collapse

Autor Tópico: Ajuda para melhorar a minha pesca  (Lida 1431 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline samuelfaria719

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Terça, 14 de Dezembro de 2021
Ajuda para melhorar a minha pesca
« em: 15:03 Terça, 09 de Agosto de 2022 »
Boa tarde a todos,
Tenho pescado na zona da Pala Ribadouro e só tenho tirado 2 peixes por hora (gardons/abletes)
Pesco com um canelão de 9.5M com elástico, cerca de 2M de linha, anzol nr 12 e isco asticot.
Já comprei vários engodos tanto em lojas de “pesca” como na decathlon e não acho que resulte sinceramente..
Já assisti a vários pescadores na zona de entre os rios em que a cada 5 minutos tiravam um gardon…
A questão que tenho para o grupo é, onde será que estou a errar ? Anzol, tamanho linha, engodo, zona de pesca, etc.. ?

Obrigado desde já !
 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Ajuda para melhorar a minha pesca
« Responder #1 em: 07:39 Quarta, 10 de Agosto de 2022 »
Certamente não serei a melhor pessoa para ajudar pois nunca apanhei nem vi ao vivo um gardon, porém caso me deparasse com essa pesca começaria por usar no máximo um 0.12mm no estralho e para alem do engodo ir fisgando uns asticots com uma cadência certa.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline samuelfaria719

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Terça, 14 de Dezembro de 2021
Re: Ajuda para melhorar a minha pesca
« Responder #2 em: 16:15 Quarta, 10 de Agosto de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Certamente não serei a melhor pessoa para ajudar pois nunca apanhei nem vi ao vivo um gardon, porém caso me deparasse com essa pesca começaria por usar no máximo um 0.12mm no estralho e para alem do engodo ir fisgando uns asticots com uma cadência certa.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Eu também já me lembrei de usar uma linha fina mas o meu pai diz-me que não se pode usar uma linha mais fina que a do tenso (anzol) senão ao arrebentar perde-se tudo …

Uma coisa que reparei ontem ao pescar, com o anzol nr12 e depois troquei para o 16 porque estavam sempre a comer o asticot e não ficavam ferrados. Devo experimentar um anzol ainda mais pequeno que o 16 ?

Já vi tantas vezes esse vídeo e pelo que vejo o segredo dessa pesca é estar sempre a engodar, mas não consigo acertar com o engodo :/
 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Ajuda para melhorar a minha pesca
« Responder #3 em: 08:06 Quinta, 11 de Agosto de 2022 »
As vezes o rappel (fisgar meia dúzia de asticot/milho com uma cadencia) é mais importante que o próprio engodo de farinha.

A linha que esta no anzol (estralho/tenso) deve ser sempre mais fina sim, em caso se problema so perde o anzol.
Se colocar por exemplo um 0.16mm na linha principal pode ser por o 0.12mm no anzol (ou até menos).

Pode tambem ser do tamanho do anzol, ja vi pescar aos barbos por exemplo com anzois 24.. porque mais que isso eles nao pegavam.


Não sei como está a iscar o asticot, mas é algo que fiz errado durante muito tempo tambem quando pescava com o meu pai, é faz muita diferença.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline samuelfaria719

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Terça, 14 de Dezembro de 2021
Re: Ajuda para melhorar a minha pesca
« Responder #4 em: 11:43 Quinta, 11 de Agosto de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
As vezes o rappel (fisgar meia dúzia de asticot/milho com uma cadencia) é mais importante que o próprio engodo de farinha.

A linha que esta no anzol (estralho/tenso) deve ser sempre mais fina sim, em caso se problema so perde o anzol.
Se colocar por exemplo um 0.16mm na linha principal pode ser por o 0.12mm no anzol (ou até menos).

Pode tambem ser do tamanho do anzol, ja vi pescar aos barbos por exemplo com anzois 24.. porque mais que isso eles nao pegavam.


Não sei como está a iscar o asticot, mas é algo que fiz errado durante muito tempo tambem quando pescava com o meu pai, é faz muita diferença.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Eu ainda tentei usar milho como isco mas não tive sorte nenhuma.

Vou tentar fazer o engodo do senhor em cima no vídeo, penso que seja da amorim gardons preto+milho ralado+um bocado de terra.

E depois ver se arranjo tensos linha 0.12 para usar uma linha mais fina.

Mas será que tenho resultados com esses anzois pequenos ? Quando mudei para o n16 reparei eles ficavam todos presos pelo lábio e ainda perdi alguns que se descravaram ao recolher o canelão.
Eu acho que estava a meter o asticot ao contrário e tentava  cobrir o anzol, vou experimentar dessa maneira que por acaso também pensei que estivesse a colocar mal.
« Última modificação: 11:49 Quinta, 11 de Agosto de 2022 por samuelfaria719 »
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda para melhorar a minha pesca
« Responder #5 em: 20:18 Domingo, 14 de Agosto de 2022 »
Nunca pesquei aos Gardons , mas a pesca ás abletes é muito especifica.
São duas espécies diferentes.

O engodo para as abletes é especifico para essa espécie, deve fazer uma nuvem bem ampla e tens que estar consecutivamente a engodar.
Tiras uma ablete e antes de colocares a linha na água ( tipo chicote) tens de engodar novamente. Tipo , juntas os dedos todos contra o polegar e é o que basta. Tem de ser aos poucos e muitas vezes.
Isto tem de ser tipo ciclico.
Tens de engodar quase aos pés e pescar mais á frente e sempre fora da nuvem que o engodo faz.
Se o engodo não fizer nuvem na água esquece, não é o ideal.
O anzol até pode ser um n10 , até ajuda a que não fiquem embuchados com ele, ficam só presas pelo beico. é comum, por vezes até caiem quando os vamos a agarrar , é natural.

Para essa pesca usam-se canas de 2/ 3 / 4 metros no máximo e somente se usam as de 3 e 4 mts quando elas estão a comer muito fora.
Com esse canelão não tens capacidade de ter cadência, demoras muito tempo e o vão da cana com os dois metros de fio também não ajudam.

Isto tudo para as abletes,  agora gardons não conheço e nem nunca vi , nem pesquei a eles.

Deixo um link em baixo , mas eu pesco de maneira diferente.

Atenção ao formato da boia e á disposição dos chumbos


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline samuelfaria719

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Terça, 14 de Dezembro de 2021
Re: Ajuda para melhorar a minha pesca
« Responder #6 em: 00:46 Sábado, 20 de Agosto de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nunca pesquei aos Gardons , mas a pesca ás abletes é muito especifica.
São duas espécies diferentes.

O engodo para as abletes é especifico para essa espécie, deve fazer uma nuvem bem ampla e tens que estar consecutivamente a engodar.
Tiras uma ablete e antes de colocares a linha na água ( tipo chicote) tens de engodar novamente. Tipo , juntas os dedos todos contra o polegar e é o que basta. Tem de ser aos poucos e muitas vezes.
Isto tem de ser tipo ciclico.
Tens de engodar quase aos pés e pescar mais á frente e sempre fora da nuvem que o engodo faz.
Se o engodo não fizer nuvem na água esquece, não é o ideal.
O anzol até pode ser um n10 , até ajuda a que não fiquem embuchados com ele, ficam só presas pelo beico. é comum, por vezes até caiem quando os vamos a agarrar , é natural.

Para essa pesca usam-se canas de 2/ 3 / 4 metros no máximo e somente se usam as de 3 e 4 mts quando elas estão a comer muito fora.
Com esse canelão não tens capacidade de ter cadência, demoras muito tempo e o vão da cana com os dois metros de fio também não ajudam.

Isto tudo para as abletes,  agora gardons não conheço e nem nunca vi , nem pesquei a eles.

Deixo um link em baixo , mas eu pesco de maneira diferente.

Atenção ao formato da boia e á disposição dos chumbos


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O mais estranho é eu estar a pescar a 9.50M e mesmo com engodo para os gardons apanho abletes, no outro dia fui pescar, em 100 peixes 90 eram abletes de todos os tamanhos.

Como é que você mete a boia em relação ao fundo e que pesos usa nas boias ? 
O que notei com a boia de 1gr se não me engano, mal sentia os toques, só com os gardons é que a boia ia totalmente ao fundo.
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda para melhorar a minha pesca
« Responder #7 em: 14:15 Domingo, 21 de Agosto de 2022 »
A distância a que está a pescar não importa .

Tanto podem estar a comer á beira como fora, antes de experimentar fora , tenta perto, se não ferrarem vai afastando a pesca para mais dentro.
E questão de ires vendo, não há certezas nesse campo .

Depois de dares conta a que distância estão a comer, começa com o isco a um dois palmos do fundo, se não houver ataques frequentes começa a subir a boia até pelo menos a meia água, deve ser por aí que elas comem , isto por norma.

O peso terá que ser muito bem afinado, a boia tem que afundar ao mínimo toque, caso contrário elas sentem o peso e nada feito.Até a mais pequena ondulação deve ser o suficiente para a boia afundar um pouco e só se deverá ver a antena

Os chumbos devem ser colocados tipo cauda de rato- os chumbos de cima maiores e vão decrescendo até ao ultimo de baixo. Usa o mais pequenos que consigas, - os tamanhos dos chumbos tem de aumentar com o aumento das boias como é lógico.

Sempre seguidos e não separados, excepto o ultimo o de baixo que pode estar separado tipo 2 cm- isto é opcional e fica a teu critério.
Isto também é muito importante, caso contrário a descida do isco não é uniforme e vai influenciar o tempo de ataque das abletes.

Andei á procura de imagens ou videos para mostrar o formato dos chumbos mas não encontrei.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

 

* Tópicos Recentes

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]