collapse

Autor Tópico: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção  (Lida 5843 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Pinto

Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« em: 19:10 Quinta, 10 de Julho de 2014 »
Hoje mais uma vez fui visitar a tua terra, uma coisa que reparei é que todos os que vi acham que um robalo palmeiro (unidade de medida que eu desconhecia até então) é um bom robalo, pior que isso gozam directamente comigo quando me vêm deitar os peixes á água, ainda hoje mais uma vez perguntei a um se sabia que a medida mínima para o palmeiro que ele estava a levar era 36Cm e mais uma vez fui gozado por todos os restantes pescadores sem excepção, a minha pergunta é nunca ali apareceu a PM a fazer uma visita? Acho ridículo o pessoal apanhar Jaquinzinhos e ainda gozam com quem cumpre a lei  C:-) C:-)
 

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #1 em: 19:34 Quinta, 10 de Julho de 2014 »
De La Hoya tens de por ordem nisso pá  :o
 

Offline Remador70

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 724
    • Esposende
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:16 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #2 em: 19:44 Quinta, 10 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Hoje mais uma vez fui visitar a tua terra, uma coisa que reparei é que todos os que vi acham que um robalo palmeiro (unidade de medida que eu desconhecia até então) é um bom robalo, pior que isso gozam directamente comigo quando me vêm deitar os peixes á água, ainda hoje mais uma vez perguntei a um se sabia que a medida mínima para o palmeiro que ele estava a levar era 36Cm e mais uma vez fui gozado por todos os restantes pescadores sem excepção, a minha pergunta é nunca ali apareceu a PM a fazer uma visita? Acho ridículo o pessoal apanhar Jaquinzinhos e ainda gozam com quem cumpre a lei  C:-) C:-)


bem-vindo a Portugal... depois dessa experiência ainda vai descobrir que a maioria dos pescadores (lúdicos) de robalo vendem as suas capturas...
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #3 em: 20:48 Quinta, 10 de Julho de 2014 »
Para mim isso não esta bem, ser assim é como ser assassino e estar a erradicar uma espécie tao bela como o robalo como isso também há os minhoquiros que exterminam as truta pequenas ( por vezes de 7 a 10 cm).
Quando vejo só me apetece dar- lhes uma coça  :tiro4:
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #4 em: 21:23 Quinta, 10 de Julho de 2014 »
Amigo Joao Pinto , tem uma forma de estar na pesca que é muito particular e pouco comum. É um verdadeiro pescador desportivo que ama o desporto que faz e o prazer das capturas é quase tao grande como fazer o release. Admiro essa forma de estar mas a maior psrte das pessoas nao percebem porque o que sao nao se pode qualificar de pescadores desportivos. Admito que nao tenho essa forma de estar  tao definida mas estou mais perto dela do desses individuos sem respeito pela lei, sem respeito pela natureza e sem respeito pelo proximo.
Nelson Peres
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3850
  • Agradecido: 406 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #5 em: 21:29 Quinta, 10 de Julho de 2014 »
Ai que caldeirada,amigo João Pinto do mesmo mal padeço
eu um robalo que cumpra as regras pelas minhas contas andará no minimo pelas 800g,quando abordo esse assunto sou persona non grata e  :grrr2:



abraço



Manuel Matos
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #6 em: 22:59 Quinta, 10 de Julho de 2014 »
João Pinto ja te esqueces-te como são as coisas nesta altura???!!! pá costuma-se dizer que cada cabeça sua sentença e nesta altura do ano em que os robalos são a monte na foz tanto ai do douro como por aqui no ave e é nesta altura que aparece uma especie que infelizmente não esta em vias de extinção mas sim a florescer infelizmente que são esses balanceiros que metem tudo que capturam pro saco é gabar quem mais apanha  :-[ :-[ :-[

É a realidade JP e o que vale é que este ano a coisa esta fraca e pelos visto esta acabar porque eles depois invernam e guardam o material por mais um ano  :(

Bem vindo á pura e dura realidade da pesca na foz dos rios  :P
"born to fish forced to work"
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #7 em: 23:01 Quinta, 10 de Julho de 2014 »
Mas os robalos que falam são do tamanho daquele do video ?!! :o :o
Nelson Peres
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #8 em: 23:04 Quinta, 10 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas os robalos que falam são do tamanho daquele do video ?!! :o :o
Este ano apanhei e devolvi claro robalotes de menos de palmo mas a media que aparece em algumas alturas é de palmo ou seja peixe de mais ao menos 25cm o que eles dizem que é um belo peixe ou seja uma meia duzi já dá uma refeição .... só visto e olha que não ha nada a fazer é assim :(
"born to fish forced to work"
 

Offline Rui Oliveira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 650
  • Agradecido: 2 vezes
    • Gondomar
    • LUXFISH
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #9 em: 23:08 Quinta, 10 de Julho de 2014 »
é uma pena mas é a pura verdade... pelo que vejo o pessoal que pesca no Douro acha que está a fazer uma grande captura com um robalo de 20cm...  :'(

Eu acho estranho é não haver ficalização  C:-)

já que não há consiencia da parte dos pescadores devia haver mais fiscalização....



Pescar é muito mais que tirar peixes da água!! ;D
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15509
  • Agradecido: 1055 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #10 em: 23:08 Quinta, 10 de Julho de 2014 »
É lamentável mas é o que temos.
Vai-nos valendo a boa conduta de alguns para combater o inevitável...
Depois não há. :P
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #11 em: 23:12 Quinta, 10 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas os robalos que falam são do tamanho daquele do video ?!! :o :o

Mais pequenos  :moca:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
……… e nesta altura do ano em que os robalos são a monte na foz tanto ai do douro como por aqui no ave e é nesta altura que aparece uma espécie que infelizmente não esta em vias de extinção mas sim a florescer………

Felizmente esta espécie não anda pelas areias, se bem que em Matosinhos proliferam alguns.
Geralmente só vão onde os leva o pópó. E quando vão são aos magotes  [-o<

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É lamentável mas é o que temos.
Vai-nos valendo a boa conduta de alguns para combater o inevitável...

Não sei se chegam.
Os grandes responsáveis desta razia são os agentes da PM da Capitania do Douro. Todos os dias são capturados milhares de robalinhos, que nem aos 20cm chegam, entre a Ponte Luís I e a Ponte do Freixo. Basta passar de carro para ver as duplas e as triplas a serem enfiadas no saco preto.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #12 em: 23:21 Quinta, 10 de Julho de 2014 »
Bem, nós por aqui chamamos a esse tamanho robaletes. É um robalote mini....Não chamem robalo a esse tamanho por favor  :chora: Por momentos pensei que apanhavam robalos á farta mas afinal .... Desses há por aqui á farta em determinados locais mas isso não dá pica apanhar.

 Agora com essas novas tecnicas que tenho visto por aqui, com material ultra ligeiro é capaz de ser viciante capturar este tamanho mas devolvendo ao seu habitat, naturalmente....
Nelson Peres
 

Offline Rui Oliveira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 650
  • Agradecido: 2 vezes
    • Gondomar
    • LUXFISH
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #13 em: 23:25 Quinta, 10 de Julho de 2014 »
Inserir Citação (seleção)
Não sei se chegam.
Os grandes responsáveis desta razia são os agentes da PM da Capitania do Douro. Todos os dias são capturados milhares de robalinhos, que nem aos 20cm chegam, entre a Ponte Luís I e a Ponte do Freixo. Basta passar de carro para ver as duplas e as triplas a serem enfiadas no saco preto.

nem mais....

Basta passar pela marginal e olhar para o lado... o pessoal mete-os num saco plastico mesmo para toda a gente ver... a policia só não vê se não quiser...
Pescar é muito mais que tirar peixes da água!! ;D
 

Offline Tubaralho (Nuno)

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 551
  • Agradecido: 6 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:40 Segunda, 21 de Abril de 2014
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #14 em: 08:06 Sexta, 11 de Julho de 2014 »
Isto por aqui é demais, mas ai de ti que digas alguma coisa a alguém dá logo  :pau:, infelizmente no Douro vê-se muito disto em alguns "pescadores",  já pesco algum tempo pela Foz do Douro e nunca vi a PM parada abordar alguém ou a fazer o seu trabalho, mas se fores às rolotes eles estão lá, não vale a pena estar aqui a gastar o nosso latim porque já sabemos como o sistema funciona, mas se passássemos dias inteiros ou talvez semanas a denunciar estas pessoas será que não tomavam outra atitude? Fica a dica, bem vindos a Portugal surreal.
 

Offline pantao

Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #15 em: 09:25 Sexta, 11 de Julho de 2014 »
Os chamados pescadores pedófilos >:D
Como noutras situações da vida ha quem se ande a vanguardear por ofender e oprimir os mais fracos, é a única forma de se sentirem  superiores e valorizarem-se em relação as pessoas com QI´s normais. Infelizmente não tem inteligência nem escrúpulos para mais.
Aqui na zona de Aveiro ha 2 situações que conseguem irritar-me profundamente.
Pode ser que tenhamos algum membro PM e faça algo....
Para além dos apanha peixinhos de aquario, existe a situação das douradas no "proibido", para quem não sabe é onde se apanha o ferry boat para São Jacinto, cada pilado cada dourada. As caras são sempre as mesmas na loja de pesca sempre a mesma conversa, 15 pilados faz favor. Estava um a gabar-se de tirar uma de 6 kilos...
Outra situação é na foz do vouga, em Cacia. Todos os anos constroem uma barragem para impedir a agua salgada de subir, devido a Portucel retirar a agua do rio, e todos os anos a destroem para as lampreias desovarem. É impressionante ver os artistas apanharem 200,300 robalinhos de palmo num instante na barragem.
É a mer***da do pais que temos que sinceramente cada vez tenho menos orgulho em ser Português, valha-nos sitios como este onde ainda encontramos pessoas de bom senso ;)
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #16 em: 10:31 Sexta, 11 de Julho de 2014 »
Boas...João, é uma situação complicada de explicar ou descrever, acontece que chega a esta altura no douro e todos são pescadores(os hiperrmercados asiaticos vendem canas) e como tal qualquer um sabe tirar uma licença no multibanco e sabe comprar um pacote de bixa ou apanhar ameijoa e ja são grandes pescadore, sem saberem tao pouco qual o tamanho minimo de captura de um robalo.Acontece tb e isto já é de anos, que os "caxotes" robalos juvenis, fazem as iguarias das casas de muita gente nesta altura, esse peixe não dá para vender, salvo alguns restaurantes que compram o peixe para fazer aqueles pratos do dia, mas são poucos...é uma questão de educação, quantas vezes vou correr e pergunto entaõ que tal e lá me respondem aqueles velhos do restelo, meia duzata deles, mas jeitosos todos palmeiros, eu ja sei que é carnificinna, pois ficam a largos cms das medidas permitidas por lei.Resumindo e concluindo, eles riem-se pq é tudo metido no saco, o pensamento deles é, gastei dnh numa licença e numpacote de bixa tenho de levar o que o rio me dá...aquela zona, a não ser a noite geralmente so dá esse peixe, mas tu ainda nao viste o pior , que são a quantidade de barcos que lá anda a pescar ao "biú biú" que ai é que é carnificina, posso te dizer que pesco lá desde miudo e só vi a Pm tripar com as redes da loura, nada mais !!
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #17 em: 11:57 Sexta, 11 de Julho de 2014 »
Pois é companheiros, eu comecei a pescar na ponte da arrabida e quem lá pesca sabe que 95% do peixe que lá dá são robalos com cerca de 20 cm. Não vou ser hipocrita e dizer que nunca levei para casa. Sim levei e até já levei com menos de 20 cm. Estava a começar a pescar e qualquer coisa que viesse ao meu anzol era motivo de alegria e satisfação, nem que fosse um carangueijo ou um mexilhão arragado num monte de algas. Comecei a levar para casa peixe sem medida quando ainda não sabia as medidas legais de qualquer peixe. Para mim era somente um peixe. Era mais um que tinha conseguido pescar! Foram esses mesmos robalotes(por aqui chamados caxotezitos) que fizeram com que actualmente adore a pesca e tudo o que está intrinsecamente relacionado com a pesca.
Hoje em dia deixei de pescar nesses mesmos pesqueiros pois sei que a probabilidade de sair peixe com cerca de 20 cm é enorme. Procuro actualmente pesqueiros que me deem outra garantia ou que pelo menos desçam a probabilidade de só sair peixe pequeno. Adotei tambem o uso de material diferente nomeadamente o anzol, actualmente já pesco com um anzol maior.
Com isto quero dizer que o peixe pequeno, sem medida legal, faz parte da aprendizagem mas não pode fazer parte da continuidade.  Condeno os pescadores que tem anos de pesca e continuam a pescar "anões" e a leva-los para casa. Esses sim são os verdadeiros criminosos!
 

Offline Nuno Carvalho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1508
  • Agradecido: 2 vezes
    • Almada / Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:42 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #18 em: 12:37 Sexta, 11 de Julho de 2014 »
É tudo uma questão de bom senso, responsabilização, e educação.

O que se pode fazer para evitar que tais situações continuem a acontecer???

Mais fiscalização, mais educação e sensibilização ecológica?

Aceitam-se sugestões.
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #19 em: 13:58 Sexta, 11 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É tudo uma questão de bom senso, responsabilização, e educação.
Sem duvida!
Quanto à fiscalização pode efectivamente ser mais apertada, mas para isso é preciso que atuem...mas pelo que tenho observado é coisa rara pelos meus pesqueiros.
Ainda assim e tão ou mais preocupante do que levar para casa peixes sem medida que não tiveram sequer a oportunidade de se reproduzirem é a poluição/lixo deixado pelos pescadores nos seus pesqueiros. Por exemplo sacas deixadas e atiradas deliberadamente para a agua. Como todos sabem o plastico não é biodegradavel mas desfaz-se com o tempo em particulas minusculas que o peixe e demais seres vivos marinhos acabam por ingerir. Isso consequentemente irá-lhes provocar a morte! Esse tipo de coisas o pescador ludico consegue evitar e está perfeitamente ao alcance. Claro que nunca iremos conseguir controlar por exemplo descargas industriais, acidentes nucleares, ensaios nucleares, perfurações petroliferas, acidentes com petroleiros e outras coisas mais mas colocar uma saca de lixo no contentor todos nós conseguimos!
Portanto como o Nuno disse no ultimo post compete a todos nós exigir dentro dos nossos possiveis mais fiscalização, mais educação e mais sensibilização ecologica!
Com isto não estou a dizer que sou perfeito e que tambem não cometo os meus erros...
 

Offline Camarum

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 276
  • Agradecido: 2 vezes
  • Pela boca morre o peixe...
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:50 Domingo, 16 de Março de 2014
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #20 em: 00:00 Domingo, 13 de Julho de 2014 »
oh pessoal então? até parece que não sabem!

é claro que a PM não aparece porque eles são todos amigos ou conhecidos dessa malta que pesca com regularidade no douro, até se cumprimentam! e quando assim é, é dificil aplicar a lei  porque os laços de amizade estão criados, e quando resolvem ir chatear vão chatear o pescador que só aparece ali uma vez ou duas ao ano porque não o conhecem "vamos ali chatear aquele" e existe muito gajo a pescar na foz sem licensa, mas as autoridades nada fazem, só vão chatear ao cabedelo para mostrarem serviço aos gajos do estuário e passearem de moto 4.
 

Offline BrunoBarbosa

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 97
    • Matosinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:42 Terça, 28 de Janeiro de 2014
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #21 em: 16:21 Domingo, 13 de Julho de 2014 »
Este ano ja vi pelo menos duas vezes a policia fiscalizar e a autuar no cais novo da foz, uma vez de noite e metade dos pescadores tiveram que ir embora pk nao tinham licença, outr foi na sexta feira passada em que todos os pecadores que tinham cordas com fatexas para os polvos foram autuados, ficaram sem material.
Abraço
 

Offline Rui Oliveira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 650
  • Agradecido: 2 vezes
    • Gondomar
    • LUXFISH
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #22 em: 17:45 Domingo, 13 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Este ano ja vi pelo menos duas vezes a policia fiscalizar e a autuar no cais novo da foz, uma vez de noite e metade dos pescadores tiveram que ir embora pk nao tinham licença, outr foi na sexta feira passada em que todos os pecadores que tinham cordas com fatexas para os polvos foram autuados, ficaram sem material.
Abraço

não foi pena nenhuma  :music:
Pescar é muito mais que tirar peixes da água!! ;D
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #23 em: 16:20 Segunda, 14 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Este ano ja vi pelo menos duas vezes a policia fiscalizar e a autuar no cais novo da foz, uma vez de noite e metade dos pescadores tiveram que ir embora pk nao tinham licença, outr foi na sexta feira passada em que todos os pecadores que tinham cordas com fatexas para os polvos foram autuados, ficaram sem material.
Abraço


Olha fico feliz e contente...pois aposto que a maioria dos carapauzeiros nao tem licença...
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline BrunoBarbosa

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 97
    • Matosinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:42 Terça, 28 de Janeiro de 2014
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #24 em: 20:56 Segunda, 14 de Julho de 2014 »
Eu também fiquei contente quanto aos que foram autuados sem licença ou peixe fora de medida e etc... O lixo também devia dar multa.
quanto à utilização de fateixas, utilizo mas estou. em vias de deixar de utilizar, não por axar que está correto ser proibido pescar com fateixas aos polvos uma vez que se pode utilizar 3 anzois espetados na mesma sardinha desde que não estejam soldados entre si, ou seja vai dar ao mesmo, vou deixar de utilizar mesmo por não querer apanhar uma multa...

Abraço ao povo
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #25 em: 16:23 Terça, 15 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
vou deixar de utilizar mesmo por não querer apanhar uma multa...
Pois, acho que não vale o risco Bruno! Não percebo bem o motivo pelo qual existe essa proibição pois como disseste é permitido pescar com 3 anzóis mas já é proibido pescar uma uma fateixa. Alguma lógica terá que ter! Ontem disseram-me que podes pescar com corda e fateixa desde que a fateixa não tenha as farpelas. Ou seja segundo percebi podes ter a corda com a fateixa mas a mesma só pode ter os bicos e não as farpelas que fixam o peixe no anzol. Pelos vistos se for fateixa com as farpas é considerada pesca profissional. Não sei se é verdade mas quem me disse costuma perceber da coisa. Disseram-me também que essa ida da MP ao local para multar o pessoal da corda foi denuncia proveniente de um pescador que se tinha zangado com outro. Não sei se será verdade pois quem conta um conto acrescenta um ponto mas que é possível é!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O lixo também devia dar multa.
Para mim claramente a multa mais pesada devia ser para quem caga aquela me.da toda!
 

Offline 007kil

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 150
  • Agradecido: 6 vezes
    • Amarante
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:32 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #26 em: 17:39 Terça, 15 de Julho de 2014 »
Realmente é uma situação de lamentar a que aqui está a ser comentada e é pena que as pessoas não tenham principios mas enfim estamos em Portugal.
Agora Nuno falaste nas licenças eu quase que podia apostar que cerca de 80% do pessoal que pesca no Douro não tem licença.
Abraço

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas...João, é uma situação complicada de explicar ou descrever, acontece que chega a esta altura no douro e todos são pescadores(os hiperrmercados asiaticos vendem canas) e como tal qualquer um sabe tirar uma licença no multibanco e sabe comprar um pacote de bixa ou apanhar ameijoa e ja são grandes pescadore, sem saberem tao pouco qual o tamanho minimo de captura de um robalo.Acontece tb e isto já é de anos, que os "caxotes" robalos juvenis, fazem as iguarias das casas de muita gente nesta altura, esse peixe não dá para vender, salvo alguns restaurantes que compram o peixe para fazer aqueles pratos do dia, mas são poucos...é uma questão de educação, quantas vezes vou correr e pergunto entaõ que tal e lá me respondem aqueles velhos do restelo, meia duzata deles, mas jeitosos todos palmeiros, eu ja sei que é carnificinna, pois ficam a largos cms das medidas permitidas por lei.Resumindo e concluindo, eles riem-se pq é tudo metido no saco, o pensamento deles é, gastei dnh numa licença e numpacote de bixa tenho de levar o que o rio me dá...aquela zona, a não ser a noite geralmente so dá esse peixe, mas tu ainda nao viste o pior , que são a quantidade de barcos que lá anda a pescar ao "biú biú" que ai é que é carnificina, posso te dizer que pesco lá desde miudo e só vi a Pm tripar com as redes da loura, nada mais !!
"A pesca é o meu anti-stress"
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #27 em: 19:43 Terça, 15 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Agora Nuno falaste nas licenças eu quase que podia apostar que cerca de 80% do pessoal que pesca no Douro não tem licença.
Abraço


Aqui Não concordo Fernando ;)

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
vou deixar de utilizar mesmo por não querer apanhar uma multa...
Pois, acho que não vale o risco Bruno! Não percebo bem o motivo pelo qual existe essa proibição pois como disseste é permitido pescar com 3 anzóis mas já é proibido pescar uma uma fateixa.

os tres anzois nao soldados entre só sao legaisna pesca aos  cefalopedes se os mesmos nao tiverem barbela. Nesta pesca especifica não pode ser usada barbela como nos casos das toneiras. ( podem aleijar os bichinhos) :)
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #28 em: 20:20 Terça, 15 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
os tres anzois nao soldados entre só sao legaisna pesca aos  cefalopedes se os mesmos nao tiverem barbela. Nesta pesca especifica não pode ser usada barbela como nos casos das toneiras. ( podem aleijar os bichinhos)
Pois foi isso que eu ouvi. Eu chamei farpela e tu, Pedro, barbela!:) Para todos os efeitos então não pode ser usada fateixa certo? A fateixa por norma são sempre 3 anzois soldados. Realmente acho incompreensivel essa questão da barbela, já tou como tu dizes,
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
( podem aleijar os bichinhos)
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #29 em: 22:27 Terça, 15 de Julho de 2014 »
Acho que se estão a esquecer que o tamanho mínimo legal de um polvo são 750g, e que se não chegar a esse peso convém devolve-lo em bom estado.
Se o touxerem com um anzol com farpela, ao retirar os danos são muito maiores.
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #30 em: 22:41 Terça, 15 de Julho de 2014 »
Zé recupera mais facilmente um polvo das barbelas dos anzois que um robalo de 15 cms ou uma sargueta de 12 cms ;)
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #31 em: 22:48 Terça, 15 de Julho de 2014 »
Quanto a isso não duvido.
Mas também me parece não é por ter barbela que o polvo fica mais fácil de trazer, ao contrário dos peixes...
 

Offline BrunoBarbosa

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 97
    • Matosinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:42 Terça, 28 de Janeiro de 2014
Re: Questão existencial ... De La Hoya chamado á recepção
« Responder #32 em: 20:47 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
Zé uma vez atravessei um polvo de 4 kilos na pesca submarina e confirmei que a barbela do arpão tinha aberto e durante a subida o polvo foi retirando o arpão e quando eu reparei já só estava a segurar o arpão com um tentaculo (nem para ele foi bom) e tive que lhe meter a luva...
sem barbela é muito mais difícil pescar seja o que for...
o pessoal que pesca às lulas no cais perde mais lulas do que apanha, caem ao levantar mesmo por não ter barbelas...
abraço
 

 

* Tópicos Recentes

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [Hoje às 18:32]

Bullseye por Jorge.Marques [Hoje às 18:10]

Bobine akami rely sc 1.5 por Cefs [Hoje às 18:03]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por duas [Hoje às 14:47]

Iscos para rio por Zagaia [Hoje às 10:56]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [19:54 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [14:07 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Cinnetic Record booster XBR vs Black Star St 2 ponteiras por FilipePC [16:13 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Dúvida sobre linhas por PedroMC [04:37 Domingo, 12 de Maio de 2024]