collapse

Autor Tópico: Comprimento das canas de surfcasting  (Lida 7674 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 806
  • Agradecido: 71 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Comprimento das canas de surfcasting
« em: 21:49 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Boas, no SDP havia alguns tópicos que falavam no comprimento das canas de surfcasting, mas aproveito o nascimento deste local de convívio para nun tópico dedicado perguntar aos mais entendidos quais as reais vantagens ou desvantagens de cada um dos comprimentos mais habituais. Ainda hoje estive numa loja, falavamos de canas de 4.10 e 3.95 e dizia alguém que eram canas lançadoras. Eu por exemplo, a cana que lanço mais longe é uma cana de 4,50 - Barros XK, mas a que me dá mais gozo é uma Shimano Ultegra de 4.25. Se resumirmos as canas ao lançamento fico sem saber o que é melhor. Aguardo as opiniões, especialmente do Filipe e do Tiago. E se o José Afonso quiser colaborar também agradecia ...
 

Offline BrunoFerreira

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 87
  • Agradecido: 7 vezes
    • Óbidos
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:55 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #1 em: 22:07 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Eu penso que esse assunto terá mais a haver com que altura te adaptas melhor e te sentes mais comfortavel, eu também tenho uma de 4.25 e outra de 4i50 d lanço razoavelmente bem com as duas, é uma questão de experimentar os varios tamanhos, o tipo de sitio onde se pesca, as condiçoes com que se pesca tudo isso conta, 4,50 são as mais polivalentes mas essencialmente é o feeling de cada um é que conta.
 ;)
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #2 em: 08:51 Sábado, 28 de Dezembro de 2013 »
O tamanho das canas pode ter a haver com alguns factores, na minha opinião e pelo que tenho me apercebo. Gosto pessoal, que se deve ao hábito do tamanho de canas que temos, altura do utilizador, tipo de mar que se apanha. A minha primeira cana foi de 3,80mt por ser barata em conjunto com um carreto. Não sabia o que era surfcasting, nem todas as outras modalidades, pois queria era pescar. Depois, apercebi-me que era curta para alguns pesqueiros e optei por 4,50mt. Hoje, face a uma maior experiência, já sei o que preciso e para que preciso. Faço ao meu porte atlético de 1,70cm (estou a roubar 1 cm para ficar mais acima :))), aos mares mansos do Algarve comecei a optar pelas canas de 4,20mt que são as que tiro mais partido e as que lanço melhor. Explicação a sério, tens que aguentar um pouco que a malta entendida já te esclarece melhor ;)
Nelson Peres
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19748
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #3 em: 16:06 Sábado, 28 de Dezembro de 2013 »

 Penso que essa questão está mais relacionada com o hábito de cada um, claro que se procurarmos em termos técnicos chega-se á conclusão que o individuo com o peso X e a altura Y tira partido de dado tamanho e flexibilidade da cana mas, se formos mais terra á terra acabamos por observar que cada pescador tem mais ou menos "jeito/habilidade" natural para lançar e, pode adaptar-se muito bem a canas de tamanhos diferentes e delas tirar o melhor partido.

 Pessoalmente gosto de canas de 4.50, quando um dia experimentar as de 4.20/25, coisa que nunca fiz, direi a minha opinião.

 Um ótimo ano de 2014 :fixe:
 

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #4 em: 21:42 Domingo, 29 de Dezembro de 2013 »
Ora ai está depende de cada um...
Por exemplo o amigo Soares, gosta de 4.50, eu devo pesar o dobro dele, e gosto de 4.20...
Cada qual adapta-se melhor a umas, outros a outras....
 

Offline miguel82

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 101
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:14 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #5 em: 14:18 Segunda, 30 de Dezembro de 2013 »
Também sou da opinião de que o comprimento ideal da cana depende de pescador para pescador.
Eu pessoalmente prefiro as de 4.20m não só porque me dou melhor a lançar com elas, como também por serem mais leves e terem a vantagem de na altura de içar os peixes grandes ser necessário menos esforço.
 

Offline qaraujo

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 2 vezes
    • Algés
    • Top Fishing
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:59 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #6 em: 02:53 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Boa noite.
Eu tenho uma de 4.50 e outra de 4.25 e lanço bem com ambas. Há uma coisa que me faz pensar um bocadinho. Os espanhóis que, tanto quanto julgo saber, são dos melhores lançadores do mundo, praticamente só usam 4.20.

Já me disseram que, no mesmo modelo, uma cana de 4.20 lança mais que a de 4.50, perdendo para esta pelo facto de a rebentação lhe "pegar" mais.

Também gostava de ler algumas opiniões a respeito.

Um abraço a todos
 

Offline purplerain

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 55
  • Agradecido: 1 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:24 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #7 em: 10:22 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
A dimensão e as características de uma cana dependem principalmente do tipo de pesca que se está a fazer e a dimensão das montagens que se estão a usar, as canas grandes trabalham melhor montagens grandes, de 3/4m, as canas menores lançam bem montagens curtas.
Os Espanhóis lançam muito com canas de 4,2m, principalmente os do mediterrâneo, mas tenham em atenção ao tipo de montagens que utilizam, muitas vezes apenas um anzol, o estralho pode ser grande mas a montagem é curta.
Vamos lá botar de molho!!
 

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #8 em: 10:39 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Isto essencialmente tem que ver com o estilo de lançamento de cada um, os gostos de cada um, e essencialmente a que tipo de cana de adapta melhor.
Já vi por diversas vezes pessoas baixas a lançar canas de 5m, para bem longe, e pessoas de 1.90m a lançar muito bem 4.20.

Eu por exemplo não sou muito alto, tenho 1.79, e 90kg, e lanço bem é 4.20m, e 4.50 também não me aflige, mas 5.00m, não me dá jeito nenhum.

Os espanhois como falam e bem, lançam muito mas já imaginaram o que era lançar uma 5.00m, 4.75m, ou mesmo 4.50m, em pendulo? Aqui acho que é por uma questão de jeito...
 

Offline joseafonso

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 467
  • Agradecido: 69 vezes
    • Figueira da Foz
    • PT-Mar-Competição
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:51 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #9 em: 11:04 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Existem muitos "mitos urbanos" acerca deste assunto, mas não é só o tamanho das canas faz lançar mais. A técnica usada e a qualidade da canas, são bem mais importantes.
A cana por si só independentemente do tamanho, não lança mais nem menos. Tem que haver uma conjugação de factores, técnica, força, destreza, para se conseguir chegar mais longe.
Quanto maior for a cana, mais lança. É uma questão de física. As alavancas.
O problema está em conseguir uma cana grande, que seja fácil de manejar. Pois para se conseguir uma cana que tivesse uma grande potência, fosse leve e aguentasse os lançamentos, o seu custo iria ser mesmo muito elevado.

Na falta deste pressuposto, remedeia-se com o uso de técnicas mais evoluídas e canas com uma boa construção e com preços dentro do "aceitável"

Resumindo:
Para quem lança por cima da cabeça, uma cana maior será a melhor opção.
Aqui depois temos algumas nuances:
- Se tivermos muita força, temos que arranjar uma cana forte e rija (com acção de ponteira), para aguentar toda a nossa "potência".
- Se não tivermos muita força, devemos optar por uma cana não muito pesada, com acção de ponteira.
- Se formos iniciados uma cana parabólica vai ajudar-nos no início, mas assim que dominarmos os princípios básicos, vamos querer uma cana melhoe.

Para quem já tem alguma técnica, nomeadamente OTG (Groundcast, lançamento em rotação ou outro nome que lhe queira chamar), as canas mais curtas são melhores, porque são mais fáceis de manusear.
Para estes as canas já têm que ter alguma qualidade, pois a força aplicada e aquilo que é exigido da cana é muito maior.

Nesta equação, existem mais uns factores que também entram.
Peso das chumbadas. Quanto mais leves, mais fáceis de laçar, mas também não vão mais longe, porque são mais afectadas, pelo atrito, pelo vento, etc.
Chumbadas mais pesadas. Maior exigência do material.

Depois existem várias maneiras de compensar a falta de alguns destes factores. Com o tempo cada um vai desenvolvendo as suas "habilidades", para compensar a falta de força, a falta de técnica a falta de cana e até a falta de "dinheiro"  :)

O tamanho da pessoa, também tem influência, mas não é preponderante. Desde que consigamos dominar razoavelmente a técnica de lançar, a nossa altura não influencia,
A chave é sabermos quais são os nossos limites e aptidões.
Claro que um tipo "grande", cheio de força e com técnica, pode escolher a cana que quiser. Um tipo mais baixo e com pouca força, não deverá escolher uma cana grande e pesada.
Toda a "força" que dispendemos para agarrar no material, já não a vamos aplicar no lançamento.
Ab
José Afonso
"Eu gosto mesmo é de estar à pesca"
 

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #10 em: 13:40 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Grande zé! Melhor descrito era impossivel....
E penso que isto resume tudo..
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 806
  • Agradecido: 71 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #11 em: 14:06 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Estou quase totalmente esclarecido. Só uma questão de que se fala muito e não foi referida nas respostas - uma cana maior será melhor quando o mar está mais mexido, para ultrapassar a rebentação ou é outro mito urbano ?
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #12 em: 14:35 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
o José Afonso disse tudo, eu prefiro 4,20 e leves, sou grande mas fraquinho, mesmo á cavador acho que as 4,20 no meu caso são mais fáceis de usar (não apenas lançar) :P

A ultima questão, eu acho que não tem grande influencia, depende se podemos compensar os 30 cms ou não, mas as minhas usam espeto de 1,5m e lá vão ficando, e quando uso a de 4,20 e a de 4,50 no mesmo sitio não noto grandes diferenças.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #13 em: 14:44 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Isso também vai depender do tipo de cana... a altura apenas ajuda a que o fio não mexa tanto com as ondas a passarem... Eu com 4.20, uso espetos de 1.5 e 1.70m, em inox e por isso não noto grandes diferenças.

Mas depois há canas que aguentam melhor a chumbada no mar que outras, por norma as hibridas...
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11270
  • Agradecido: 1662 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #14 em: 16:23 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Só hoje reparei no tópico.
Entretanto ja te explicaram melhor...
Apesar de tudo o correcto que foi dito, eu julgo que te deves focar em ti. Há conceitos gerais, não existem é conceitos individuais.
Pode existir todo e qualquer tipo de estudo, mas a ti pode não te servir o que supostamente um homem do teu tamanho e peso normalmente serve.
Não ha de ser dificil usares uma cana de 4.20, uma 4.50 e até de 5 mt. Depois tentas perceber qual a que te das melhor.
E mesmo assim, o que hoje te serve, com a natural evolução pode amanhã não te servir de grande coisa.
Eu tenho 1.86, e 86 kg. Prefiro 4.5 mt.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline miguel82

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 101
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:14 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #15 em: 19:16 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Respondendo apenas à ultima questão uma vez que o resto já foi e muito bem esclarecido, a diferença de 30 cm não vai influenciar grande coisa, mais vale diminuir a espessura da linha do carreto e aumentar o peso da chumbada, lançar a cana de forma à linha a ficar completamente paralela à direcção das ondas, ou até usar aquelas chumbadas com arames.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #16 em: 19:34 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Depois da explicação do Zé Afonso está tudo dito. Bravo :aplau:
Nelson Peres
 

Offline purplerain

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 55
  • Agradecido: 1 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:24 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #17 em: 20:14 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Existem muitos "mitos urbanos" acerca deste assunto, mas não é só o tamanho das canas faz lançar mais. A técnica usada e a qualidade da canas, são bem mais importantes.
A cana por si só independentemente do tamanho, não lança mais nem menos. Tem que haver uma conjugação de factores, técnica, força, destreza, para se conseguir chegar mais longe.
Quanto maior for a cana, mais lança. É uma questão de física. As alavancas.
O problema está em conseguir uma cana grande, que seja fácil de manejar. Pois para se conseguir uma cana que tivesse uma grande potência, fosse leve e aguentasse os lançamentos, o seu custo iria ser mesmo muito elevado.

Na falta deste pressuposto, remedeia-se com o uso de técnicas mais evoluídas e canas com uma boa construção e com preços dentro do "aceitável"

Resumindo:
Para quem lança por cima da cabeça, uma cana maior será a melhor opção.
Aqui depois temos algumas nuances:
- Se tivermos muita força, temos que arranjar uma cana forte e rija (com acção de ponteira), para aguentar toda a nossa "potência".
- Se não tivermos muita força, devemos optar por uma cana não muito pesada, com acção de ponteira.
- Se formos iniciados uma cana parabólica vai ajudar-nos no início, mas assim que dominarmos os princípios básicos, vamos querer uma cana melhoe.

Para quem já tem alguma técnica, nomeadamente OTG (Groundcast, lançamento em rotação ou outro nome que lhe queira chamar), as canas mais curtas são melhores, porque são mais fáceis de manusear.
Para estes as canas já têm que ter alguma qualidade, pois a força aplicada e aquilo que é exigido da cana é muito maior.

Nesta equação, existem mais uns factores que também entram.
Peso das chumbadas. Quanto mais leves, mais fáceis de laçar, mas também não vão mais longe, porque são mais afectadas, pelo atrito, pelo vento, etc.
Chumbadas mais pesadas. Maior exigência do material.

Depois existem várias maneiras de compensar a falta de alguns destes factores. Com o tempo cada um vai desenvolvendo as suas "habilidades", para compensar a falta de força, a falta de técnica a falta de cana e até a falta de "dinheiro"  :)

O tamanho da pessoa, também tem influência, mas não é preponderante. Desde que consigamos dominar razoavelmente a técnica de lançar, a nossa altura não influencia,
A chave é sabermos quais são os nossos limites e aptidões.
Claro que um tipo "grande", cheio de força e com técnica, pode escolher a cana que quiser. Um tipo mais baixo e com pouca força, não deverá escolher uma cana grande e pesada.
Toda a "força" que dispendemos para agarrar no material, já não a vamos aplicar no lançamento.
Ab

Sim ………… mas isso no que ao lançamento diz respeito. E a abordagem exclusivamente pelo lado do lançamento que contribui para o alimentar desses mitos.
A cana terá de lançar o aparelho escolhido e por aí também varia o tipo de cana consoante o tipo de pesca que pretende fazer, ou não?
Vamos lá botar de molho!!
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #18 em: 20:16 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sim ………… mas isso no que ao lançamento diz respeito. E a abordagem exclusivamente pelo lado do lançamento que contribui para o alimentar desses mitos.
A cana terá de lançar o aparelho escolhido e por aí também varia o tipo de cana consoante o tipo de pesca que pretende fazer, ou não?

a pergunta referia-se a surfcasting!
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline purplerain

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 55
  • Agradecido: 1 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:24 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #19 em: 20:19 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sim ………… mas isso no que ao lançamento diz respeito. E a abordagem exclusivamente pelo lado do lançamento que contribui para o alimentar desses mitos.
A cana terá de lançar o aparelho escolhido e por aí também varia o tipo de cana consoante o tipo de pesca que pretende fazer, ou não?

a pergunta referia-se a surfcasting!

Claro, pelo menos é o que entendo do título do tópico "Comprimento das Canas de surfcasting"

A questão quanto, na minha opinião, é que o pessoal aborda esta questão mas faz quase sempre a mesma pesca, usa quase sempre o mesmo tipo de aparelho.
Se usares uma montagem de 4m que tipo de pesca podes fazer e que tipo de cana achas que deves usar?
« Última modificação: 20:21 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 por purplerain »
Vamos lá botar de molho!!
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #20 em: 20:21 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
ok, não percebi bem a questão do tipo de aparelho tendo em conta o comprimento. :-[

tipo o quê uma rabeira?
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline purplerain

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 55
  • Agradecido: 1 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:24 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #21 em: 20:25 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
ok, não percebi bem a questão do tipo de aparelho tendo em conta o comprimento. :-[

tipo o quê uma rabeira?

Se tiveres uma montagem com 4m da chumbada ao clip achas que a trabalhas bem com uma cana de 4,20m?
E usas uma montagem de 3 ou 4m para pescar longe, ou por contrário para pescar longe usas montagens curtas de 1,2m ou 1,5m?
« Última modificação: 20:28 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 por purplerain »
Vamos lá botar de molho!!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #22 em: 20:42 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
ok, não percebi bem a questão do tipo de aparelho tendo em conta o comprimento. :-[

tipo o quê uma rabeira?

Se tiveres uma montagem com 4m da chumbada ao clip achas que a trabalhas bem com uma cana de 4,20m?
E usas uma montagem de 3 ou 4m para pescar longe, ou por contrário para pescar longe usas montagens curtas de 1,2m ou 1,5m?

Tambem não estou a perceber  ???!! Montagem tipo rabeira ou só com 1 anzol  ????!! E se for só com 1 anzol, qual a razão para uma montagem de 4 mts ?!!!
Nelson Peres
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #23 em: 20:47 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Também não entendi  :o
Afonso
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #24 em: 20:51 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
não sei, se for rabeira serão as mais compridas, eu não uso, mas quem usa não as lança "penduradas" na cana, acho que têm de sair do chão digamos assim.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline joseafonso

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 467
  • Agradecido: 69 vezes
    • Figueira da Foz
    • PT-Mar-Competição
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:51 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #25 em: 21:07 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se tiveres uma montagem com 4m da chumbada ao clip achas que a trabalhas bem com uma cana de 4,20m?
E usas uma montagem de 3 ou 4m para pescar longe, ou por contrário para pescar longe usas montagens curtas de 1,2m ou 1,5m?
Antes de responder ao que perguntas, convém ter presente alguns pressupostos.
Quanto maior for o "Drop"(distância da chumbada à ponteira da cana), mais díficil é controlar um lançamento.
Montagem grandes (3 ou 4 mts, que não sejam rabeiras), não são adequadas para pescar longe. Na execução duma técnica de lançamento, nunca devemos perder o controle da chumabda, ou seja, nunca devemos deixar de a sentir antes de soltarmos a linha.

As montagens grandes não são adequadas para pescar longe por causa de várias razões:
uma delas é o atrito que sofrem no ar devido ao tamanho dos estralhos, fazem com que não se consiga chegar muito longe.
Outra razão, é porque não são fáceis de lançar e são mais difíceis de controlar durante a execução da técnica de lançamento, pois é preciso deixar drop's muito grandes.

A questão do longe é relativa e tem a haver com aquilo que conseguimos lançar, porque para mim longe é por exemplo 120 mts e para grandes lançadores poderá ser 180 / 200 mts.
Por isso poucos haverá que consigam colocar uma montagem de 4 mts muito acima dos 100 mts.
Uma cana maior irá ajudar aqueles que lançam por cima da cabeça, mas aqueles que dominarem muito bem o OTG e o pêndulo, podem fazê-lo com uma cana de 4,20 mts e conseguem atingir até mais distância. É tudo uma questão de se dominar muito bem as técnicas de lançamento.
Quem lança em pêndulo e usa o carreto no fim da cana, consegue lançar com Drop's muito grandes, superiores a 4 mts e consegue de certeza boas distâncias.

Para lançar o mais longe possível, quanto mais pequena for a montagem e os estralhos, maior será a distância alcançada.
Ab
José Afonso
"Eu gosto mesmo é de estar à pesca"
 

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #26 em: 21:14 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
"Por isso poucos haverá que consigam colocar uma montagem de 4 mts muito acima dos 100 mts."

Há poucos é que conseguem passar dos 100m, mesmo com qualquer montagem ehehehehe
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #27 em: 22:31 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
"Por isso poucos haverá que consigam colocar uma montagem de 4 mts muito acima dos 100 mts."

Há poucos é que conseguem passar dos 100m, mesmo com qualquer montagem ehehehehe

Mas parece sempre mais ahahahah
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #28 em: 22:35 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Ah pois é :D
 

Offline purplerain

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 55
  • Agradecido: 1 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:24 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #29 em: 01:01 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se tiveres uma montagem com 4m da chumbada ao clip achas que a trabalhas bem com uma cana de 4,20m?
E usas uma montagem de 3 ou 4m para pescar longe, ou por contrário para pescar longe usas montagens curtas de 1,2m ou 1,5m?
Antes de responder ao que perguntas, convém ter presente alguns pressupostos.
Quanto maior for o "Drop"(distância da chumbada à ponteira da cana), mais díficil é controlar um lançamento.
Montagem grandes (3 ou 4 mts, que não sejam rabeiras), não são adequadas para pescar longe. Na execução duma técnica de lançamento, nunca devemos perder o controle da chumabda, ou seja, nunca devemos deixar de a sentir antes de soltarmos a linha.

As montagens grandes não são adequadas para pescar longe por causa de várias razões:
uma delas é o atrito que sofrem no ar devido ao tamanho dos estralhos, fazem com que não se consiga chegar muito longe.
Outra razão, é porque não são fáceis de lançar e são mais difíceis de controlar durante a execução da técnica de lançamento, pois é preciso deixar drop's muito grandes.

A questão do longe é relativa e tem a haver com aquilo que conseguimos lançar, porque para mim longe é por exemplo 120 mts e para grandes lançadores poderá ser 180 / 200 mts.
Por isso poucos haverá que consigam colocar uma montagem de 4 mts muito acima dos 100 mts.
Uma cana maior irá ajudar aqueles que lançam por cima da cabeça, mas aqueles que dominarem muito bem o OTG e o pêndulo, podem fazê-lo com uma cana de 4,20 mts e conseguem atingir até mais distância. É tudo uma questão de se dominar muito bem as técnicas de lançamento.
Quem lança em pêndulo e usa o carreto no fim da cana, consegue lançar com Drop's muito grandes, superiores a 4 mts e consegue de certeza boas distâncias.

Para lançar o mais longe possível, quanto mais pequena for a montagem e os estralhos, maior será a distância alcançada.
Ab

José Afonso, a questão para mim - Comprimento das canas de surfcasting - não tem apenas a ver com a distância, com o lançar longe, as canas não servem só para pescar longe, nem a pesca se faz sempre longe, tem a ver com as características da pesca que se pretende fazer.

Por isso é que o NelsonP e o joaonumberone não estão a perceber a questão que estou a colocar.
Uma rabeira não é uma montagem grande, é uma montagem curta com estralho longo. Até pode ser montada num urfe, qql coisa com 10cm de comprimento. Isso permite um drop de 50cm, algo que uma montagem de 3 ou 4m com 3 anzóis não permite.

Por isso é que te fiz esta questão:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A cana terá de lançar o aparelho escolhido e por aí também varia o tipo de cana consoante o tipo de pesca que pretende fazer, ou não?

Abordar o tipo de cana em função do lançamento é que alimenta o mito que referiste, toda a malta tem como propósito lançar longe, e isso nem sempre é necessário.
Vamos lá botar de molho!!
 

Offline purplerain

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 55
  • Agradecido: 1 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:24 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #30 em: 01:04 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
não sei, se for rabeira serão as mais compridas, eu não uso, mas quem usa não as lança "penduradas" na cana, acho que têm de sair do chão digamos assim.

Pois, mas as rabeiras não são montagens compridas.
São montagens curtas com um estralho comprido onde se montam os anzóis.
Podes acoplar a rabeira num urfe e lanças a rabeira como se estivesses a lançar apenas um estralho com um anzol.
Vamos lá botar de molho!!
 

Offline miguel82

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 101
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:14 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #31 em: 21:28 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
"Por isso poucos haverá que consigam colocar uma montagem de 4 mts muito acima dos 100 mts."

Há poucos é que conseguem passar dos 100m, mesmo com qualquer montagem ehehehehe

Eu só passo dos 100 se por acaso a linha partir a lançar... aí é que a chumbada vai longe! lololol
 

Offline joseafonso

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 467
  • Agradecido: 69 vezes
    • Figueira da Foz
    • PT-Mar-Competição
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:51 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #32 em: 22:09 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
Qualquer pescador de surfcasting tem que conseguir lançar pelo menos 100 mts, senão o melhor é dedicar-se à pesca  O:-) :P ;D
Ab
José Afonso
"Eu gosto mesmo é de estar à pesca"
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #33 em: 22:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
Ou comprar uma "funda" :204:  :anjdia:
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #34 em: 15:07 Sexta, 10 de Janeiro de 2014 »
Exemplo de uma rabeira:
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
João Rodrigues
 

Offline grande peixe

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ovar
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Sexta, 10 de Janeiro de 2014
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #35 em: 12:33 Domingo, 12 de Janeiro de 2014 »
Olha, eu tenho as três medidas e com acções diferentes. A cana que escolho tem mais a ver com o estado do mar e com o isco que vou usar, se for usar iscos sensiveis não pesco com as canas mais duras porque desfazem o isco no lançamento,  assim como nos dias de mar maior prefiro as de 4,5 e 5 mts para tentar escapar melhor a ondulação que nos bate na linha. Em termos de lançamento nao vejo diferença,  agora cada cana é uma cana e requer habituação.
 

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #36 em: 17:13 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Qualquer pescador de surfcasting tem que conseguir lançar pelo menos 100 mts, senão o melhor é dedicar-se à pesca  O:-) :P ;D
Ab

Ou aprender a lançar :D:DDD
 

Offline Nuno Carvalho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1508
  • Agradecido: 2 vezes
    • Almada / Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:42 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Comprimento das canas de surfcasting
« Responder #37 em: 13:05 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olha, eu tenho as três medidas e com acções diferentes. A cana que escolho tem mais a ver com o estado do mar e com o isco que vou usar, se for usar iscos sensiveis não pesco com as canas mais duras porque desfazem o isco no lançamento,  assim como nos dias de mar maior prefiro as de 4,5 e 5 mts para tentar escapar melhor a ondulação que nos bate na linha. Em termos de lançamento nao vejo diferença,  agora cada cana é uma cana e requer habituação.

Concordo em absoluto com a citação.

Também tenho canas de 4.20, 4.50, 4.75 e 5.00, todas com ações diferentes (100-200, 100-250, 100-300, 150-300).

A cana que escolho tem mais a ver com o estado do mar e da respetiva chumbada necessária para agarrar ao mar, e com o isco que vou usar.

Em termos de lançamento, e consoante forem as características da cana (hibrida, tubular, parabólica, mais dura) é que entendo que pode haver diferenças, pois cada cana é diferente da outra e requer habituação e prática.

Se falarmos em termos de lançamento por causa do tamanho das canas não vejo, da minha experiência, grandes diferenças, e utilizo o lançamento por cima da cabeça e o groundcaster nas canas de tamanho maior (para potenciar o efeito alavanca), e nas canas mais curtas de 4.20 utilizo o lançamento lateral com chumbada na areia.

Bom tópico este.
 

 

* Tópicos Recentes

onde se pode consultar a legislação em vigor dos locais de pesca Tejo Lisboa? por ze carlos [Hoje às 10:48]

cana surfcasting por averomarense [15:28 Terça, 21 de Maio de 2024]

Conjunto de spinning para o meu Paizão.... por carlosfishcarlos [14:01 Terça, 21 de Maio de 2024]

Procuro cana Vega legend sensor 425 aquela de 2019 por soparameenterter [22:57 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por ffgsoares [14:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [09:50 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Tubertini Strong Hammer 2 por José Couto [07:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Ajuda Daiwa por FilipePC [21:51 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por ValterC16 [19:10 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [20:18 Sábado, 18 de Maio de 2024]