collapse

Autor Tópico: Variedades de achigã  (Lida 5649 vezes)

Offline tiagones

• Marlin
  • Quem pesca por gosto não cansa..
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:20 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Variedades de achigã
« em: 23:49 Terça, 15 de Julho de 2014 »
Boas pessoal. Este fim de semana pesquei um achigã que era diferente do habitual e desde então fiquei curioso.

O padrão era diferente bem como bem como abertura da boca.

Sentia-o atacar o grub mas não ferrava o anzol, coloquei então um cabeçote mais pequeno na cana que a minha namorada estava a usar e então consegui ferrar-lo. Quando o vi fiquei admirado porque já apanhei achigãs muito mais pequenos com o cabeçote maior. Ao colocar o polegar na boca para o libertar também reparei que a boca não abria como a dos outros.

Depois de contar estas características ao Rafael ele informou-me que seria um small mouth bass.

Existem mais variedades em Portugal?

Desde já desculpem pelas duvidas de maçarico  :hummm:

Achigã em questão
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Boas :fishcool:   

Offline Rui Oliveira

• Marlin
    • Gondomar
    • LUXFISH
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014
Re: Variedades de achigã
« Responder #1 em: 23:55 Terça, 15 de Julho de 2014 »
Haverá certamente alguém que nos vai esclarecer, mas segundo as minhas pesquisas quando comecei a pescar achigãs em Portugal supostamente só há um... Achigã (largemouth bass), Micropterus salmoides!

A espécie é originária dos E.U.A. e Canadá.
Além do achigã (largemouth bass), existem no continente americano mais cinco espécies do género Micropterus: o smallmouth bass, o spotted bass, o redeye bass, o swannee bass e o guadalupe bass.

Pescar é muito mais que tirar peixes da água!! ;D

Offline Rafael Sá

• Marlin
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
« Responder #2 em: 00:01 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Haverá certamente alguém que nos vai esclarecer, mas segundo as minhas pesquisas quando comecei a pescar achigãs em Portugal supostamente só há um... Achigã (largemouth bass), Micropterus salmoides!

A espécie é originária dos E.U.A. e Canadá.
Além do achigã (largemouth bass), existem no continente americano mais cinco espécies do género Micropterus: o smallmouth bass, o spotted bass, o redeye bass, o swannee bass e o guadalupe bass.

esses 3 ultimos nao conheço,ja vi foi o striper bass e o peacok bass e black bass,nos usa claro,aqui é a 1a vez que vejo 1 small mouth tambem fiquei incredulo.

Offline João Pinto

« Responder #3 em: 10:16 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
Existem várias variedades em Portugal e até hibridos que têm uns lindos olhos ... VERMELHOS

hehehe

Marco posta aí uma das tuas fotos que nas gravações não se vê bem

Offline Rafael Sá

• Marlin
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
« Responder #4 em: 14:54 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
Afinal havia outro  ;D

Offline pantao

« Responder #5 em: 15:19 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
Phonix isto de pesca de agua doce é preciso saber latim!
Sempre ouvi dizer que é a pesca mais técnica, eu de agua doçe limitei-me em puto a apanhar peixitos em poços.
Só em nomes de  especies e nomes de amostras é preciso tirar um curso! ;D
Sem qualquer desprezo, mt pelo contrário admiro a pesca de agua doçe e quem a pratica no verdadeiro termo desportivo, tem que ser mesmo muito exigente e conhecedor, mas na é pa mim! O:-)

Offline Marco Santos

• Corvina
    • Vila Nova de Gaia / Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:29 Segunda, 12 de Maio de 2014
« Responder #6 em: 18:25 Quarta, 16 de Julho de 2014 »

Aqui está um híbrido
Não tenho medo de morrer!
Tenho medo é de chegar ao céu e não ter espaço para pescar.

Offline pantao

« Responder #7 em: 18:49 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
Lindo peixe ;)
Por curiosidade os híbridos tem capacidade reprodutora?

Offline tiagones

• Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 22:05 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
Existem várias variedades em Portugal e até hibridos que têm uns lindos olhos ... VERMELHOS

hehehe

Marco posta aí uma das tuas fotos que nas gravações não se vê bem

Mas em Portugal já existem todas as variedades?

Não querendo ser chato podiam confirmar qual é a variedade deste?  ::)

É o mesmo nas 2 fotos  ;)
« Última modificação: 22:10 Quarta, 16 de Julho de 2014 por tiagones »

Offline João Pinto

« Responder #9 em: 23:11 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
Lindo peixe ;)
Por curiosidade os híbridos tem capacidade reprodutora?
Sim, os hibridos reproduzem-se, é rarissimo esta espécie, e apenas pode ser encontrado em algumas albufeiras mais a norte

Offline Quantum

• Marlin
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #10 em: 23:16 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
O peixe que apanhaste é um achigã comum, Micropterus Salmoides, o facto de ter uma cor acizentada estará principalmente relacionado com o local onde o apanhaste, o achigã, tal como qualquer outro peixe, tem variações cromáticas assinalaveis. Um peixe que viva num lago rodeado de muitas arvores e com muitas sombras geralmente é mais escuro, ás vezes quase negro mesmo, e com padrões e riscas mais pronunciadas que um peixe que viva em aguas abertas que terá tendencia para ser mais claroe com as malhas mais esbatidas. Para além da exposição solar existem varios outros factores que podem influencias a cor dos peixes tais como o ph e dureza da agua, a alimentação, a existencia em grande quantidade de vegetação aquatica etc etc... os achigãs mais verdinhos que eu já vi são aqueles que capturo numa pequena barragem aqui da minha zona que tem uma imensidão de lismos.
Só existem uma outra sub-especie de achigã em Portugal que é o Floridanus, Micropterus Salmoides Floridanus, que é originaria da Florida (o achigã normal é oriundo da zona dos grandes lagos) e foi introduzida em Portugal, sob o patrocinio da APPA, a meio da decada de 90. É em tudo semelhante ao achigã normal mas é mais agressivo, cresce mais depressa e atinge maiores tamanhos que o mesmo em virtude de ser nativo de aguas mais quentes. Foi aliás essa a razão que levou á sua importação (200 alevins numa primeira fase e mais 200 numa posterior que foram primeiro introduzidos numa barragem no Alentejo), pois devido á pressão de pesca que é exercida sobre a especie em Portugal cada vez se torna mais dificil capturar achigãs de dimensão assinalavel, decidiu-se então trazer o Floridanus para ver se conseguiria gerar mais peixes de tamanho reprodutor e em menos tempo. Posteriormente foram introduzidos em mais algumas bacias hidrografica para que se hibridizassem com os animais existentes e assim criassem uma população com predisposição genetica para crescer mais e mais depressa.
A olho nu é quase impossivel destinguir ambas as especies. Não existe mais nenhuma especie da subclasse Actinopterygii, ordem
Peciformes, familia Centrarchidae no nosso país...

Offline Quantum

• Marlin
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #11 em: 23:23 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
E para quem se interesse por estes assuntos aconselho vivamente o Livro "Reflexos" de Herminio Rodrigues:

Têm lá exemplarmente relatada toda a historia do "Boca Grande" no nosso País...

Offline tiagones

• Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #12 em: 23:30 Quarta, 16 de Julho de 2014 »

Grande explicação Quantum  :aplau:  fiquei esclarecido, já posso pescar descansado  ;D

Offline Marco Santos

• Corvina
    • Vila Nova de Gaia / Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:29 Segunda, 12 de Maio de 2014
« Responder #13 em: 23:42 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
O peixe que apanhaste é um achigã comum, Micropterus Salmoides, o facto de ter uma cor acizentada estará principalmente relacionado com o local onde o apanhaste, o achigã, tal como qualquer outro peixe, tem variações cromáticas assinalaveis. Um peixe que viva num lago rodeado de muitas arvores e com muitas sombras geralmente é mais escuro, ás vezes quase negro mesmo, e com padrões e riscas mais pronunciadas que um peixe que viva em aguas abertas que terá tendencia para ser mais claroe com as malhas mais esbatidas. Para além da exposição solar existem varios outros factores que podem influencias a cor dos peixes tais como o ph e dureza da agua, a alimentação, a existencia em grande quantidade de vegetação aquatica etc etc... os achigãs mais verdinhos que eu já vi são aqueles que capturo numa pequena barragem aqui da minha zona que tem uma imensidão de lismos.
Só existem uma outra sub-especie de achigã em Portugal que é o Floridanus, Micropterus Salmoides Floridanus, que é originaria da Florida (o achigã normal é oriundo da zona dos grandes lagos) e foi introduzida em Portugal, sob o patrocinio da APPA, a meio da decada de 90. É em tudo semelhante ao achigã normal mas é mais agressivo, cresce mais depressa e atinge maiores tamanhos que o mesmo em virtude de ser nativo de aguas mais quentes. Foi aliás essa a razão que levou á sua importação (200 alevins numa primeira fase e mais 200 numa posterior que foram primeiro introduzidos numa barragem no Alentejo), pois devido á pressão de pesca que é exercida sobre a especie em Portugal cada vez se torna mais dificil capturar achigãs de dimensão assinalavel, decidiu-se então trazer o Floridanus para ver se conseguiria gerar mais peixes de tamanho reprodutor e em menos tempo. Posteriormente foram introduzidos em mais algumas bacias hidrografica para que se hibridizassem com os animais existentes e assim criassem uma população com predisposição genetica para crescer mais e mais depressa.
A olho nu é quase impossivel destinguir ambas as especies. Não existe mais nenhuma especie da subclasse Actinopterygii, ordem

Subscrevo!
Sei onde estiveram antes e ainda por lá ficaram alguns antes da sua mudança para outras águas mais a norte.
Não tenho medo de morrer!
Tenho medo é de chegar ao céu e não ter espaço para pescar.

Offline Rui Oliveira

• Marlin
    • Gondomar
    • LUXFISH
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014
« Responder #14 em: 20:26 Quinta, 17 de Julho de 2014 »

Obrigado! :aplau: :aplau:
Pescar é muito mais que tirar peixes da água!! ;D

* Tópicos Recentes

Cana Iniciação Spinning por cmov [14:56 Quinta, 09 de Abril de 2026]

Duvida cana Surfcasting por robalinho [22:46 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Carreto para choco, cavala, robalo... LRF? Ajuda por João Azevedo [20:04 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Armario pvc trasformado para guardar o nosso material por Nelson Peres [18:39 Quarta, 08 de Abril de 2026]

PRAIA DO MECO | Sesimbra por Ricardo Pepino [07:03 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Porta carretos canas Vega por Francisco Figueira [09:06 Terça, 07 de Abril de 2026]

Carreto Akami Reclus por FilipePC [07:51 Terça, 07 de Abril de 2026]

Conjunto Spinning embarcado - Leve, Potente, Versátil até 500eur por FilipePC [18:01 Segunda, 06 de Abril de 2026]