Olá, já pesquei de todas as formas em água doce, salgada (spining) sou um zero mas o rei das "grades"

Neste momento apenas pesco ao achigã e lúcioperca (agueira). Comecei a ler, ver vídeos e falar com colegas para não iniciar totalmente ás escuras. Fui e fui e fui até compreender melhor quais os materiais, sítios e formas de pescar mais eficazes... e este ano 2022 tem sido um sucesso.
Não podemos dizer que isto é o melhor porque dependendo da altura do ano, zona, água, clima etc etc as opções tem que ser diferentes (A partir de meados de agosto tive de mudar o local onde os encontrava porque eles (luciopercas) mudaram-se ligeiramente para mais longe e fundo).
Pesco com cana spining 2.1m 5-21g carreto 2000, fio 4x 0.16 com 0.25 flurocarbono no final e essencialmente com vinis 95% das vezes e 5% com rígidas. Sucesso com Zoom chineses etc 0g de peso até no máximo 5g.
Poderei aqui dizer tudo e mais alguma coisa que não significa que lá vão e tenham todos sucesso, e porquê!!!! Exemplo: O meu pai tem ido muitas das vezes comigo e apenas num único dia tirou dois achigãs, todos os outros dias gradou, pesca comigo nos mesmos sítios, com o meu material etc... apenas existe uma diferença que é a que encontro para tal diferença de resultados, a forma como recolhe o fio e dá animação, apenas e só isso tem feito com que se tire ou não, e tenho tirado muito exemplar (Janeiro até agora).
Com isto tudo:
A cana, carreto, amostras, onde pesca, como pesca etc etc tem algum peso mas não é tudo.
Para teres sucesso (capturas) tens que praticar e "perder" horas/dias/... perder material, experimentar tudo e mais alguma coisa, para obteres mais conhecimento, até eliminares tudo o que não resulta e ficares apenas com o que te faz ter sucesso...
Mas nunca penses que já sabes tudo porque todos os dias vais aprendendo algo mais... cada pescaria (com ou sem peixe) é uma aula, está atento aos mais ínfimos pormenores e verás que os resultados vão melhorando de dia para dia e é isso que faz a maior diferença

ou não

Esta é apenas e só a minha opinião

Boas pescarias a todos