Bom dia Jomartes
A pescaria foi boa, embora o peixe, como referiu, tenha sido pouco diversificado.
Pessoalmente, quando estou num pesqueiro em que entra muito peixe desse tipo e até estão a comer bem, costuma ser um indicativo de que lá andam outros, maiores e de mais qualidade, só que, se estavam a pescar com iscos e montagens tipo "pica-pica", os peixes maiores e de melhor qualidade, como Pargos, Douradas, Sargos e etc., podem andar por ali mas tendem a não se interessarem pelo tipo e tamanho das iscadas, já se estas forem maiores e doutro tipo que lhes interesse, aproximam-se e correm com o peixe miúdo, verificando-se, normalmente, paragens nos ataques destes, antecedendo ataques doutro tipo, mais seco e mais profundo.
Normalmente, à chumbadinha, ou ao fundo, com estralhos mais compridos e iscas tipo Sardinha, Caranguejo, Camarão inteiro com casca, filetes de cavala fresca e anzóis um pouco maiores, podemos ter outras hipóteses.
Com o acima referido não estou a dizer que foi o que aconteceu, nem que se atuasse doutra forma outros exemplares apareceriam, mas penso que seria talvez uma boa ideia ter experimentado, caso tivesse sido possível. Na volta poderia ter tido alguma(s) surpresa(s).
Não entenda o que escrevi como uma crítica, antes como uma opinião baseada em acontecimentos anteriores.
Muitas vezes começo com sardinha para atrair peixe desse tipo e, quando começa a aparecer e a roubar muito, mudo para iscadas maiores de sardinha e / ou isco com iscas mais rijas, usando estralhos maiores (80/100cm) e anzóis 4/0 e 6/0 para conseguirem suportar o tamanho das iscadas. Também o uso da chumbadinha, com 10 / 30g, iscada com o caranguejo partido ou inteiro e com o camarão com casca, costumam resultar para peixe maior, quando se verificam essas invasões de peixe do género que capturou. Por vezes a diferença é do dia para a noite.
E olhe que, nesta altura e nessas profundidades, será muito provável que os tais peixes maiores apareçam.
Quero ainda deixar claro que a presente intervenção foi essencialmente feita atendendo aos seus apontamentos sobre a pouca diversificação e a, em determinado momento, ter-se até tornado uma pesca meio chata.
Para todos os efeitos, parabéns pela pescaria, e ficam as dicas.
Cumprimentos
Ernesto