collapse

Autor Tópico: Ajuda duvida embarcada  (Lida 1090 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline José Couto

Ajuda duvida embarcada
« em: 02:17 Sexta, 17 de Junho de 2022 »
Boas malta...
Em princípio este fim Domingo vou fazer a minha primeira embarcada, espero não  🤮🤮🤮 mas logo se verá.
Como não sei se vou aguentar não quero estar já a comprar material para uma utilização e andei a ver cá em casa e tenho um carreto daiwa bg 4000 e uma vega imperial spinning de 3.3m. Será que este material dava para fazer a brincadeira?
A pesca vai ser aos diversos até aos 60m.
Aproveitando o tópico o que aconselham para evitar ao máximo os enjoos?
Abraço
Cumpts
José Couto
 

Offline Mané

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 209
  • Agradecido: 49 vezes
  • Paz
    • Junto ao mar
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:18 Quarta, 26 de Setembro de 2018
Re: Ajuda duvida embarcada
« Responder #1 em: 03:30 Sexta, 17 de Junho de 2022 »
Chá preto com açúcar e bolachas de água e sal.
No mínimo, três dias seguidos de malagueiro, e vais ver que nunca mais enjoas.
Aproar à vaga. Ter alguém que não enjoe e que tome conta das máquinas e da embarcação. E que faça chá.quente.
Caneta e papel para escrever aos mais sábios, que são aqueles que disseram para não te meteres na aventura.
Uma garrafa de vidro com uma boa rolha de cortiça, caso o rádio não fale com nada, porque a antena ainda está presa à embarcação e abana tanto que não há linha de vista para as ondas de rádio.
Assumir que o cabo bujador chama-se Cabo da Boa Esperança.
Depois escolhes o carreto se tiveres paciência.
Espero ter ajudado.
Guarda o que comer não guardes o que fazer.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: José Couto

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1631 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda duvida embarcada
« Responder #2 em: 13:13 Sexta, 17 de Junho de 2022 »
Boas. O material não é o mais indicado, a cana ainda menos...
Sobre os enjoos, por norma o sal é amigo e alimentação salgada ajuda.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: José Couto

Offline José Couto

Re: Ajuda duvida embarcada
« Responder #3 em: 14:17 Sexta, 17 de Junho de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Chá preto com açúcar e bolachas de água e sal.
No mínimo, três dias seguidos de malagueiro, e vais ver que nunca mais enjoas.
Aproar à vaga. Ter alguém que não enjoe e que tome conta das máquinas e da embarcação. E que faça chá.quente.
Caneta e papel para escrever aos mais sábios, que são aqueles que disseram para não te meteres na aventura.
Uma garrafa de vidro com uma boa rolha de cortiça, caso o rádio não fale com nada, porque a antena ainda está presa à embarcação e abana tanto que não há linha de vista para as ondas de rádio.
Assumir que o cabo bujador chama-se Cabo da Boa Esperança.
Depois escolhes o carreto se tiveres paciência.
Espero ter ajudado.

Boas Mané, assim coloca as coisas ainda mais difíceis lolol, mas como bom aventureiro tenho que experimentar pelo menos uma vez se não funcionar engodo para os amigos ;)

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas. O material não é o mais indicado, a cana ainda menos...
Sobre os enjoos, por norma o sal é amigo e alimentação salgada ajuda.

Filipe, vou levar alguns salgados a ver se controlo.
Quanto ao material não dá mesmo para desenrascar uma pesca?
Eu já andei a ver a vega aurata e a vega f-508 mas não queria comprar já se não aguentar.
Carreto tenho sempre um surf leader ci4.
O que me aconselhas?

Obrigado
Cumpts
José Couto
 

Offline Ernesto Lima

Re: Ajuda duvida embarcada
« Responder #4 em: 15:43 Sexta, 17 de Junho de 2022 »
Boa tarde José Couto.

Relativamente às suas questões, em termos de material e como já aqui foi dito, principalmente a cana não será muito indicada, mas, se tiver multifilar no carreto e para pescar até 60m +/-, até que, para uma 1.ª vez e para evitar entrar em despesas, pode dar.

Sobre a questão do enjoo, uma das condições mais importantes para o evitar é não pensar muito nisso e deixar-se ir, curtindo o dia.

Pessoalmente sofri, em tempos, muito com isso, e, por tal, também em tempos passados, escrevi um artigo sobre a minha experiência e como fui vencendo essa chatice e, depois de tornar a lê-lo, tirando a introdução relacionada com desabafos da altura, muito sinceramente, não retiro uma vírgula à parte que tem a ver com o enjoo.

Se tiver paciência, leia aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Que tudo corra pelo melhor

Cumprimentos

Ernesto

« Última modificação: 15:57 Sexta, 17 de Junho de 2022 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: José Couto, Mané

Offline Psiconauta

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 127
  • Agradecido: 54 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:03 Quinta, 18 de Novembro de 2021
Re: Ajuda duvida embarcada
« Responder #5 em: 18:52 Sexta, 17 de Junho de 2022 »
Na embarcada o melhor para o enjoo é comer uma farta sardinhada ao peq. almoço, assim se sair fora engoda!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: José Couto

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1035
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda duvida embarcada
« Responder #6 em: 21:12 Sexta, 17 de Junho de 2022 »
Eu a cautela tomava o comprimido.

Enjoymin, 1 em casa e o outro a entrada do barco.

Comida salgada, sandes presunto, batata frita, etc, etc bebidas, cerveja ou coca cola.

Evitar excessos de bebida e gorduras no dia anterior, evitar lacticínios. Desfrutar da jornada e ir comendo ao longo do dia.

Felizmente nunca engodei, até um dia, mas não arrisco, tomo o comprimido!!!  ;D
Trindade , o gradeiro do Oeste
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: José Couto

Offline Mané

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 209
  • Agradecido: 49 vezes
  • Paz
    • Junto ao mar
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:18 Quarta, 26 de Setembro de 2018
Re: Ajuda duvida embarcada
« Responder #7 em: 02:41 Domingo, 19 de Junho de 2022 »
Quero acrescentar uma informação e espero conseguir ser objetivo.
Fui ajudado pela narração e análise aqui feita pelo Professor Ernesto (com letra grande, porque sei como é aprender e viver com professores).

Quando falo de:
- chá quente com açúcar
- bolachas de água e sal,
estou a descrever o soro fisiológico.

Ou seja:
- água fervida
- açúcar
- sal.
- bolacha de água e sal, não tem gordura, são hidratos de carbono (aquilo de que somos feitos).

Não faz engodo. Não enjoa. Na eventualidade de dar a fome, repete-se a receita acima descrita.

Apesar do soro fisiológico ser realizável em casa, é melhor levar tudo em pacotes de bolachas e ferver a água o mais próximo do consumo.
"Just in case".

A minha experiência foi na MGP, Marinha de Guerra Portuguesa.
Ou seja, com funções executadas em turnos. Turnos que podem não acontecer numa pesca embarcada, com horas já contadas antes de sair para o mar.

Não comer gorduras, porque não vão ter tempo de ser digeridas. O álcool não é preciso para ingerir.
Ter uma tarefa, nem que seja disfrutar o momento. Roer maçã, quem sabe, como quem conduz um camião oito horas seguidas. O ato da mastigação faz circular o sangue e respetiva oxigenação do cérebro.

O enjoo é gerado pela diferença entre a informação dada pelo ouvido interno e a aprendizagem já feita pelo cérebro. Umas voltinhas na montanha russa e já dá para treinar.

Como descreveu Ernesto Lima, em fórum aqui referido que li com prazer, "não ligar à galhofa".
Vai correr tudo bem, e ainda melhor depois de tratar deste mosquito que anda aqui à volta do candeeiro.

« Última modificação: 02:44 Domingo, 19 de Junho de 2022 por Mané »
Guarda o que comer não guardes o que fazer.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima, José Couto

Offline Ernesto Lima

Re: Ajuda duvida embarcada
« Responder #8 em: 10:55 Domingo, 19 de Junho de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quero acrescentar uma informação e espero conseguir ser objetivo.
Fui ajudado pela narração e análise aqui feita pelo Professor Ernesto (com letra grande, porque sei como é aprender e viver com professores).

Quando falo de:
- chá quente com açúcar
- bolachas de água e sal,
estou a descrever o soro fisiológico.

Ou seja:
- água fervida
- açúcar
- sal.
- bolacha de água e sal, não tem gordura, são hidratos de carbono (aquilo de que somos feitos).

Não faz engodo. Não enjoa. Na eventualidade de dar a fome, repete-se a receita acima descrita.

Apesar do soro fisiológico ser realizável em casa, é melhor levar tudo em pacotes de bolachas e ferver a água o mais próximo do consumo.
"Just in case".

A minha experiência foi na MGP, Marinha de Guerra Portuguesa.
Ou seja, com funções executadas em turnos. Turnos que podem não acontecer numa pesca embarcada, com horas já contadas antes de sair para o mar.

Não comer gorduras, porque não vão ter tempo de ser digeridas. O álcool não é preciso para ingerir.
Ter uma tarefa, nem que seja disfrutar o momento. Roer maçã, quem sabe, como quem conduz um camião oito horas seguidas. O ato da mastigação faz circular o sangue e respetiva oxigenação do cérebro.

O enjoo é gerado pela diferença entre a informação dada pelo ouvido interno e a aprendizagem já feita pelo cérebro. Umas voltinhas na montanha russa e já dá para treinar.

Como descreveu Ernesto Lima, em fórum aqui referido que li com prazer, "não ligar à galhofa".
Vai correr tudo bem, e ainda melhor depois de tratar deste mosquito que anda aqui à volta do candeeiro.



Muito bom Mané.

Excelente explicação.


Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3840
  • Agradecido: 403 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda duvida embarcada
« Responder #9 em: 22:37 Domingo, 19 de Junho de 2022 »
Olá  como correu a pesca ?
Se gostaste confirma que vou tentar ajudar dentro do possível, em questão no material montagens ect



Cumpts
 

Offline José Couto

Re: Ajuda duvida embarcada
« Responder #10 em: 12:09 Segunda, 20 de Junho de 2022 »
Bom dia a todos...

Obrigado a todos pelas dicas e sem duvida que já me ri muito com as respostas do Mané.

Infelizmente a pesca foi adiada por causa da agitação do mar e do vento, ficou agora para este sábado 24 por isso tenho mais uma semana para me preparar física e mentalmente para este confronto com o Golias ;)

Dicas de material são sempre bem vindas.

Quando realizar a pescaria venho cá partilhar a experiência com todos.

Um abraço
Cumpts
José Couto
 

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Re: Ajuda duvida embarcada
« Responder #11 em: 14:14 Segunda, 20 de Junho de 2022 »
Boas !

Já muito foi dito e já tenho algumas embarcadas e por norma foi-me, na noite costumo deitar cedo para o corpo recuperar bem e sobretudo não bebo álcool. Pelo menos para mim! Porque a unica vez que me dei mal foi porque me excedi no álcool no jantar que antecedeu a pesca e dormi pouco, e depois para ajudar à festa o mar tinha ondulação de sudeste e foi só engodar.

Abraço
Pica pexeeeeeeee!!!
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda duvida embarcada
« Responder #12 em: 16:47 Segunda, 20 de Junho de 2022 »
Dormir bem na noite anterior, nada de comidas pesadas e gordas.
Na embarcação, levar tudo preparado, evitar baixar a cabeça.
Levar comida salgada e bebidas com gás.
Pelo sim pelo não, e como é a primeira experiencia, um comprimido antes de entrar na embarcação e passado +/- 2 horas outro.
Depois é disfrutar do momento.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Ajuda duvida embarcada
« Responder #13 em: 18:46 Segunda, 20 de Junho de 2022 »
Vou dar-te a minha receita e que já aconselhei a muita malta, sempre com sucesso.
No final do dia anterior à saída, tomo um comprimido Nausefe.
No dia da saída, logo que acordo, tomo outro Nausefe.
Ao entrar para o barco, tomo outro Nausefe.
Durante a jornada de pesca, tenho um Nausefe de prevenção, se começar a sentir algum sintoma menos agradável, o que até hoje, depois de adotar este procedimento, nunca aconteceu.
As vantagens do Nausefe é ser um comprimido, também recomendado para a gravidez e aquela agonia persistente que algumas mulheres sentem e que eu considero ser bem pior que o vómito.
Outro benefício é não provocar sonolência.
Por último, sendo também destinado a grávidas, compreende-se que efeitos colaterais não haverá nada a mencionar.
Depois como do que me apetece, desde as tais batatas fritas, a sandes de presunto e panados.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Peko

Offline Ernesto Lima

Re: Ajuda duvida embarcada
« Responder #14 em: 19:06 Segunda, 20 de Junho de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vou dar-te a minha receita e que já aconselhei a muita malta, sempre com sucesso.
No final do dia anterior à saída, tomo um comprimido Nausefe.
No dia da saída, logo que acordo, tomo outro Nausefe.
Ao entrar para o barco, tomo outro Nausefe.
Durante a jornada de pesca, tenho um Nausefe de prevenção, se começar a sentir algum sintoma menos agradável, o que até hoje, depois de adotar este procedimento, nunca aconteceu.
As vantagens do Nausefe é ser um comprimido, também recomendado para a gravidez e aquela agonia persistente que algumas mulheres sentem e que eu considero ser bem pior que o vómito.
Outro benefício é não provocar sonolência.
Por último, sendo também destinado a grávidas, compreende-se que efeitos colaterais não haverá nada a mencionar.
Depois como do que me apetece, desde as tais batatas fritas, a sandes de presunto e panados.


Boa tarde A. Machado.

Cada um faz o que muito bem entender para evitar enjoo e/ou vómitos, mas, muito sinceramente, acho que a toma de comprimidos deverá ser sempre algo cuidado e de evitar.
Verdade também que o que pode servir a uns, poderá não servir a outros, daí que, pessoalmente, acho um bocado arriscado o uso de comprimidos sem receita médica, ou sem os ter testado antes, muito menos para ir pescar sem nunca ter sabido antes se de facto necessita disso.

No entanto, cada um é como cada qual e fará o que muito bem entender.

Para todos os efeitos aqui deixo informação sobre o Nausefe: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 19:10 Segunda, 20 de Junho de 2022 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]