collapse

Autor Tópico: Farinhas, proibiçao?  (Lida 2521 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Farinhas, proibiçao?
« em: 12:58 Terça, 05 de Julho de 2022 »
Boas pessoal,
Li aqui num topico já antigo 2019,  que a utilização de farinhas de engodo estavam proibidas em quase todas as albufeiras portuguesas.

Nao sei se a proibiçao se mantém, porque motivo foi imposta, não tinha conhecimento disto!

Existe alguma publicação oficial que nos informe dos locais onde se pode e não pode utilizar engodos de farinha.?
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20156
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Farinhas, proibiçao?
« Responder #1 em: 14:47 Terça, 05 de Julho de 2022 »
Na barragem dos Patudos acho que não se pode engodar com farinhas, só sementes. Nas restantes desconheço.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaop

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3844
  • Agradecido: 404 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Farinhas, proibiçao?
« Responder #2 em: 20:08 Terça, 05 de Julho de 2022 »
Eu tive uma situação na barragem do Alqueva á época era proibido o uso de farinhas na engodagem, abandonei a competição faz uns anos mas penso que se mantém a proibição devido á poluição provocada pelo uso excessivo das farinhas



cumpts
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaop

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Farinhas, proibiçao?
« Responder #3 em: 20:25 Terça, 05 de Julho de 2022 »
Pois nao quero cometer nenhuma ilegalidade, como tenho andado um pouco afastado da pesca de agua doce há uns anos, isto é novidade para mim.

O que faz sentido, que polua, ainda mais com o fraco curso dos rios e ribeiras,

Vou esperar que o tópico seja visto por alguém com conhecimento que possa esclarecer, obrigado desde já as vossas respostas pessoal.
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Farinhas, proibiçao?
« Responder #4 em: 23:22 Terça, 05 de Julho de 2022 »
Intrigado com esta questão, fiz umas pesquisas pela internet e deparei-me com um estudo disponível na página do ICNF que respondeu já a muitas das minhas dúvidas (link -->> Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre).

Como alguns de vós já saberão, os inputs de matérias como engodos nas nossas águas, vai produzir um excesso de nutrientes / matéria orgânica , um aumento de peixes e fitoplancton e consequentemente uma eutrofização da água. Alguns parâmetros da água sobem (ex.azoto) e outros descem abruptamente (oxigénio). Ficam lançadas as bases para um aumento de algas; a água deixa de ser potável. Está explicado os grandes cardumes de carpas que cheguei a observar nas manhãs de verão , à tona da água, a procurar oxigénio na albufeira do maranhão, uma das albufeiras mais pressionadas pela pesca desportiva em portugal. Ao que parece, é referido no estudo, os níveis de oxigénio presentes na água são mais baixos durante as manhãs.

No estudo é referido que os pescadores de competiçao usavam cerca de 5 a 10 kg de engodo por prova!
Desconhecendo a matéria... não imaginei que fosse tanto!! Uma prova com 100 pescadores que usem 5kg... meia tonelada de engodo vertida para as águas...!!!! Ok , desconhecia esta realidade.

Tendo em conta que se trata da nossa Água (o bem mais precioso!!!) , deveriamos saber o que lançamos para a água. Nisto somos ignorantes, as marcas não divulgam as composições dos engodos.

As recomendações do estudo passaram por isso, a limitar a utilização de engodo e/ou a remoção de algum do pescado das águas.

Várias barragens do sul e centro têm umas toneladas de carpas a mais (no maranhão durante vários anos correspondeu a mais de 80-85% do pescado).   

No caso das carpas , são praticamente todas devolvidas pelos pescadores. A ideologia do catch and release aqui nem se põe. Mas realmente o que fazer aos peixes, abrir uma cova e enterrá-los?!

Acho que temos que começar a pensar bem naquilo que andamos a fazer. As nossas ações de lazer não podem ter um impacto tão grande. E ainda por cima contra nós.

Ainda mais agora com o problema das alterações climáticas e a falta de água, a seca agravada em Portugal...





Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ruisas

Offline Ricardo Pepino

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4716
  • Agradecido: 440 vezes
    • Samora Correia / Cartaxo
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:44 Sexta, 31 de Julho de 2020
Re: Farinhas, proibiçao?
« Responder #5 em: 06:57 Quarta, 06 de Julho de 2022 »
Boas companheiro joaop,

Em tempos pratiquei pesca de competição em água doce ( Maranhão, Cabeção, Sorraia... ) e sem dúvida que era um abuso a quantidade de engodo que utilizávamos! Inclusivé a cola para o asticot que era utilizada no Sorraia. As provas dos Regionais englobavam 2 mãos, uma de manhã e outra à tarde com troca de pesqueiros... Pode imaginar as toneladas de engodo que eram lançadas para a água! Especialmente no Maranhão. Sem dúvida que cada vez mais temos que parar para pensar nas atitudes que tomamos no que respeita ao meio ambiente e em especial a estes recursos que são finitos.
Cumprimentos,
Ricardo Pepino
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Farinhas, proibiçao?
« Responder #6 em: 22:41 Quarta, 06 de Julho de 2022 »
Obrigado pelo testemunho e partilha Ricardo

Realmente esse não pode ser o caminho
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

 

* Tópicos Recentes

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Zagaia [12:00 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [01:32 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:30 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]