que usas , apenas estava a dar o meu exemplo referente ao que melhor se adapta a mim amigo.

Eu uso as minhas montagens sem destorcedores e sem cabo de aço , não gosto da forma do trabalhar do aço.

Uso 0.80 na madre , depois uso um estralho de 1.20 ,chumbo de 180 e mais ou menos 40 centimetros do chumbo tenho o estralho com uma braça de 1.20 com anzol .

Eu pesco sempre nos mesmos pesqueiros por isso esta é a melhor montagem.

Não te esqueças do Chavalar de boca grande que vais precisar dele  ;D ;D
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline andrepp1998

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Ilhavo
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:33 Segunda, 05 de Dezembro de 2016
Re: Conjunto para o congro
« Responder #11 em: 18:34 Segunda, 12 de Dezembro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas camarada.

Eu pessoalmente prefiro canas rijas , se a cana for macia de mais corres o risco de entocar mais facilmente o congro, no entanto é tudo uma questão de te habituares e conheceres o material que tens em mão .

Em relação ao tamanho 4.5 não será um pouco grande de mais ? eu uso uma de 3.5

Falando de lançamentos , os congros por norma não se fazem lançamentos com mais de 20/30 metros de distancia , logico que vai depender do pesqueiro mas tens de ter em conta que quanto mais longe mais vais " sofrer" para o tirar para fora visto que é uma pesca que quando ferra não podes parar de recolher fio , por isso um factor muito importante será sempre a escolha do pesqueiro  ;)

PS - falta-te aí o fio para o estralho , esse vai ser fraquinho e podes apanhar uma desilusão  ???
boas
eu já pesco ao congro há muitos anos, e já ouvi imensos pescadores dizerem o mesmo que tu... em parte é verdade, mas não é uma verdade indiscutivel.
1- cana dura, é mais dificil fisgar o peixe, é certo que há dia que o peixe engole tudo, mas quando está manhoso a história é diferente...
2- o tamanho da cana depende do pesqueiro, mais uma vez, uma cana 4,5 nao tao dura, fisga melhor o peixe que uma de 3,5 m dura, (falo por experiencia, tanto cana de bambu como canelon).
3- embora cana mole possa permitir ao peixe entocar um pouco, tmb faz efeito mola, suportando melhor as primeiras e mais fortes cabeçadas, podendo ser a diferença para este nao desferrar ou algum ponto do fio coçado partir, ou mesmo a cana ser arrancada da mão.
4- ajuda a cansar o peixe mais facilmente, de acordo com o ponto 3, efeito mola, cansa mais o peixe.
5- dias de vento, cana mt rija nao lança tao bem, em certos pesqueiros pode impossibilitar a pesca em certos dias.
etc etc...
acho que o material que o nosso colega comprou chega e sobra para o safio, se souber usá-lo
obrigado, qualquer opiniao em contrario, agradeço, assim todos aprendemos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Rprata, Serras

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Conjunto para o congro
« Responder #12 em: 09:22 Terça, 13 de Dezembro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas camarada.

Eu pessoalmente prefiro canas rijas , se a cana for macia de mais corres o risco de entocar mais facilmente o congro, no entanto é tudo uma questão de te habituares e conheceres o material que tens em mão .

Em relação ao tamanho 4.5 não será um pouco grande de mais ? eu uso uma de 3.5

Falando de lançamentos , os congros por norma não se fazem lançamentos com mais de 20/30 metros de distancia , logico que vai depender do pesqueiro mas tens de ter em conta que quanto mais longe mais vais " sofrer" para o tirar para fora visto que é uma pesca que quando ferra não podes parar de recolher fio , por isso um factor muito importante será sempre a escolha do pesqueiro  ;)

PS - falta-te aí o fio para o estralho , esse vai ser fraquinho e podes apanhar uma desilusão  ???
boas
eu já pesco ao congro há muitos anos, e já ouvi imensos pescadores dizerem o mesmo que tu... em parte é verdade, mas não é uma verdade indiscutivel.
1- cana dura, é mais dificil fisgar o peixe, é certo que há dia que o peixe engole tudo, mas quando está manhoso a história é diferente...
2- o tamanho da cana depende do pesqueiro, mais uma vez, uma cana 4,5 nao tao dura, fisga melhor o peixe que uma de 3,5 m dura, (falo por experiencia, tanto cana de bambu como canelon).
3- embora cana mole possa permitir ao peixe entocar um pouco, tmb faz efeito mola, suportando melhor as primeiras e mais fortes cabeçadas, podendo ser a diferença para este nao desferrar ou algum ponto do fio coçado partir, ou mesmo a cana ser arrancada da mão.
4- ajuda a cansar o peixe mais facilmente, de acordo com o ponto 3, efeito mola, cansa mais o peixe.
5- dias de vento, cana mt rija nao lança tao bem, em certos pesqueiros pode impossibilitar a pesca em certos dias.
etc etc...
acho que o material que o nosso colega comprou chega e sobra para o safio, se souber usá-lo
obrigado, qualquer opiniao em contrario, agradeço, assim todos aprendemos



Boas Andre

Tenho camaradas que usam canas mais macias e funciona bem, mas como disse eu apenas falo da minha opiniao , sinceramente nunca pesquei ao congro com canas macias logo apenas tenho opiniao sobre as rijas .
Automaticamente adaptei me melhor ao material que uso e após alguns anos de uso não consigo sequer me adaptar a outro material ( logico que nao digo que nao seja melhor ou pior , é apenas a minha opiniao ) .
Em relação ao tamanho para os pesqueiros que uso ( são sempre os mesmos) uma cana maior iria me dificultar imenso pois não tenho muito espaço de manobra .

Mas é muito bom troca de ideias e experiencias aqui

Abraços
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: andrepp1998, Serras

Offline andrepp1998

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Ilhavo
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:33 Segunda, 05 de Dezembro de 2016
Re: Conjunto para o congro
« Responder #13 em: 21:28 Terça, 13 de Dezembro de 2022 »
Claro amigo, é isso mesmo, não é uma ciência exata.
Apenas comentei aqui no forum, pois eu possuo diversas canas ao congro, tanto macias como rijas, e ambas funcionam,  pessoalmente gosto do trabalhar das macias, (mas não demasiado macias, intermédio).
Mas a adaptação é sempre o mais importante, o objetivo é pelos em seco, as canas são apenas um pormenor... o que interessa é não os perder.
Forte abraço e boas pescas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Rprata

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Conjunto para o congro
« Responder #14 em: 16:57 Quarta, 14 de Dezembro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Claro amigo, é isso mesmo, não é uma ciência exata.
Apenas comentei aqui no forum, pois eu possuo diversas canas ao congro, tanto macias como rijas, e ambas funcionam,  pessoalmente gosto do trabalhar das macias, (mas não demasiado macias, intermédio).
Mas a adaptação é sempre o mais importante, o objetivo é pelos em seco, as canas são apenas um pormenor... o que interessa é não os perder.
Forte abraço e boas pescas


Estas me quase a convencer a fazer umas tentativas com uma cana mais macia  ahahaha.
Vou tentar , e ver quais as diferenças que realmente noto

Abraço e que os grandes venham para seco
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: andrepp1998

 

* Tópicos Recentes

Seria um bodiao, arco íris? por rui salmonete [Hoje às 03:39]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 00:28]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]