collapse

Autor Tópico: Shimano twinpower sw c5000xg  (Lida 486 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Eduardo7

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 169
  • Agradecido: 25 vezes
    • Lourinhã
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:09 Segunda, 30 de Agosto de 2021
Shimano twinpower sw c5000xg
« em: 13:41 Terça, 26 de Julho de 2022 »
Estou a pensar adquirir este carreto para fazer spinning apeado, queria saber a opinião se vale o dinheiro que custa, se a qualidade e durabilidade dos modelos sw.ainda se mantém.
Já agora sei que vão dizer esse carreto é  muito pesado tens outros mais leves.
O peso não é problema quero é uma coisa forte robusta e com durabilidade para não ter que estar sempre a trocar carreto.
 

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Shimano twinpower sw c5000xg
« Responder #1 em: 14:19 Terça, 26 de Julho de 2022 »
Viva,


Se o peso não é um problema, se a intenção é ter um carreto forte e robusto, de manutenção fácil e que seja durável, então eu não iria para nenhum modelo Shimano ou Daiwa. Iria sim para um Van Staal ou um ZeeBaaS. Os Van Staal não são muito mais caros que um TP SW (os ZeeBaaS já estão ao nível dos Stella SW ou Saltiga em termos de preço), são estanques e aguentam porrada. É certo que não têm a suavidade de um Shimano ou Daiwa, no entanto um dos pontos fracos, o line lay, foi melhorado na 2a geração da gama VR.

Quanto ao TP SW, visto que nunca o utilizei, não posso dar grande opinião, ainda para mais em termos comparativos com as gerações anteriores. Em termos de Shimano só tenho experiência com os Exsence.


Cumps.,
Filipe

"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 

Offline Eduardo7

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 169
  • Agradecido: 25 vezes
    • Lourinhã
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:09 Segunda, 30 de Agosto de 2021
Re: Shimano twinpower sw c5000xg
« Responder #2 em: 14:25 Terça, 26 de Julho de 2022 »
Mas ja li alguns artigos sobre os van staal e o problema é que fazem algumas cabeleiras.
 

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Shimano twinpower sw c5000xg
« Responder #3 em: 16:20 Terça, 26 de Julho de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas ja li alguns artigos sobre os van staal e o problema é que fazem algumas cabeleiras.


Sim, há essa questão que muito provavelmente deriva do modo como a linha é enrolada na bobine (o tal line lay), sendo que foi um dos aspectos que tentaram melhorar na 2ª geração dos VR que saiu, se não me engano, no ano passado.

A questão é que há pessoas que nunca tiveram problemas durante anos e há pessoas que têm problemas recorrentes e pelo meio há N variáveis, que vão desde desde o tipo de cana (spinning mais pesado vs spinning mais ligeiro), ao tipo de amostra e ao tipo de linha que essas pessoas estavam a utilizar. A minha opinião pessoal é que os VS têm um desempenho melhor com amostras mais pesadas (eu diria ~30gramas), pois a linha é recolhida sempre sob uma tensão mais elevada. Por exemplo, acho que esse foi o grande problema que o Henry Gilbey teve com o VR50 que usou durante uns tempos, o querer lançar vinis sem peso em situações de vento aplicando 100% de força no lançamento (ele refere que nunca teve problemas, por exemplo, com a Patchinko que pesa 26g, com ou sem vento, usando toda a força no lançamento ou apenas parte da mesma).

Depois há a questão das linhas. Por exemplo, e falando por experiência própria, sempre achei as linhas Spectra (PowerPro, Tasline, etc) mais propensas a cabeleiras. Em tempos longínquos cheguei a usar PowerPro no meu velhinho Luvias e se o carreto não estivesse com a quantidade de linha certa e se quisesse usar uma amostra um pouco mais leve ou puxar mais no lançamento... cabeleira. Mudei para Varivas e nunca mais tive cabeleiras...  conto pelos dedos de uma mão as vezes que fiz uma cabeleira, em qualquer um dos carretos que uso/usei, desde que fiz essa mudança em 2015. Por isso a linha com que se vai usar vai também influenciar isso.

Por exemplo, se eu quisesse um carreto mais bruto e fosse para um VS, nunca iria para o VR50, mas sim para o VR75. É difícil distinguir entre as duas gerações, no entanto o VR75 apenas foi lançado na 2ª geração, logo aí é uma garantia que vem com as melhorias introduzidas.

Eu começaria por perguntar a pessoas aqui no fórum pois sei que há membros que têm VS há alguns anos, talvez eles possam dar mais umas luzes sobre esse assunto. Talvez enviado mensagem privada para esses membros seja mais fácil obter uma resposta mais rápida.

Resumindo, é uma decisão difícil pois não há modo de se poder experimentar um desses carretos e as lojas por cá não têm a mesma mesma política que as lojas nos EUA no que diz respeito a devoluções / resolução de problemas... lá o cliente tem sempre razão, já por cá por vezes é o que se sabe. Nesse aspecto o TP SW seria uma solução mais confortável, visto que pelo menos a disposição da linha é aquilo a que Shimano já nos habituou.


Cumps.,
Filipe

"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 

Offline Eduardo7

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 169
  • Agradecido: 25 vezes
    • Lourinhã
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:09 Segunda, 30 de Agosto de 2021
Re: Shimano twinpower sw c5000xg
« Responder #4 em: 16:56 Terça, 26 de Julho de 2022 »
Pois ai está o grande problema.
Depois comprar a única solução se não  gostar é ou fica a canto parado ou vende se e perde se dinheiro
 

Offline Miguel Graça

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:30 Quarta, 09 de Dezembro de 2020
Re: Shimano twinpower sw c5000xg
« Responder #5 em: 00:52 Quarta, 27 de Julho de 2022 »
Tenho um TP Sw 6000 novo modelo, que uso para pesca embarcada... Normalmente à chumbadinha... Muito suave, reboca tudo. Excelente máquina e bastante polivalente. Adapta se bem vários tipos de pesca. A mecânica parece me bem mais simples que um daiwa certate por exemplo.
 

 

* Tópicos Recentes

Unifilar para carreto por ffgsoares [Hoje às 15:30]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Cana de boia escolha de careto por abmoliveira [17:48 Sexta, 12 de Abril de 2024]