collapse

Autor Tópico: Feeder no verao aos barbos e carpas  (Lida 595 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Feeder no verao aos barbos e carpas
« em: 19:11 Segunda, 04 de Julho de 2022 »
Boas tardes amigos da pesca!

Com o verão a convidar umas idas até às nossas albufeiras , gostava de experimentar a pesca feeder.

Sei que pescadores de aguas doces há poucos por aqui, mas pelos tópicos que li aqui no forum vejo que percebem da poda.

Eu já pesquei bastante à bóia a uns anos largos, e ao fundo com mola também, mas era quase sempre em pesqueiros conhecidos e agora a minha vontade era de arriscar mais e tentar compreender mais aprofundadamente os hábitos dos peixes.

A minha dúvida começa exatamente por aqui e talvez me saibam ajudar. Pelo que me tenho apercebido, até pela pesca ao achigã e creio que os ciprinideos agem de forma identica, ou seja reagem à temperatura exterior, e de acordo com isso escolhem profundidades diferentes.

Entao como devemos procurá-los mediante as condições de tempo,ou épocas do ano?

Nao sei se este pensamento é correcto, mas após dias de calor intenso devemos procurar o peixe em zonas muito fundas, talvez superior a 10 metros, ou isso já será exagero?

Nas barragens , em aguas paradas, vale a pena procurar o peixe nas zonas mais proximas às saidas de aguas dos rios, a montante, ou pelo contrario devemos procurar pescar a jusante?

Provavelmente até é indiferente mas gostava de ouvir as vossas opiniões!

Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Feeder no verao aos barbos e carpas
« Responder #1 em: 19:14 Segunda, 04 de Julho de 2022 »
Deve depender também de barragem , algumas têm o fundo muito suave e outras afundam abruptamente, mas de qualquer forma creio que os barbos e as carpas deverão querer procurar mais o alimento não muito longe das margens.

Obrigado por vossas respostas e até já!

Espero partilhar uns peixes bons convosco este verão!
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Feeder no verao aos barbos e carpas
« Responder #2 em: 20:29 Segunda, 04 de Julho de 2022 »
Muita questão  e sem resposta directa João.

No verão sim tem mais actividade e sim preferem locais mais frescos , descem , mas se não houver que comer tem que subir.
 
Preferencialmente manhãs e fins de dia , assim evitam as horas de maior calor ( já tenho pescado o dia todo e pelas horas do almoço a actividade desce abruptamente) com o tempo vão aparecendo.

Quanto ao local de procura , achigã é bater tudo e mais algum sítio.

Já o feeder  tem que se dar importância ao pesqueiro já que pelo menos as margens tem que dar minimamente para montar o material.

Quanto ao local onde comem , tanto podem comer preto ou longe, se engodarem tipo inglesa bem para fora deve ser aí que estejam habituados a comer- isto as carpas e barbos não achigãns claro.

E venham de lá esses relatos e fotos da pescaria  :fixe:

Bons momentos
« Última modificação: 20:33 Segunda, 04 de Julho de 2022 por kalvas »
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Feeder no verao aos barbos e carpas
« Responder #3 em: 20:35 Segunda, 04 de Julho de 2022 »
Eheh queremos sempre respostas para tudo e mais alguma coisa, não é verdade?!

Eu sinceramente não consigo chegar a uma conclusão, mas ando a tentar compreender um pouco, para mitigar a sensação de que tudo o que acontece é ao calhas...

A ultima vez que pesquei às carpas foi em setembro/outubro passado, fiz umas quantas pescas mais ou menos pelas mesmas margens, que conheço, o fundo é muito semelhante. Os dias, a nível de temperatura muito identicos. O comportamento dos peixes, nada, mesmo nada a ver. Desde arranques brutos a qualquer hora da tarde, no dia a seguir podiam só picar mesmo ao por do sol, e aí o tempo é muito pouco para pescar...!
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Feeder no verao aos barbos e carpas
« Responder #4 em: 20:41 Segunda, 04 de Julho de 2022 »
Setembro / Outubro já são meses de fresco, a actividade diminui, comem menos e são mais selectivas com o que comem.

Quanto á actividade inconstante pode ser simplesmente um local em que apenas passem de quando a quando.

Engodaste o local ?  Fisgaste alguma coisa para o pesqueiro para que possam ficar por ali a comer ?

Ás vezes tudo conta, outras nem por isso...

Tem dias João
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Feeder no verao aos barbos e carpas
« Responder #5 em: 20:53 Segunda, 04 de Julho de 2022 »
Eu pensava que esses dias mais frescos por acaso eram melhores para a pesca das carpas...

Sim, estive a pescar com mola de engodo farinhas, e iscava ora milho ora asticot...

Também já me disseram que os engodos vermelhos afugentam o peixe, não me pareceu, mas...
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Feeder no verao aos barbos e carpas
« Responder #6 em: 20:57 Segunda, 04 de Julho de 2022 »
Quanto a eles passarem por lá só de vez em quando, pois, podem muito bem criar uma rotina de passar apenas lá de vez em quando..

Essa de onde estão habituados a comer pode realmente ter muito a ver. Até pode haver zonas da barragem com peixe à bruta nas proximidades, que só de vez em quando saiam de lá, e outras um autentico deserto...
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Feeder no verao aos barbos e carpas
« Responder #7 em: 21:00 Segunda, 04 de Julho de 2022 »
Tenta ver se anda por lá pessoal e onde pescam, pessoal da zona é o melhor, já sabem os cantos á casa.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaop