collapse

Autor Tópico: Pesca light jigging tejo  (Lida 1295 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline VicentePesca

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 2
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:34 Segunda, 26 de Outubro de 2020
Pesca light jigging tejo
« em: 12:14 Quinta, 07 de Julho de 2022 »
Boa tarde a todos,

Adquiri o meu primeiro barco depois de ter um kayak , que apesar da experiência muita boa , começava a deixar a saudades de pescar com amigos ou mesmo levar a maria a passear.

Então decidi adquirir um barco de 4mt , 25cv , argus , ja antigo , mas que ja foi á agua e deu muito gosto e deu para uns peixinhos

Na primeira saida, fui ao tejo fazer um lightjigging e correu super bem , cerca de 15 peixes (robalos , corvinas e bailas ) mais a inúmeras rainhas que voaram até a bocas das gaivotas.
Apesar de ter sonda , como a atividade das gaivotas era enorme , nao foi preciso o seu uso para apanhar bastantes peixes.

Hoje de novo decido sair bem cedinho e gaivotas nem ve-las , por isso decido ir atrás das marcações e seguir boia a boia por cacilhas e arredores. Nem 1 peixe , cerca de 5 horas a pesca e rodados todos os pesqueiros que conheço , volto para casa de maos vazias.
Começo a pensar pescas antigas onde podia ter errado e começo a reparar que apenas tive sucesso nesta pesca especifica quando a presença de gaivotas. Ou seja quando depente da sonda nunca obtive resultados , mesmo de kayak , nem mesmo as malditas rainhas

Por isso a minha duvidas para os mestres do lightjigging é ?

Quando nao existe presença de gaivotas ou comeria ativa , o que voces fazem para dar com os peixes ?
Procuram fundoes ? Partes menos fundas ? Os canais ? Correntes?
Algo especifico na sonda ?
Nao procuro saber spots nem perto disso , mas sinto que nao estou a utilizar todas as ferramentas ao meu alcançe

Sinto que estou a falhar algo e deixa-me fustrado nao conseguir fazer este incrivel tipo de pesca .

Um abraço a todos  ;) :D
 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Pesca light jigging tejo
« Responder #1 em: 11:18 Sexta, 05 de Agosto de 2022 »
Boas Vicente,
Não sou do tejo, nem nunca lá pesquei, pelo que a minha opinião poderá não se enquadrar naquilo que procuras.

Mas onde pesco, muitas vezes fazemos boas pescas de robalos sem a sonda marcar nada. Tens é de explorar o pesqueiro e perceber o que pode estar debaixo de água.

O fundo pode ter estrutura que está a camuflar o peixe, ou até o peixe pode estar tão encostado ao fundo que parece marcação de fundo (acontece muito com corvinas). Claro que a melhor ocasião é procurar sempre até encontrar boa marcaçãom mas se ela não aparece como aconteceu contigo, explora os fundoes, cabeços e tenta perceber se existe diferenças às marcações do mesmo sitio em dias anteriores.

Onde pesco temos muita marcação a meia água que corresponde a tainhas e no fundo aparece sempre limpo, no entanto, pescamos com pilado encostadinho ao fundo e fazemos muitos robalos. Neste caso em especifico o peixe aparece de uma parede onde está protegido para comer o pilado
 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Pesca light jigging tejo
« Responder #2 em: 07:48 Terça, 09 de Agosto de 2022 »
Boas,

Pesco muito no Tejo, não sendo nenhum mestre do lightjigging nem de nada  :hummm: mas cá vai contributo

A pesca dos pássaros é realmente a mais fácil e que mais resultados dá, apesar de muitas e muitas vezes ser de peixe pequeno...

Já me aconteceu não marcar nada na sonda e apanhar peixe por baixo do barco (a sonda é boa) por isso o considero cada vez mais que é importante de facto pescar mais e não chegar a um spot ver a sonda vazia fazer 2 lances e ir embora.

Zonas onde ha passaros ou costuma haver podem ter peixe mesmo sem passaros
Zonas de estrutura
Pescar ao trolling às vezes tambem é vantajoso.

Se nada disto resultar comprar uns casulos e canivetes e pescar ao fundo, ha sargos douradas para apanhar  ;D
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]