collapse

Autor Tópico: Nevoeiro cerrado  (Lida 729 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Nevoeiro cerrado
« em: 20:18 Quinta, 06 de Outubro de 2022 »
Boas amigos

esta é uma história do que não se deve fazer e que eu nunca mais faço.

terça feira chegamos á rampa das baleias (Mitrena) eram 6 da manhã e um nevoeiro cerrado.

como já várias vezes tinhamos apanhado nevoeiro ali e mais á frente já não havia pensamos em meter o barco na água ir devagar até ao canal em frente á  figueirinha.

Cedo nos arrependemos,não se via um palmo á frente do nariz e não tinhamos GPS

Começamos a ver coisas que nunca tinhamos visto,grandesdes navios atracados e a linha de costa completamente desconhecida...onde é que nós estavamos?

Tive a ideia de fazer o download de uma aplicação de GPS e surpresa das surpresas estvamos em plena Setenave,ou seja em vez de irmos para irmos em frente voltamos para trás,sem saber como.

Com o gps no telemovel lá recuperamos o Norte e voltamos a passar por onde tinhamos entrado.

Fomos devagar mas tivemos que atracar em frente á lota de setubal a ver se o nevoeiro passava...e nada não havia meio de levantar.Levantou ás 2 da tarde!!!
Arriscamos novamente e lá chegamos ao pesqueiro passadas 6 horas de ter deixado a rampa...uma viagem que custame levar meia hora.
Pelo meio ainda apanhamos uns cagaços valentes e quase encalhamos num baixio.

na foto o GPS do telemovel por onde andamos...a parte final da viagem não aparece porque a bateria morreu.

PSnáo sei como voltamos para trás mas suspeito que como íamos muito devagar a força da corrente que estava a encher empurrou-nos de lado até ficarmos virados para trás sem nos apercebermos..só pode.

sem o gps nem sei o que poderia ter acontecido
« Última modificação: 20:29 Quinta, 06 de Outubro de 2022 por jomartes »
 

Offline emaalm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 33 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:41 Sábado, 09 de Janeiro de 2016
Re: Nevoeiro cerrado
« Responder #1 em: 23:17 Quinta, 06 de Outubro de 2022 »
Boas jomartes,

Pois. Também já me aconteceu e jurei para nunca mais.... acabei por fazer como fizeste. Ainda não tinha a sonda/gps no barco pelo que o telemovel foi a salvação para me safar. Acabei por arranjar um local que eu considerei minimamente seguro e fundear até o nevoeiro levantar. Quando levantou é que vi o que tinha à minha volta. Vários barcos fundeados com o mesmo problema que eu.

Foi uma sorte não ter corrido mal... mas pronto. Assim temos histórias para contar... ehehhehe.

Abraço

Emanuel

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Nevoeiro cerrado
« Responder #2 em: 08:08 Quinta, 10 de Novembro de 2022 »
Boas,

Pois é sem GPS é melhor mesmo não arriscar, e mesmo com GPS no nevoeiro cerrado pode sempre haver um acidente inesperado.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Nevoeiro cerrado
« Responder #3 em: 12:59 Quinta, 10 de Novembro de 2022 »
Fica o alerta e a experiência para não voltar a facilitar.
Nelson Peres
 

Offline paulito

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 72
  • Agradecido: 15 vezes
    • Ourém
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:42 Segunda, 25 de Maio de 2020
Re: Nevoeiro cerrado
« Responder #4 em: 19:25 Quinta, 10 de Novembro de 2022 »
ainda bem que correu tudo, fica a historia para memória furtura e alerta de todos.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Nevoeiro cerrado
« Responder #5 em: 20:49 Quinta, 10 de Novembro de 2022 »
Boa noite Jomartes

Nevoeiro cerrado, em Setúbal, ou em qualquer outro lugar, não é boa onda.

Pessoalmente, mesmo com Radar e GPS, prefiro esperar. Não gosto de estar dependente de eletrónica que pode avariar.

Em Setúbal, há anos largos atrás, sem GPS e sem radar, saía com nevoeiro, mas tinha os rumos de bússola todos e os tempos de navegação a partir da doca do Naval para o farol do Outão, Boia da figueirinha, assim como, rumos de bússola para passar os cabeços a partir das referências anteriores, e vice versa. Mas na altura era assim.

Hoje em dia, com o tráfego que há e sem aparelhos, acho um bocado forçado arriscar dessa maneira. Isto porque as histórias para contar poderiam ser bem mais complicadas, ou até ficarem por contar.

Ficar nos cabeços de noite não é bom, mas sair com nevoeiro sem instrumentos de navegação, em Setúbal, pode ser bem pior.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jomartes

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Nevoeiro cerrado
« Responder #6 em: 20:06 Sexta, 11 de Novembro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nevoeiro cerrado, em Setúbal, ou em qualquer outro lugar, não é boa onda.

Boa noite Ernesto

Já várias vezes tinhamos saído porque confiavamos que o nevoeiro era só da rampa da Mitrena até mais ou menos  á boia do João Farto,e assim foi várias vezes,devagarinho lá íamos andando e lá nos íamos safando.
Mas naquele dia o nevoeiro era de Setubal a Sesimbra ou talvez mais.
Serviu de lição e nem com GPS jamais nos faremos ao mar naquelas condições.

cumprimentos

João Pires