collapse

Autor Tópico: amostras elementares para alguém se iniciar ao spinning de mar  (Lida 9009 vezes)

Offline joao.pereira

• Corvina
    • ribatejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:36 Terça, 04 de Fevereiro de 2014
amostras elementares para alguém se iniciar ao spinning de mar
« em: 21:20 Sexta, 25 de Julho de 2014 »
Boas pessoal!

que 4 ou 5 amostras consideram essenciais para quem se está a iniciar no spinning de mar (cana de 3m, acção 15-60)?

aproveito também para colocar a questão no que ao lrf diz respeito (para alem das mini sandeel, sandeel, minhocas marukyo), que amostras duras devo começar por comprar?

obrigado!

Offline João Pontes

• Marlin
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: amostras elementares para alguém se iniciar ao spinning de mar
« Responder #1 em: 21:24 Sexta, 25 de Julho de 2014 »
Se te estás a iniciar, começa só com vinis e uma ou outra amostra rígida.

Savage Sandeel 125  e 140
Black Minnow 120 e 140
Angel kiss 140 ou similar (vega akada)
Saltiga140 e 170  ou similar ( macua)
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 21:37 Sexta, 25 de Julho de 2014 »
Não sei se o que pretendes são cores, ou tipos de amostras.
Eu acho importante teres uma paleta de 5/6 cores, mas que devem incidir mais sobre o momento do dia em que pensas que vais dar mais uso. Para começar isso é mais importante. Saber escolher.
Uns vinis e umas amostras rígidas, entre 20 a 35 gramas é o que mais se usa. Marcas depende muito do spot, pois por incrivel que pareça, as capturas por vezes fazem-se com amostras distintas em cada sitio. Os fundos, as águas, o tipo de comedia deve influenciar nesses factores.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 12:52 Sábado, 26 de Julho de 2014 »
Um tópico que vêm muito a jeito... Tambem ando numa de iniciação embora, na verdade, ainda não tenha dedicado tempo nenhum á modalidade.... Começei com a mesma ideia, comprar 3,4,5 vinis para começar e ganhar o gosto.   
Nelson Peres

Offline joao.pereira

• Corvina
    • ribatejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:36 Terça, 04 de Fevereiro de 2014
« Responder #4 em: 14:00 Sábado, 26 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Um tópico que vêm muito a jeito... Tambem ando numa de iniciação embora, na verdade, ainda não tenha dedicado tempo nenhum á modalidade.... Começei com a mesma ideia, comprar 3,4,5 vinis para começar e ganhar o gosto.   

por acaso quando abri o tópico, lembrei-me que te poderia interessar! :D

a ideia é perceber que amostras se deve ter, digamos as mais "versáteis". São inúmeras as opções e a variedade de condições de pesca... mas devem haver algumas amostras que um pescador de spinning considera não poderem faltar no seu estojo... :D

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #5 em: 14:16 Sábado, 26 de Julho de 2014 »
A versatilidade tambem depende do local. Zonas fundas com mares brutos, é melhor amostras como angel kiss, akadas, lucky craft mas em zonas de pedra e pouca água, saltigas, macua, max rap, amostras que trabalham mais a superficie.
Em zonas mais fundas o vinil é a meu ver mais importante, pois podes sondar o fundo, coisa que com jerks raramente consegues. Se for uma zona de muita pedra, existem conceitos de vinil como o black minnow que realmente prende menos do que outras. Mas também duram menos. É tudo uma questão de saber onde se está e o que se está a fazer. Para isso, a habituação é importante.

Eu o que mais uso, são lucky craft´s, akadas, max rap e macuas.
Em vinil, black minnow, lunker city, savage e por vezes as storm.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline João Pinto

« Responder #6 em: 14:51 Sábado, 26 de Julho de 2014 »

Black Minnow 120 e 140
+1

Offline luipeq

• Marlin
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
« Responder #7 em: 09:59 Domingo, 10 de Agosto de 2014 »
vou seguir este tópico... e o tamanho da amostra tambem influencia?
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."

Offline alirio96

• Corvina
    • Leça Da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:17 Sábado, 28 de Dezembro de 2013
« Responder #8 em: 10:18 Domingo, 10 de Agosto de 2014 »
Sim apresenta alguma influencia...

Se não me engano nos meses da desova(Dez/Jan/Fev) procuram presas mais pequenas e faceis(Bons meses para uso do buldo e pigalin).

Normalmente em dias apos tempestades podes apostar em amostras maiores, pois os robalos enconstam-se mais a costa á procura de alimento.

Penso que nao me troquei ... Mas e melhor alguem dar uma ajuda  >:D

Offline João Pinto

« Responder #9 em: 00:20 Segunda, 11 de Agosto de 2014 »
Eu aqui vou dar opinião diferente da maioria, embora tenha amostras de 17Cm são mais para enfeitar, uso amostras mais pequenas, regra geral na casa dos 11 a 14Cm

Offline luipeq

• Marlin
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
« Responder #10 em: 00:40 Segunda, 11 de Agosto de 2014 »
Eu aqui vou dar opinião diferente da maioria, embora tenha amostras de 17Cm são mais para enfeitar, uso amostras mais pequenas, regra geral na casa dos 11 a 14Cm

e o peso? tenho uma Luba de 28 gr e lança longe que se farta e afunda bastante... tenho outras mais leves que tenho alguma dificuldade em lançar...

na loja, disseram-me que as rapala max rap são das que se vendem mais, serão tambem as mais matadoras?

há tantas variáveis que para chegar à certa é complicado...

algumas variáveis que me lembro:
peso
comprimento
cor da água
vento
fica à superficie ou afunda
...
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."

Offline João Pinto

« Responder #11 em: 10:16 Segunda, 11 de Agosto de 2014 »
disseram-me que as rapala max rap são das que se vendem mais, serão tambem as mais matadoras?
Não acredito muito na teoria das matadoras... existem amostras que funcionam melhores numas condições que outras, por vezes o peixe está numa profundidade e noutras vezes noutra, a água nem sempre tem o mesmo nível consoante a maré porque eu procuro com diversos jerks perceber onde se encontra o peixe, eu confesso que sou pescador de vinil porque consigo trabalhar as várias capas e gosto mesmo muito de animar as minhas amostras.

Em relação ás max rap várias pessoas te iram dizer que as fateixas são muito pequenas e que é fácil perder o peixe, também te vão dizer que se alterares as fateixas alteras o trabalhar das amostras, tenho as max rap pelo que falo com conhecimento mas não é nem de perto nem de longe a minha amostra preferida.

Offline joca 2000

• Marlin
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
« Responder #12 em: 13:06 Segunda, 11 de Agosto de 2014 »
disseram-me que as rapala max rap são das que se vendem mais, serão tambem as mais matadoras?
Não acredito muito na teoria das matadoras... existem amostras que funcionam melhores numas condições que outras, por vezes o peixe está numa profundidade e noutras vezes noutra, a água nem sempre tem o mesmo nível consoante a maré porque eu procuro com diversos jerks perceber onde se encontra o peixe, eu confesso que sou pescador de vinil porque consigo trabalhar as várias capas e gosto mesmo muito de animar as minhas amostras.

Em relação ás max rap várias pessoas te iram dizer que as fateixas são muito pequenas e que é fácil perder o peixe, também te vão dizer que se alterares as fateixas alteras o trabalhar das amostras, tenho as max rap pelo que falo com conhecimento mas não é nem de perto nem de longe a minha amostra preferida.

Eu gosto bastante á melhores sim á amostra  melhores mas em qualidade preço são muito boas e o caso das fateixas para mim não sao pequenas perder robalos mal engatados acontece a todos mas se ele tiver fome e trincar -la bem não te foge muito facilmente

Offline Buba

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:16 Quinta, 18 de Junho de 2015
« Responder #13 em: 21:39 Quinta, 18 de Junho de 2015 »

e o peso? tenho uma Luba de 28 gr e lança longe que se farta e afunda bastante... tenho outras mais leves que tenho alguma dificuldade em lançar...

na loja, disseram-me que as rapala max rap são das que se vendem mais, serão tambem as mais matadoras?

há tantas variáveis que para chegar à certa é complicado...

algumas variáveis que me lembro:
peso
comprimento
cor da água
vento
fica à superficie ou afunda
...
[/quote]

Relativamente a amostra Luba 28g que falou, o amigo sabe onde posso encontrar um exemplar dessa amostra? que neste momento ando a procura e ainda nao tive a sorte de arranjar uma Luba é da westlab barros , sei que tem bom lancaçamento e afunda cerca de 1m- 3m...
« Última modificação: 21:43 Quinta, 18 de Junho de 2015 por buba88, Motivo: enganei me »

Offline rpf

• Carapau
  • **
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:12 Domingo, 16 de Fevereiro de 2014
« Responder #14 em: 21:02 Terça, 30 de Junho de 2015 »

Black Minnow 120 e 140
A versatilidade tambem depende do local. Zonas fundas com mares brutos, é melhor amostras como angel kiss, akadas, lucky craft mas em zonas de pedra e pouca água, saltigas, macua, max rap, amostras que trabalham mais a superficie.
Em zonas mais fundas o vinil é a meu ver mais importante, pois podes sondar o fundo, coisa que com jerks raramente consegues. Se for uma zona de muita pedra, existem conceitos de vinil como o black minnow que realmente prende menos do que outras. Mas também duram menos. É tudo uma questão de saber onde se está e o que se está a fazer. Para isso, a habituação é importante.

Eu o que mais uso, são lucky craft´s, akadas, max rap e macuas.
Em vinil, black minnow, lunker city, savage e por vezes as storm.

Tens aqui boas opções e boas sugestões em como escolher.
Cores: Aguas limpas, pedem amostras mais apelativas para a visão do robalo de acordo com o que ele anda a comer. Aguas "sujas" pedem amostras mais berrantes (amarela, laranja, fluorescente, etc...) e com ratling para "chamar" outros sentidos do robalo.

O melhor de tudo: ir e insisir, insistir, insistir...

Boas pescas...
Boas Pescas.

Offline batistha

• Carapau
  • **
  • ....
    • Anadia
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:11 Quinta, 26 de Junho de 2014
« Responder #15 em: 22:48 Terça, 30 de Junho de 2015 »
Não esquecer os passeantes. Com a pratica ao longo do tempo investe também em passeantes tens os heddon super spook e os jackson tanto.
Boas pescarias

* Tópicos Recentes

Upgrade de rolamentos carreto shimano xse vale a pena ? por fsilva09 [22:46 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Iniciação em Surfcasting por DFishing [10:46 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Ajuda na cana de spinning para carreto shimano por PedroGeraldes [00:14 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Aquário para camarões por nelson sampaio [18:54 Quarta, 22 de Outubro de 2025]

Cana embarcada chumbadinha e diversos por manuel [23:27 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Procuro Cana chumbadinha por manuel [23:26 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Pesca de outono, parecia que era pequena por miltonleopoldo [23:11 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Passador fuji lowrider por buldog [14:38 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Alteração revolucionária na nova lei de pesca em águas interiores por tomas mcsky [14:24 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Ajuda iniciação spinning figueira da foz por João Pontes [08:02 Segunda, 20 de Outubro de 2025]